Orthodontic

Governo cria grupo para coordenar vacinação contra covid-19

Quinta 10/09/2020 - Aislan Henrique
Fonte: Agência Brasil
Feed do PatosAgora

O governo federal instituiu um grupo de trabalho interministerial para coordenar a aquisição e a distribuição de vacinas “com qualidade, eficácia e segurança comprovadas” contra o novo coronavírus. A resolução do comitê de crise da Presidência da República foi publicada hoje (10) no Diário Oficial da União.

Sob coordenação do Ministério da Saúde, o grupo deverá colaborar no planejamento da estratégia nacional de imunização voluntária contra a covid-19 e terá duração de até noventa dias, podendo ser prorrogado por igual período.

Dezenove pessoas farão parte do grupo: três da Casa Civil; um do Ministério da Defesa; três do Ministério das Relações Exteriores; um do Ministério da Economia; quatro do Ministério da Saúde; um do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; um da Controladoria-Geral da União; um do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; um da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência; dois da Secretaria de Governo; e um da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atualmente, quatro estudos de vacinas contra o novo coronavírus estão sendo realizados no Brasil. Em junho, a Anvisa autorizou o ensaio clínico da vacina desenvolvida pela empresa AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, do Reino Unido; no dia 3 de julho, o da vacina desenvolvida pela Sinovac Biotech, da China, em parceria com o Instituto Butantan; no dia 21 de julho, o das vacinas desenvolvidas pela BioNTech, da Alemanha, e Wyeth/Pfizer, dos Estados Unidos; e no mês passado, o da vacina da Jansen-Cilag, unidade farmacêutica da Johnson & Johnson.

Nesta semana, entretanto, a AstraZeneca suspendeu os testes globais de sua candidata a vacina após um dos voluntários, no Reino Unidos, apresentar sintomas adversos. Essa vacina é uma das principais apostas do governo brasileiro para a imunização contra a covid-19 no país.

Minas Consciente coloca Patos de Minas outra vez na onda amarela

Orientação é válida para o período de 12 a 18 de setembro

Quarta 09/09/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Apesar de a macrorregião Noroeste seguir na onda vermelha do Minas Consciente, a microrregião de Patos de Minas retorna à onda amarela a partir de 12 de setembro (sábado). A orientação é válida até o dia 18 próximo. A reclassificação foi divulgada no fim da tarde de hoje, após reunião do Comitê Executivo Covid-19, do Governo estadual.

Dessa forma, as atividades no município continuam como estão atualmente, com permissão, por exemplo, para salões de beleza, academias, clubes e ensino extracurricular. Vale destacar que todos os estabelecimentos em funcionamento devem atentar-se aos protocolos sanitários para evitar a propagação do coronavírus.

Para avançar à onda verde, a mais flexível do plano, é necessário que a cidade permaneça 28 dias consecutivos na fase intermediária. Portanto o cuidado e colaboração de cada cidadão é essencial. As avaliações do Grupo Executivo para avanço ou regressão de onda são semanais. Para consultar os dados do Minas Consciente, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente/transparencia.

Alta de pacientes é celebrada por equipe do Hospital de Campanha

O hospital, desde sua instalação, já recebeu 83 pacientes, incluindo residentes em Patos e em cidades da região

Quarta 09/09/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A equipe de saúde do Hospital de Campanha tem comemorado cada alta médica recebida por pacientes assistidos na unidade. Eles recebem um cartaz com os dizeres “Eu venci o Covid-19” e são acompanhados até a saída por profissionais que lhes prestaram os cuidados. Nessa terça-feira (8), três pessoas voltaram para casa, sendo duas mulheres e um homem, um deles residente em Vazante e dois em Patos de Minas.

Em vídeo, uma das pacientes, de 59 anos, agradece o acolhimento e a atenção recebidos no hospital: “Todos muito carinhosos, indo sempre ao quarto perguntar se precisávamos de alguma coisa”, disse ela. Na semana passada, um idoso de 77 anos deixou a unidade sob aplausos, depois de permanecer 17 dias internado, cinco deles em UTI.

Desde sua ativação, em 17 de julho, o hospital, instalado no Centro Clínico do Unipam, recebeu 83 pacientes, dos quais 61 são do município. Nos últimos dias, contudo, os leitos têm sido mais ocupados por moradores de cidades da região. Até o fim da manhã desta quarta-feira (9), por exemplo, 66,7% das vagas preenchidas atendiam pessoas de outras localidades. 

A estruturação desse hospital provisório significou a oferta de mais 32 leitos específicos para tratar pacientes com Covid-19. Desse total, nove são UTIs. Dos 23 clínicos, dez serão transformados em leitos de estabilização, a partir da instalação de respiradores já entregues pelo Governo federal. 

