Orthodontic

Correios exigem CPF ou CNPJ de remetentes de encomendas nacionais

Exigência vale a partir desta quinta-feira

Quinta 01/09/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Fernando Frazão)
Feed do PatosAgora

A partir de hoje (1), os remetentes de encomendas nacionais transportadas pelos Correios deverão informar, no pacote, seu CPF, CNPJ ou, caso não sejam brasileiros e não tenham tais documentos, o número do passaporte.

Anunciada na primeira quinzena de julho, a exigência valerá para todas as postagens, permitindo o rastreamento das encomendas pelo CPF e permitindo o uso de outras formas de interatividade na entrega. Pacotes sem os dados serão recusados pelos atendentes.

Segundo os Correios, os dados pessoais do remetente não serão expostos nas etiquetas, sendo inseridos somente nos sistemas de atendimento, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), conforme já ocorre no caso de remessas internacionais.

Ainda de acordo com os Correios, a medida está em conformidade com protocolos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que já exige que, nas encomendas nacionais, seja anexada a nota fiscal do produto ou declaração de conteúdo do pacote.

Encomendas endereçadas aos terminais de autoatendimento (lockers) ou enviadas por meio do serviço gratuito Clique e Retire também deverão conter o CPF, CNPJ ou número do passaporte do destinatário, além do número de telefone celular ou e-mail.

Vacina da UFMG contra covid-19 pode ter testes em humanos em 2023

Em experiências com animais, SpiN-TEC tem apresentado bons resultados

Quarta 31/08/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil
Feed do PatosAgora

A vacina contra covid-19 desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pode ter os primeiros testes em humanos no início do ano que vem, segundo expectativa dos cientistas envolvidos no projeto. O imunizante SpiN-TEC vem obtendo bons resultados em laboratório e nos testes com animais, e o estudo em voluntários depende, neste momento, do envio de resposta às últimas exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacina começou a ser desenvolvida em março de 2020 pelo CTVacinas da UFMG, em parceria com a Fiocruz Minas, e recebeu apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. No fim de julho de 2021, os pesquisadores deram início ao pedido de autorização para a realização de testes em humanos, e, desde então, discutem com a Anvisa como deve ser o protocolo de testes e as exigências que precisam ser atendidas.

"A Anvisa tem realizado reuniões técnicas para orientar os pesquisadores na instrução do processo e para o cumprimento integral dos requisitos faltantes e necessários para a avaliação da proposta de pesquisa clínica", disse a Anvisa à Agência Brasil. "Neste momento, a Anvisa aguarda a apresentação dos documentos e informações faltantes pelos desenvolvedores para que o processo de autorização da pesquisa clínica possa ser concluído. O status atual do processo é 'em exigência técnica'."

Já aprovaram os testes com a vacina o Conselho de Ética de Experimentação Humana da UFMG e o sistema CEP/Conep, formado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).  A Conep é a instância máxima de avaliação ética em protocolos de pesquisa com seres humanos, e essa aprovação é essencial para que a pesquisa siga adiante.

Os testes realizados até o momento confirmaram que a vacina confere proteção contra o agravamento de casos de covid-19 sem causar efeitos colaterais relevantes em camundongos e primatas não humanos. Em um artigo publicado no último dia 17 na revista Nature Communications, os pesquisadores apresentam dados que indicam que a SpiN-TEC induz uma resposta robusta dos linfócitos-T contra as variantes tradicional e Ômicron do Sars-CoV-2.

O pesquisador do CT Vacinas da UFMG e coordenador do estudo, Ricardo Gazzinelli, argumenta que, apesar de grande parte da população já estar vacinada, o imunizante ainda pode contribuir para o controle do cenário epidemiológico no Brasil.

"Já existem trabalhos mostrando que a resposta das vacinas atuais contra a variante Ômicron é pouco efetiva, daí a importância de desenvolvermos novas soluções que ataquem esta e outras variantes. Além disso, a SpiN-TEC tem custo baixo e alta estabilidade. As vacinas que usam RNA precisam ser congeladas a baixas temperaturas, o que dificulta o seu transporte. O imunizante da UFMG pode ser mantido em temperatura ambiente, o que facilita a distribuição para lugares longínquos", disse o cientista, em texto divulgado pela UFMG.

Além disso, o pesquisador acrescenta, em entrevista à Agência Fiocruz de Notícias, que a vacina poderá ser usada em doses de reforço, que poderão continuar a ser necessárias nos próximos anos. “Nosso pedido à Anvisa é para testarmos a capacidade de resposta em relação a esse reforço contra a Covid-19”.

