Orthodontic

Idosa morre carbonizada em incêndio no Bairro Lagoa Grande

Segunda 10/06/2019 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Uma senhora morreu carbonizada em um incêndio numa residência localizada na Rua Ouro Preto, Bairro Lagoa Grande, na tarde dessa segunda-feira (10). Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas no local e combateram as chamas. A casa foi totalmente consumida pelo fogo. A perícia técnica foi acionada e investigará as causas do incêndio.

Segundo informações do tenente Souza Cruz do Corpo de Bombeiros, os militares foram acionados por volta das 16h50 para combater o incêndio. Quando os bombeiros chegaram no local o fogo já havia tomado todos os cômodos da casa.

Ao final do trabalho de combate às chamas, os militares se depararam com o corpo carbonizado de Maria José de Andrade, de 78 anos. A perícia técnica foi acionada para investigar as causas do incêndio.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Pista de caminhada do bairro Jardim Califórnia será oficialmente entregue à população

Segunda 10/06/2019 - Gleidson Rocha
Feed do PatosAgora

Na manhã da próxima quinta-feira (13), a Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), realizará a solenidade de inauguração da pista de caminhada no bairro Jardim Califórnia. Além da academia ao ar livre, os moradores da região terão mais uma opção de esporte e lazer.

Com 1,8km de extensão nos dois sentidos do canteiro central e 4.400 metros quadrados, a pista construída na Avenida José Soares de Araújo receberá o nome do radialista e vereador Lindomar Tavares, em homenagem ao político falecido em 2016 e que foi um grande apoiador dos esportes em Patos de Minas (Lei Municipal nº 9.697/2018).

 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Mulher é suspeita de botar fogo em casa no Centro de Patos de Minas

Segunda 10/06/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um incêndio, possivelmente criminoso, foi registrado na noite do último domingo (09), em uma residência localizada na Rua Natal, no Centro de Patos de Minas. De acordo com o proprietário da casa, o incêndio teria sido provocado intencionalmente por usa companheira.

Segundo informações do boletim de ocorrência, o incêndio se concentrou na sala e danificou todos os móveis e equipamentos que estavam no cômodo. Bombeiros militares conseguiram extinguir as chamas e fizeram o trabalho de rescaldo.

Segundo o proprietário da casa, o incêndio foi provocado por sua companheira, porém ele não soube dizer a motivação. O homem foi orientado a deixar a residência pois pode haver risco de desabamento. A suspeita não foi localizada.

Rapaz de 25 anos é baleado na coluna durante confraternização de equipe de futebol amadora

Segunda 10/06/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um rapaz foi vítima de um disparo de arma de fogo na madrugada do último domingo (09), durante uma confraternização de um time de futebol amador. O fato aconteceu em uma chácara próximo ao lixão, em Patos de Minas.

Segundo informações do boletim de ocorrência, a vítima disse que estava em uma escada, no interior da chácara, quando sentiu uma bambeza nas pernas e caiu. A vítima disse ainda que todos que estavam no local eram amigos e que não ouviu barulho ou viu quem poderia ter efetuado o disparo.

Os policias também ouviram testemunhas que confirmaram a versão da vítima. Após o fato, a vítima foi socorrida à UPA III e, posteriormente, foi transferida para um hospital particular. O projétil atingiu a região cervical do jovem, ficando alojado em uma vértebra da coluna.

Bebê de 1 ano morre afogado na zona rural de Patos de Minas

Segunda 10/06/2019 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um bebê de 1 ano morreu afogado na zona rural de Patos de Minas na manhã deste último domingo (09/06). O menino saiu de casa e foi encontrado sem vida dentro de um poço que fica cerca de 500 metros da casa.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, os pais estavam com visita em casa juntamente com o filho de 1 ano e quatro meses. Em determinado momento eles sentiram falta do menino e saíram para procurá-lo.

Os pais iniciaram as buscas fora da casa e encontraram o corpo do menino em um poço, numa grota, sem vida.

A Polícia Militar foi acionada durante a tarde e foram na fazenda próximo ao distrito de Alagoas. Lá os militares constataram que o local ficar cerca de 500 metros da residência e que para o menino chegar precisa passar por um pasto alto e um barranco difícil até mesmo para um adulto descer.

 A Perícia Técnica da Polícia Civil compareceu no local e fez os trabalhos de praxe. O corpo do bebê foi encaminhado ao IML de Patos de Minas.

Idoso morre após ser atropelado na faixa de pedestre por motociclista embriagado

Segunda 10/06/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um idoso de 85 anos morreu no último sábado (08), foi atropelado enquanto atravessava a faixa de pedestres na Rua Adelino Rodrigues da Cunha, próximo à praça da Santa Casa. O motociclista, de 28 anos, estava embriagado e acabou preso.

Segundo informações, o condutor da motocicleta, R.R.R.O., 24 anos, apresentava fala desconexa e sintomas de ter ingerido bebida alcoólica. Foi realizado o teste do etilômetro, com um resultado de 0,58 mg/l de álcool por litros de ar alveolar expelido pelos pulmões, ou seja, estava embriagado.

O condutor da moto sofreu escoriações na perna direita foi encaminhado ao Pronto Socorro, de onde, após ser atendido foi encaminhado preso em flagrante delito para a Depol, juntamente com a CNH recolhida.

Caldeira, como era conhecido, chegou a ser socorrido ao hospital pela equipe do SAMU, mas veio a óbito. As equipes da Polícia Militar comandadas pelo Sargento Fonseca e Nilson estiveram no local, bem como a perícia técnica da polícia civil.

A motocicleta foi apreendida e recolhida ao pátio credenciado. Este é o terceiro atropelamento resultando em óbito na cidade de Patrocínio em menos de 15 dias.

Site publica mensagens atribuídas a Moro e à força-tarefa da Lava Jato

Segunda 10/06/2019 - Aislan Henrique
Fonte: Agência Brasil
Feed do PatosAgora

O site de notícias The Intercept Brasil divulgou, na tarde deste domingo (9), trechos de mensagens atribuídas ao atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e a membros da força-tarefa da Lava Jato. Segundo a equipe do site, as mensagens trocadas por meio de um aplicativo de conversas por celular foram entregues por uma fonte que pediu sigilo e apontam para uma “colaboração proibida” entre o então juiz federal responsável por julgar a Lava Jato em Curitiba e os procuradores, a quem cabe acusar os suspeitos de integrar o esquema de corrupção.

Em texto que acompanha a publicação das três reportagens divulgadas ontem, o Intercept Brasil sustenta que o teor das mensagens indica “comportamentos antiéticos e transgressões que o Brasil e o mundo têm o direito de conhecer.” Segundo o site, são “discussões internas e atitudes altamente controversas, politizadas e legalmente duvidosas da força-tarefa da Lava Jato.”

O site The Intercept foi fundado pelo jornalista, ex-advogado norte-americano e especialista em direito constitucional Glenn Greenwald. Ele foi o primeiro jornalista a divulgar, em 2013, em seu blog, os arquivos que o ex-consultor da Agência Nacional de Inteligência (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos Edward Snowden vazou para revelar um esquema de monitoramento de telecomunicações conduzido, em segredo, pelas autoridades norte-americanas. Além de cidadãos comuns, o programa secreto monitorava as mensagens de líderes políticos e de altos executivos.

Reações
Em nota, o ministro Sergio Moro afirmou que o conteúdo das “supostas mensagens” não revelam qualquer “anormalidade ou direcionamento” de sua atuação como magistrado. Segundo o ministro, as mensagens são sensacionalistas e foram retiradas de contexto.

Moro também lamenta o fato de o site The Intercept não revelar a fonte do vazamento das conversas, a quem acusa de ser “responsável pela invasão criminosa de celulares de procuradores”. Na última quarta-feira (5), o Ministério da Justiça e Segurança Pública revelou que  uma tentativa de invasão do telefone celular do ministro tinha sido identificada, motivando-o a deixar de usar a linha telefônica.

A Polícia Federal (PF) instaurou inquérito para apurar a denúncia. Segundo o ministério, Moro recebeu uma ligação do seu próprio número, estranhou o fato e atendeu o telefonema. A partir disso, o acesso foi feito via Telegram, aplicativo que, de acordo com a pasta, o ministro deixou de utilizar há cerca de dois anos. O aplicativo também é citado pelo The Intercept como o meio de troca de mensagens entre o ex-juiz federal e os procuradores.

Em seu Twitter, o procurador Deltan Dallagnol sugeriu ser natural que membros do MPF, a quem cabe denunciar, comuniquem-se com o juiz da causa, a quem cabe julgar a denúncia. “A atuação sórdida daqueles que vierem a se aproveitar da ação do “hacker” para deturpar fatos, apresentar fatos retirados de contexto e falsificar integral ou parcialmente informações atende interesses inconfessáveis de criminosos atingidos pela Lava Jato”, escreveu Dallagnol, antes de acrescentar que os “procuradores da Lava Jato não vão se dobrar à invasão imoral e ilegal, à extorsão ou à tentativa de expor e deturpar suas vidas pessoais e profissionais”.

Também em nota, a Procuradoria da República no Paraná sustenta que, antes de os membros do Ministério Público Federal apresentarem denúncias, “são comuns debates e revisões sobre fatos e provas, de modo a evitar acusações frágeis em prejuízo aos investigados”. O órgão garante que a atuação da força-tarefa da Lava Jato é revestida de legalidade, técnica e impessoalidade. E que a imparcialidade da Justiça é confirmada pelo fato de diferentes instâncias do Poder Judiciário terem concordado haver provas para as várias condenações, enquanto vários pedidos do MPF foram negados ao longo do tempo.

Os 15 procuradores que integram a força-tarefa da Lava Jato manifestam preocupação com a divulgação de informações obtidas ilegalmente. “Os procuradores da força-tarefa manifestam preocupação com possíveis mensagens fraudulentas ou retiradas do devido contexto. A força-tarefa da Lava Jato estará à disposição para prestar esclarecimentos sobre fatos e procedimentos de sua responsabilidade, com o objetivo de manter a confiança pública na plena licitude e legitimidade de sua atuação, assim como de prestar contas de seu trabalho à sociedade”.

Moro e os procuradores criticam, além da divulgação de conversas privadas, o fato de não terem sido ouvidos por jornalistas antes da publicação das matérias. No texto que acompanha as três reportagens divulgadas ontem, os autores explicam que optaram por não solicitar comentários de procuradores e de outros envolvidos para evitar que alguém tentasse impedir, judicialmente, a publicação. “Entramos em contato com as partes mencionadas imediatamente após publicarmos as matérias, que atualizaremos com os comentários assim que forem recebidos”, acrescentam os autores do texto explicativo.

O site garante que, além da divulgação de parte das mensagens, seu “único papel” no episódio foi receber o material da fonte anônima que procurou os jornalistas “bem antes da notícia da invasão do celular do ministro” - que, na ocasião, assegurou não ter havido captação de conteúdo de conversas pessoais. Para a equipe do site, a divulgação do teor das conversas entre os procuradores e o juiz se justifica por ser “de interesse público”. “A importância dessas revelações se explica pelas consequências incomparáveis das ações da Lava Jato em todos esses anos de investigação.”

Detran explica transporte de bebês em veículos de aluguel

Segunda 10/06/2019 - Aislan Henrique
Fonte: Agência Brasil
Feed do PatosAgora

Para garantir a segurança dos pequenos, o transporte de bebês e de crianças até 7 anos e meio deve ser feito em bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação. E sempre no banco de trás. Com o uso recorrente de aplicativos como Uber, surge entre os pais a dúvida: a regra vale também para esse tipo de transporte?.

O diretor de Educação deTrânsito do Detran-DF, Marcelo Granja, explica que o previsto em lei é que veículos de aluguel e de transporte coletivo estão livres de seguir essa regra. “Táxi e Uber hoje não precisam usar os equipamentos de segurança. Esses veículos de aluguel e ônibus de transporte coletivo não precisam ter essas adaptações.”

Essa previsão está na Resolução 277 de 2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O texto diz que veículos de transporte coletivo como ônibus, transporte escolar, táxis e veículos de aluguel estão dispensados da regra de equipamentos de retenção.

Como esses dispositivos são projetados para reduzir o risco de morte ou lesão grave para as crianças em casos de colisão ou de freada brusca do veículo, Marcelo Granja diz que, apesar de não haver a obrigatoriedade na lei, os pais devem sempre dar preferência a transportar as crianças nos dispositivos adequados que garantem maior segurança.

Ele cita como exemplo o caso dos bebês. “Até 1 ano, o bebê tem uma fragilidade muito grande, não consegue sentar. Os dados indicam o risco de um bebê estar no colo dos pais e em situações de frenagem poderem ser arremessados.”

Nos demais veículos, é obrigatório usar os equipamentos de segurança até os 7 anos e meio. A partir daí, até os 10 anos, a criança já pode usar apenas o cinto de segurança, mas continua sendo transportada no banco de trás. Após os 10 anos, pode passar para o banco dianteiro.

Também há regulamentação para quando o número de crianças com idade inferior a 10 anos for maior que o número de assentos disponíveis no banco traseiro. Nesse caso, é permitido que aquele com maior estatura seja transportado no banco da frente usando o dispositivo de retenção adequado para o peso e a idade e cinto de segurança. Nos casos de veículo que só têm o banco dianteiro, as crianças vão neste banco.

Segundo o diretor do Detran, as diferenças na forma de transportar os pequenos levam em conta a segurança, fragilidade de cada faixa etária e o conforto. “Vamos imaginar uma criança de 1 ano num cinto de três pontas. O cinto vai ficar totalmente incompatível com o tamanho, estatura, peso dessa criança. E, mesmo com o cinto, ela pode ser lesionada porque pode bater a cabeça, ainda não tem a firmeza do corpo. O que a legislação buscou foi trazer o conforto e segurança para a criança nesse deslocamento”, acrescenta Marcelo Granja. Os bancos dos carros e os cintos de segurança são projetados para pessoas com mais de 1,45m de altura, estatura que geralmente é atingida por volta dos 11 anos de idade.

Dados da organização Criança Segura mostram que, quando usados de forma adequada, os dispositivos de segurança reduzem em até 71% o risco de morte em caso de colisão. Levantamento feito pela instituição, com base em dados de 2016 do Ministério da Saúde, revelam que, dentre as mortes por acidentes no Brasil, os de trânsito foram os que mais vitimaram crianças e adolescentes até os 14 anos.

A Organização Mundial da Saúde cita a falta do uso dos dispositivos de retenção para crianças entre os três principais fatores de risco para acidentes de trânsito para essa faixa etária. Os outros são velocidade e distrações.

Quem for pego transportando bebês ou crianças de forma irregular pode ser multado. A infração é gravíssima no valor de R$ 293,47. “A grande motivação dessa infração é colocar para os pais que a criança está muito vulnerável. É o pai, o responsável, que tem que dar essa referência de segurança para a criança”, diz Marcelo Granja.

Projeto de lei

Na úlima semana o presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que propõe mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Uma delas é a substituição da multa por uma advertência por escrito para o motorista que transportar crianças sem os dispositivos de retenção veicular.

Transporte de crianças*

Até 1 ano: bebê conforto. É o único dos dispositivos que deve ser instalado de costas para o movimento do veículo

De 1 a 4 anos: cadeirinha

De 4 a 7 anos e meio: assento de elevação

De 7 anos e meio a 10 anos: cinto de segurança no banco traseiro

Após 10 anos: já pode ser transportada no banco dianteiro, sempre com cinto de segurança

*O uso do equipamento ideal para cada idade pode variar também de acordo com o peso do bebê ou criança, conforme indicação do fabricante.

Força-tarefa Lava Jato apresenta esclarecimentos à sociedade

Segunda 10/06/2019 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

1. Diante das supostas mensagens publicadas pelo site The Intercept Brasil, cuja fonte criminosa não foi revelada, a força-tarefa Lava Jato do Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) esclarece que apenas oferece acusações quando presentes provas consistentes dos crimes. Antes da apresentação de denúncias são comuns debates e revisões sobre fatos e provas, de modo a evitar acusações frágeis em prejuízo aos investigados. No caso Triplex, a prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro foi examinada por nove juízes em três instâncias que concordaram, de forma unânime, existir prova para a condenação.

2. A atuação da força-tarefa é revestida de legalidade, técnica e impessoalidade. A imparcialidade da atuação da Justiça é confirmada por inúmeros pedidos do Ministério Público indeferidos, por 54 absolvições de pessoas acusadas, e por centenas de recursos do Ministério Público. Além disso, todas as decisões proferidas submeteram-se à revisão de instâncias judiciais superiores e independentes.

3. A força-tarefa entende que a prisão em regime fechado restringe a liberdade de comunicação dos presos, como já manifestado em autos de execução penal, o que não se trata de uma questão de liberdade de imprensa. O entendimento vale para todos os que se encontrem nessa condição, independentemente de quem sejam.

4. Merece registro o fato de que nenhum pedido de esclarecimento ocorreu antes das publicações, o que surpreende e contraria as melhores práticas jornalísticas. Esclarecimentos posteriores, evidentemente, podem não ser vistos pelo mesmo público que leu as matérias originais, o que também fere um critério de justiça. Além disso, é digno de nota o viés tendencioso do conteúdo divulgado, o que é um indicativo que pode confirmar o objetivo original do hacker de, efetivamente, atacar a operação Lava Jato, aspecto reforçado pelo fato de as notícias estarem sendo divulgadas por site com nítida orientação ideológica.

5. A força-tarefa do MPF/PR é integrada por 15 procuradores da República e por mais de 30 servidores, que praticaram milhares de atos em investigações e processos conduzidos com absoluta lisura ao longo de mais de cinco anos, sob constante escrutínio do Poder Judiciário em diversas instâncias, que confirma o caráter apartidário e a legalidade de sua atuação.

6. Neste momento, a força-tarefa renova seu compromisso de prestar um serviço de excelência à sociedade na esfera da Justiça, continuando a promover a responsabilização de criminosos poderosos e a recuperar bilhões desviados em favor dos brasileiros. Apenas neste ano, dezenas de pessoas foram acusadas por corrupção e mais de 750 milhões de reais foram recuperados para os cofres públicos. Apenas dois dos acordos em negociação poderão resultar para a sociedade brasileira na recuperação de mais de R$ 1 bilhão em meados deste ano. No total, em Curitiba, mais de 400 pessoas já foram acusadas e R$ 13 bilhões vêm sendo recuperados, representando um avanço contra a criminalidade sem precedentes.

7.Os procuradores da força-tarefa manifestaram aqui preocupação com possíveis mensagens fraudulentas ou retiradas do devido contexto. A força-tarefa da Lava Jato estará à disposição para prestar esclarecimentos sobre fatos e procedimentos de sua responsabilidade, com o objetivo de manter a confiança pública na plena licitude e legitimidade de sua atuação, assim como de prestar contas de seu trabalho à sociedade.

8. A exposição pública de informações obtidas por atividades cibernéticas criminosas ainda estimula ataques similares, a extorsão de vítimas, e o ambiente de internet, como a “dark web”, em que são praticados outros graves crimes.

Lava Jato – Acompanhe todas as informações oficiais do MPF sobre a Operação Lava Jato no site www.lavajato.mpf.mp.br.

PM de Patrocínio prende homem suspeito de roubos a veículos

Sábado 08/06/2019 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar de Patrocínio conseguiu prender nesse sábado (08), um homem de 26 anos suspeito de tomar um veículo de assalto na manhã da última sexta (07).  Vitor Augusto Silva, que tem passagens por tráfico, foi reconhecido pela vítima.

Segundo informações da PM, por volta de 09h11 da última sexta-feira, o suspeito teria tomado o veículo Saveiro de uma mulher que havia acabo de estacionar na Rua Abadio Nader, bairro Centro. Usando um objeto parecendo ser uma arma de fogo, o suspeito entrou no automóvel e arrancou de forma brusca, vindo a colidir em um carro parada à frente.

Em continuidade as diligências com o objetivo de localizar e prender o suspeito da autoria dos roubos a veículos ocorridos na data de ontem em Patrocínio, as equipes, após intensos rastreamentos, lograram êxito em identificar e conduzir o autor a delegacia de polícia para providências decorrentes.