Orthodontic

Condutor inabilitado fica ferido ao colidir em árvore na Av. Fátima Porto

Quinta 02/06/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um condutor inabilitado ficou ferido em um acidente de trânsito ocorrido na madrugada desta quinta-feira (02), na Av. Fátima Porto, Bairro Eldorado.

Segundo a Polícia Militar (PM), o condutor perdeu o controle direcional do Fiat Uno e colidiu contra uma árvore. Após o acidente, o condutor de 24 anos foi socorrido à Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas com dores na perna esquerda.

Ainda conforme a PM, o condutor é habilitado apenas na categoria A, motivo pelo qual foi preso em flagrante delito. 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Secretaria de Meio Ambiente realiza ação na Lagoinha

Quinta 02/06/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Cuidar do meio ambiente é como cuidar da nossa própria casa, não é verdade?! Por isso, além do trabalho de sensibilização, a Semma 2022 vem realizando ações pontuais em áreas que pertencem ao patrimônio ambiental de nosso município. E, nesta quinta-feira (2/6), foi a vez da Lagoinha.

Coordenada pela Diretoria de Meio Ambiente, a atividade contou com a parceria do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, do Unipam e das secretarias de Saúde e de Obras. O trabalho consistiu na retirada de lixo do entorno da Lagoinha e no início da limpeza do espelho d’água.

Também houve mobilização de agentes do Programa Municipal de Combate à Dengue, com conscientização a respeito da necessidade de acondicionamento adequado do lixo para evitar que sejam formados focos do Aedes aegypti.

Aberta consulta pública para PPP de Usina Solar Fotovoltaica em prédios públicos municipais

Quinta 02/06/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Prefeitura de Patos de Minas abriu nessa quarta-feira (1º/6) consulta pública para a contratação de Parceria Público-Privada de Usina Solar Fotovoltaica. O projeto é para aplicação em prédios públicos da cidade, visando diminuir os gastos com energia. O principal serviço da PPP será implantar, operar e manter microusina solar fotovoltaica, com 2,1 MW por ano de potência nominal.

A proposta foi desenvolvida pela administração local em cooperação técnica com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC). As sugestões para o projeto podem ser enviadas pela comunidade até 1º de julho pelo e-mail licitacoes@patosdeminas.mg.gov.br, e os estudos técnicos do projeto estão disponíveis no site da prefeitura (http://patosdeminas.mg.gov.br/home/pppfotovoltaica/).

Próxima etapa – Terminado o processo de consulta pública, a administração avaliará todas as sugestões feitas pela população. A partir daí, o projeto segue para licitação, por meio da qual será escolhida a melhor proposta feita pelos investidores privados.

Em Patos de Minas, a PPP de Usina Solar Fotovoltaica será o primeiro contrato assinado pela prefeitura nessa modalidade. O critério para escolha da empresa será o de menor valor na proposta. O vencedor da licitação operará na cidade por 25 anos, que é o prazo estipulado em contrato.

PPP – Parceria Público-Privada é uma modalidade de contratação em que a administração pública concede a um ente privado, por meio de licitação, a gestão ou desenvolvimento de um serviço.

Nesse modelo, presente sobretudo em projetos de infraestrutura urbana, o parceiro privado divide os riscos do contrato e terá sua remuneração vinculada ao desempenho na prestação do serviço. 

Minas se prepara para prevenir, tratar e controlar possíveis casos de varíola do macaco

Fhemig publica protocolo sobre a doença e reforça pioneirismo em saúde no estado

Quinta 02/06/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas (foto: CDC/Brian W.J. MAHY)
Feed do PatosAgora

Em resposta ao alerta epidemiológico emitido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 20/5, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) produziu o “Protocolo Clínico para orientações gerais, prevenção e controle do Monkeypox (varíola do macaco)”, já publicado neste site.

O documento foi formulado em menos de duas semanas, com as melhores e mais atualizadas evidências disponíveis. Ele traz informações necessárias à assistência segura ao paciente suspeito e/ou confirmado de infecção pelo vírus Monkeypox, que transmite a varíola dos macacos.

O secretário de Estado de Saúde e ex-presidente da Fhemig, o médico Fábio Baccheretti, afirma que o protocolo é fundamental para o reconhecimento precoce dos pacientes suspeitos e também para ações de vigilância sanitária pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG). 

“Esse protocolo vai orientar as equipes da Fhemig e vai ser utilizado também pelos outros hospitais que, comumente, adotam os protocolos desenvolvidos pela Fundação, que tem expertise no assunto”, ressalta.