A vacina SpiN-TEC tem tecnologia diferente das quatro vacinas contra covid-19 usadas até agora no Brasil: CoronaVac, AstraZeneca/Fiocruz, Pfizer e Janssen. Ela usa a fusão de duas proteínas do SARS-CoV-2, S e N, para formar uma proteína “quimera”. Segundo os desenvolvedores, essa associação confere à SpiN-TEC um diferencial em relação aos demais imunizantes, que miram apenas a proteína S, por ser aquela que o vírus utiliza para invadir as células humanas.

O problema de atacar apenas a proteína S é que ela também é a que mais acumulou mutações ao longo da evolução do novo coronavírus, o que deu às novas variantes mais eficiência contra os anticorpos neutralizantes. A proteína N, por outro lado, é menos sujeita às mutações que geraram novas variantes.

Além da segurança da vacina, o estudo em humanos quer provar que, por conter a quimera com as duas proteínas, a SpiN-TEC poderá oferecer proteção contra o coronavírus e suas variantes, sem dar a elas maior chance de escape.

Servidores municipais recebem curso de qualificação sobre políticas do patrimônio cultural

Quarta 31/08/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Em agosto, mês do patrimônio cultural e do folclore, a equipe técnica da Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) realizou cursos de formação para os servidores do órgão e também para integrantes do Conselho Deliberativo de Memória e Patrimônio Cultural (Condepahc). As capacitações aconteceram na videoteca do Museu da Cidade de Patos de Minas, nos dias 5 e 17 de agosto, respectivamente.

Entre os objetivos das formações está a qualificação dos servidores para a execução das políticas públicas municipais de patrimônio cultural com foco na Lei nº 6.157/2009 (ICMS Patrimônio Cultural).

Em relação aos membros do Condepahc, a intenção principal foi esclarecer as atribuições legais do conselho e o processo de incorporação da política do ICMS Patrimônio Cultural no cotidiano de trabalho da Dimep.

De acordo com Alessander Freitas, diretor da Dimep, a formação continuada de agentes públicos e de membros da sociedade civil que atuam na defesa e promoção do patrimônio local é fundamental para que o município possa avançar com êxito em suas políticas públicas direcionadas ao tema em questão.

Homem de 38 anos morre afogado no Rio Paranaíba

Quarta 31/08/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um homem de 38 anos morreu afogado no Rio Paranaíba na última terça-feira (30), no município de Coromandel (MG). O corpo de Aílton Moreira Dias foi localizado pelo Corpo de Bombeiros nessa quarta-feira (31).

Segundo informações dos bombeiros, o irmão da vítima relatou que ambos estavam nadando quando Aílton Moreira  demonstrou dificuldade de flutuação, afundando algumas vezes e retornando a superfície.

Em um certo momento a vítima submergiu, não sendo mais vista. O local trata-se do Rio Paranaíba, na comunidade Alegre, zona rural de Coromandel. No local os militares realizaram um estudo de situação a fim de ter ciência do local exato onde a vítima se afogou.

Com a ajuda de um barco os bombeiros realizaram o ancoramento do mesmo com uma poita. Utilizando a técnica de busca circular a vítima foi localizada a cerca de 5 metros de profundidade.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Patrocinense Fernanda Raphaela está na final do Master Chef

Quarta 31/08/2022 - André Amâncio
Fonte: Patrocínio Online
Feed do PatosAgora

A patrocinense Fernanda Raphaela Gomes de Oliveira 29 anos está na grande final do Master Chef. Ela ganhou o duelo contra Rafael no preparo de um banquete, no programa exibido na terça-feira, 30/08 na Band. Ela havia recebido a missão de preparar um banquete mineiro.

Junto com Fernanda também foi para a grande final Lays Fernandes que venceu a prova dos campeões do MasterChef Profissionais garantindo a primeira vaga para próxima terça-feira 06/09.

Nessa final terá um duelo na cozinha entre as duas mineiras. Fernanda de Patrocínio e Lays Fernades de Lambari Minas Gerais.

Imagens de câmeras de segurança ajudam polícia a identificar suspeito de matar idoso em Patrocínio

Quarta 31/08/2022 - André Amâncio
Fonte: Patrocínio Online
Feed do PatosAgora

Um homem de 35 anos foi autuado, suspeito de ser o autor do latrocínio que vitimou João Eustáquio dos Reis, de 73 anos. O homem confessou que cometeu o crime para sustentar seu vício em drogas, durante depoimento à polícia, na tarde desta terça-feira (30) em Patrocínio. O homem conhecido no meio policial, possui diversos antecedentes criminais e encontra-se em livramento condicional.

