Orthodontic

Trânsito de Patos de Minas vem assustando os moradores após vários acidentes graves

Quarta 03/07/2019 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O trânsito de Patos de Minas sempre foi um dos principais motivos de reclamações dos moradores, porém, o debate ficou mais intenso na última semana, após vários acidentes com vítimas de ferimentos e óbitos serem registrados. A falta de respeito às leis de trânsito, deficiências nas sinalização e o péssimo estado de conservação das vias estão entre as principais causas de acidentes.

Na tarde dessa quarta-feira (03), nossa equipe de reportagem percorreu várias ruas da cidade e flagrou diversas infrações. Na Rua José de Santana, condutores costumam desrespeitar as faixas de pedestre. Nossa equipe viu o momento em que uma senhora de idade tentava atravessar a rua pela faixa, porém os motoristas não deram a preferência.

Nas redes sociais também é fácil encontrar relatos dos patenses em relação ao trânsito. Uma internauta comentou sobre a situação com o seguinte relato: “Hoje presenciei uma cena e fiquei em choque! Estava próxima ali antigo Upa da Marabá, Senhor com bengala tentando atravessar na faixa, ele levantou a mão dois carros parou trânsito ali estava tranquilo, inclusive um com pisca alerta ligado! E do nada me apareceu motoqueiro em alta velocidade, por segundo não acontece mais uma tragédia! Senhor estava exatamente no meio da faixa por onde motoqueiro surgiu! Precisamos que as autoridades faça alguma coisa urgente!! Infelizmente as pessoas estão andando fora de noção do perigo!!!

Em meio aos flagrantes de desrespeito, também deparamos com uma boa ação. Uma condutora estava com dificuldades de retirar o carro de um estacionamento na Rua José de Santana e pediu ajuda a várias pessoas, porém não conseguiu auxílio. Ela então resolver pedir ajuda a policiais militares que passavam pelo local, que prontamente retiraram o veículo da condutora.

 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Município é condenado a pagar indenização a irmãos de cavaleiro que morreu ao cair de ponte

Quarta 03/07/2019 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: TJMG
Feed do PatosAgora

O Município de Patos de Minas deverá indenizar, em R$ 20 mil, por danos morais, cada um dos cinco irmãos de um homem que caiu de uma ponte em via rural, enquanto cavalgava, e faleceu em decorrência do acidente. A decisão é da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que confirmou a sentença de primeira instância. Para o TJ, a falta de sinalização no local e a inexistência de qualquer proteção lateral que evitasse quedas como a que aconteceu comprovam a omissão administrativa.

De acordo com os autos, durante a travessia, o cavalo caiu dentro do ribeirão sobre o cavaleiro, que faleceu em decorrência de choque hemorrágico. A ponte, que se encontrava em condições precárias de conservação, tem aproximadamente seis metros de altura.

Tanto os irmãos da vítima quanto o município recorreram da sentença. Os primeiros requereram o aumento do valor da indenização, argumentando que a quantia fixada é insuficiente para reparar o dano moral pela perda do ente querido.

Já o município afirmou que não há provas de que o acidente tenha ocorrido em razão do estado de conservação da ponte, que teria assustado o cavalo. Sustentou que os próprios irmãos da vítima afirmaram que tanto o animal quanto o cavaleiro conheciam o local e o atravessavam frequentemente, razão pela qual a causa do refugo do cavalo não poderia ter sido o estado de conservação da ponte. A municipalidade alegou ainda que não pode ser responsabilizada por qualquer acidente que ocorra nas vias de sua responsabilidade.

Falha no serviço

Conforme a relatora do recurso, desembargadora Sandra Fonseca, o laudo de criminalística atestou que a "ponte era feita de tábuas, possuía aproximadamente 10m de comprimento, 3,5m de largura e 6m de altura e encontrava-se em mau estado". Ela observou ainda que a ponte apresentava madeiras deslocadas que criaram buracos em sua estrutura, sem qualquer indicação de perigo e/ou de aviso no sentido de impedir a passagem no local. E, apesar de sua altura elevada, não tinha qualquer proteção lateral.

A relatora considerou o depoimento de testemunhas, que também atestaram o mau estado de conservação da ponte, bem como o laudo de necropsia, que concluiu ter sido a morte do cavaleiro causada por "choque hemorrágico devido a lesões no pulmão e fígado, causados por trauma contuso".

Entendeu, dessa forma, que ficou evidenciada a falha no serviço, acrescentando que também não ficou demonstrado que o falecido conduzia sua montaria de forma inadequada, ou que tenha contribuído, de alguma forma imperita, imprudente, ou negligente, para dar causa ao acidente.

Quanto ao recurso dos irmãos da vítima, a magistrada considerou adequada a quantia arbitrada pela Justiça de Primeira Instância, lembrando que os familiares, apesar da dor vivenciada, não são descendentes ou ascendentes diretos do falecido. Dessa forma, negou provimento a ambos os recursos.

