Orthodontic

Conselho de Alimentação Escolar de Carmo do Paranaíba se reúne para definir ações de distribuição da merenda escolar

Sexta 17/04/2020 - André Amâncio
Fonte: carmodoparanaiba.mg.gov.br
Feed do PatosAgora

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esporte de Carmo do Paranaíba, juntamente com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), realizou nesta segunda-feira (13) uma reunião para tratar de assuntos refrentes à distribuição da merenda escolar em caráter excepcional devido à pandemia do COVID-19, de acordo com a Lei 13.987/2020 sancionada no dia 07/04/2020 e de acordo com a Resolução Nº 2 de 9 de abril de 2020 que dispõe sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE durante o período de estado de calamidade pública.

Foi comunicado ao Conselho, que na primeira semana de isolamento social foram distribuídos os alimentos perecíveis à Casa do Aconchego e às famílias carentes indicadas pelas escolas, e no ato da distribuição as famílias assinaram o recebimento dos alimentos.

A segunda recomendação foi que todas as escolas fizessem um levantamento dos gêneros alimentícios com data de vencimento até 30/04/2020 para que os procedimentos de doação fossem realizados junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social , a qual faz a identificação das famílias de maior vulnerabilidade social através do Cadastro Único e que tenham alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Em comum acordo entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Esporte e o Conselho de Alimentação Escolar, ficou estabelecido que serão retirados das unidades escolares os gêneros alimentícios com data de validade até 31/05/2020 e estes também serão destinados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para que seja feita a correta distribuição aos pais ou responsáveis dos alunos com maior necessidade, de acordo com critérios estabelecidos por tal secretaria. Esse processo se repetirá enquanto durar a pandemia.

Jovens são presos por tráfico de drogas pela PM de Patrocínio

Sexta 17/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na noite da última quinta-feira (16) durante patrulhamento Tático Móvel pela Avenida Faria Pereira, Bairro N. Sra. De Fátima, em Patrocínio (MG), os militares visualizaram um veículo VW Fox com quatro indivíduos, os quais demonstraram nervosismo com a presença da viatura policial. Durante a abordagem os militares notaram quando o condutor destruiu o aparelho celular dele, fato que causou estranheza aos policiais.

Foi realizada busca pessoal, sendo encontrado dinheiro com os abordados. Questionados sobre o que faziam naquele local, os abordados entraram em diversas contradições. Indagados, disseram que não havia nada de ilícito em suas casas e que os militares poderiam realizar conferência se quisessem.

Os militares foram até as residências dos autores e, durante buscas, encontraram e apreenderam 1 porção de maconha, 6 papelotes de cocaína, 2 pés de maconha, 1 pote contendo substância semelhante a cafeína, 01 litro contendo liquido semelhante a éter, 02 balanças de precisão, papel filme, embalagens de refresco, 01 lâmina e 01 simulacro de arma de fogo.

Na residência de um dos indivíduos, nada foi encontrado. Diante os fatos, os autores 19, 23 e 25 anos, foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil juntamente com os materiais apreendidos.

PM de Monte Carmelo prende dupla suspeita de tráfico de drogas.

Sexta 17/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na noite da última quinta-feira (16) a Polícia Militar foi informada sobre um automóvel em atitude suspeita na Rua Juscelino Kubitscheck, Bairro Campo Eliseos, em Monte Carmelo (MG).

Ao abordar o veículo, o condutor desembarcou e assumiu que ingerira bebida alcoólica e disse também que estava indo ao Bairro Triângulo, onde apanharia entorpecentes.

De posse dessas informações, os militares deslocaram até endereço e visualizaram um GM Corsa Wind, o qual era conduzido pelo suspeito.

Foi realizada abordagem e busca pessoal, foram encontrados com ele dois invólucros de maconha. Já na residência do autor foi localizado 1 pequeno tablete de maconha.

Diante do exposto, os autores de 30 e 55 anos foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com os materiais apreendidos.

Conheça Nelson Teich o novo ministro da Saúde

Médico oncologista substitui Henrique Mandetta

Quinta 16/04/2020 - Aislan Henrique
Fonte: Agência Brasil
Feed do PatosAgora

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, na tarde desta quinta-feira (16), o médico Nelson Teich como novo ministro da Saúde, no lugar de Luiz Henrique Mandetta, que ficou pouco mais de 16 meses no cargo. Teich assume o cargo em meio à pandemia do novo coronavírus, que já infectou mais de 30 mil pessoas no país, levando cerca de 1,9 mil pacientes a óbito. Em um pronunciamento no Palácio do Planalto, ao lado do novo auxiliar, Bolsonaro ressaltou que é preciso combinar o combate à doença com a recuperação econômica e garantia de empregos, e defendeu uma descontuidade gradativa do isolamento social em vigor em todo o país.

"O que eu conversei com o doutor Nelson é que gradativamente nós temos que abrir o emprego no Brasil. Essa grande massa de humildes não tem como ficar presa dentro de casa, e o que é pior, quando voltar, não ter emprego. E o governo não tem como manter esse auxílio emergencial e outras ações por muito tempo", afirmou.

De acordo com Bolsonaro, houve um "divórcio consensual" entre ele e Mandetta, e destacou que o ex-ministro "se prontificou a participar de uma transição a mais tranquila possível, com a maior riqueza de detalhes que se possa oferecer".

Em seu discurso após o presidente, Nelson Teich disse que não haverá uma definição "brusca ou radical" sobre a questão das diretrizes para o isolamento social, mas enfatizou que a pasta deve tomar decisões com base em informações mais detalhadas sobre o avanço da pandemia no país. Nesse contexto, ele defendeu um amplo programa de testagem para a covid-19 e ressaltou que está completamente alinhado ao presidente Jair Bolsonaro, na perspectiva de retomar a normalidade do país o mais breve possível. 

"Existe um alinhamento completo aqui, entre mim e o presidente, e todo o grupo do ministério, e que realmente o que a gente está aqui fazendo é trabalhar para que a sociedade retome cada vez mais rápido uma vida normal", disse.

Perfil
O novo ministro da Saúde é médico oncologista e empresário do setor. É natural do Rio de Janeiro, formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em oncologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca). Também é sócio da Teich Health Care, uma consultoria de serviços médicos.

Teich chegou a atual como consultor informal na campanha eleitoral de Bolsonaro, em 2018, e foi assessor no próprio Ministério da Saúde, entre setembro do ano passado e janeiro deste ano.

Repercussão
A troca no comando do Ministério da Saúde repercutiu entre políticos, representantes da área médica e da sociedade civil. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o do Senado, Davi Alcolumbre, ambos do mesmo partido de Mandetta, divulgaram nota conjunta elogiando o trabalho do médico à frente da pasta, classificando-o como “guerreiro”.

“O trabalho responsável e dedicado do ministro foi irreparável. A sua saída, para o país como um todo, nesse grave momento, certamente não é positiva e será sentida por todos nós”, declararam os comandantes das duas casas do Congresso Nacional.

Partidos e lideranças do Congresso também divulgaram comunicados com avaliações positivas sobre o ex-ministro e sua gestão como o líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), a bancada do PSB na Câmara, o primeiro-vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia (PSD-MG) e o DEM.

Já deputados da base do governo, como o líder do governo na Câmara, major Vitor Hugo (PSL-GO), a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PRB-RJ) elogiaram a mudança e deram boas-vindas ao novo ministro em seus perfis nas redes sociais.

O governador de São Paulo, João Dória, disse que a troca é uma “perda para o Brasil” e desejou sorte ao novo ministro, recomendando que  “siga procedimentos técnicos e atenda às recomendações da OMS”. Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, lamentou a saída de quem “coordenou com competência a política de enfrentamento à covid-19”. 

A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou nota em apoio a Nelson Teich e informou que participou da reunião entre ele e o presidente Jair Bolsonaro ocorrida na manhã de hoje.

“É um nome que conta com nosso total apoio e pelo qual temos muita simpatia. Respeitado na classe médica, eminentemente técnico, gestor e altamente preparado para conduzir o Ministério da Saúde”, afirma o presidente da entidade, Lincoln Ferreira.

Já o Conselho Nacional de Saúde, órgão do SUS com a participação de diversos segmentos da sociedade, considerou “irresponsável” a demissão de Mandetta frente ao cenário de agravamento da pandemia no território nacional.

“A decisão reafirma que o governo sobrepõe o discurso econômico diante da vida da população, no momento em que se aprofundam as contradições da sociedade já marcada pela desigualdade e pela exploração humana, em especial para as populações mais vulnerabilizadas, que podem ter aumento exponencial em número de óbitos por serem as que mais sofrem os efeitos desta conjuntura”, diz o texto do órgão.

A Oxfam Brasil, organização da sociedade civil, expressou “preocupação” com a substituição no que chamou de momento crucial da gestão da crise da saúde pública provocada pelo coronavírus. 

Ciclista sofre ferimentos graves após ser atropelado no Bairro Jardim Esperança

Quinta 16/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um ciclista de 69 anos sofreu ferimentos graves na tarde dessa quinta-feira (16), após ter sido atropelado por um carro na Rua Tucuruí, no Bairro Jardim Esperança.

De acordo com informações, a vítima identificada como José de Alencar da Silva, de 69 anos, sofreu um TCE grave, trauma no tórax, escoriações e precisou de uma ambulância avançada do SAMU para prestar os primeiros atendimentos.

A Polícia Militar esteve no local e deparou com a bicicleta no chão e falta do veículo e condutor. Ele entrou em contato com a PM e disse que não ficou no local por conta por temer sua segurança. Ele acompanhou o trabalho da perícia técnica da Polícia Civil. A documentação do veículo estava em dia e ele foi liberado. O idoso passou por cirurgia e foi encaminhado ao CTI do Hospital Regional, onde se encontra internado.

Atualizada 23h:38
 

Mandetta anuncia em rede social que foi demitido por Bolsonaro do Ministério da Saúde

Quinta 16/04/2020 - André Amâncio
Fonte: G1 (foto: Fábio Rodrigues Pozzebom)
Feed do PatosAgora

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro demitiu nesta quinta-feira (16) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A informação foi divulgada pelo próprio ministro em uma rede social.

"Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar", escreveu Mandetta.

"Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país", prosseguiu.

Ex-deputado federal, Mandetta estava à frente da pasta desde o início do governo, em janeiro de 2019, e ganhou maior visibilidade com a crise provocada pelo novo coronavírus. Na tarde desta quinta, Mandetta foi chamado ao Planalto para uma última reunião com Jair Bolsonaro.

Nas últimas semanas, contudo, Bolsonaro e Mandetta tiveram divergências públicas em razão das estratégias para conter a velocidade do contágio da Covid-19, doença provocada pelo vírus.

Em entrevista ao Fantástico, no domingo (12), Mandetta disse que a população não sabe "se escuta o presidente ou o ministro" da Saúde em relação a medidas.

Em coletiva nesta quarta (15), no Palácio do Planalto, o então ministro da Saúde disse que era claro o "descompasso" entre a pasta e as orientações do presidente Jair Bolsonaro. Segundo Mandetta, pessoas cotadas para a sucessão no cargo chegaram a ligar para ele em busca de aconselhamento.

Na entrevista, o ministro também disse que a equipe montada por ele e empossada em 2019 trabalharia em conjunto, e ajudaria na transição para evitar uma ruptura na política contra a Covid-19.

PRF realiza mais uma grande apreensão de maconha em Patos de Minas

Quinta 16/04/2020 - André Amâncio
Fotos: PRF
Feed do PatosAgora

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou mais um grande apreensão de drogas na rodovia BR-365, no município de Patos de Minas. Um homem de 69 anos foi preso.

De acordo com informações da PRF, por volta das 14h dessa quinta-feira (16/04), durante fiscalização de rotina no km 413 da BR-365, foi abordado o veículo VW/S10, placa do Mato Grosso do Sul, ocupado por um homem de 69 anos.

Diante do extremo nervosismo do condutor, foi feito uma fiscalização detalhada no veículo onde foram encontrados em um fundo falso 215 tabletes de maconha.

Ainda de acordo com a PRF, pelo “frete” o condutor informou que seriam pagos R$ 5.000,00. O destino final seria Patos de Minas. Ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil de Patos de Minas/MG.
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Após polêmicas, Gusttavo Lima diz: não farei mais live pra ser censurado

Quinta 16/04/2020 - André Amâncio
Fotos: PRF Fonte: Correio Braziliense
Feed do PatosAgora

O cantor Gusttavo Lima usou as redes sociais para se manifestar sobre as críticas que recebeu após as duas lives feitas no YouTube. Primeiramente, o sertanejo foi acusado de fazer doações para famílias de um lixão inexistente no Goiás. Depois, foi alvo do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), que abriu uma representação ética, em vista de irregularidades no consumo e na divulgação de bebidas alcoólicas durante as transmissões.

“Acho que o grande segredo da live é tirar o lençol do fantasma. Acho que uma live engessada e politicamente correta não tem graça. O bom são as brincadeiras, à vontade, levar alegria, alto-astral para as pessoas que estão agoniadas nesse momento. Não farei live pra ser censurado”, escreveu no Twitter. Mesmo assim, o sertanejo foi anunciado como o primeiro artista da live do festival Villa Mix em casa previsto para 3 de maio.

Já no Instagram, o sertanejo explicou que as doações recebidas por ele serão destinadas às famílias que vivem em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica em um aterro em uma cidade do interior de Goiás, onde existia um lixão anteriormente. “Há mais de 700 famílias que estão em situação crítica, vivendo em condições desumanas ao lado do complexo prisional em Aparecida de Goiânia. Minha doação será a essas mais de 700 famílias em situação crítica... Nos próximos dias, carretas e carretas de alimento estarão chegando para essas pessoas”, compartilhou o artista.

Covid-19: saiba como entrar em contato com a prefeitura durante pandemia

Serviços estão sendo oferecidos remotamente e, em muitos casos, é possível agendar atendimento presencial

Quinta 16/04/2020 - André Amâncio
Fotos: PRF Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O atendimento presencial na Prefeitura de Patos de Minas está restrito em decorrência da situação de emergência em saúde pública. Muitos serviços estão sendo oferecidos remotamente, por telefone e e-mail, e para em muitos casos é possível agendar atendimento presencial. Abaixo seguem informações para entrar em contato com secretarias e diretorias.

Sec. de Administração/Diretoria de Compras: revezamento de funcionários em dois turnos, manhã e tarde
E-mail: compras@patosdeminas.mg.gov.br
Tel: 3822-9642

Sec. de Administração/Diretoria de Recursos Humanos: revezamento de funcionários, parte da tarde.
E-mail: rhtreinamento@patosdeminas.mg.gov.br
Tel: 3822-9856 (agendamento)

Advocacia-Geral: revezamento de funcionários, parte da tarde.
E-mail: procuradoria@patosdeminas.mg.gov.br
Telefone: 3822-9722 (agendamento)

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável
Ceasa: comercialização na pedra às segunda e quintas-feiras: 7h às 10h
E-mail: agricultura@patosdeminas.mg.gov.br
Telefone: 3822-9699

Corregedoria-geral: retorno parcial das atividades desde 16 de abrilagendamento para atendimento presencial e de natureza urgente.
E-mail: corregedoria@patosdeminas.mg.gov.br
Telefone: 3822-9127

Sec. de Cultura: Gerência Administrativa está atendendo por e-mail. Eventos de maneira geral, Biblioteca João XXIII, Praça CEU e outros estão com atividades suspensas. Informe-se em: Saiba como funciona a Secretaria de Cultura durante crise de Covid-19
Email: secretariadecultura@patosdeminas.mg.gov.br

Sec. de Desenvolvimento Social: atendimento por telefone na sede da pasta, das 7h às 12h.
E-mail: acao_social@patosdeminas.mg.gov.br
Telefone: 3822-9741

Diretoria de Comunicação: 8h às 18h
E-mail: ascom@patosdeminas.mg.gov.br
Telefone: 3822-9120 / 9680

Sec. de Educação: revezamento de funcionários em dois turnos, manhã e tarde.
E-mail: semed@patosdeminas.mg.gov.br
Telefone: 3822-9661

Sec. de Finanças e Orçamento: revezamento de funcionários em dois turnos, manhã e tarde.
E-mail: financas@patosdeminas.gov.br
Telefone: 3822-9650
Saiba mais: lista completa de e-mails e ramais

Iprem: atendimento restrito, funcionamento de 7h30 as 12h30
E-mail: iprem@patosdeminas.mg.gov.br
Telefone: 3823-1617
Saiba mais: Combate ao Covid-19: Iprem altera serviços para evitar aglomerações

Ouvidoria: atendimento em dois turnos, manhã e tarde.
E-mail: ouvidoriamunicipio@patosdeminas.mg.gov.br
Telefone: 3822-9115

Sec. de Planejamento
E-mail: planejamento@patosdeminas.mg.gov.br
Telefone: 3822-9726 (agendamento)

Protocolo: revezamento de funcionários, parte da tarde. E-mail:protocolo@patosdeminas.mg.gov.br
Telefone: 3822-9891 (agendamento)

Sec. de Saúde: serviços essenciais continuam sendo oferecidos, ainda que alguns tenham tido a capacidade diária de atendimento reduzida.
E-mail: sms@patosdeminas.mg.gov.br
Telefone: 3822-9641

Sec. de Trânsito, Transporte e Mobilidade Social: funcionamento das 7h às 12.
E-mail: settram@patosdeminas.mg.gov.br
Telefone: 3822-9712

Secretaria de Obras Públicas: serviços de limpeza, tapa-buracos, coleta de lixo continuam normalmente. Horário de funcionamento: 7h às 12h.
E-mail: secobras@patosdeminas.mg.gov.br
Telefone: 3822-9867

Conselho teme efeitos sociais da pandemia entre os jovens

Preocupação é maior com os mais vulneráveis, afetados pelo desemprego

Quinta 16/04/2020 - André Amâncio
Fotos: PRF Fonte: Agência Brasil
Feed do PatosAgora

Responsáveis por sugerir políticas públicas que ajudem a promover o bem-estar e os direitos de quem tem entre 15 e 29 anos de idade, membros do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) estão preocupados com os impactos da pandemia do novo coronavírus (covid-19) entre os jovens. A preocupação ocorre, principalmente, com a parcela mais vulnerável, afetada pelo desemprego e por outros problemas antes mesmo do surgimento da doença e das suas consequências econômicas.

“Basta vermos as dificuldades que os jovens já enfrentavam para sabermos que, a médio e longo prazo, quando superarmos a pandemia, os mais prejudicados serão eles. Principalmente os que não tiverem capacitação técnica, instrução ou experiência. Esses vão ter mais dificuldade de acessar os postos de trabalho”, disse o presidente do Conjuve, Rafael Davi Campos, à Agência Brasil.

Representante do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos no conselho, o advogado com pós-graduação em gestão pública defende que, embora a prioridade, neste momento, seja evitar que a doença se espalhe e proteger a população indistintamente, é necessário pensar adiante e providenciar meios de proteger os grupos mais suscetíveis aos desdobramentos da pandemia.

“É papel do Conjuve destacar a importância de não olharmos apenas para o presente, de nos anteciparmos e pensarmos no futuro. Nesse sentido, é preciso um olhar atento às políticas públicas voltadas para a juventude, pois muitos jovens são pais de família, sustentam suas casas, ajudam seus pais, e certamente enfrentarão grandes dificuldades”, acrescentou Campos.

Devidos aos efeitos da pandemia, o Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta que, este ano, o Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, a soma de todos os bens e serviços produzidos no Brasil, cairá 5,3%. Já a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que, além de mortes, a covid-19 pode causar o fechamento de 195 milhões de postos de trabalho em tempo integral, em todo o mundo. Só na América Latina e no Caribe, a crise pode custar 14 milhões de vagas de trabalho. Para o diretor regional da OIT, Vinícius Pinheiro, os impactos da covid-19 sobre a economia vão exigir “verdadeira reconstrução dos mercados de trabalho”.

Empreendedorismo

Representante da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) no Conjuve, o engenheiro Renan Nishimoto acredita que, uma vez vencido o vírus, a “reconstrução” de que Pinheiro fala vai exigir que muitos jovens criem seus próprios postos de trabalho. Para isso, vão precisar de capacitação e estímulos.

“A tendência é que o desemprego entre a juventude se agrave. Com muitos jovens recém-formados e outros tantos sem estudos e sem experiência profissional, disputando vagas de trabalho com pessoas mais qualificadas, o país estará diante de dois caminhos: ou vai ter que criar mecanismos para incentivar a contratação dessa parcela da população, ou vai tentar estimular os jovens a empreender”, disse Nishimoto, às vésperas de a Câmara dos Deputados aprovar, na madrugada dessa quarta-feira (15), a Medida Provisória 905/19, que cria o contrato de trabalho Verde e Amarelo.

O contrato prevê, entre outras coisas, a redução de encargos para quem oferecer a oportunidade do primeiro emprego a jovens de 18 a 29 anos, com remuneração de até um salário mínimo e meio (R$ 1.567,50). O texto ainda vai ser analisado pelo Senado antes de seguir para sanção presidencial, mas há o risco de a MP perder a validade se não entrar em vigor até o próximo dia 20. Em votação eletrônica no portal e-Cidadania, do Senado, 60.075 pessoas votaram contra a proposta e 2.865 a favor da instituição do contrato de trabalho.

“Acreditamos que não adiantará criar novas obrigações para um setor produtivo em maus lençóis. Por isso estamos elaborando uma campanha para estimular os jovens a empreender. Queremos ajudá-los, fornecendo informação para que, depois, eles possam ter autonomia”, comentou Nishimoto, que já presidia a Comissão de Inclusão Produtiva do Conjuve.

Cumprindo outra de suas atribuições, o Conselho Nacional da Juventude vem fazendo parcerias com organizações sociais, cujas iniciativas podem ajudar os jovens a se preparar para a crise. Um acordo de cooperação assinado com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), por exemplo, possibilitará que mentores voluntários forneçam dicas e ajudem gratuitamente a micro e pequenos empresários a lidar com as dificuldades.

“Por mais que estejamos falando de pequenos negócios, sabemos que empreender não é uma opção para toda a juventude, assim como não será para todas as outras pessoas. Por isso, também estamos discutindo recomendações mais gerais, que contemplam as necessidades básicas das pessoas. Porque sabemos que, antes de pensar em estudar, muita gente está tentando conseguir o que comer no dia seguinte. Mas é preciso reforçar que, de alguma forma, em breve, vamos ter que criar novos postos de trabalho. Por isso, estamos apostando na vertente da capacitação para o empreendedorismo, que é algo que já existe, inclusive nas comunidades mais carentes e que, muitas vezes, não consegue ultrapassar o nível da informalidade e gerar mais renda para a própria comunidade, justamente porque faltam conhecimentos básicos aos responsáveis”, enfatizou Nishimoto.

A capacitação dos jovens, de forma mais ampla, e a manutenção dos postos de trabalho já ocupados por jovens são preocupações do representante da União Nacional dos Estudantes (UNE) no Conjuve, Luis Filipe Eich. Segundo ele, a entidade estudantil propõe que contratos de estágio perto do encerramento sejam prorrogados.

“Se um contrato de estágio vence agora, no meio deste período, o estagiário ficará desamparado, sem renda, pois ninguém mais está contratando”, argumentou Eich, reforçando a necessidade de o Poder Público pensar, desde já, em ações para proteger a juventude.

“Já há alguns anos, sabemos que, em crises econômicas, os jovens são mais atingidos. Principalmente no aspecto de trabalho e renda. Com menos vagas de emprego, a juventude é jogada ou para o desemprego, ou para a informalidade e o trabalho precário. Isso só pode ser superado com investimentos em educação, no seu sentido mais amplo, em capacitação técnica, e com vontade política para garantir que as vagas para a juventude sejam dignas”, acrescentou.