Orthodontic

Patrulha de Prevenção à violência doméstica realizou blitz educativa em São Gotardo

Sábado 29/08/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A  Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica realizou blitz de trânsito educativa na cidade de São Gotardo. Foram entregues dicas de segurança contra a violência doméstica, explicando o significado de "AGOSTO LILÁS", os tipos de violência e o ciclo da violência doméstica.

A blitz preventiva contou com a apoio de funcionários da prefeitura municipal e durante sua realização foram abordados vários veículos, pedestres e comerciantes.

A polícia militar agradece o apoio da população e se coloca à disposição para servir e proteger, seguindo firme na prevenção e combate à violência doméstica em nosso município.

Homem é condenado a quase 22 anos de prisão por estupro de vulnerável

Amigo da família estuprou criança e a ameaçou de morte se contasse para alguém; autor foi condenado a quase 22 anos de prisão

Sábado 29/08/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Na cidade de Grão-Mogol, região Norte de Minas, um homem foi condenado a 21 anos, 9 meses e 10 dias de reclusão por estupro de vulnerável. A vítima era constantemente ameaçada e alegava sentir medo de revelar o crime praticado contra ela.

De acordo com os autos do processo, o réu era considerado amigo da família, frequentava festas e a casa de parentes da menina. Ele se aproximou dela usando uma rede social e, quando conseguiu sua confiança, passou a fazer promessas de presentes e até mesmo de casamento.

No dia do crime, ele obrigou a criança a entrar em seu carro e a estuprou, em seguida ameaçou matar os familiares dela caso contasse para alguém. Constantemente ligava para a menor reafirmando essas ameaças.

Um tio da criança, tendo percebido a aproximação do homem com a menor e a mudança de atitude dela, que passou a ficar calada, retraída e triste, alertou os responsáveis de que ela estaria sendo abusada.

Sentença

O juiz Reginaldo Palhares Júnior aponta que a vítima claramente ficou traumatizada com todo o episódio, e que houve abalo permanente na sua formação como pessoa. De pessoa alegre e ativa, passou a apresentar comportamentos niilistas, com dificuldade de relacionamentos interpessoais.

O magistrado completa que não há nenhuma possibilidade de medir pelo dinheiro um sofrimento puramente moral; mas, dadas as circunstâncias em que os fatos se deram, notadamente a gravidade do ato praticado pelo acusado e a mácula a diversos direitos da personalidade da vítima, determinou o pagamento de indenização de R$ 50 mil à criança.

O processo corre em segredo de justiça.

Justiça promove 7 mil audiências virtuais durante pandemia

Sábado 29/08/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

De maio a agosto deste ano, mais de 7 mil audiências por videoconferência foram realizadas em Minas Gerais. Dessa forma, magistrados da área criminal conseguem ouvir réus presos, cujos processos gozam de prioridade legal. Os dados do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen) são consequência da continuidade dos trabalhos jurisdicionais durante a pandemia de covid-19 no País.

As audiências seguem orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais (CGJ-MG). O CNJ, em parceria com a empresa de tecnologia Cisco, disponibilizou o sistema Webex, que permite a interação entre réus, defesa, acusação e juízes, que participam das gravações em vídeo.

“Essas videoconferências são fundamentais para resguardar a saúde de todos os envolvidos e, do ponto de vista jurídico, têm obtido excelentes resultados”, ressalta o juiz diretor do foro de Belo Horizonte, Christyano Lucas Generoso.
Os participantes recebem, por e-mail, as principais peças processuais, como denúncia, boletim de ocorrência e depoimentos prestados à Polícia Civil. No dia da audiência, diretamente do presídio, o réu responde perguntas feitas à distância pelos representantes do Judiciário. O contato do detento e do seu defensor, antes da audiência, é garantido em uma sala virtual aberta só para os dois conversarem.

Economia

O sistema Webex é compatível com qualquer computador, tablet e celular, o que facilita a oitiva também de testemunhas, como um policial militar, que assim não precisa se deslocar até o fórum, ou de idosos, que desse modo conseguem participar da audiência permanecendo em casa.

O juiz Luís Augusto César Pereira Monteiro Fonseca, da 8ª Vara Criminal de Belo Horizonte, já realizou mais de 100 videoconferências com réus presos, desde o início da pandemia, e aprova a nova iniciativa, argumentando que é possível manter na videoconferência tudo o que era realizado em uma audiência comum.

“O sistema é muito versátil. Temos a possibilidade ainda de garantir a privacidade da conversa do advogado com o réu e, entre uma série de vantagens, destaco as de evitar o deslocamento de agentes de segurança para transportar os presos, eliminar a possibilidade de fugas e diminuir o risco de cancelamento de audiência. O sistema até permite ouvir réus de outras comarcas. É, claramente, economia de recursos para o Estado”, elogia.

A juíza da 9ª Vara Criminal da capital, Lucimeire Rocha, utiliza a ferramenta, em média, duas vezes por dia, e concorda. “É um avanço relevante, especialmente a oitiva de vítimas e testemunhas de outras comarcas, o que favorece a diminuição da expedição de cartas precatórias”, diz.

A magistrada ainda ressalta que é louvável o esforço empreendido pelos Poderes Judiciário e Executivo para a realização das audiências por videoconferência. “No início, a estrutura ainda estava muito precária, apresentando problemas como conexão de internet ruim, dificuldade de comunicação com a unidade prisional e impossibilidade de realizar mais de uma audiência simultaneamente, entre outros. No transcorrer dos meses, várias dificuldades foram superadas, e os servidores do Judiciário e do Executivo se adequaram à nova realidade.”

Previsto em lei

O instrumento respeita todos os requisitos de segurança jurídica. “A videoconferência é o futuro. Vedação legal não existe, e a lei não mudou. A resolução do Tribunal de Justiça está de acordo com o Código de Processo Penal. Mesmo antes da pandemia, já existia essa possibilidade, e agora estamos aplicando o mecanismo de fato”, ressalta o juiz Luís Augusto Fonseca.

Para o juiz da 4ª Vara Criminal da capital, Milton Lívio Lemos Salles, as audiências com o auxílio da tecnologia vieram para ficar. Ele, que reconheceu ter tido algum temor quanto ao sucesso da sistemática, hoje preside, em média, de duas a três videoconferências com réus presos, em vários dias da semana.

“Do ponto de vista técnico, temos conseguido realizar os procedimentos de forma perfeita e irretocável. Pelo menos em se tratando de réu preso, essa modalidade deve prosseguir depois da pandemia, por causa, inclusive, do alto custo da movimentação do preso até a audiência. Eu tenho que me curvar diante dessa realidade, porque sempre achei que seria difícil implementar a iniciativa, mas percebi que esse é o futuro, e o futuro está acontecendo agora”, disse.

Proprietário de rebanho bovino é preso após animais causarem acidente na BR 354

Sexta 28/08/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar Rodoviária registrou um acidente no final da noite da última quinta-feira (27) na BR 354, na altura do KM 233, próximo ao Posto Avenue, envolvendo animais bovinos e um veículo de passeio. Ninguém ficou ferido no acidente. 

Segundo versão do condutor de 19 anos e os passageiros, também de 19 anos, eles transitavam no veículo VW UP  pela BR 354, no sentido aeroporto/trevo da BR 354 com BR 365.

Próximo ao Posto Avenue, depararam com varias cabeças de gado atravessando a pista, não sendo possível evitar o impacto com os animais. Em razão do acidente o veículo teve danos generalizados. Já os ocupantes, somente o passageiro teve pequenos ferimentos nos membros superiores devidos estilhaços de vidro do carro.

O condutor e o veículo foram fiscalizados e não foi constatado nenhuma irregularidade, sendo o mesmo submetido ao teste de alcoolemia, não sendo aferido nenhuma quantidade de álcool expelido pelos pulmões. O local foi sinalizado até retirada do veículo por um serviço de guincho.

Foram realizadas buscas nas margens da BR 354, voltadas para a localização dos animais bovinos que provocaram o acidente. Após alguns esforços, foram localizadas cerca de 13 animais bovinos próximo a uma área de pastagem nas proximidades. Foi constatado que parte da cerca estava danificada (arame liso solto), por onde possivelmente o gado passou.

Posteriormente durante diligencias foi localizado o Sr.G. B. S, 45 anos, o qual alegou ser proprietário dos animais, sendo o mesmo informado dos seus direitos constitucionais e preso em flagrante delito por Omissão de Cautela.

PM prende rapaz suspeito de tráfico de drogas em Patos de Minas

Sexta 28/08/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na última quinta-feira (27) durante operação policial, um rapaz de 21 anos, foi abordado próximo de sua residência, localizado na Rua da Saudades, no Bairro Brasília. A equipe já tinha conhecimento através de informações e denúncias de que o indivíduo estava praticando tráfico de drogas nas imediações de sua residência e estava utilizando-a para guardar os entorpecentes.

Diante da informação, parte da equipe deslocou até a residência do abordado para verificar a informação, sendo feito contato com os pais do autor, os quais autorizaram as buscas na residência. Eles relataram ainda que estavam suspeitando que o filho estava se envolvendo com drogas, pois ele estava tendo contato com vários indivíduos na porta de sua residência e que não os conheciam. 

Durante as buscas, foi localizado no quarto do autor um comprimido de ecstasy (droga sintética) e um pequeno embrulho contendo algumas sementes de maconha. Foi localizado um involucro contendo 08 tabletes de maconha que estavam escondido dentro do forno de um fogão que estava em outro cômodo da residência, estes estavam embalados por plástico filme, aparentemente do mesmo tamanho e peso, prontos para serem comercializados, nada mais foi localizado. 

Diante do exposto, o autor foi conduzido até esta delegacia de Polícia pela pratica de tráfico de drogas, sendo respeitados seus direitos constitucionais e entregue juntamente com os entorpecentes apreendidos para demais providencias.

Trânsito na Rua Major Gote é liberado após acidente na Fiação

Sexta 28/08/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O trânsito foi liberado por volta das 5 horas da manhã, na Rua Major Gote, Centro de Patos de Minas, após o condutor de uma carreta derrubar a fiação entre a Rua Rui Barbosa com a Rua Jaime Ramos.

Equipes das empresas Algar, Vivo e OnNet estão trabalhando para que a internet volte ao normal. O condutor da carreta foi encaminhado para delegacia e, após ser ouvido, foi liberado. O caminhão foi apreendido. 

 

Motorista da carreta disse que não ouviu barulho após derrubar fiação na Rua Major Gote

Sexta 28/08/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Microrregião de Patos de Minas é classificada novamente na onda amarela

A macrorregião Noroeste, à qual o município pertence, avançou no Minas Consciente e agora também está na fase intermediária do plano

Quinta 27/08/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A microrregião de Patos de Minas* continuará na onda amarela do Minas Consciente por mais uma semana, a contar do próximo sábado (29 de agosto a 5 de setembro). A autorização partiu do Comitê Extraordinário Covid-19, do Governo estadual, após reunião nessa quarta-feira (26). Na oportunidade, o grupo decidiu considerar, a partir de agora, os leitos de UTI disponíveis em hospitais privados para calcular a capacidade assistencial no estado. A medida foi tomada após estudo desenvolvido nos últimos 15 dias pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Essa decisão levou a macrorregião Noroeste, na qual o município está inserido, a progredir de onda no programa, passando da vermelha para a amarela. Assim, Patos de Minas está na fase intermediária do Minas Consciente nas duas formas de avaliação. Isso quer dizer que o funcionamento das atividades na cidade seguem como estão, sendo necessário seguir os protocolos sanitários estabelecidos pelo programa e pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19. 