O corpo do ex-gari da Prefeitura, João Eustáquio foi encontrado na manhã de ontem (30) em sua residência localizada na rua Artur Botelho, próximo ao Asilo São Vicente, em Patrocínio. A vítima foi encontrada em avançado estado de putrefação e com uma perfuração no pescoço.

Vídeos de câmeras de segurança também foram usadas para identificar e concluir que o suspeito teria praticado o crime, segundo a polícia. Nas imagens o indivíduo aparece por diversas vezes passando em frente o imóvel da vítima. Já em outras imagens o suspeito é flagrado adentrando o imóvel, sendo que em uma das imagens o indivíduo deixa a residência levando uma TV.

A câmera de segurança flagrou o momento em que o idoso adentra ao seu imóvel pela última vez na sexta-feira (26), por volta das 13h00min. Segundo relatos de testemunhas, desde o início da semana o suspeito foi visto por diversas vezes em frente à casa da vítima.

O suspeito foi preso quando chegava em sua residência na rua Adelino Rodrigues da Cunha, com as mesmas vestes que usava na sexta-feira, quando foi flagrado pelas câmeras de segurança.

O autor relatou ainda que após usar drogas adquiridas com dinheiro roubado da vítima, retornou a casa do idoso roubando uma TV, uma caixa de som, uma carteira contendo documentos pessoais e um cartão de recebimento de aposentadoria. Após prestar depoimento, o suspeito foi liberado por não estar em situação de flagrante.

Receita paga hoje restituições do quarto lote do IR 2022

Estão sendo depositados R$ 6 bilhões a 4,46 milhões de contribuintes

Quarta 31/08/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: José Cruz)
Feed do PatosAgora

A Receita Federal paga nesta quarta-feira (31) as restituições do quarto lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. O lote também contempla restituições de anos anteriores.

Ao todo, 4.462.564 contribuintes receberão R$ 6 bilhões - 4.362.766 não prioritários, que entregaram declarações deste ano e de exercícios anteriores até 30 de maio deste ano.

O restante tem prioridade legal, sendo 7.855 idosos acima de 80 anos; 60.575 entre 60 e 79 anos; 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A restituição será paga diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Caso o contribuinte tenha entregado a declaração até 30 de maio e não receba a restituição, deve verificar se entrou na malha fina.

Inicialmente prevista para terminar em 29 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi adiado para 31 de maio a fim de diminuir os efeitos da pandemia de covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes pagos de maio a setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

Como consultar

A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar Restituição. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

Quem não está na lista ou caiu na malha fina pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte deverá entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita e verificar se há inconsistências de dados. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

MEC prorroga prazos de 2ª chamada e lista de espera do Prouni

Novo calendário, que altera edital, será publicado no Diário Oficial

Quarta 31/08/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Valter Campanato)
Feed do PatosAgora

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta terça-feira (30) que o Programa Universidade para Todos (Prouni) terá novos prazos para comprovação de informações por parte dos candidatos pré-selecionados em segunda chamada, além das datas relacionadas à lista de espera. Um novo edital será publicado no Diário Oficial da União (DOU) amanhã (31) com as alterações.

A partir de quinta-feira (1º), na página do Acesso Único, os estudantes poderão conferir o resultado da segunda chamada. Nesta mesma data, também se inicia o prazo para que os estudantes pré-selecionados façam a comprovação de informações prestadas no momento da inscrição. Esse prazo se encerraria no dia 8 de setembro, mas foi prorrogado para o dia 13 de setembro, a fim de que os estudantes tenham mais tempo para organizar as informações requeridas.

A pasta ressalta que os estudantes devem comparecer, de forma virtual ou presencial, às instituições de ensino para as quais foram pré-selecionados para apresentarem toda a documentação comprobatória.

Além do resultado da segunda chamada, o edital informará as novas datas para o aluno que quiser participar da lista de espera. Ele deverá manifestar seu interesse nos dias 21 e 22 de setembro e aguardar a divulgação do resultado, que será disponibilizado no dia em 26 de setembro. Quem for pré-selecionado nesta fase, deverá entregar toda a documentação até 30 de setembro. 