Plataformas do Facebook, incluindo WhatsApp e Instagram apresentam instabilidade

Quarta 03/07/2019 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: G1 Foto: Dado Ruvic/Reuters
Feed do PatosAgora

As plataformas do Facebook, incluindo Whatsapp e Instagram, estavam com problemas de funcionamento na manhã desta quarta-feira (3). Entre os principais problemas encontrados pelos usuários estão o envio de mídias, como fotos, vídeos, áudios e figurinhas (no caso do WhatsApp). O Twitter também registrava instabilidade para envio de mensagens privadas.

O site Down Detector, que aglomera relatos de consumidores sobre o status de serviços online, teve fortes reclamações sobre as redes sociais do Facebook e também sobre o Twitter.

A última vez que todas as 3 plataformas do Facebook ficaram instáveis ao mesmo tempo foi no dia 13 de março, quando o problema durou várias horas.

A maior parte dos usuários que passaram por problemas no WhatsApp estão no Brasil, Argentina, Peru, Colômbia e alguns países da Europa. Já o Facebook e o Instagram tiveram muitas reclamações nos Estados Unidos e também na Europa.

Inscrições para participar da Taça Patos de Futsal Masculino abrem na próxima terça-feira

Quarta 03/07/2019 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Depois do sucesso da Taça Zona Rural de futebol, a Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, resgata mais um projeto esportivo: a Taça Patos de Futsal Masculino, que será realizada nos meses de julho e agosto deste ano.

Em parceria com o Patos Tênis Clube e Ducks Sports, o evento terá partidas sendo disputadas em horários noturnos, todas acontecendo no ginásio do PTC, situado na rua Doutor Marcolino, entre Rui Barbosa e Prefeito Camundinho.

As inscrições são gratuitas e abrem a partir do dia 09 de julho, terça-feira, devendo ser realizadas na sede da Biblioteca João XXIII, situada na rua José de Santana, 119, bairro Jardim Centro, no horário de 13 às 17 horas. Segundo o regulamento do torneio, serão permitidas até 20 (vinte) equipes inscritas, prevalecendo a ordem de chegada para inscrição.

O representante de cada equipe deverá preencher uma ficha, disponibilizada pela organização do evento, e nela nomear até 15 (quinze) atletas, devendo todos ter idade acima de 16 anos.

A reunião técnica será realizada no dia 11/07/2019, com horário e local a serem definidos e divulgados no ato da inscrição.

Casal é preso suspeito de tráfico de drogas em Patrocínio

Quarta 03/07/2019 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Patrocínio prendeu um jovem casal no final da noite da última terça-feira (02), suspeitos de tráfico de drogas. O fato aconteceu Rua Doutor Eduardo Lani do Nascimento com Rua Jose Francisco de Santana, Bairro Enéas Ferreira de Aguiar.

Segundo informações da assessoria de comunicação do 46º batalhão, por volta das 23 horas, a PM deparou com o casal M. J. M., 20 anos e L. G. R., 18 anos, contra os quais já haviam denúncias de tráfico de drogas.

Durante busca pessoal, foi localizado com a jovem, duas pedras de crack, dois papelotes de cocaína, quatro buchas de maconha e R$ 40,00 em dinheiro trocado.

Também foram encontradas mais quatro pedras de crack e três buchas de maconha, sendo que o rapaz assumiu ser o proprietário destes produtos. No local da abordagem havia um aparelho de telefone celular, o qual foi recolhido, uma vez que os suspeitos afirmaram que o aparelho não é deles.

Diante do exposto, a dupla foi presa e conduzida à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido.

Polícia Militar divulga grande redução dos índices de criminalidade e ampliação do Projeto Olho Vivo

Quarta 03/07/2019 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Nesta terça-feira  (02), a Polícia Militar realizou reunião comunitária na sede da 10ª Região da Polícia Militar para apresentar aos participantes os excelentes resultados de redução da criminalidade no município de Patos de Minas, além de divulgar a ampliação do projeto Olho Vivo na cidade.

Participaram da reunião com o Comandante da 10ª RPM, Coronel PM Waldimir Soares Ferreira, o Chefe do Estado Maior da 10ª RPM, Tenente Coronel PM Gilberto Martins dos Santos, o Comandante do 15º BPM, Tenente Coronel PM Rogério Gonçalves Caixeta, o Prefeito Municipal de Patos de Minas, Sr. José Eustáquio Rodrigues Alves, o Secretário Municipal de Trânsito, Coronel QOR Roberto Carlos de Campos, o Presidente e Vice-Presidente do CONSEP (Conselho Comunitário de Segurança Pública de Patos de Minas, Sr. Eduardo Queiroz Castanheira e Sr. Rafael Carvalho, respectivamente, O Diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Patos de Minas, Sr. Nixon da Silva palmeira, comerciantes patenses, policiais militares e profissionais da imprensa.

