Orthodontic

Homem morre engasgado com lanche enquanto caminhava em Patrocínio

Quinta 29/09/2022 - André Amâncio
Fonte: Patrocínio Online
Feed do PatosAgora

Uma fatalidade tirou a vida de um homem de 37 anos na madrugada desta quinta-feira (09), em Patrocínio (MG). Ele comia um lanche enquanto caminhava  pela rua Rio Branco, no Bairro Marciano Brandão, quando se engasgou e acabou falecendo.

Segundo a Polícia Militar (PM), no momento do fato havia uma testemunha. Ela contou que caminhava com Daril José de Oliveira, de 37 anos, quando ele começou a engasgar com o alimento, caindo no chão. Em seguida, a testemunha saiu do local para pedir socorro, pois não tinha celular.

Ainda segundo a PM, a versão da testemunha foi comprovada por imagens de câmeras de segurança. Os socorristas do Samu depararam com Daril já em óbito.

Poliomielite: Patos de Minas já vacinou 94,5% das crianças de 1 ano a menores de 5 anos

Quinta 29/09/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas (foto: Tomaz Martins/Agência Brasil)
Feed do PatosAgora

Estamos muito perto de alcançar a cobertura vacinal contra a poliomielite preconizada pelo Ministério da Saúde. Dos 95% desejados, Patos de Minas tem, nesta quinta-feira (29/9), 94,5% das crianças de 1 ano a menores de 5 anos vacinadas.

Esse resultado deve-se ao trabalho incansável das equipes de saúde na busca pelo público-alvo, inclusive com a aplicação diretamente em escolas públicas e particulares.

Nosso muito obrigada aos papais e mamães que levaram seus filhos aos postos de saúde ou permitiram que eles recebessem a dose dentro das instituições de ensino. A campanha termina amanhã (30/9), então dá tempo de quem ainda não levou os pequenos garantir a proteção extra deles contra a paralisia infantil.

Anvisa proíbe uso de lotes de substância que contaminou petisco canino

Produto causou a intoxicação e a morte de vários animais

Quinta 29/09/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcelo Camargo)
Feed do PatosAgora

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nova resolução que complementa medidas de fiscalização relacionadas ao propilenoglicol com indícios de contaminação, detectado em petiscos caninos. A resolução proíbe a distribuição, a comercialização e o uso de produtos que contenham números de lotes com os códigos 5053C22 e 4055C21 (acrescentados ou não por letras iniciais complementares) e de produtos fabricados a partir deles.

“Durante a investigação, conduzida em conjunto com órgãos estaduais e municipais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está sendo identificada uma rede de distribuição e venda dos lotes de propilenoglicol com indícios de contaminação. A investigação ainda está em andamento”, informou a agência.

Segundo a Anvisa, foi verificado que empresas da área de produtos químicos compram os produtos, retiram o rótulo original e colocam novas informações de rotulagem com os dados da empresa. O fato tem dificultado a rastreabilidade dos produtos. “A rotulagem de produtos é considerada uma etapa de fabricação e, desta forma, as empresas que exercem essa atividade devem estar devidamente licenciadas para tal”, diz a Anvisa.

Na maior parte dos casos, de acordo com a agência, tem-se mantido no rótulo as informações numéricas dos lotes envolvidos (5035C22 e 4055C21), podendo-se acrescentar no início letras relacionadas a uma das empresas (exemplo: AD5035C22 e AD4055C21). Em alguns casos, a empresa inclui também um lote interno criado por ela. Também foi determinado o recolhimento dos lotes em questão.

Entenda

O contaminante monoetilenoglicol é um solvente orgânico altamente tóxico que pode, segundo a Anvisa, levar à morte se ingerido. A substância provoca irritação moderada à pele e irritação ocular; pode prejudicar a fertilidade ou o feto; provoca insuficiência renal e hepática; e promove danos aos órgãos (sistema nervoso central e sistemas respiratório, cardiovascular, digestório e urinário).

Já o propilenoglicol é um aditivo alimentar autorizado pela agência para uso em 21 categorias de alimentos para consumo humano, com quatro funções de uso: umectante, agente clareador, estabilizante e glaceante. Para todas as categorias, há limite de uso do propilenoglicol, conforme legislação específica.

A contaminação pela substância monoetilenoglicol, também chamada de etilenoglicol, foi detectada em dois lotes específicos de propilenoglicol da Empresa Tecno Clean Industrial Ltda. Os lotes AD 4055 C21 e AD 5035 C22, utilizados como ingrediente para fabricação dos produtos para alimentação animal, causaram a intoxicação (vômito, diarreia e lesão renal grave) e a morte de vários animais.

O que fazer

Segundo a Anvisa, empresas e pessoas físicas que tenham adquirido propilenoglicol com lote que apresente os códigos 5035C22 e 4055C21 não devem comercializar nem utilizar a substância em qualquer atividade ou produto sujeito à vigilância sanitária, principalmente alimentos. A orientação, nesses casos, é entrar em contato com a empresa que vendeu o produto e solicitar a devolução.

Corujão da Saúde na USF Padre Eustáquio será transferido para a unidade do Sebastião Amorim

Quinta 29/09/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Os atendimentos na USF Padre Eustáquio das 17h às 22h têm sido abaixo do esperado, o que levou a Secretaria de Saúde a transferir o Corujão para o Sebastião Amorim (Rua Deusdete Amaro Teixeira, 38). Diante das demandas diárias dessa região, a expectativa é que mais moradores usufruam da assistência médica e de enfermagem ofertada pelo programa.

Segundo a secretária Ana Carolina Caixeta, a mudança tem também o objetivo de levar o programa para mais perto também de outros bairros. "Esse rodízio já era uma possibilidade quando lançamos o Corujão e vimos que pode sim ser necessário pra tornar o programa mais efetivo, pra chegar a mais pessoas", explicou.

O que é Corujão da Saúde?

É o programa da Secretaria Municipal de Saúde criado para ampliar a assistência médica a crianças e adultos que apresentam casos leves e que normalmente dirigem-se à UPA.

Com essa iniciativa, esses pacientes também são atendidos nas unidades de saúde da família Nova Floresta e Sebastião Amorim (esta a partir de 4/10/22) exclusivamente das 17h às 22h, de segunda a quintafeira (dias úteis). Além de oferecer mais locais para atendimento, o programa tem o objetivo de desafogar a UPA.

Na USF tem toda a estrutura da UPA?

Cada unidade participante do programa tem equipe profissional completa: médico (clínico geral), enfermeiro e técnico de enfermagem.

Se necessário, nos locais é coletado material para exame de sangue e feita a medicação venosa. Caso seja preciso exame complementar, o paciente já sai da USF com o pedido em mãos. A proposta é assistir o paciente de forma a resolver a sua dor o mais rapidamente possível.

Mesmo que eu não pertença às USFs participantes, posso ser atendido lá?

Pode sim! Mas somente das 17h às 22h. Antes desse horário, cada unidade de saúde continua com os seus
atendimentos eletivos (agendados) e demais trabalhos de rotina, como a vacinação. Ou seja, fora do período do Corujão da Saúde, cada morador deve procurar a sua USF de referência no horário em que a unidade já costuma funcionar.

Com o programa, a UPA deixou de atender a casos leves?

Não! O Corujão vem para somar e tem como foco reduzir o alto número de atendimentos na UPA sobretudo das
17h às 22h, período com maior demanda no pronto atendimento. Vale lembrar que a prioridade da UPA são casos de
urgência e emergência e que os atendimentos lá respeitam a classificação pelo Protocolo de Manchester (por gravidade dos sintomas, não por ordem de chegada).

E o que são casos leves?

São as queixas classificadas na cor verde do Protocolo de Manchester na triagem da UPA, por exemplo:

-sinais ou sintomas leves de Covid-19 (tosse, dor de garganta ou nariz escorrendo seguidos ou não de
perda de olfato e paladar, diarreia e calafrios);

-sintomas de dengue (dor de cabeça, febre acima de 38,5°C, dor muscular e no fundo dos olhos,
vermelhidão no corpo);

-síndrome gripal, asma leve, sinusite e rinite;

-dor lombar aguda, tendinite;

-desconforto urinário de início agudo;

-crise de enxaqueca;

-dor de estômago, vômito e diarreia persistente.

 

BR-365: Justiça libera leilão de trecho entre Uberlândia e Patrocínio para concessão

O TRF da 6ª Região decidiu pela legalidade do leilão de concessão da BR-365. Processo realizado pelo Governo de Minas Gerais foi suspenso anteriormente.

Quinta 29/09/2022 - André Amâncio
Fonte: G1 Triângulo e Alto Paranaíba
Feed do PatosAgora

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 6ª Região decidiu pela legalidade do leilão de concessão da BR-365. O processo foi feito pelo Governo de Minas e tinha sido suspenso pela 2ª Vara da Justiça Federal de Uberlândia, mas a concessão do trecho entre Uberlândia e Patrocínio foi liberada na terça-feira (27).

Em agosto, o Consórcio Infraestrutura MG venceu o leilão de concessão de mais de 600 km de rodovias no Triângulo e Alto Paranaíba. Porém, a transferência do trecho da BR-365, entre Uberlândia e Patrocínio, ao Governo de Minas Gerais foi considerada ilegal e inconstitucional pela Justiça Federal.

Com a nova decisão do TRF, a liminar que suspendia o leilão foi derrubada. Entre os argumentos utilizados na decisão pela Desembargadora Federal Mônica Sifuentes, ela aponta que a concessão vai render investimentos para as rodovias em questão.

“O Estado prevê investimento total de R$2,49 bilhões, gerando impactos econômicos e sociais diversos de toda a região, arrecadação de impostos estimada de mais de R$260 milhões sobre produtos e serviços, com aumento de receita de ISS para os municípios do entorno, bem como geração prevista de 46.873 empregos, sendo 10.290 diretos, ao longo dos 30 anos de concessão”, diz a decisão.

A previsão, conforme o secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, é que em 2022 já comecem com os trabalhos iniciais, como sinalização, melhora do asfalto e pavimentação.

Em julho, o Ministério Público Federal ajuizou ação pedindo a suspensão do leilão apontando ilegalidades no Programa de Concessões do Sistema Rodoviário do Estado de Minas Gerais.

A TV Integração fez contato com o MPF nesta quarta-feira (28). Por meio de nota, informou que ainda não foi intimado para ciência da decisão do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6). "Além disso, o MPF não antecipa manifestação".

Entenda o caso

O estado de conservação da BR-365 no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é motivo de discussão há muito tempo. Em 2020, a Justiça acatou pedido do MPF e determinou a duplicação do trecho de cerca de 220 km entre Uberlândia e Patos de Minas.

No início de 2021, o ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas e o diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, assinaram ordem de serviço para elaboração de estudos e projetos básicos visando a adequação de capacidade, melhoria da segurança e eliminação de pontos críticos em segmento da BR-365.

O estudo abrange 327,5 quilômetros e fica localizado desde o entroncamento com a BR-040 até o contorno norte de Uberlândia. O levantamento vai custar, ao fim de 2 anos de contrato, R$ 10 milhões aos cofres públicos. A previsão é que seja entregue no fim de 2022.

Já a concessão do trecho da BR-365 entre Uberlândia e Patrocínio foi lançada oficialmente em dezembro de 2021, por meio Programa de Concessão do Sistema Rodoviário do Estado de Minas Gerais. Durante o processo, a retirada do trecho foi pedida durante audiência pública e o MPF recomendou a exclusão.

Em fevereiro de 2022, o MPF protocolou ação na Justiça e pediu que o trecho entre as cidades seja excluído do programa de concessões rodoviárias do Estado. Também foi solicitado o pagamento de R$ 2,5 bilhões a título de indenização por danos morais e coletivos.

No início de março, uma audiência pública foi realizada em Patrocínio para explicar o modelo de concessão apresentado pelo estado.

A preocupação com o modelo proposto pelo Estado, é que ele prevê, ao fim do 3º ano de concessão, dos 130 km da rodovia no trecho entre os dois municípios, apenas 11 km de duplicação, 39 km de faixas adicionais, 40 km de acostamento e duas praças de pedágio com cobrança de R$ 10,40.

