Orthodontic

Minas registra queda histórica nos índices de criminalidade

Análise das estatísticas aponta que 14 dos 15 tipos de crimes acompanhados estão em declínio no estado

Sábado 03/10/2020 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas (foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)
Feed do PatosAgora

Minas Gerais obteve os menores índices de criminalidade violenta dos últimos nove anos, entre os meses de janeiro e agosto de 2020.

Na análise de 13 crimes caracterizados como violentos, o índice é 41,3% menor que o apresentado no ano de 2012, primeiro da série histórica (quando a atual metodologia de análise de dados, a partir do Registro de Eventos de Defesa Social - Reds, foi implantada).

As estatísticas de crimes violentos são do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e somam os registros de homicídio consumado e tentado, extorsão mediante sequestro consumado, sequestro e cárcere privado consumado e tentado, estupro consumado e tentado, estupro de vulnerável consumado e tentado, roubo consumado e tentado e extorsão tentado e consumado.

Além dos 13 crimes classificados tecnicamente como violentos, o Observatório também monitora mensalmente os registros de furto e lesão corporal. Dos 15 crimes, 14 estão em queda na comparação com o ano passado. Veja  o quadro.

 Homicídios

Importante indicador de criminalidade, o número de vítimas de homicídios consumados também foi o menor dos últimos nove anos, considerando a série histórica iniciada em 2012. Na comparação com 2019, a queda é de 2,2% e, quando comparado com 2014 - pico do número de vítimas homicídios consumados em Minas - há redução de 1.150 vítimas em 2020, representando uma baixa de 40,3%.

Em Belo Horizonte, a redução foi de 25 mortes (-10,5%). No interior do estado, 646 municípios, ou seja, 75,7% do total, não registraram homicídios, mantiveram ou reduziram os índices em comparação aos oito primeiros meses (janeiro a agosto) do último ano.

O índice de homicídios é o menos impactado pelo isolamento social, segundo as forças de segurança do Estado.

Comparação

O índice geral de crimes violentos dos oito primeiros meses de 2020 foi 33,7% menor do que no mesmo período de 2019, com 16.202 ocorrências a menos. Em comparação ao ápice da criminalidade violenta em Minas, no ano de 2016, a queda é de 69,3%.

Também são acompanhadas e publicadas mensalmente, desde o início da pandemia, as estatísticas de feminicídio, neste caso, produzidas pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Entre janeiro e agosto de 2020, houve 86 registros (consumados), contra 89 do ano anterior, redução de 3,5%.

Outro destaque é a redução de estupros. Em paralelo aos oito primeiros meses do ano passado, foi detectado um recuo de 27,7% em 2020. Em BH, o número de registros do ato consumado caiu 24,6%.

Ao todo, 753 municípios mineiros (88,2%) não registraram estupros consumados, mantiveram ou reduziram os resultados em comparação a 2019. Quando analisadas as tentativas, o número de localidades sobe para 791 - o que representa 92,7% das 853 cidades mineiras.

Roubo

Também houve queda nos roubos, percentual -36,4%, e nos roubos tentados, -49,7%,.

No total, 669 municípios mineiros não registraram roubos consumados, mantiveram ou reduziram as estatísticas no comparativo com o período semelhante do último ano. Somente na capital a baixa foi de 4.422 roubos consumados (-36,9%).

Integração

Para o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, "a redução dos índices criminais no estado se deve a quatro fatores fundamentais: a gestão do desempenho operacional, por meio do acompanhamento atento das atividades realizadas em todas as áreas da PM, com foco na melhoria dos processos de trabalho e na otimização dos recursos humanos; a setorização da gestão, com a implantação do projeto Bases de Segurança Comunitária, que fomenta a comunicação direta e próxima à população; o uso da tecnologia como aliada em todos os processos de gestão e execução da PM;  a integração entre os órgãos que compõem o Sistema de Defesa Estadual, além do empenho e do comprometimento de cada policial militar que executa suas atividades".

O chefe da Polícia Civil, delegado-geral Wagner Pinto de Souza, também sublinha a atuação integrada das forças de Segurança para o alcance dessa queda histórica. "A diminuição gradativa é resultado do trabalho integrado das Polícias Civil e Militar e do Sistema Prisional. Verificamos uma convergência de esforços, por meio dos quais a PC realiza a investigação qualificada; a PM age com o patrulhamento preventivo; e o Sistema Prisional, com o monitoramento controlado dentro dos presídios. Ações que resultaram na redução vertiginosa dos índices criminais", argumenta.