Amplitude de uso

De acordo com o médico infectologista e membro da Coordenação de Segurança Assistencial da Diretoria Assistencial (Dirass) da Fhemig, Flávio Souza Lima, o público-alvo do protocolo clínico são os profissionais de saúde que atuam na Fundação.

“Ele foi elaborado com o objetivo de subsidiar as unidades assistenciais da Rede e também poderá ser utilizado, como base, para a elaboração de protocolos de outros serviços”, reforça o infectologista. Ainda segundo Flávio, a Fhemig sempre consulta as normatizações nacionais e internacionais na elaboração de suas políticas assistenciais.

Lucinéia Carvalhais, médica infectologista e gestora da Diretoria Assistencial da Fhemig, destaca que, em razão do impacto macrorregional da Fhemig, que atua alinhada com as necessidades do SUS estadual e macrorregional, foi preparado o protocolo, que dá as diretrizes para as unidades hospitalares da Rede para o recebimento e o manejo dos casos que entrem em critério de suspeição de Monkeypox.

Antecipação

O protocolo incorpora todas as diretrizes para a celeridade da notificação, numa eventual contenção de disseminação da doença, assim como para o cadastro no SUSFácil, caso haja necessidade de internação.

A diretora assistencial assegura que os casos de Monkeypox que têm ocorrido no mundo, fora da África, não têm demonstrado necessidade de internação hospitalar, nem complicações graves.

“Esse não é um evento que possa ser descartado. Caso ocorra isso, as unidades estarão preparadas para conduzirem a fase inicial, inclusive, com o envio para internação. No caso de adultos, a referência é o Hospital Eduardo de Menezes, se houver demanda por internação, que, inclusive, já preparado com seu protocolo interno e plano de contingência para atendimento. Para a internação de crianças, a referência é o Hospital Infantil João Paulo II. Ambos são hospitais da Fhemig e referências estaduais para doenças infecciosas”, diz Lucinéia Carvalhais.

Trabalho em grupo

O protocolo clínico para o manejo da varíola do macaco, elaborado pela Fhemig, teve, além de Flávio Souza Lima, a autoria das infectologistas Lívia Fulgêncio da Cunha Melo e Elisa Caroline Pereira Assad. Contou ainda com a colaboração do médico clínico Guilherme Donini Armiato, da infectologista Tatiani Oliveira Fereguetti e do cirurgião geral Victor Ikeda.

Para Guilherme Donini, a experiência recente da comunidade científica e médica no enfrentamento à pandemia da covid-19 motivou a agilidade no enfrentamento à varíola do macaco. “Isso é fruto da pandemia anterior que está muito viva em nossa mente”, acredita.

Casos

A OMS informou, em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (1/6), que os casos confirmados da doença já somam 550 e foram registrados em 30 países. A hipótese levantada pelo organismo internacional de saúde é que, devido ao fato de o vírus circular em diversos países ao mesmo tempo, é provável que o Monkeypox estaria circulando de forma indetectável já há algum tempo. Ainda segundo a OMS, trata-se, neste momento, de um surto da doença.

No Brasil, até agora, de acordo com o Ministério da Saúde, há três casos em investigação, distribuídos pelos estados de Santa Catarina, Ceará e Rio Grande do Sul. Segundo Flávio Lima, ainda não é possível estimar a probabilidade de ocorrência de casos em Minas Gerais, “mas caso ocorram, é fundamental que os serviços de saúde já tenham se preparado para o atendimento desses casos”. Daí a importância do protocolo clínico de manejo da doença desenvolvido pela Fhemig.

Flávio destaca que a varíola dos macacos é conhecida desde meados do século passado e que é endêmica em algumas regiões do continente africano. Além disso, já ocorreram casos em outros continentes no passado. “Ainda não é possível afirmar se o número de casos que ocorrem neste momento será suficiente para uma epidemia ou pandemia, mas a vigilância já se iniciou”, completa o infectologista.

Transmissão e sintomas

Além de ser menos transmissível que a covid-19, tudo indica que o número de casos da varíola do macaco será menor. “É importante salientar que ainda não ocorreram óbitos fora do continente africano, até o momento”, diz o especialista. Flávio Lima acentua que, em regiões endêmicas, o Monkeypox causa uma letalidade entre 1% e 10%.

Acredita-se que os hospedeiros animais da varíola do macaco sejam roedores silvestres e primatas não humanos. Outro ponto importante é que não há vacina específica contra o vírus Monkeypox. Por outro lado, segundo nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do dia 31/5, não há vacina contra a varíola humana disponível, neste momento, que poderia ser usada no caso da varíola do macaco. Ela foi responsável pela erradicação da varíola humana na década de 80 e possui eficácia de 85% quando aplicada em pessoas infectadas pelo Monkeypox.