Covid-19: Patos de Minas tem mais 4 óbitos confirmados

Quarta 09/09/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 1.986 casos confirmados de coronavírus, de acordo com boletim epidemiológico divulgado na tarde dessa quarta-feira (09/09), pela Vigilância em Saúde. Quatro óbitos foram confirmados nas últimas 24 horas.

O boletim mostrou também que 164 pacientes estão em recuperação domiciliar e 10 pacientes estão internados, sendo 4 em leitos de UTI. Esses números são somente para pacientes residentes em Patos de Minas que tiveram exame positivo para Covid-19.

Foi informado ainda que 1.761 pacientes já se recuperaram da doença, representando 88.63% da taxa de cura. Até o momento, 51 óbitos foram confirmados.

Agência bancária pode ser fechada se continuar permitindo aglomeração

Instituições financeiras devem disponibilizar pessoas para organizar as filas e garantir dois metros de distância entre as pessoas

Quarta 09/09/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

É comum, dentro ou fora do período de pandemia, que os primeiros dias úteis de cada mês sejam de maior movimento em agências bancárias. Desde que as medidas sanitárias estejam sendo cumpridas, a extensão da fila não configura descumprimento de nenhum protocolo. Estabelecimentos que, no entanto, atuam em desacordo com as orientações de segurança, estão sendo notificados. Nessa terça-feira (8), por exemplo, fiscais multaram uma instituição financeira situada na Rua Major Gote em R$ 622,50 por permitir aglomeração, sem distanciamento adequado das pessoas na fila. 

A mesma empresa já havia sido multada em R$ 415,00 por igual motivo e, no caso de uma próxima notificação, a agência bancária será fechada compulsoriamente por 30 dias. Os valores aplicados seguem o estabelecido na Lei Complementar 626, de 5 de junho de 2020, que dispõe sobre os procedimentos administrativos para fiscalização e inspeção sanitária durante a pandemia de Covid-19 em Patos de Minas. De autoria do Executivo, a matéria foi aprovada em dois turnos na Câmara Municipal.

De acordo com decretos municipais, as instituições financeiras devem disponibilizar pessoas, sob responsabilidade delas mesmas, para organizar as filas e garantir o distanciamento de dois metros entre os clientes. A elas cabe também oferecer dispositivo com álcool gel para uso do público, inclusive durante a permanência da abertura dos caixas eletrônicos.

Vale explicar que a fiscalização quanto ao cumprimento das medidas de combate à Covid-19 ocorre diariamente, uma vez que existem equipes de plantão. Além disso, um grupo de apoio atua nos principais pontos centrais da cidade em horário comercial. Ações especiais também têm sido realizadas com apoio da Polícia Militar, como no último fim de semana, quando uma força-tarefa foi montada e percorreu bares e restaurantes de sexta a segunda-feira.

Em retorno ao MP, prefeitura apresenta razões para manter-se na onda amarela

Na comparação com outras microrregiões, a de Patos de Minas apresenta indicadores melhores do que algumas classificadas em fase mais flexível do plano

Quarta 09/09/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Prefeitura de Patos de Minas protocolou no Ministério Público de Minas Gerais, nessa terça-feira (8), resposta ao ofício no qual se requereu publicação de decreto ajustando o município à onda vermelha do Minas Consciente para o período de 5 a 11 de setembro. Assinado pelo prefeito, o documento classifica a regressão no programa como não razoável diante do atual cenário da pandemia do novo coronavírus na cidade.

Na resposta, José Eustáquio Rodrigues Alves destaca a estrutura preparada pela prefeitura para prestar assistência a pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Um dos exemplos citados é o Hospital de Campanha que, como ressaltado no documento, mantém-se com ocupação baixa em leitos clínicos e de UTI. Na soma com as vagas disponibilizadas no Hospital Regional Antônio Dias, a ocupação dos leitos públicos para Covid-19 no município tem variado em torno de 60% da disponibilidade.

No ofício entregue ao MP-MG, também são questionados os critérios do Grupo Executivo do Minas Consciente ao avaliar os índices para mudança de fase dos municípios no plano: “E, agora que Patos de Minas possui estrutura adequada para esse atendimento, ao invés de ser premiada é penalizada? Não é lógico esse raciocínio?” No comparativo com outras microrregiões, a de Patos de Minas apresenta indicadores melhores do que algumas classificadas em onda mais flexível.

Ao citar que o município está fiscalizando o cumprimento das medidas de combate ao coronavírus, incluindo a realização de forças-tarefas, o documento direcionado ao MP-MG destaca que “é preciso conciliar a convivência das atividades produtivas com a proteção à saúde, pois senão a repercussão da Covid-19 será uma cidade devastada economicamente”. Por fim, pede-se a compreensão do promotor Rodrigo Taufick para com a posição adotada pela prefeitura, uma vez que a administração está prestando assistência à saúde a todos que dela precisam em razão da pandemia.

O promotor Rodrigo Taufick foi o autor do ofício enviado ao prefeito no dia 3 de setembro requerendo o ajuste de Patos de Minas à regressão de onda do Minas Consciente. 

Mulher que estava de carona em veículo é presa por tráfico de drogas na MGC 354

Quarta 09/09/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Uma mulher de 25 anos foi presa pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) por tráfico de drogas na manhã dessa quarta-feira (09/09), na altura do km 171 da rodovia MGC 354, no município de Patos de Minas (MG).

De acordo com a PMRv, durante operação antidrogas, os policias abordaram um caminhão de uma transportadora de mercadorias diversas.

Foi procedida fiscalização e vistoria/buscas no veículo e ocupantes e, com a passageira que estava de carona, foi encontrada nos pertences dela uma barra de maconha com peso aproximado de 01 quilograma.

Após busca minuciosa realizada por uma policial feminina foi localizada mais uma bucha de maconha com a autora. Após fiscalização e levantamentos o material foi apreendido e a autora foi presa em flagrante delido e conduzida até a Delegacia de plantão de Patos de Minas.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Patos Agora (@patosagoramg) em

FAEMG+ : colaboradores de Sindicatos são treinados em Patos de Minas

Quarta 09/09/2020 - André Amâncio
Fonte: Élcio Fonseca- Asscom Sistema FAEMG
Feed do PatosAgora

Colaboradores de nove Sindicatos de Produtores Rurais estão sendo treinados, em Patos de Minas, para aprimorar e ampliar os serviços prestados, dentro do projeto FAEMG+ Interior. O encontro, nesta terça (8) e quarta-feira (9), é conduzido pelo coordenador da Assessoria Jurídica da FAEMG, Francisco Simões.

Participam profissionais dos Sindicatos de Patos de Minas, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Monte Carmelo, Presidente Olegário, São Gotardo, Três Marias e Urucuia. “O objetivo é treinar os colaboradores dos Sindicatos para prestarem serviços de qualidade aos produtores no que se refere a ITR (Imposto sobre a Propriedade Rural), VTN (Valor da Terra Nua), Convênios, GTA (Guia de Trânsito Animal), Nota Fiscal, entre outros.” - Francisco Simões, coordenador da Assessoria Jurídica da FAEMG

“Na maioria dos casos, os produtores não têm conhecimento técnico para lidar com essas questões, então precisamos ajudá-los com informações corretas, evitando até mesmo que tenham que pagar multas e outras penalidades.” - Eduardo Ferreira, gerente-administrativo do Sindicato de Patos de Minas.

“Embora já tenha adquirido uma prática grande ao longo dos anos, o treinamento foi excelente, peguei dicas preciosas com o Francisco Simões, que vão permitir que eu ajude ainda mais os produtores.” - Silvania Bicalho, auxiliar-administrativo do Sindicato de São Gotardo

“A proposta do presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões, é qualificar as equipes de atendimento dos Sindicatos Rurais. Queremos melhorar cada vez mais os serviços prestados aos produtores mineiros.” - Sérgio de Carvalho Coelho, gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES.

 

Caminhoneiro embriagado invade contramão, colide em carro e idoso de 73 anos acaba morrendo

Quarta 09/09/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um idoso de 73 anos morreu em um grave acidente de trânsito no final da noite da última terça-feira (08), na altura do km 93 da rodovia MG 230, no município de Patrocínio (MG). O motorista de um caminhão, que provocou o acidente, foi preso após ser constatado que ele estava dirigindo embriagado.

De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o perito de plantão esteve no local do acidente e constatou que o motorista do caminhão com placas de Centenário do Sul (PR), identificado como R.F.S, de 35 anos, havia entrado na contra mão de direção, colidindo frontalmente com o automóvel que seguia sentido a cidade de Patrocínio.

O Corpo de Bombeiro Militar, esteve no local e constatou o óbito do condutor do automóvel, natural de Patrocínio (MG) o qual se encontrava preso às ferragens.

Ainda de acordo com a PMRv, os militares foram informados que o condutor do caminhão, havia saído de uma fazenda na região de Abacaxi, embriagado para comprar mais bebidas. Foi realizado o teste de alcoolemia no condutor do caminhão, sendo aferido o valor de 0,55 Mg/l.

Diante dos fatos foi dado voz de prisão para o condutor do caminhão, sendo ele encaminhado até o Pronto Socorro Municipal de Patrocínio e posteriormente para Delegacia de Polícia Civil. O caminhão foi removido por estar com o licenciamento atrasado.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

PM de Serra do Salitre prende homem de 31 anos foragido da justiça

Quarta 09/09/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

No final da noite da última terça-feira (08), a Polícia Militar (PM) durante patrulhamento pela Rua Petúnia, bairro Flores, em Serra do Salitre (MG) avistou um indivíduo, 31 anos, fazendo uso de bebida alcoólica em um bar em situação de suspeição.

Foi realizada a abordagem e consulta no sistema de informações, sendo encontrado um mandado de prisão em desfavor do indivíduo, o qual foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de plantão.