Homem agride vítima a pauladas e ainda coloca fogo no seu corpo em Patrocínio

Sábado 03/10/2020 - André Amâncio
Fonte: Patrocínio Online
Feed do PatosAgora

Na tarde da última sexta-feira (02) a Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) foi empenhada e compareceu na Avenida Padre Matias com Rua Pinto Dias, onde há um cortiço das ruínas da antiga fábrica de móveis Fama, onde vivem várias pessoas.

Segundo relatos de testemunhas, um homem de 32 anos agrediu a vítima com um bastão de madeira e logo depois colocou fogo no corpo da vítima, um homem de 34 anos, fugindo logo em seguida. 

Um militar do Corpo de Bombeiros da área de vistoria foi acionado pelo comandante, 2° tenente Jesus, para um incêndio com vítima entre a avenida Padre Matias e rua Nhonho Paiva, na antiga Fama.

Segundo informações o sargento Mateus foi até local sozinho com a Unidade de Resgate devido a guarnição de incêndio estar apagando em vegetação.

O militar deslocou até o local para conferir a ocorrência e deparou com o lugar em chamas e a vítima, de 34 anos, no chão com diversas queimaduras.

Segundo o bombeiro, tinha um mototaxi passando pelo local e a esposa da vítima pediu a ajuda e o mesmo puxou ele para fora das chamas.

O sargento juntamente com o mototaxista  imobilizaram a vítima e a levou para o hospital sozinho na Unidade de Resgate. 

Após levar a vítima o militar retornou ao local e combateu um pouco do incêndio com o extintor de incêndio e depois uma guarnição composta pelos militares Franscico e soldada Grancyelle combateram o fogo com água.

Prisão do autor

A equipe policial foi acionada onde compareceu no local.

Segundo a vítima e testemunhas o autor agrediu a mesma com um bastão de madeira e logo depois colocou fogo no corpo da vítima e na residência onde estavam, fugiu logo em seguida não sendo mais visto.

Segundo a PM com os dados do autor divulgado para as equipes de serviço, foi iniciado os rastreamentos e o suspeito acabou sendo localizado.

O homem de 32 anos foi preso e conduzido até à Delegacia de Polícia Civil de plantão para demais providências.

A vítima P.H.G,. de 34 anos teve quaimaduras na barriga, perna esquerda, direita, ferimentos na cabeça, face, boca e traumatismo craniano leve.

Com o empenho das equipes de serviço no turno, a vítima foi socorrida e entregue com vida ao PSM, sendo o fogo controlado pelas equipes do Bombeiros.

Com os dados do autor divulgado para as equipes de serviço da Polícia Militar, foram iniciados os rastreamentos no intuito de localizar o autor, sendo este localizado e preso e conduzido até à Delegacia de Polícia Civil de plantão para demais providências.

Polícia Militar de Patrocínio apreende menor por tráfico de drogas

Sábado 03/10/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na madrugada desse sábado (03) durante patrulhamento na Rua Edgard Siqueira, no bairro Serra Negra, em Patrocínio (MG) equipes da Polícia Militar (PM) depararam com um indivíduo em atitude suspeita transitando em uma motocicleta sem placa de identificação.

De imediato fizeram o acompanhamento e o abordaram. O condutor foi identificado como sendo um menor, de 17 anos. Ao realizar busca pessoal foi localizado três papelotes de substancia semelhante a cocaína, um aparelho celular e a quantia de R$ 271.00 em notas diversas e uma embalagem com um pó branco (maizena). 

Durante diligências na residência do menor infrator foi localizada uma bucha de maconha, embalagens para embalar drogas, um caderno anotações de devedores.

Diante dos fatos o menor foi apreendido e encaminhado para a delegacia de plantão para demais providencias, sendo a motocicleta Yamaha YBR apreendida e removida pelo guincho até o pátio credenciado.

Homem é morto no bairro Nossa Senhora de Fátima

Sábado 03/10/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora
Um homicídio foi registrado no início da madrugada deste sábado (03/10) na Rua Leonardo Silveira Fonseca no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Patos de Minas.
 
De acordo com informações de testemunhas, elas escutaram três disparos de arma de fogo e, logo em seguida, escutaram o barulho de uma bicicleta motorizada passando pelo local.

A vítima, identificada como Leonilson Viana Rocha, de 31 anos, foi encontrado caído na rua próximo da calçada. Uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou a ser acionada, mas a vítima se encontrava sem vida. 
 
A Polícia Militar segue fazendo rastreamento para localizar os autores. A vítima teria sido presa recentemente por zoofilia.
O corpo dele foi encaminhado ao IML de Patos de Minas e liberado logo em seguida para os familiares
 
VEJA TAMBÉM:
 

 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Rapaz é morto com disparo de arma de fogo na cabeça; três menores foram apreendidos

Sábado 03/10/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um homcídio foi registrado na noite desta última sexta-feira (02/10) na Rua 06, Bairro Quebec, em Patos de Minas. De acordo com informações colhidas no local, dois autores chegaram na residência chamaram pela vítima e, quando ele se preparava para sair, os autores efetuaram os disparos de arma de fogo através do portão. 

Três disparos transfixaram a porta sendo que um deles acertou a cabeça da vítima Fabrício P. Soares da Silva, de 22 anos. A Polícia Militar foi acionada e iniciou os rastreamentos para tentar localizar os suspeitos.

Dois maiores que estavam em uma motocicleta foram abordados na Rua Zeca Mota. Eles foram encaminhados para a delegacia para prestarem depoimento, porém a arma utilizada no crime não foi encontrada com eles.

Os militares continuaram as diligências e, em pouco tempo após o crime, os policiais apreenderam 3 menores e localizaram três armas de fogo, sendo um revólver calibre 32 com 4 munições intactas, um revólver calibre 32 com 6 munições intactas e um revólver calibre 38 com 2 munições intactas.

De acordo com a ocorrência policial a vítima Fabrício Pereira Soares da Silva era um dos suspeitos de ter matado Maycon Sander Luiz Silva, 19 anos por quatro disparos, no dia 28 de setembro, no bairro Planalto em Presidente Olegário. Fabrício estava desaparecido desde então.

Ainda de acordo com a ocorrência o menor de 14 anos, confessou ser o autor dos disparos que vitimara Fabrício Pereira Soares da Silva. Após o serviço de perícia da Policia Civil, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal – IML – de Patos de Minas -e posteriormente liberado para o sepultamento em Presidente Olegário.

VEJA O VÍDEO

23 19 19

 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Mesmo em tempos de pandemia, prefeitura cumpre metas fiscais

Relatório referente ao segundo quadrimestre foi apresentado aos vereadores esta semana

Sexta 02/10/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Seguindo determinação da Lei Complementar 101/2000, foi realizada, na última quarta-feira (30), audiência pública para apresentação das metas fiscais do município referentes ao segundo quadrimestre de 2020. O relatório foi apresentado pela secretária de Finanças e Orçamento, Marisa da Silva Peres, e pelo gerente de Coordenação Contábil, Fabrício Cardoso de Matos.

Segundo a titular da pasta, os percentuais aplicados em saúde, educação e despesa com pessoal estão dentro do limite estabelecido por lei. Ela destacou ainda que “o município regularizou todas as prestações de contas de 2015 e 2016, possui todas as prestações de contas de 2017, 2018 e 2019 regulares e está em fase final de importantes projetos para a cidade, como revisão do Código Tributário Municipal, Planta Genérica de Valores, Códigos de Obras, Postura e Meio Ambiente”.

Quanto às metas de resultado primário e resultado nominal, até 31 de agosto de 2020, o município não só está cumprindo a meta, como apresenta resultados bem satisfatórios. De uma previsão de déficit primário de R$ 37.965.000,00, o município obteve superávit de R$ 77.565.883,91. Já de uma meta de crescimento de dívida de R$ 15 milhões, o resultado nominal foi de R$ 64.999.613,25, o que significa redução do endividamento municipal.

Outro aspecto abordado na audiência foi que a arrecadação está aquém do previsto, o que se deve à desaceleração da economia, acarretada pela pandemia da Covid-19. Marisa Peres ressaltou, no entanto, que o Governo local adotou medidas de contenção de gastos para manter o equilíbrio fiscal. “Em relação ao planejado, a frustração nas maiores receitas próprias chega a R$ 10,3 milhões, considerando IPTU, ISSQN, ITBI e taxas municipais. O mesmo ocorre com as transferências do FPM e ICMS, que apresentaram, até o segundo quadrimestre, frustração em relação ao planejado de R$ 21.819.448,26. A União, para compensar a queda nas arrecadações, repassou auxílio financeiro no valor de R$ 17.514.521,58, bem como houve maior transferência ao Sistema Único de Saúde, objetivando o custeio das despesas nessa área, que cresceram consideravelmente”, informou.

Também foi demonstrado aos vereadores o endividamento de Patos de Minas a curto prazo, que, até 31 de agosto de 2020, está em R$ 28.369.981,06, diferentemente do início da gestão, quando as dívidas totalizavam R$ 102.899.243,98. O endividamento a longo prazo, Dívida Fundada, apesar do seu crescimento nos últimos anos, possibilitou reduções de despesas com tapa-buraco, serviços e aluguéis de máquinas, sendo um bom custo- benefício. O valor até 31 de agosto é de R$ 36.421.810,01.

Quanto ao endividamento ordinário, o município apresentou superávit de R$ 29.084.812,93 até 31 de agosto, ao contrário do início de 2017, quando havia déficit de 52.927.681,84.

Para finalizar, Marisa Peres esclareceu que, embora a tendência de fechamento do exercício de 2020 seja de queda na arrecadação e aumento de despesa, a expectativa é encerrar esta gestão alcançando maior equilíbrio financeiro nas contas do município. “O objetivo é garantir a sustentabilidade das ações municipais e maior qualidade de vida para a população”, concluiu.

Covid-19: 39 novos casos e 4 óbitos confirmados na atualização do boletim epidemiológico

Sexta 02/10/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 2.440 casos confirmados de coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Vigilância em Saúde nessa sexta-feia (02/10).

Foram 39 novos casos, além de 4 óbitos confirmados na atualização. Os óbitos ocorreram nos dias 23 e 25 (dois), 26 e 29 de setembro. Todos eles são de pacientes acima de 60 anos.

O boletim informou também que 258 pessoa estão em recuperação domiciliar e 26 pacientes estão internados, sendo 8 em letios de UTI. 

Até o momento, 2.094 pacientes se recuperaram da doença, representando 85,78% da taxa de cura e 62 óbitos foram confirmados. 

Motociclistas ficam feridos em acidente na Avenida JK

Sexta 02/10/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Dois motociclistas de 19 anos ficaram feridos em um acidente na Avenida JK, na tarde da última quarta-feira (30). As vítimas foram socorrida à UPA por uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o condutor da Honda CG seguia pela avenida sentido ao Bairro Planalto e, ao passar pelo cruzamento com a Av. Presidente Tancredo Neves, colidiu na traseira de um Honda CR-V que saiu da posição de estacionado e atravessou a pista.

Em seguida, devido ao acidente, o condutor, de 19 anos, da Honda CB 300 não conseguiu parar e colidiu na traseira da Honda CG.

O condutor do Honda CR-V disse que parou na Avenida JK para resolver assuntos particulares. Logo após, ao realizar manobra com intenção de fazer o retorno de acesso do Bairro Jardim Céu Azul, ele observou o fluxo de veículos, esperou a passagem de um carro e, em seguida, iniciou marcha para cruzar a pista. Porém, ele não observou a presença das duas motocicletas envolvidas e entrou na via, sendo colidido pela moto Honda CG.
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Negado habeas corpus para Jorge Marra

Sexta 02/10/2020 - André Amâncio
Fonte: Patrocínio Online
Feed do PatosAgora

O ex-secretário de obras de Patrocínio (MG), Jorge Marra, autor dos disparos que mataram o ex-presidente da Câmara Municipal de Patrocínio, o advogado Cássio Remis, teve o habeas corpus negado e continua preso na Penitenciária Sebastião Satiro, em Patos de Minas.

A decisão foi da desembargadora Márcia Milanes da 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Jorge Marra se entregou no domingo e deu entrada na Penitenciária de Patos na segunda-feira 28/09.

O crime evidenciou negativamente Patrocínio e dessa vez na mídia internacional.

Morre motociclista que se envolveu em acidente com caminhonete em Guimarânia

Sexta 02/10/2020 - André Amâncio
Fonte: Patrocínio Online
Feed do PatosAgora

Na manhã da última quinta-feira (01) uma equipe da Polícia Militar (PM) foi acionada e compareceu no Pronto Socorro Municipal de Guimarânia.

A equipe realizou contato com o solicitante, condutor da camionete, que informou que estava transitando em seu veículo modelo L-200 pela Rua Guaranis, que havia envolvido em um acidente com uma motocicleta.

O condutor da motocicleta, Sandro Lúcio Silva, de 31 anos, foi socorrido para o Pronto Socorro Municipal pela ambulância de plantão e encaminhado para Patos de Minas, onde veio a óbito.

A motocicleta envolvida no abalroamento, foi retirada do local por terceiros, não sendo possível constatar a gravidade dos danos desta. O veículo L 200, teve amassado leve na lataria lado direito.

Segundo a PM pela precariedade de informações colhidas a respeito do fato, não há mais informações do acidente.