Os sintomas da varíola do macaco são mal-estar geral, febre e cansaço, que são muito parecidos com os da gripe. Além disso, os nódulos linfáticos ficam inchados. Na sequência, aparecem erupções na pele, que podem se iniciar como manchas vermelhas e sem volume, depois apresentam volume e bolhas para, finalmente, formarem cascas. Uma característica que a diferencia da varicela (catapora) é que as lesões se apresentam em uma mesma fase de evolução nos casos de varíola.

Acesse o protocolo em: bit.ly/3NQTlEy

Homem é preso com animal abatido praticando caça na zona rural de Patrocínio

Quinta 02/06/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 36 anos na noite de ontem (01) na zona rural de Patrocínio (MG), praticando caça da fauna silvestre sem autorização. 

Segundo a PM, os militares receberam informações relatando disparos de arma de fogo na região de Dourados. As equipes da Polícia Militar foram até a região e localizaram o autor.

Ele estava portando uma espingarda de fabricação artesanal e quatro frascos de espoletas, chumbos e pólvoras. Também foi localizada uma seriema abatida dentro de uma sacola.

Diante do exposto, o autor foi preso em flagrante delito e conduzidos para a delegacia de polícia, juntamente com os materiais apreendidos.

 

 

PM de Monte Carmelo prende três indivíduos por tráfico de drogas

Quinta 02/06/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Monte Carmelo (MG) prendeu três jovens por tráfico de drogas no final da tarde de ontem (01), e apreendeu crack, maconha, dinheiro e balanças de precisão.

Segundo a PM, os militares receberam informações relatando intenso tráfico de drogas na Rua Paraíba, Bairro Aeroporto. Diante das informações, foi realizada operação policial com abordagens em indivíduos suspeitos e, após busca pessoal e verificação em local denunciado, foram localizadas drogas, 174 reais em notas diversas, três balanças de precisão e 5 celulares.

Diante do exposto, os três autores, de 23 e 22 anos, foram presos em flagrante delito e conduzidos para a delegacia juntamente com a droga apreendida.

 

Carreta que transportava painéis de energia solar tomba na MGC 462

Quinta 02/06/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Uma carreta que transportava painéis de energia solar tombou na noite de ontem (01), no km 20 da rodovia MGC 462, em Patrocínio (MG). Ninguém ficou ferido.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o condutor de 47 anos relatou que estava deslocando pela MGC 462 sentido à Patrocínio quando, ao realizar uma curva à direita, a carga de painéis de energia solar puxou o conjunto veicular para a tangente, fazendo-o cruzar a via e tombar em seguida, às margens da rodovia.

O condutor estava consciente no local e dispensou atendimento médico. O conjunto veicular ficou na faixa de domínio e a carga no interior do semi reboque. Veiculo e carga são segurados e foi acionado pelo condutor meios para remoção.

Escola em Posses de Chumbo passa por reforma

Quinta 02/06/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Escola Municipal Gino André Barbosa, em Posses do Chumbo, está sendo reformada. Ao mesmo tempo em que trabalha nos reparos do imóvel principal, a empresa contratada está instalando a cobertura na quadra poliesportiva a instituição.

Duas importantes conquistas para profissionais e alunos de uma vez só! É bom demais dar essa notícia e mostrar que investir em educação na área rural é também prioridade para a administração municipal.

Os serviços são custeados com recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação. A previsão é que toda a reforma esteja concluída até o fim de junho.

PM prende homem por porte ilegal de arma de fogo

Quinta 02/06/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Regional de Comunicação da 10ªRPM
Feed do PatosAgora

Na última quarta-feira (01) em Patos de Minas, durante operação a Polícia Militar (PM) intensificou a fiscalização em ambientes alvo de denúncias de tráfico de drogas e aglomeração de usuários de drogas.

Com isso, foi abordado um homem de 31 anos e com ele encontrado um revólver calibre .22, marca Rossi, municiado com sete munições intactas.

O autor declarou não possuir o registro da arma de fogo, bem como o porte para conduzi-la. Mediante o exposto o autor foi preso em flagrante delito e conduzido até delegacia de polícia, juntamente com a arma e munições apreendidas.

O local da abordagem é alvo de várias denúncias a respeito do tráfico de drogas ilícitas.

 

Nota de Pesar: Dr. Benedito Alves de Oliveira Ex presidente da URT

Quinta 02/06/2022 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora