Orthodontic

Super rainhas: projeto inédito leva melhoramento genético gratuito a colmeias mineiras

Terça 22/03/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

É pura tecnologia aplicada ao agro: apicultores mineiros receberão, gratuitamente, cinco mil abelhas-rainha com genética superior para aprimorar a produção de mel e derivados. O foco é aumentar a qualidade do produto e a sustentabilidade do negócio.

Essa é a base do Projeto de Melhoramento Genético na Apicultura, iniciativa inédita no Brasil. Oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos através do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), ele beneficiará produtores do Sul e Norte de Minas, onde a apicultura vem avançando como forte destaque econômico.

A jornada começa dia 18 de março, em Varginha, aproveitando a primeira florada do ano, e passa por 12 municípios até maio (veja cronograma abaixo). A expectativa é que, até o início de 2023, essas regiões já tenham um banco de genética adequado para a produção local.

Um veículo adaptado vai funcionar como um laboratório itinerante para a ação. A unidade móvel representa a solução para algumas das dificuldades mais comuns da produção de rainhas em escala comercial.

A maior delas é a transferência das larvas das colônias selecionadas para as cúpulas de plástico ou de cera de abelha. O manejo com as larvas tem que ser realizado preferencialmente em ambiente com temperatura e umidade controlada para não prejudicar o desenvolvimento do animal. Geralmente, produtores de geleia real e de rainhas possuem minilaboratórios perto de seus apiários para realizar esse manejo. Contudo, em um trabalho de extensão rural, isso não é viável. Ter um laboratório móvel inclusive viabiliza atender apicultores em regiões remotas.

A unidade está equipada com bancada de trabalho, iluminação apropriada, ar-condicionado e umidificador de ar, gerador, estufa e barreira sanitária com pia e lavabotas.

Como nasce uma rainha superior

O zootecnista e consultor máster das cadeias de Apicultura e Agroindústria do Programa ATeG, Arnaldo Maurício Correa Neto, será o responsável por acompanhar o desenvolvimento da iniciativa. Ele explica que a rainha comum não passou por nenhum monitoramento sobre índices produtivos - já a geneticamente melhorada, passou por análise e apresenta os melhores números, principalmente quanto à produtividade da colônia e higiene. “Essas rainhas fornecem as larvas que irão produzir as novas rainhas, para serem distribuídas aos produtores. Esse animal selecionado oferece uma produtividade de mel e própolis maior que a média dos enxames brasileiros atuais”.

O melhoramento começa pela seleção das colônias com maiores índices produtivos nas regiões que serão atendidas. Em uma segunda fase, será feito um programa estadual de melhoramento genético com análise estatística e inseminação artificial de abelhas utilizando as colônias com melhores resultados no primeiro ano do programa para serem fornecedoras de rainhas e zangões para a formação da primeira geração, complementou o especialista.

A coordenadora do Programa ATeG Apicultura do Sistema FAEMG, Paula Lobato, diz que a unidade móvel atenderá apiários de recria que foram previamente selecionados e preparados para receber as larvas e produzir as rainhas pelo método de transferência de larvas. “Após nove dias do processo de transferência de larvas, a unidade móvel irá voltar aos apiários para coletar as realeiras produzidas, que serão distribuídas aos produtores atendidos pelo programa ATeG. Antes de receber essas rainhas, todos eles serão treinados pelos técnicos de campo para orfanar as colônias e a introduzir corretamente as realeiras com o protetor West”, concluiu.

Bons negócios

Com crescimento ano após ano, a produção de mel tem transformado a vida dos produtores rurais em diversas cidades. Os apicultores contam com o apoio do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos para dar seus primeiros passos na atividade e também evoluir suas práticas de produção.

“Acreditamos e apostamos na apicultura como agente de desenvolvimento e transformação. Este projeto é inédito em e vai aumentar a produção, produtividade, rentabilidade e melhorar a qualidade de vida de todos os apicultores”, disse o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif.

Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG

Iniciado em 2013 pelo SENAR Nacional, o Programa ATeG hoje é um sucesso em números e resultados. Em Minas Gerais, onde é desenvolvido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES desde 2016, já são quase 10 mil propriedades atendidas nos segmentos da cafeicultura, pecuária de leite e de corte, avicultura, apicultura, agroindústria (queijo, cachaça e defumados), fruticultura, olericultura, piscicultura, caprinocultura e ovinocultura.

Atualmente, a iniciativa atende cerca de 14 mil propriedades. Os participantes recebem assistência técnica e gerencial gratuita, com a visita mensal de um técnico de campo que faz um diagnóstico da propriedade para então repassar orientações para o produtor, que participa ativamente de todo o trabalho. Ao longo do programa, também são indicados cursos de capacitação e melhorias em sustentabilidade ambiental e qualidade de vida para a família.

Covid-19: boletim confirma 25 novos casos

Terça 22/03/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O boletim de hoje traz novos casos de Covid-19 assim distribuídos:

1 positivo em 22/3
6 positivos em 21/3
+ 18 positivos retroativos a 20/1

Não houve confirmação de óbito. Quanto à ocupação de leitos públicos por pacientes com Covid-19, são 4,44% das UTIs e 0% das enfermarias.

Grupo de Estudos em Agronomia firma parceria com a empresa Fortgreen

Terça 22/03/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O Grupo de Estudos em Agronomia (GEA) do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), coordenado pelo professor Diego Henrique da Mota, firmou recentemente uma parceria com a empresa Fortgreen.

O intuito é subsidiar os experimentos desenvolvidos no Campus II, de forma que os alunos tenham a possibilidade de conhecer os insumos agrícolas do mercado, bem como avaliar sua aplicabilidade e efeitos sobre as diversas culturas estudadas.

A parceria conta, ainda, com uma bolsa de estágio. O objetivo é ampliar o mercado de trabalho para os alunos de Agronomia, aliando experiência a construção de networking. 

Aluna de Educação Física é aprovada em Programa de Mestrado na UFTM

Terça 22/03/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Rayssa Soares de Queiroz, aluna do curso de Educação Física – Bacharelado, do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) foi aprovada no dia 17 de março (quinta-feira), no Programa de Mestrado em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

A linha de pesquisa da aluna será “Epidemiologia da Atividade Física”.

Rayssa Soares é, também, egressa do curso de Educação Física – Licenciatura. Ela concluiu o curso em 2021. 

3º Simpósio de Direito de Família e Sucessões de Patos de Minas e Região será promovido no UNIPAM

Terça 22/03/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Será promovido hoje (22), às 19h, no Salão do Júri do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), o “3º Simpósio de Direito de Família e Sucessões de Patos de Minas e Região”.

Na oportunidade, o promotor de justiça do Estado de Minas Gerais, Dr. Cleber Couto, ministrará sobre o tema “Responsabilidade Civil no Direito de Família”.  O promotor de justiça aposentado do Estado de Minas Gerais, Dr. Dimas Messias de Carvalho, também proferirá palestra. Ele abordará o seguinte assunto “As Recentes Decisões do STF que Norteiam o Direito de Família e Sucessões”.

O evento será promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) de Patos de Minas, em parceria com a Comissão de Direito Civil e Processo Civil da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Patos de Minas e o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

O IBDFAM é uma instituição jurídica não governamental, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de desenvolver e divulgar o conhecimento sobre o direito das famílias. Atualmente, o instituto conta com mais de 19 mil associados inscritos, reunindo entre seus membros: advogados, assistentes sociais, defensores públicos, desembargadores, estudantes, juízes, promotores, procuradores de justiça, psicanalistas, psicólogos e operadores do direito no Brasil e no exterior.

O coordenador do curso de Direito, professor Alexandre Máximo Oliveira, explica a importância da parceria. “A difusão de conhecimento, por meio de simpósios, congressos e afins, tem muito a engrandecer os profissionais da área e os estudantes, que contarão com a oportunidade de participarem de eventos únicos, com temas atuais e pertinentes sobre o direito das famílias e o direito sucessório, destacou Alexandre Máximo.

As inscrições já estão abertas no site https://unieventos.unipam.edu.br/. O investimento é de R$15,00 para estudantes e de R$30,00 para profissionais. A participação no evento acarretará certificado de quatro horas de extensão.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Epamig disponibiliza aplicativo gratuito para gerenciar custos na atividade leiteira

Gercal estima custos de produção de leite e auxilia produtores, cooperativas e indústrias de laticínios

Terça 22/03/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

A maioria dos pecuaristas de Minas Gerais não registra os dados de despesas e receitas de atividades leiteiras e, portanto, não realiza apuração dos custos de produção. A informação vem de estudos realizados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado (Epamig). Para ajudar a solucionar o problema, a Epamig desenvolveu o aplicativo de Gerenciamento de Custos na Atividade Leiteira (Gercal), voltado, sobretudo, para os agricultores familiares.

Segundo o pesquisador da Epamig, Djalma Pelegrini, a falta de controle dos custos na atividade leiteira impacta os negócios de maneira negativa. Para ele, o produtor, após prejuízos constantes, pode até ser levado a desistir da atividade.

“Quando não registramos as despesas, corremos o risco de realizar gastos além do necessário, o que impacta diretamente nas contas. Além disso, quando não controlamos os custos, perdemos a oportunidade de fazer o planejamento econômico-financeiro da propriedade e de realizar compras no momento adequado”, destaca Djalma Pelegrini, que participou do processo de idealização do sistema.