Veja como ficou o novo calendário:

Resultado dos candidatos pré-selecionados (2ª chamada): 1 de setembro;

Comprovação de informações: 1 de setembro a 13 de setembro;

Manifestação de interesse na lista de espera: 21 e 22 de setembro;

Divulgação do resultado da lista de espera: 26 de setembro;

Comparecimento dos candidatos para entrega da documentação: 26 de setembro a 30 de setembro.

O que é o ProUni

O ProUni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Nesta edição, mais de 190 mil bolsas serão ofertadas.

É preciso que o candidato tenha feito as edições de 2021 ou de 2020, ou ambas, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha tirado zero na redação. Outra exigência é a de não ter participado do Enem na condição de treineiro. Será considerada a edição do Enem com a melhor média de notas.

Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior. Professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa exclusiva para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Nesse caso, não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.

PRF aborda ônibus na BR 365 e prende homem de 28 anos com drogas

Terça 30/08/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem de 28 anos na tarde desta terça-feira (30), durante operação visando o combate ao tráfico de drogas, realizada no km 413 da rodovia BR 365, em Patos de Minas (MG).

Segundo a PRF, durante a operação os policiais abordaram um ônibus. Na bagagem de um indivíduo de 28 anos, foram localizados 252 gramas de maconha e 25 pontos de LSD, além de 3 fitas separadas e nomeadas com 18 sementes de maconha.

Ainda segundo a PRF, o homem teria comprado a droga em Uberlândia (MG). O suspeito foi preso e levado à Delegacia de Polícia civil de Patos de Minas (MG), com a droga apreendida.

FGTS: saque extraordinário pode ser solicitado até 15 de dezembro

Terça 30/08/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcelo Camargo)
Feed do PatosAgora

Trabalhadores que ainda não movimentaram a quantia de R$ 1 mil referente ao saque extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) podem solicitar o valor até 15 de dezembro. O pedido pode ser feito pelo aplicativo FGTS, disponível para telefones e dispositivos móveis dos sistemas Android e iOS. De acordo com a Caixa, cerca de R$ 9,2 bilhões em recursos do saque extraordinário não haviam sido movimentados por trabalhadores até o início do mês.

Em entrevista ao programa Repórter Nacional, da Rádio Nacional, o vice-presidente Agente Operador da Caixa Econômica Federal, Edilson Carrogi, lembrou que o saque extraordinário foi gerado de forma automática para todos os trabalhadores que têm conta de FGTS com saldo, mediante um calendário que a Caixa divulgou no começo do ano. O saque foi sendo feito conforme a data de aniversário.

“A Caixa debitou a conta de FGTS do trabalhador e creditou os recursos na conta social digital do Caixa Tem para todos, de forma automática. O dinheiro está disponível para saque. Caso não tenha sido feito automaticamente, o saque pode ser solicitado até 15 de dezembro e a Caixa vai fazer o depósito na conta do Caixa Tem para que o saque seja feito”, explicou.

Saque aniversário

Outra modalidade recém-criada é o saque aniversário, que possibilita ao trabalhador ter acesso anualmente a parte dos recursos que estão depositados em sua conta vinculada do FGTS, seja ativa ou inativa. Anualmente, no mês do aniversário, ele tem acesso à parte desses recursos sem ter que apresentar uma razão específica para saque.

“O trabalhador deve optar, se assim desejar, pelo saque aniversário e, a partir daí, anualmente, vai ter acesso aos recursos no mês do seu aniversário”, explicou Carrogi.

A opção de saque, segundo ele, também deve ser feita pelo aplicativo FGTS. “É um canal oficial da Caixa, fácil de acessar. O trabalhador faz o download, instala no celular, faz o cadastro apenas uma vez e, a partir dali, tem acesso a uma série de informações”.

Saque calamidade

A legislação brasileira também autoriza o saque de parte dos recursos da conta vinculada FGTS – até R$ 6.220 por conta vinculada – caso o trabalhador tenha sido vítima de desastres naturais. Para isso, é preciso que o município decrete estado de calamidade pública e que haja reconhecimento por meio do governo federal. A partir daí, o município informa a Caixa sobre as regiões atingidas e o saque é autorizado.

“Também é feito por meio do app FGTS, de forma 100% digital, sem a necessidade de deslocamento físico do trabalhador, que já foi vítima de um estado de calamidade pública. Por meio do app, pode fazer o saque tranquilamente e receber os valores na sua conta, em qualquer instituição financeira, sem nenhum custo, ou fazer o saque presencial em qualquer unidade da caixa ou unidade lotérica do país”.