Os cuidados para não propagar o vírus devem ser diários e contínuos, tanto por parte dos empresários quanto dos consumidores, uma vez que a avaliação para mudança de onda no Minas Consciente é semanal. Essa análise leva em conta sete indicadores, divididos em três grupos: incidência, capacidade de atendimento e velocidade de avanço da doença. Os dados são agregados conforme peso e nota de cada indicador. Da última avaliação para a atual, a microrregião de Patos de Minas diminuiu o grau de risco, passando de 12 para 10. 

Apesar da melhora na nota geral, alguns dados ainda preocupam. A taxa de incidência por Covid-19, por exemplo, aumentou de 64,5 para 81,1. Conforme definição do próprio plano estadual, esse indicador é definido como o número de casos novos da doença dividido pela população em risco durante um tempo especificado (por ano ou mês ou semana). Caso o grau de risco fique entre 13 e 19, Patos de Minas e demais cidades da microrregião serão classificadas em fase mais restritiva do Minas Consciente.

*A microrregião é composta por mais dez municípios além de Patos de Minas: Presidente Olegário, Lagoa Formosa, Lagamar, Vazante, Guarda-mor, São Gonçalo do Abaete, Varjão de Minas, Guimarânia, Cruzeiro da Fortaleza e Serra do Salitre.

Covid:19: mais de 75% das mortes em Patos de Minas são de idosos

Jovens devem tomar os cuidados para não se infectarem nem levarem o vírus para pais e avós. Mulher de 29 anos já morreu por Covid-19

Quinta 27/08/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Até esta quinta-feira (27), 40 residentes em Patos de Minas tiveram a morte confirmada por Covid-19 ou por complicações decorrentes da doença. Desse total, 31 são maiores de 60 anos, o que representa 77,5%. A faixa de 70 a 79 anos concentra mais óbitos: 37,5%, ou seja, 15 idosos, sendo 12 homens e três mulheres. Em segundo lugar estão pessoas de 60 a 69 anos, com sete mortes e também prevalência do sexo masculino (5).

O perfil demográfico da Covid-19 no município assemelha-se ao de Minas Gerais, onde os óbitos em razão do novo coronavírus também atingiram bem mais a população acima de 60 anos. Segundo painel da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) atualizados hoje, pouco mais de 78% das 5.041 mortes são de idosos, sendo a faixa etária de 70 a 79 anos a mais afetada, com 26%.

Em Patos de Minas, porém, a taxa de letalidade é um pouco abaixo da registrada em Minas Gerais, respectivamente 2,25% e 2,45%. Nos dois casos, o índice é inferior ao registrado no Brasil, onde o número estimado de óbitos em relação ao total de casos de Covid-19 está em torno de 3%. Tanto no município quanto no estado, a doença mata mais homens do que mulheres, embora o sexo feminino concentre o maior número de casos confirmados.

No cenário local, o mês de julho foi o mais crítico, com 26 mortes. Agosto, até o momento, registra oito óbitos, sendo o último no dia 23. Os demais ocorreram em junho (5) e março (1). Foram 23 homens e 17 mulheres.

Por que os idosos? – Desde o início da pandemia do novo coronavírus, as autoridades em saúde chamam atenção para o fato de maiores de 60 anos serem mais suscetíveis a desenvolver casos graves de Covid-19. Isso ocorre porque o sistema de defesa do corpo fica “mais fraco” com o avanço da idade, além de ser comum idosos sofrerem de problemas crônicos que também são fatores de risco.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) orienta que pessoas com idade acima de 60 anos – sobretudo se tiverem diabetes, hipertensão ou problemas respiratórios, cardiológicos, renais ou neurológicos – restrinjam o contato social. O mesmo vale para indivíduos em tratamento de câncer ou que estejam com a imunidade comprometida, bem como para todos aqueles com mais de 80 anos ou que tenham sinais de fragilidade.

Mais jovens – Apesar de a doença ser mais perigosa e letal para idosos, os mais jovens também são acometidos pelo novo coronavírus e podem sofrer consequências graves, com internações prolongadas. Em Patos de Minas, já houve cinco mortes de pessoas com idade entre 20 e 49 anos.  

Motorista derruba fiação na Major Gote

Quinta 27/08/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora