Orthodontic

Cinco estabelecimentos são autuados por descumprirem as normas do Decreto Municipal

Segunda 23/03/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Com a ajuda da Polícia Militar de Minas Gerais, o Procon de Patos de Minas, na data de ontem (21/03), fiscalizou 10 estabelecimentos na cidade e autuou 05 por descumprimento das normas insculpidas no Decreto Municipal n° 4.793 e também no Código de Defesa do Consumidor.

Na ocasião foram fiscalizados bares, disque bebidas, supermercados e lojas de conveniência espalhados por diversos bairros na cidade.

Durante a ação foi constatada a existência de estabelecimentos abertos, os quais não poderiam estar segundo a norma Municipal; fornecedores permitindo consumo de alimentos e bebidas alcoólicas em seu interior, o que também é vedado pelo Decreto e até mesmo comércio que não emite Nota Fiscal.

As autuações irão ser formalizadas em processos administrativos e os responsáveis pelos estabelecimentos intimados a apresentarem sua defesa, em prestígio ao princípio do contraditório e da ampla defesa. Após o processo será  julgado pelo órgão de proteção e defesa dos consumidores.

Foi informado pelo coordenador do Procon municipal, Rafael Godinho Nogueira, que as fiscalizações irão continuar enquanto forem necessárias e, ainda, solicitou que qualquer denúncia pode ser realizada através do e-mail do órgão de proteção (procon@patosdeminas.mg.gov.br).

Idosos e profissionais de saúde são foco da vacinação contra gripe que começa nessa segunda-feira

Patos de Minas oferecerá vacinação em 18 unidades de saúde e terá equipes volantes para atender a moradores da área rural

Domingo 22/03/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Começará amanhã, segunda-feira (23), a primeira etapa da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O público prioritário nesta fase são idosos (pessoas acima de 60 anos) e profissionais de saúde. Patos de Minas já recebeu a primeira remessa das doses e as ofertará em 18 unidades básicas de saúde (UBS) – no momento, só não entram as dos bairros Alto da Serra e Várzea. As quatro equipes que trabalham em distritos e comunidades da área rural são volantes, assim os moradores devem se informar em qual dia será a imunização na localidade deles.

O atendimento será das 7h30 às 16h30, com exceção das UBS Itamarati, Sebastião Amorim e Padre Eustáquio, onde a vacinação ocorrerá no horário das 7h30 às 18h30. É necessário levar documento com foto, comprovante de vínculo empregatício (no caso de profissionais da área da saúde) e cartão vacinal. Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, Raquel Lopes da Silva diz que as equipes se organizaram para a vacinação ocorrer da forma mais tranquila possível.

“Pedimos que as pessoas respeitem as orientações que vão receber ao chegar nas unidades, pois, além de iniciar a campanha vacinal, estamos também num enfrentamento contra a doença Covid-19. Todas as orientações serão no intuito de proteger o cidadão e também a equipe. Estamos ali para servir a todos, mas é preciso que a população colabore. Contamos com o apoio e o entendimento de todos”, frisou Raquel Lopes.

Esse trabalho de orientação será feito por profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e da odontologia, capacitados para essa finalidade. Eles formarão as equipes de apoio que estarão em cada UBS para organizar as filas de espera com distância mínima de dois metros entre as pessoas, colocar máscaras em pacientes sintomáticos e acolher e assistir quem apresenta condições de risco, como imunossuprimidos e pacientes oncológicos.

Os responsáveis pela campanha contra influenza na cidade ressaltam que não é preciso ter pânico caso as doses acabem, pois novos lotes serão enviados. “Respeitem o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde e somente compareçam nas UBS se for a sua data para vacinação”, acrescentam.

Etapas - A segunda fase da campanha começa no dia 16 de abril e tem como foco os professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já na terceira fase, que se inicia em 9 de maio, receberão a vacina as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Prefeitura de Uberlândia divulga dados sobre coronavírus com óbito suspeito

Domingo 22/03/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Prefeitura de Uberlândia divulgou os dados sobre o Coronavírus na cidade. O boletim saiu na tarde deste domingo(22/03) com 193 casos suspeitos, 03 casos confirmados após exames  e óbito suspeito.

14 pessoas estão internadas com suspeita de coronavírus sendo que 13 são residentes na cidade e uma pessoa da cidade de Monte Alegre.

 

27 pessoas testeram como negativos. Os dados estão crescentes a cada dia que passa.

 

 

Governo irá distribuir 10 milhões de testes rápidos de Covid-19 por todo Brasil

Domingo 22/03/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O Presidente Jair Messias Bolsonaro usou suas redes sociais na manhã deste domingo(22/03) para falar sobre a distribuição de testes rápidos para o Covid-19.

O Governo Federal distribui milhões de testes rápidos de Covid-19 por todo o Brasil, a serem aplicados em pontos de fácil acesso à população. São aproximadamente 10 milhões de testes no total. Cinco milhões enviados para todos os estados ainda em março.

- Por meio de parcerias, como anúncios de empresários que cada dia se colocam mais a disposição para que juntos possamos minimizar os impactos do covid19, os testes rápidos poderão ser realizados em locais de fácil acesso, como farmácias, escolas e postos de drive-thru. As amostras são coletadas sem que o paciente saia do seu próprio veículo, uma estratégia adotada com sucesso na Coreia do Sul.

Saúde pode autorizar cloroquina para pacientes graves até dia 24

Domingo 22/03/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O ministério da Saúde pode autorizar, até terça-feira (24), a prescrição da cloroquina e da hidroxicloroquina para casos graves de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A declaração foi feita pelo secretário executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis. Até lá, o ministério soltará uma nota com orientações sobre o uso dos medicamentos.

O secretário, no entanto, informou que a eventual liberação dos remédios terá caráter experimental e valerá apenas para pacientes internados em estado grave. Ele reiterou que os dois componentes têm efeitos colaterais fortes e não podem ser estocados para serem usados em caso de eventual gripe.

“Hoje, [os medicamentos] são usados em pesquisas clínicas, com autorização dos comitês de ética dos hospitais, em associação com outros medicamentos. Caso o Ministério da Saúde libere a prescrição, poderá ser usado para pacientes graves, internados em hospitais. Não é para ser usado por quem está gripado e acha que se tomar esse medicamento e não vai ter complicações”, destacou Gabbardo.

Nos últimos dias, foi divulgado um estudo realizado na França em que a cloroquina – usada para tratar a malária – e a hidroxicloroquina – prescrita para casos de artrite reumatoide e lúpus – diminuíram a contagem viral. Ontem (20), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que o governo norte-americano estuda a utilização dos medicamentos no tratamento do novo coronavírus.

Sobre a autorização do presidente Jair Bolsonaro para que o Exército amplie a produção dos medicamentos, o secretário-executivo disse que a medida tem caráter preventivo no caso de um eventual aumento da demanda futura. No Brasil, o produto é fabricado em laboratórios privados, das Forças Armadas e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Esses medicamentos já são fabricados no Brasil e existem nas farmácias. Em função da possibilidade da utilização para casos graves de coronavírus, estamos pensando na necessidade de ampliação da produção. É isso que o presidente autorizou: que o Exército possa ampliar a produção de medicamentos”, explicou. Ele lembrou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) restringiu a venda dos remédios com a retenção de atestado apenas para pessoas com as três doenças tratadas pelos medicamentos: malária, lúpus e artrite reumatoide.

Vacinação

Em relação à campanha de vacinação contra a gripe, que começa na próxima segunda-feira (23) para idosos e profissionais de saúde, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, relatou iniciativas de estados e de municípios para evitar a aglomeração de idosos em postos de saúde. Ele citou parcerias com escolas para vacinação em pátios, ambientes mais arejados, e o fechamento de acordo com farmácias, empresas e entidades do setor produtivo para evitar a concentração de pessoas em um único lugar.

Oliveira mencionou iniciativas para que profissionais de saúde levem as doses às unidades hospitalares e às clínicas para que os colegas se vacinem. Isso, afirmou o secretário, evita o deslocamento em massa de profissionais de saúde para os postos de vacinação. Ele também citou uma iniciativa do governo do Pará, que fará a vacinação no sistema drive-thru, em que o motorista não sai do carro.

O secretário reiterou a recomendação para que os governos locais adiem a vacinação em crianças. A campanha começa nesta segunda para idosos e profissionais de saúde. Na etapa seguinte, serão vacinados profissionais de segurança pública, doentes crônicos e pessoas com restrição de liberdade. Somente na última fase, a vacinação será liberada para as demais pessoas. Ele citou a simplificação do registro, com a coleta apenas do registro da vacina, não do nome do paciente, para diminuir o tempo de permanência na unidade.

Dois casos são descartados e outros 14 seguem aguardando resultados

Domingo 22/03/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Dois casos suspeitos de Coronavírus foram descartados na manhã deste domingo (22/03), pela Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas. 

Desses 14 casos com coleta seguem registrados como suspeitos, 2 casos foram descartados, e os outros 12 aguardam resultado.


BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO PATOS DE MINAS
.
A Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa os números do Coronavírus.
.
14 Casos totais registrados suspeitos
12 Casos suspeitos com coleta aguardam resultado do exame.
02 Caso negativo / descartado
00 Casos positivos
.
00 Casos graves

 

 

Prêmio principal da Mega-Sena sai para apostador do interior de Goiás

Prêmio para o próximo sorteio está estimado em R$ 1 milhão

Domingo 22/03/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um apostador de Minaçu (GO) com apenas um bilhete conseguiu acertar as seis dezenas (11, 14, 15, 18, 33, 34) e recebeu R$ 15.186.785,88 do concurso 2.245 da Mega-Sena, que ocorreu no sábado (21). O prêmio para o próximo sorteio, na quarta-feira (25) está estimado em R$ 1 milhão.

A Quina saiu para 51 apostas e cada um vai levar R$ 30.810,39 mil. A quadra teve 3.048 ganhadores e cada um receberá R$ R$ 736,46.


A Caixa emitiu um comunicado neste domingo (22) informando que os sorteios da Loteria Federal estão suspensos por três meses em função dos cuidados com a pandemia do novo coronavírus. As novas datas vão ser divulgadas em julho.

Outro comunicado informava sobre a suspensão dos concursos da Loteca. “Em virtude da suspensão dos campeonatos internacionais, nacionais e estaduais de futebol masculino e feminino, não é possível a organização de grades para composição dos concursos da modalidade e, portanto, os concursos da Loteca estão suspensos. O novo calendário de sorteios será divulgado oportunamente após a normalização dos campeonatos”, diz o texto.

A data do sorteio do concurso especial nº 2.070 da Dupla Sena, o “Dupla de Páscoa", foi alterada para 25/04/2020. As vendas começariam no dia  02/03/2020 e vão ocorrer de 01/04 a 25/04/2020.

Como cuidar da alimentação para manter a imunidade das crianças

Domingo 22/03/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) alerta para os cuidados com a alimentação de crianças e jovens para manter a imunidade.

Com o fechamento de grande parte das escolas privadas e públicas e o aumento exponencial de casos de Covid-2019 confirmados no Brasil, muitas crianças tiveram de ser afastadas de suas atividades, alterando também a rotina de pais e cuidadores. Para ajudá-los com a alimentação, considerando possível cenário de restrições à prática de atividades físicas, a SBD organizou algumas dicas para facilitar nutrição saudável de crianças com e sem diabetes.

De acordo com a nutricionista Silvia Ramos, coordenadora do Departamento de Nutrição, Exercício e Esportes em Diabetes da SBD, nesses dias atípicos, é de fundamental importância planejar os itens a serem ofertados. Desta forma, evita-se um erro comum: refeições e lanches com excesso de um grupo de nutrientes e falta de outros importantes para o desenvolvimento infanto-juvenil.

“É fundamental lembrar que as crianças e jovens, independente de terem ou não diabetes, necessitam de uma boa alimentação. Ao considerar este cenário de pandemia, esse cuidado torna-se ainda mais importante, visto que ajuda a manter a imunidade elevada e, nos casos de crianças e jovens com diabetes, evita-se maior vulnerabilidade ao Covid-19”, diz Silvia.

Com a redução da atividade diária – mesmo que seja a atividade escolar, educação física, aulas extras e brincadeiras fora de casa – as crianças e jovens passam a ter uma necessidade menor de alimentos, afirma a nutricionista. “Por outro lado, a ansiedade com a situação pode gerar vontade de comer e, por este motivo, mesmo sem aulas a rotina em casa deve ser planejada e se possível com a supervisão de um adulto”, complementa.

Montagem e preparo de pratos
Durante o preparo e montagem de pratos e lanches, a interação entre adultos e crianças pode auxiliar também na melhor aceitação dos alimentos, socialização dos pequenos e autonomia – além dos potenciais aspectos lúdico e educacional. Para as crianças, é importante que as refeições sejam feitas à mesa e que o momento seja focado na alimentação sem outras distrações.

Silvia aponta ainda a necessidade de atenção a alimentos que parecem saudáveis, mas podem ser pouco nutritivos. É o caso dos bolinhos prontos, biscoitos com ou sem recheio, achocolatados prontos, refrigerantes, sucos de caixinha e salgadinhos.

Alimentos industrializados e ultraprocessados, de modo geral devem ser evitados. Suas formulações, na maior parte das vezes, são ricas em açúcares, gorduras saturadas e aditivos químicos. Por isso, a busca por alimentos naturais deve ser o primeiro passo.

Para facilitar no dia-a-dia, Silvia aponta que a melhor forma de organização é dividir os alimentos em três grupos:

-Grupo de Carboidratos: fornecem energia e disposição para as atividades rotineiras. Exemplos: pães, torradas, bolos simples, cereais integrais, tapioca, panqueca, biscoitos integrais, tortas, pipoca, dentre outros;

- Grupo de Proteínas: responsáveis pela formação de tecido e músculos fundamentais para o crescimento. E o caso do leite, iogurte, coalhada, queijos e ovos.

- Grupo das frutas e hortaliças: possuem alto teor nutricional e ajudam na de saciedade. Além disso, são práticos para transportar e consumir. Exemplo: Frutas frescas ou secas, tomate, cenoura e pepino.

Anvisa restringe compra de cloroquina e hidroxicloroquina

Domingo 22/03/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enquadrou como medicamentos de controle especial as substâncias hidroxicloroquina e cloroquina. A medida foi tomada devido ao grande número de pessoas que buscaram os medicamentos depois do surgimento de notícias de que esses produtos estavam sendo usados, ainda em caráter de pesquisa, no tratamento ao novo coronavírus.

A Anvisa quer evitar que pessoas que não precisam efetivamente desse medicamento provoquem o desabastecimento do mercado. Entre os pacientes que precisam desses produtos estão pessoas com malária, lúpus e artrite reumatoide.

De acordo com a Anvisa, apesar de algumas pesquisas indicarem que esse produto pode ajudar no tratamento do novo coronavírus, com alguns resultados promissores, não há nenhuma conclusão sobre o benefício efetivo do medicamento no tratamento da doença. Portanto, a Anvisa, no momento, não recomenda sua utilização em pacientes infectados ou como forma de prevenção.

A partir de agora, os médicos terão que fazer a prescrição dessas substâncias em receita branca especial, em duas vias. Mas os pacientes que usam esses medicamentos ainda podem continuar usando sua receita simples pelos próximos 30 dias.

Casos suspeitos de Coronavírus chegam a quase 6 mil e Minas Gerais já é considerada área de transmissão comunitária

Governador disse que medidas restritivas serão tomadas nos próximos dias para salvar vidas e pede apoio da população

Sábado 21/03/2020 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

Um dado alarmante foi anunciado neste sábado (21/3) pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Por meio das suas redes sociais, ele informou que o número de casos suspeitos em todo o estado subiu expressivamente nos últimos três dias e, até o momento, mais de 50 casos já foram confirmados.

“O nosso grau de preocupação só tem aumentado. A partir de agora, o estado de Minas Gerais já é considerado área de transmissão comunitária do coronavírus, o que é muito grave. Isso indica que, em qualquer região do estado, o vírus está presente e não sabemos de onde é a sua origem”, explicou.

O momento é de apreensão. O objetivo é diminuir a velocidade do contágio. O governador analisou que “o dado é aterrorizante, o número de suspeitos passou, em três dias, de 400 para quase 6 mil novos casos. A situação tem se agravado e nós precisamos tomar consciência”.

Zema pediu à população que aja para o bem da Saúde Pública, com o objetivo de vencer a luta contra o coronavírus. Para evitar um aumento ainda mais expressivo, o governador disse que medidas restritivas mais severas serão tomadas e que deverão ser revistas de acordo com a evolução da doença. Ele classificou a situação atual como um “momento de guerra”.

“A partir de agora, todos os bares, restaurantes e lanchonetes não poderão adotar o serviço interno. Só poderão trabalhar se for para entregas ou para retirar no balcão. Queremos que as pessoas fiquem seguras em casa, e não que fiquem confraternizando em um local sujeito a risco. Muitas pessoas não entenderam a gravidade da situação”, alertou.

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) fará cumprir as regras. A partir de agora, a PM deixará de pedir à população para impor o isolamento social. Zema explicou que “as pessoas estão deixando de ter seus direitos em nome da Saúde Pública, em nome de salvar vidas. As pessoas poderão ser retiradas dos locais para que vidas sejam salvas”.

O governador disse que segmentos de produção de alimentos e logística são de extrema importância neste momento. “Alguns setores são fundamentais e vão continuar funcionando, como aqueles que produzem, transportam e distribuem alimentos”. Zema disse que: “esses profissionais são importantíssimos e a segurança alimentar, o transporte de alimentos e medicamentos estão garantidos. Isso é prioridade”.

Ele reconheceu a importância das Forças de Segurança (Polícia Militar e Civil, Bombeiros), que “farão o que for necessário para que a lei seja cumprida”. Zema fez uma menção especial aos profissionais de Saúde: “Quero agradecer muito àqueles que salvam vidas e que, muitas vezes, estão em contato direto com os infectados -  os profissionais da Saúde”.

Por fim, Zema aconselhou que “as pessoas que não fazem parte dessa categoria devem ficar em casa e não colocar em risco a sua vida, a de terceiros, de pessoas que amamos e de todos os mineiros, já que essa doença se propaga com muita facilidade”.