Orthodontic

Motorista com sintomas de embriaguez passa direto em rotatória e atinge eucalipto

Domingo 24/05/2020 - Aislan Henrique
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um motorista de 53 anos ficou ferido após perder o controle do carro na rotatória na Avenida Marabá que liga no bairro Alto Colina. Uma equipe do SAMU prestou os primeiros atendimentos  ao homem que foi encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital Regional de Patos de Minas.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área para que o perito realizasse os trabalhos de praxe. No hospital o condutor realizou o teste do bafômetro que resultou em 1,19 mg/l (miligramas de álcool por litro de ar alveolar), configurando infração de trânsito.

O veículo GM/Corsa estava com a documentação em dia e foi liberado para uma pessoa habilitada

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Situação de stress social pode ser gatilho para quem tem esquizofrenia

Domingo 24/05/2020 - Aislan Henrique
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Neste domingo (24), se celebra o Dia Mundial da Pessoa com Esquizofrenia, doença multifatorial que acomete cerca de 1% da população brasileira e mundial, o que significa dois milhões de pessoas no Brasil e em torno de 80 milhões em todo o globo.

Segundo o psiquiatra Cristiano Noto, da Escola Paulista de Medicina da Universidade de São Paulo (Unifesp), o isolamento social pode ser um gatilho para quem tem a doença. “Ninguém se torna portador de esquizofrenia por conta da pandemia. Mas, seguramente, uma situação de estresse social pode contribuir [para uma crise]”.

Segundo Noto, a esquizofrenia tem várias causas. A principal delas é o fator genético, embora fatores ambientais contribuam também para o desenvolvimento da doença, que enfrenta ainda muito preconceito. Frases do tipo “essa política é para esquizofrênicos”, por exemplo, mostram como a doença é enxergada com muito estigma em relação aos pacientes, citou o psiquiatra da Unifesp.

Tratamento multidisciplinar

Cristiano Noto afirmou que o tratamento para esquizofrenia é também complexo e deve ser multidisciplinar, envolvendo profissionais como médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros. O tratamento se divide em farmacológico, que inclui medicamentos antipsicóticos, e psicossocial, para ajudar o paciente a se adaptar às limitações da doença e vencê-las.

O especialista indicou que como qualquer transtorno mental, a esquizofrenia traz muito sofrimento ao paciente. Por isso, é comum que essas pessoas acabem, em situações extremas, como em tentativa de suicídio.

Dependendo de como é feito o tratamento, a pessoa com esquizofrenia pode ter uma vida normal e, inclusive, casar e ter filhos. “Se ela está fazendo o tratamento, está bem, está estável, tem total condição de ter uma vida normal. Trabalhar, constituir família. Não tem nenhuma contra-indicação em relação a isso. Muito pelo contrário. A gente sempre estimula que os pacientes tenham uma vida produtiva, uma vida construtiva”, disse Noto.

O psiquiatra admitiu, por outro lado, que alguns pacientes não conseguem atingir isso, seja porque não fazem tratamento de forma adequada, seja porque os casos deles são mais severos. Observou, entretanto, que “em regra, sim, eles podem ter uma vida normal”.

Violência


Outro mito ligado à esquizofrenia diz respeito à violência. Cristiano Noto informou que esquizofrênicos em crise até podem se envolver em casos de violência e agressividade mas, em geral, essas pessoas acabam sendo mais vítimas do que autoras de violência, justamente por se colocarem em situações de vulnerabilidade. Noto salientou que quando a pessoa está medicada, está em uma fase estável, ela pode ter a mesma chance de qualquer outra de ter um caso de agressividade.

A doença costuma mostrar os primeiros sintomas no final da adolescência e começo da vida adulta, manifestando-se nos homens a partir dos 18 anos de idade e, nas mulheres, a partir dos 25 anos.

O professor da Unifesp recomendou às famílias que tenham parentes com esquizofrenia que busquem ajuda e tratamento e sempre estimulem seus familiares a continuar o tratamento e o processo de melhora que, muitas vezes, pode ser longo. “Se a pessoa tem crises, ela vai conseguindo as conquistas passo a passo. Por isso, é muito importante a família para suportar e ajudar essas pessoas a irem adiante”.

A participação do paciente em atividades de lazer ou mesmo rotineiras deve ser estimulada, de modo a abandonar os sintomas negativos que o impelem a deixar de fazer as coisas. “Quanto mais a gente estimular ela para tudo, para esporte, lazer, estudo, trabalho, quanto mais ela conseguir fazer, melhor, mais vai ajudá-la na doença”.

Transtornos

Segundo o coordenador e professor do curso de pós-graduação em Psiquiatria da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Jorge Jaber, a esquizofrenia acomete dois a cada 100 brasileiros e é caracterizada por grande sofrimento em termos comportamentais, com transtorno na capacidade de ter sentimento, nos pensamentos que são persecutórios, acompanhados de alucinações visuais e auditivas, muitas vezes, que evoluem para perda da capacidade intelectual ao longo da vida.

Segundo Jaber, a doença está cada vez mais ligada ao uso de bebidas alcoólicas, e de substâncias ilícitas, como as drogas vendidas irregularmente no país. Da mesma forma que afirmou Cristiano Noto, o psiquiatra da PUC-RJ disse que a esquizofrenia resulta de transmissão genética, hereditária, e é acompanhada pelo surgimento de outras doenças, como obesidade, diabetes, problemas clínicos gerais. “Porque esses pacientes, em virtude da doença básica, perdem a capacidade de cuidar deles mesmos”.

A notícia boa, segundo Jaber, é que a partir das últimas décadas do século passado surgiram medicamentos melhores que podem atingir evolução no século atual de grande eficácia na manutenção da normalidade desses pacientes. “Então, hoje em dia, é possível tratar uma pessoa com esquizofrenia com evolução excepcional”. Jaber destacou, porém, a necessidade de haver serviços de internação emergencial para períodos em que o paciente tenha alguma piora ou crise. “Em duas ou três semanas, pode voltar à vida completamente normal, sempre que mantiver o tratamento ambulatorial, em consultório”.

Ciclista morre após ser atingido por picape na BR-354

Domingo 24/05/2020 - Aislan Henrique
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um atropelamento com vírima fatal foi registrado na noite deste último sábado(23/05) por volta das 19:40 horas, na rodovia BR 354, km 336, em Campos Altos/MG.

O condutor da caminhonete com placas de São Gotardo, colidiu na traseira de um ciclista de 36 anos. Ambos seguiam no sentido São Gotardo para Campos Altos. No  local do acidente  o motorista da picape teve a visão ofuscada por uma carreta que seguia no sentido oposto. Devido as chuvas a pista ainda estava molhada.

O motorista da picape acabou então colidindo na traseira do ciclista. O homem 36 anos teve fraturas pelo corpo, no crânio com perda de massa encefálica e morreu no local.

O condutor da Amarok nada sofreu, foi submetido a teste com etilômetro, constatado não ter ingerido álcool foi liberado com seu veículo.

Número de óbitos por doenças respiratórias cai em Minas

Redução é resultado de medidas de enfrentamento à covid-19 tomadas pelo Estado

Domingo 24/05/2020 - Aislan Henrique
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

As medidas de enfrentamento ao coronavírus adotadas em Minas Gerais já mostram resultados positivos. Com o isolamento social, o estabelecimento de protocolos para retomada da economia e a adoção de cuidados de higiene para prevenir a contaminação, o número de mortes em decorrência de doenças respiratórias em Minas Gerais caiu 8,53%. Segundo os dados do portal da transparência dos Cartórios de Registro Civil do país, de janeiro até essa sexta-feira (22/5), 40.537 óbitos foram registrados no estado. No mesmo período, em 2019, foram 44.318 mortes.

A plataforma considera como doenças respiratórias: covid-19, síndrome respiratória aguda grave (SRAG), pneumonia, insuficiência respiratória, septicemia, além de causas indeterminadas e demais óbitos. Todos esses casos são testados e verificados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para ver se estão relacionados à infecção por coronavírus ou não.

Para a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES-MG, Janaina Fonseca Almeida Souza, o bom desempenho se deu por dois motivos. Além de o sistema de Saúde estar mais sensível para detectar casos suspeitos de covid-19, aprimorando as notificações, o isolamento social diminuiu a transmissão de outras doenças. “As pessoas estão usando máscaras e se protegendo mais. Essas medidas não são eficientes só para evitar a contaminação por coronavírus, mas também por outras infecções”, destaca.

Testagem e cruzamento de dados

O portal dos Cartórios de Registro Civil mostra que, neste ano, foram emitidos 343 atestados de óbito em território mineiro em que a covid-19 consta como a causa principal. Outros 167 dão como motivo a síndrome respiratória aguda grave (SRAG). No entanto, esses números não representam o diagnóstico final, porque, muitas vezes, no momento da morte, o motivo real ainda não é conhecido.

Após os documentos serem feitos, o Governo de Minas verifica todos os óbitos protocolados por cartórios que tenham sido registrados como doenças respiratórias, como covid-19 ou SRAG, ou por causa indefinida, como falência múltipla de órgãos. Essa análise é feita a partir de exames adicionais e do cruzamento de bases de dados, como a do Registro Civil e a do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), em que as notificações são preenchidas pelas secretarias de Saúde dos municípios.

O objetivo da investigação é saber quais mortes estão, de fato, relacionadas à infecção por coronavírus ou não. Com os resultados prontos, os dados são incluídos no boletim epidemiológico da SES-MG. Até o momento, a análise aponta que, desses 343 casos registrados em Minas, 201 foram em decorrência da covid-19.

A diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES-MG explica que a verificação ocorre para garantir um recorte preciso do cenário da pandemia no estado, além de subsidiar a elaboração de melhores políticas de enfrentamento à doença. “A unificação desses dados nos permite dar a informação mais completa e correta. Com isso, podemos saber a real dimensão e quais decisões tomar para combater melhor o vírus”, afirma Janaina.

A partir das informações finais, o Governo indica, por exemplo, quais regiões devem aumentar ou manter a taxa de isolamento, e quais podem retomar progressivamente as atividades econômicas, como proposto no programa Minas Consciente. O plano estabelece protocolos para a liberação do funcionamento do comércio no estado, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença. A adesão às diretrizes é de decisão de cada prefeitura.

Notificações

A notificação de qualquer morte é obrigatória e, para que a pessoa seja enterrada, é preciso apresentar o atestado de óbito ao cemitério. A causa que consta no documento feito pelos cartórios é a que está na declaração de óbito, preenchida pelo médico que examinou o corpo do paciente no momento da morte. São produzidas três vias: uma para as secretarias municipais de Saúde, uma para o hospital ou unidade de Saúde que atendeu a pessoa, e outra para a família.

Janaina Souza reforça que todas as mortes devem ser informadas. “Só não são registradas aquelas em que o corpo foi enterrado em cemitérios ou terrenos clandestinos”, observa a diretora.

Motorista é preso após avançar parada obrigatória, colidir em motociclista e fugir sem prestar socorro

Sábado 23/05/2020 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um motorista de 59 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) na manhã desse sábado (23), após provocar um acidente envolvendo um motociclista na Rua Aldemar Rodrigues da Cunha, no Bairro Sebastião Amorim e fugir do local sem prestar socorro. O motociclista sofreu apenas ferimentos leves.

De acordo com a PM, o motociclista de 24 anos disse que transitava pela Rua Azaor Vieira de Faria e, ao passar pelo cruzamento com a Rua Aldemar Rodrigues da Cunha, foi colidido por um veículo Fiat Uno que avançou a parada obrigatória. A vítima disse ainda que, após a queda, o motorista não fez nem menção de parar e fugiu do local sem prestar socorro.

Os militares saíram em rastreamentos e localizaram o veículo e o condutor na Avenida Afonso Queiroz, Bairro Jardim Panorâmico. Em conversa com os policiais, o condutor confirmou a versão do motociclista. Diante do fato, o homem foi preso em flagrante e o veículo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram apreendidos.

Carreta desgovernada desce rua e invade varanda de residência no Bairro Nova Floresta

Sábado 23/05/2020 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Uma carreta que descarregava uma máquina de pavimentação desceu desgovernada a Rua Maria Corrêa Lopes, no Bairro Nova Floresta, e acabou invadindo a varanda de um residência na manhã da última sexta-feira (22). Ninguém ficou ferido no acidente.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o condutor, de 35 anos, da carreta, disse que estava descarregando uma máquina para realizar serviço de pavimentação de ruas para a Prefeitura Municipal de Patos de Minas.

Ao estacionar a carreta ligada, acionou o freio de estacionamento, porém a rampa hidráulica do semi reboque estava levantada, momento que o sistema de freio de posição falhou e a carreta começou a descer a rua, que é inclinada.

O condutor disse ainda que ainda tentou entrar na cabine, porém o veículo desceu a rua desgovernado, bateu em uma caçamba de entulho e desviou para a esquerda, vindo a derrubar parte do muro, o portão e a varanda de uma residência.

Não houve feridos no acidente. O proprietário da empresa que prestava o serviço se prontificou a pagar todos os danos caudados na casa.


 

PM prende rapaz suspeito de tráfico de drogas no Bairro Gramado

Sábado 23/05/2020 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 25 anos na sexta-feira (22/05), suspeito de tráfico de drogas após receber denúncias anônimas. O fato ocorreu na Rua Teodomiro Caixeta, Bairro Gramado.

De acordo com informações da PM, ao ser questionado sobre as denúncias, o suspeito demonstrou muito nervosismo.

Durante buscas no quarto do rapaz, foram localizados uma balança de precisão com resquícios de um pó branco, em um pote foram localizados oito embalagens de uma substância semelhante a cocaína.

Foi apreendido também o celular do autor, por poder conter informações importantes à movimentação de tráfico de drogas. Diante do ao exposto, o ele foi preso e entregue à Delegacia de Polícia, juntamente com o material apreendido.

PM de Patrocínio recebe denúncia e apreende menor com 52 pedras de crack

Sábado 23/05/2020 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

No final da tarde da última sexta-feira (22), uma equipe policial através de Disque Denúncia Unificado (DDU) obteve a informação de que um menor de 17 anos estaria traficando na rua Antonio Jose da Cunha, Bairro Serra Negra, em Patrocínio (MG).

Foi feito o patrulhamento e verificado que o indivíduo saía de dentro de um lote vago. Após buscas, foram localizadas 52 pedras de crack, saquinhos plásticos e R$2,00.

O menor infrator, que assumiu ser o proprietário do material, foi conduzido juntamente com sua representante legal e apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Patrocínio.

Operação da PM contra transporte ilegal de passageiros apreende dois veículos

Sábado 23/05/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Após várias denuncias sobre transporte ilegal de passageiros interestadual, a Polícia Militar (PM), através da 216ª Cia e a Polícia Rodoviária Estadual flagraram operação preventiva na última sexta-feira (22).

Pela madrugada foi abordado na rodovia MG-230, km 86, município de Rio Paranaíba, um ônibus do Estado de Alagoas com destino à Santa Rosa da Serra (MG), sendo constatado falta da documentação necessária para transporte interestadual, assim como CNH vencida do motorista.

O veículo foi removido e os passageiros assistidos pela prefeitura, dando-lhes todo apoio necessário. Durante a tarde, no município de São Gotardo (MG), próximo ao distrito de Guarda dos Ferreiros, foi abordado o ônibus M. Benz/O 400 RSE PL sendo constatado no decorrer das vistorias infrações administrativas e penais.

Foram lavradas autos de infração de trânsito, além das despesas da remoção do veículo (guincho, diárias e demais taxas).

As citadas operações vem contado com o apoio de militares das frações da 216 Cia PM, bem como das equipes da Polícia Rodoviária Estadual e se manterão nos próximos dias.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

PM Rodoviária aborda mototaxista na LMG-743 e localiza porção de maconha com passageiro

Sábado 23/05/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na manhã da última sexta-feira (22) durante operação da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) na altura do km 04 da rodovia LMG-743, os militares abordaram um mototaxista de 50 anos, o qual conduzia como passageiro um homem de 35 anos.

Durante a abordagem, o passageiro demonstrou certo nervosismo, sendo submetido a busca pessoal e encontrado em seu poder um tablete de uma substancia analoga a maconha, pesando aproximadamente 30 gr. D.R.S, reside no distrito de Pindaíbas e alegou que adquiriu a droga na cidade de Patos de Minas (MG).

Ao consultar no sistema informatizado, ficou constatado que o mesmo já possui passagem por tráfico de drogas e segundo ele, se fracionado o tablete da droga, renderia aproximadamente 10 "baseados". Foram realizadas buscas no interior da casa do D.R.S, porém, não foi encontrado mais droga.