No dia 16 de março de 2022, o leilão de 2 lotes do Programa de Concessão do Sistema Rodoviário do Estado de Minas Gerais foi adiado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade a pedido das empresas interessadas. Logo depois, a Justiça suspendeu o leilão de concessão da BR-365, entre Uberlândia e Patrocínio.

No início de junho, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Paulo Romes Junqueira, se encontrou com o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Minas Gerais, Fernando Marcato, para apresentar um documento com sugestões feitas pelo MPF.

No dia 22 de junho, o desembargador do TRF 1ª Região derrubou a decisão e liberou o trecho da BR-365, entre Uberlândia e Patrocínio , para fazer parte do plano de concessão de rodovias do Governo do Estado. No dia 1° de julho, o Governo de Minas Gerais publicou o edital de concessão e confirmou a realização do leilão no dia 8 de agosto.

Ainda em julho, O Ministério Público Federal ajuizou ação pedindo a suspensão do leilão até que a União, o Estado e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) adotem providências para realizar a duplicação do trecho entre as duas cidades, inclusive nos perímetros urbanos, em no máximo 5 anos. O MPF também pediu que, em no máximo 2 anos, seja feito acostamento dentro dos parâmetros definidos pelo Manual de Implantação Básica de Rodovia do Dnit.

No dia 8 de agosto, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade realizou o leilão e anunciou o Consórcio Infraestrutura MG, formado pelas empresas Equipav e Perfin, como o vencedor. No entanto, a Justiça Federal suspendeu o leilão no mesmo dia.

No dia 19 de agosto, a transferência do trecho da BR-365, entre Uberlândia e Patrocínio, ao Governo de Minas Gerais foi considerada ilegal e inconstitucional pela Justiça Federal. A decisão, assinada pelo juiz José Humberto Ferreira, também suspendeu a concessão da rodovia à iniciativa privada.

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 300 milhões

Próximo sorteio será no sábado

Quinta 29/09/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcello Casal Jr)
Feed do PatosAgora

O concurso 2.525 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (28) no Espaço Loterias da Caixa em São Paulo, não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram: 03 - 20 - 22 - 37 - 41 - 43.

O próximo concurso (2.525), no sábado (1º), deve pagar um prêmio de R$ 300 milhões.

A quina teve 404 ganhadores e cada um vai receber R$ 43.914,62. Os 30.194 acertadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 839,40.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

O sorteio é realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

Três pessoas ficam feridas em acidente na BR 352

Quarta 28/09/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Três pessoas ficaram feridas em um acidente de trânsito ocorrido nessa quarta-feira (27), no km 184 da rodovia BR 352, em Patos de Minas (MG).

Segundo informações, o acidente envolveu uma caminhonete e um caminhão. Três pessoas ficaram feridas e foram levadas para o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD). 

Escola do Legislativo da Câmara Municipal convida população para evento sobre a prevenção do suicídio

Quarta 28/09/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas convida vossa senhoria e família para participar da atividade “Estresse e depressão no trabalho: rompendo o silêncio e preservando vidas”.

O evento acontece nesta quinta-feira (29/9), às 14 horas, no plenário da Casa Legislativa, sendo gratuito e aberto à participação de todos os interessados.

Conforme um estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso.

Embora o suicídio tenha motivações diversas, percebe-se, cada vez mais, uma maior ligação com questões ligadas ao ambiente de trabalho. Dessa forma, é imprescindível a promoção de um ambiente organizacional mais acolhedor.

Nesse sentido, a informação, a educação e a união de esforços são excelentes medidas preventivas, afinal, na maioria dos casos, é possível evitar que pensamentos suicidas se tornem realidade.

Governo de Minas autoriza venda de bebida alcoólica nas Eleições 2022

Quarta 28/09/2022 - André Amâncio
Fonte: G1 Minas Gerais (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Feed do PatosAgora

O governo de Minas Gerais autorizou a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes no próximo domingo (2), quando ocorre o primeiro turno das eleições para deputados estadual e federal, governador, senador e presidente da República. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (28). O pedido foi feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG).