O Tenente Coronel Rogério falou sobre a redução dos crimes violentos no município, que houve redução de 262 crimes violentos registrados no 1º semestre de 2017, para 163 em 2018 e para 90 em  2019, o que representou em percentuais  66% de 2017 para 2018 e de mais 45% de 2018 para 2019. Em relação aos crimes de roubo, no primeiro semestre de 2017 foram registrados 226 crimes e, no mesmo período, em 2019, foram registrados apenas 69 crimes, uma redução de 157 crimes. Com isso, aproximadamente, 157 pessoas deixaram de ser vítimas desse crime, gerando para os cofres públicos a economia de 157 inquéritos policiais a menos, 157 processos judiciais a menos e, consequentemente, amenizando o impacto no sistema prisional, deixando de encarcerar várias pessoas, que gerariam gastos para os cofres públicos.

Também falou sobre grandes reduções em outros crimes, como furtos, e também na redução de acidentes de trânsito com e sem vítimas. Falou sobre a importância das redes de vizinhos e comércios protegidos e que isso tem sido muito importante para a prevenção de diversos crimes e prisões de autores denunciados pela comunidade. Divulgou novas ações e planos para buscar reduções ainda maiores no próximo semestre e aumentar ainda mais a sensação de segurança à população patense.

Entre eles, a ampliação do Projeto Vivo, com instalação de novas câmeras, aumentando a área coberta pelo monitoramento; melhoria da iluminação pública da cidade, além do combate mais incisivo da criminalidade em regiões onde esses índices são mais expressivos.

Sr. Eduardo Castanheira, presidente do CONSEP, falou sobre a ampliação do  projeto Olho Vivo para o entorno da UNIPAM e para o entorno da Lagoa Grande e Terminal Rodoviário. Falou que foram adquiridos os postes e as câmeras para a ampliação do projeto. Também falou da importância das parcerias entre a PMMG, Prefeitura Municipal de Patos de Minas, comerciantes e sociedade patense, o que foi corroborado pelos Comandantes da 10ª RPM e 15º BPM e pelo prefeito de Patos de Minas.

Na reunião, também foram tratados assuntos sobre melhoria da iluminação pública, revitalização de espaços públicos, fiscalização de hotéis e pousadas no entorno do terminal rodoviário e também sobre a integração dos radares instalados em Patos de Minas, sistema de estacionamento rotativo, em sistema utilizada pela PMMG para monitoramento, em tempo real, de veículos.

O Coronel Waldimir encerrou a reunião ressaltando a importância da parceria formada entre a Polícia Militar, Prefeitura Municipal, Consep e, acima de tudo, com a sociedade, nos resultados alcançados. E ainda reforçou que os militares continuarão trabalhando diuturnamente para reduzirem ainda mais os dados da criminalidade em Patos de Minas.

PM de Monte Carmelo prende foragido da justiça vendendo drogas

Terça 02/07/2019 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Monte Carmelo prendeu um homem de 40 anos na tarde dessa terça-feira (02), suspeito de tráfico de drogas. Contra ele também havia um mandado de prisão em aberto.

Segundo informações da assessoria de comunicação do 46º BPM, durante uma batida policial após a PM receber  denúncias relativas ao tráfico de drogas na Rua Joaquim Vicente, foi visualizado o suspeito S. S.R tráficando drogas.

Ao ser dada ordem de parada, o indivíduo evadiu, sendo contido pelos militares. Em busca pessoal e na residência dele, foram apreendidas 7 pedras de crack, R$141,00 e um aparelho celular.

Ainda segundo a PM, durante a prisão, foi verificado que contra o suspeito já havia um mandado de prisão em aberto. S. S.R já possui passagens por tráfico de drogas e roubo.

Prefeitura assina convênio para receber equipamentos de manutenção da limpeza pública

Terça 02/07/2019 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, esteve, nessa segunda-feira (2), em Montes Claros-MG, para assinar um convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).

Por meio desse convênio, a Prefeitura de Patos de Minas recebeu um caminhão-pipa com 8.000 litros de capacidade, além de uma roçadeira e 6 caçambas para lixo.

Os equipamentos serão muito importantes para a manutenção da limpeza pública, sendo usados, por exemplo, na lavagem de vias públicas, na execução da limpeza de canteiros e no armazenamento de lixo. Além disso, o caminhão-pipa poderá ser também utilizado em situações nas quais sejam necessários abastecimentos emergenciais.