O Gercal é um aplicativo para celular que estima os custos de produção de leite e auxilia os produtores na contabilidade gerencial das propriedades dedicadas à produção de leite. O app é gratuito e está disponível para download para smartphones Android.

Instalação

O economista e desenvolvedor do Gercal, Thiago Ladeira, explica que, após baixar o aplicativo, o produtor precisa inserir as informações da propriedade, dados das instalações e dos equipamentos utilizados.

Logo após, ele deve cadastrar as receitas totais e as despesas, tais como gastos com concentrados, combustíveis, alugueis de pasto e mão de obra. Com a inclusão desses dados, é possível obter relatórios sobre o custo operacional efetivo, custo médio do litro do leite produzido, margem bruta e margem líquida da atividade leiteira.

“O Gercal apresenta um bom cenário para o produtor entender se está conseguindo remunerar bem sua mão de obra e acumular capital necessário para repor os bens depreciados ao longo dos processos de produção. Por fim, alguns outros indicadores de interesse do produtor também estão disponíveis para auxiliá-lo em  processos de tomada de decisão”, explica Thiago Ladeira, da Epamig.

Testado e aprovado

A versão atual do Gercal, disponível para download gratuito, passou por um longo processo de desenvolvimento e testes em campo.

O pesquisador Djalma Pelegrini relata que, em um primeiro momento, o sistema foi testado por um grupo de colaboradores da Epamig. Nessa fase, foram utilizados dados fictícios para testar a capacidade de processamento, transmissão e integridade dos cálculos realizados pelo aplicativo.

Em uma segunda etapa, o Gercal foi implementado em três campos experimentais da Epamig para verificar o desempenho em contextos reais de produção. Ainda nessa fase, o aplicativo foi apresentado para um grupo de professores universitários e técnicos agrícolas que apontaram sugestões de melhorias e correções de erros.

“Como ocorre com quase todo software disponível no mercado, o Gercal se encontra hoje em uma versão estável e robusta. Contudo, o sistema segue em constante aprimoramento, tanto para a incorporação de novas funcionalidades quanto para melhorias na codificação, tudo para garantir um aplicativo leve, rápido e confiável”, conclui Thiago Ladeira.

Novas parcerias

Para o pesquisador da Epamig, Ítalo de Almeida, um dos principais desafios da atividade leiteira é incluir novas tecnologias em seus procedimentos operacionais.

“As inovações tecnológicas não são amplamente disponibilizadas aos produtores e incorporadas aos regimes de trabalho, sobretudo para agricultores familiares. Eles encontram dificuldades na implantação de processos técnicos capazes de resultar em aumento da produção e redução dos custos”, afirma.

A equipe coordenadora do Gercal procura estabelecer parcerias com produtores, empresas e cooperativas do segmento de laticínios. Os interessados vão receber treinamentos gratuitos para operar o sistema do aplicativo. O número para mais informações, via WhatsApp, é (34) 99911-8602.

A Epamig é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Cerca de 5 milhões de mineiros estão com a dose de reforço atrasada

Cobertura vacinal da terceira dose ainda está em 50%; imunização completa é fundamental para evitar hospitalizações e mortes por covid

Terça 22/03/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas (foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)
Feed do PatosAgora

Minas Gerais atingiu 82% da população com mais de cinco anos de idade com o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) da população, conforme o painel Vacinômetro. Por outro lado, a dose de reforço foi aplicada em apenas 50% do público-alvo. Cerca de 5 milhões de mineiros já poderiam ter recebido a dose de reforço, mas estão com o cartão de vacina atrasado.  

De acordo com levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), considerando o prazo para se receber a dose de reforço - de quatro meses a partir da aplicação da segunda dose, e de dois meses a partir da aplicação da dose única -  há, atualmente, 13,2 milhões de pessoas no estado aptas a recebê-la.

Uma vez que existe registro de 8,1 milhões dessas doses aplicadas em Minas Gerais, segundo dados do painel Vacinômetro, restariam ainda 5,1 milhões de pessoas elegíveis para tomar o reforço e que não o fizeram.

“Confiem na vacina. Ela é segura e eficaz. A dose de reforço é fundamental para evitar hospitalizações e óbitos por covid, principalmente entre os grupos mais vulneráveis”, afirma o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.

“Temos vacinas disponíveis em Minas Gerais, distribuídas para todos os municípios. A população precisa entender que o reforço é fundamental para a sua proteção contra a doença. Faço um apelo para que todos procurem o posto de saúde mais próximo e coloque o cartão de vacina em dia”, ressalta o secretário.

Máscaras

Com metade do público-alvo sem a terceira dose, fica mais distante também o uso facultativo de máscaras em locais fechados. No dia 12/3, a SES anunciou a orientação de que seja atingida a meta de 80% da vacinação completa e 70% da dose de reforço para que haja a dispensa do protetor facial em lugares fechados. Portanto, a retirada dessa obrigatoriedade ainda depende do avanço da aplicação da terceira dose. 

Já o uso de máscara em locais abertos é facultativo em Minas Gerais. A medida foi tomada a partir da melhoria dos indicadores da pandemia no estado e do avanço na vacinação. Cabe aos municípios a decisão de adotar ou não a orientação da SES-MG.

Vale lembrar que cabe aos municípios a decisão de adotar ou não a orientação. A SES ressalta ainda que a desobrigação não é um desestímulo à utilização da máscara. O critério adotado para as recomendações sobre o uso da máscara tem por objetivo ampliar a imunização nos municípios e proteger os mineiros contra a doença.

Até o momento, o estado já enviou aos municípios 46,7 milhões de doses dos imunizantes contra a covid.   

PM evita que golpista sacasse dinheiro de mulher em Patos de Minas

A vítima já estava na boca do caixa para desbloquear a senha do aplicativo

Terça 22/03/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Em uma ação rápida na noite de ontem (21), a Polícia Militar (PM) de Patos de Minas (MG) evitou que mais uma vítima perdesse suas economias para estelionatários, modalidade de crime que vem crescendo muito na região.

Segundo a PM, os policiais receberam uma denúncia via 190, informando que uma senhora estaria sendo vítima de estelionatários na agência da Caixa Econômica Federal.

Em conversa com a vítima, ela contou que recebeu uma mensagem no celular, a qual informava que empréstimos indevidos foram feitos em sua conta.

Para contestar os empréstimos, ela teria que ligar em um número 0800. A vítima então ligou no número informado e conversou com uma suposta funcionária do banco. Na conversa, a vítima foi informada que receberia uma nova ligação.

Neste novo contato, o bandido pediu para a mulher ir até à agência bancária, além de pedir a senha do aplicativo. Quando a mulher já estava na agência, os militares chegaram e impediram a ação dos criminosos.

PM de Patrocínio captura três foragidos da Justiça

Terça 22/03/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

 A Polícia Militar (PM) de Patrocínio prendeu três foragidos da Justiça durante operação realizada na última segunda-feira (21). 

A primeira prisão ocorreu por volta das 17h38min na Rua Floriano Alves, Bairro São Benedito.Durante Operação Choque de Ordem nas imediações do Terminal Rodoviário, foi abordado um indivíduo, de 26 anos. Após consulta, verificou-se um Mandado de Prisão em seu desfavor.

A segunda prisão ocorreu por volta das 18h50 na Rua Edgar Siqueira, Bairro Serra Negra. Após informações levantadas, uma guarnição deslocou ao endereço citado, onde realizou a abordagem de uma mulher. Após consulta ao sistema informatizado, foi localizado em seu desfavor um mandado de prisão. 

Já por volta das 21h27min, na Rua Antônio José da Cunha, Bairro Serra Negra, durante fiscalização de condicionantes, uma guarnição tático móvel realizou abordagem ao companheiro de uma mulher que era alvo de fiscalização. Após consulta ao sistema informatizado, foi localizado em seu desfavor, um mandado de prisão em aberto.

Ressalta-se que o indivíduo possui passagens por furto, roubo e tráfico de drogas. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido para a delegacia.
 
 

Homem furta ambulância, se envolve em acidente, rouba outro veículo e acaba preso

Terça 22/03/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um homem de 32 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) de Coromandel na madrugada de ontem (21), após furtar uma ambulância, se envolver em um acidente, roubar outro veículo em sequência e se envolver em um segundo acidente. Os dois veículos foram recuperados pela PM.

Segundo a PM, os militares foram acionados no Pronto Socorro Municipal, onde, segundo denúncias, uma ambulância havia sido furtada. Chegando no local, houve denúncias de que a ambulância furtada havia acabado de acidentar contra um poste no Bairro Piteiras.

As guarnições então deslocaram ao local, porém, o autor havia abandonado o veículo e evadido. Passado algum tempo, houve um roubo de um veículo, Fiat Doblo, cor vermelha, sendo a viatura acionada ao local dos fatos.

Quando os militares apuravam informações, houve denúncia de que o veículo roubado havia também acabado de acidentar em uma estrada vicinal próxima à Coromandel, e que o autor estaria ferido e caminhando na estrada.

A guarnição então foi ao local e logrou êxito em localizar o autor, o qual confessou a autoria do roubo do carro bem como do furto da ambulância, sendo o carro roubado também recuperado.