O estado não editará, neste ano, nenhuma norma que proíba a venda de bebidas alcoólicas durante a realização das eleições. A decisão foi tomada de forma colegiada pelo governo de Minas e pelas forças de segurança do estado e está alinhada com o Gabinete Institucional de Segurança (GIS) do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

"A adoção de uma 'Lei Seca' nas eleições, com proibição de venda de álcool nos horários próximos à votação, é facultativa. Ou seja, cada unidade da federação tem autonomia para definir adesão à medida ou não", disse o governo.
Em Minas, completa o governo, "a avaliação é de que há uma fragilidade no amparo legal da decisão, por parte do Estado, de proibir a venda de álcool. Isso porque a edição de uma portaria sobre esse tema viola o princípio da legalidade (art. 5º, inciso II, da Constituição Federal) e o princípio da reserva legal (art. 5º, XXXIX da Constituição Federal), uma vez que não há lei anterior que criminalize a conduta de comercializar ou consumir bebidas alcoólicas nos dias de eleições. Tal ato normativo estabeleceria, ainda, pena para as hipóteses de seu descumprimento".

Durante a pandemia, por exemplo, o Supremo Tribunal Federal (STF) chegou a deliberar, por diversas vezes, que quem regula a atividade comercial são os municípios, e não o Estado. Também há uma avaliação de que há prejuízo para o comércio, sem, contudo, uma constatação de que a proibição da venda de álcool traga benefícios para a segurança.

Pedido de liberação

De acordo com a associação, o pedido foi encaminhado por meio de um ofício ao secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, "solicitando que não seja decretada Lei Seca eleitoral em todo o estado, no domingo, 2 de outubro, data marcada para o 1º turno das eleições, e também no dia 30 do mesmo mês, caso haja 2º turno".

“O faturamento dos bares e restaurantes aos domingos é cerca de 70% maior do que as receitas registradas nos dias de semana. Logo, dois domingos do mês sem poder vender bebidas alcoólicas, trará grandes impactos na situação financeira dos estabelecimentos, principalmente neste momento onde a lucratividade tem sido comprometida pela inflação”, manifestou o presidente da Abrasel, Matheus Daniel, durante encontro com o governador.
Ainda segundo o presidente da associação, em outros 17 estados não houve Lei Seca nas últimas eleições. “No Rio de Janeiro, por exemplo, não há Lei Seca desde as eleições de 1996 e, detalhe, sem nenhum tipo de incidente por conta da permissão da venda de bebidas alcoólicas no dia do pleito. Ou seja, o nosso pedido não é um ato negligente ou inconsequente. Só estamos reivindicando algo que já é realidade em outros locais”, pontuou.

Segurança

De acordo com o governo de Minas, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e localizado na Cidade Administrativa, funcionará em capacidade total. No local, instituições de segurança estaduais e federais estarão reunidas em status operacional pleno a partir da manhã do sábado, dia 1, até a decretação do fim das eleições de primeiro turno pelo TRE-MG.

Para garantir mais segurança aos cidadãos durante todo o domingo, a Polícia Militar de Minas Gerais empregará seu efetivo e logística em máxima capacidade, abrangendo todo o território do Estado. Manterá suas atividades ordinárias, como as ações de policiamento ostensivo, e ampliará sua atuação de maneira ininterrupta, antes, durante e imediatamente após as eleições, nas proximidades dos locais de votação. A PM também vai desenvolver um conjunto de intervenções de nível estratégico, tático e operacional de forma integrada com o TRE-MG.

Mega-Sena sorteia nesta quarta prêmio acumulado em R$ 200 milhões

As apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília

Quarta 28/09/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcello Casal Jr)
Feed do PatosAgora

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (28) um prêmio acumulado e estimado em R$ 200 milhões, o maior do ano para a modalidade.

O sorteio das seis dezenas do concurso 2.524 será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube.

De acordo com a Caixa, caso um apostador ganhe sozinho o prêmio da faixa principal e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 1,4 milhão de rendimento no primeiro mês.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.