Copasa aumenta conta de água em 11,6% para consumidores residenciais

Terça 02/07/2019 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Estado de Minas
Feed do PatosAgora

As contas de água e esgoto da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa-MG) vão ser reajustadas em 8,38%, em média, a partir de agosto. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 1º de julho. O índice é quase duas vezes o valor da inflação registrada nos últimos 12 meses, 4,66%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O reajuste foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) e foi publicado no Minas Gerais no sábado, 29 de junho.

De acordo com a publicação da Arsae-MG, os usuários residenciais com água, coleta e tratamento de esgoto e que consomem 10 m³ (10 mil litros) mensais deixam de pagar contas de R$ 72,93 e passam a pagar R$ 81,41, um aumento de R$ 8,48, o que corresponde a um reajuste de 11,6%.

Já os moradores cadastrados na Tarifa Social, que pagavam R$ 34,95, passarão a pagar R$ 38,98, valor 55% menor do que o pago pelos usuários que pagam a tarifa residencial normal.

Em nota, a Arsae afirmou que considera que os valores obedecem a critérios de capacidade de pagamento dos usuários da Copasa, mantendo o patamar de comprometimento da renda abaixo de 3%, que é o padrão sugerido pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Excesso de exercícios leva a alterações negativas em órgãos vitais

Terça 02/07/2019 - Aislan Henrique
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A prática de exercícios físicos intensos sem o tempo de recuperação adequado provoca alterações negativas em estruturas vitais do organismo, como coração, fígado e sistema nervoso central, revela pesquisa desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto.

Antes, já era sabido que esse tipo de treinamento intenso sem intervalos necessários levava à síndrome do overtraining, desencadeando sintomas como depressão, insônia, irritabilidade, queda na imunidade, perda de apetite e de peso.

O trabalho mostra que os prejuízos vão além da queda do rendimento.

O professor Adelino Sanchez Ramos da Silva, da Escola de Educação Física e Esporte, disse que a síndrome de overtraioning era explicada, até então, pelo fato de que lesões no tecido musculoesquelético causadas pelo exercício excessivo induziriam à liberação na corrente sanguínea de substâncias pró-inflamatórias (proteínas produzidas por células de defesa e conhecidas como citocinas), que desencadeariam os efeitos sistêmicos.

A pesquisa, coordenada por ele, comprovou essa hipótese, formulada há 20 anos, e mostrou que há outras alterações negativas em órgãos vitais.

“O diferencial dos nossos estudos, que vêm sendo desenvolvidos há 10 anos, é que, além dessas alterações, nós verificamos, em estudos com camundongos, que o desequilíbrio entre o excesso de exercício físico e o período destinado à recuperação está associado a uma inflamação em músculos esqueléticos, sangue, hipotálamo, coração e fígado”, explicou Silva.

Subida e descida

Foram feitos testes com camundongos, submetidos a diferentes práticas de overtraining, como corrida no plano, na subida e na descida, durante oito semanas.

Todos os protocolos de exercícios em excesso provocaram prejuízo na sinalização da insulina no tecido musculoesquelético, ou seja, as células musculares ficaram com mais dificuldade de captar a glicose que circula no sangue.

“Essa dificuldade foi compensada tanto pelo coração quanto pelo fígado, que aumentaram os estoques de glicogênio”, disse Silva.

Ele acrescentou que o coração apresentou sinais de fibrose e também sinais moleculares de hipertrofia patológica. O fígado teve aumento da gordura que ocorre, por exemplo, em doenças como diabetes e obesidade.

A inflamação no hipotálamo foi associada à diminuição do apetite e do peso corporal dos camundongos.

“É importante frisar que, após duas semanas de recuperação total, em que os animais não foram submetidos a nenhuma sessão de treinamento, as alterações inflamatórias no músculo esquelético, no soro e no hipotálamo retornaram aos valores normais, no entanto, o desempenho dos animais continuou diminuído”, afirmou.

Segundo o pesquisador, esse resultado sugere que outros mecanismos, além da citocinas pró-inflamatórias, estejam envolvidos na diminuição do desempenho em resposta ao desequilíbrio entre o excesso de exercício físico e o período destinado à recuperação.

“Os próximos passos da nossa pesquisa serão avaliar animais que apresentam deficiência dessa citocinas, que são conhecidos como animais nocaute, para que possamos averiguar qual o real papel dessas citocinas”, afirmou.

Educação física

Silva destacou que o exercício físico - feito de forma regular e moderada e sob orientação de um profissional de educação física - é uma estratégia “não farmacológica extremamente eficiente para a prevenção e tratamento de diversas patologias”.

“Os nossos resultados servem como alerta para os indivíduos que treinam em excesso e não respeitam um período adequado de recuperação.

Esse período varia muito em relação a sessões de treinamento e ao nível inicial de condicionamento do praticante.

De forma geral, nós podemos dizer que um período entre 24 horas e 48 horas é suficiente para a recuperação”, finalizou.