Orthodontic

Monitoramento de praga em frutas cítricas é intensificado em MG

Instituto Mineiro de Agropecuária alerta produtores sobre o cancro cítrico, que afeta e prejudica pomares por todo o estado

Quinta 17/03/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas (foto: IMA)
Feed do PatosAgora

O cancro cítrico é uma praga que afeta espécies e variedades de frutas cítricas de importância comercial. Com origem na Ásia, onde ocorre de forma endêmica nos países produtores, foi constatado pela primeira vez no Brasil em 1957. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), controla a doença nas plantações do estado e verificou, neste mês de março, a presença de cancro cítrico em mudas no município de Astolfo Dutra, na Zona da Mata. Em breve, serão realizados levantamentos fitossanitários em Dona Euzébia, cidade limítrofe ao foco e grande produtora de mudas cítricas.

O fiscal do IMA, engenheiro agrônomo Leonardo do Carmo, alerta os citricultores quanto ao manejo adequado para evitar disseminação desta praga para outras regiões do estado. “É importante que a cadeia produtiva se atente às normas sanitárias existentes”, reforça.

Os impactos estão relacionados à depreciação da qualidade da produção pela presença de lesões e queda prematura dos frutos, além da restrição do comércio para áreas livres da doença. “O IMA realiza os levantamentos sanitários em todo o estado com a finalidade de detecção do cancro cítrico nos pomares, fiscalizando o processo de certificação fitossanitária de origem executado por profissionais autônomos”, esclarece.

As estratégias de controle do cancro cítrico dependem do status fitossanitário da praga na área de ocorrência. O controle parte do monitoramento dos pomares pelos engenheiros agrônomos treinados pelo IMA, que vistoriam as áreas para detecção de sintomas nos frutos. “Estes profissionais nos comunicam imediatamente a situação para que as coletas de amostras sejam realizadas e medidas de eliminação dos focos estabelecidas. Já o controle para o convívio com a praga é adotado pelo produtor, conforme recomendação do engenheiro agrônomo. Dentre as medidas estão a utilização de quebra-vento e a higienização de caixarias e ferramentas”, enumera.

Considerando a dinâmica de mercado in natura de citros e o risco associado às pragas que ocorrem na cultura e que podem surgir durante a comercialização, o IMA verifica o trânsito destes produtos. “Nesse sentido, são realizados treinamentos periódicos junto aos servidores e profissionais autônomos”, destaca.

Em Minas Gerais, há registros da praga nos municípios de Frutal, Planura, Carneirinho, Campinha Verde, Iturama e Formoso. As plantas foram erradicadas e propriedades rurais são monitoradas.
 

Alunos com deficiência visual voltam a receber kits adaptados após mais de seis anos

Materiais são disponibilizados para estudantes da rede estadual de ensino com cegueira total ou baixa visão

Quinta 17/03/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está distribuindo mais de três mil kits com materiais de apoio pedagógico para alunos cegos ou com algum tipo de deficiência visual matriculados na rede estadual de ensino. A entrega desses kits vai permitir que os estudantes tenham materiais escolares adaptados de acordo com suas necessidades.

A iniciativa pretende contribuir para o processo de aprendizagem e inclusão desses alunos, público da educação especial. Ao todo serão 3.300 conjuntos de itens distribuídos em duas modalidades: para alunos cegos e com baixa visão.

Chamado de “Kit Cegueira”, destinado a alunos com perda total da visão, vem acompanhado de uma bengala, para auxiliar na locomoção do estudante; uma reglete e uma punção, que são equipamentos que contribuem para a escrita dos alunos em braille; além de um papel especial, que tem uma espessura maior; e um soroban, que ajudam em cálculos matemáticos.

Já o “Kit Baixa Visão” oferece um caderno com pauta ampliada, um plano inclinado para auxiliar na correção da postura do aluno, lápis com grafite 6B, para uma escrita mais forte, borrachas, lápis de colorir, caneta hidrográfica e pincel atômico.

Solicitação

A coordenadora de Educação Especial Inclusiva da SEE/MG, Suéllen Cristina Ferreira Gomes Fernandes Coelho, conta que, para receberem os kits, as escolas devem solicitar o material ao Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), que integram a rede estadual.

“Todas as escolas que solicitarem o kit, devido a presença de algum estudante (cego ou com baixa visão), vão receber os materiais, mais um notebook. Atualmente, em Minas Gerais, existem sete CAPs, cada um possui sua área de abrangência. Então, as escolas solicitam a demanda ao Centro que atende a sua região, e a  SEE/MG encaminha esse atendimento por meio da unidade”, explica. Quando o aluno com deficiência visual finalizar o ciclo de escolarização, o notebook adaptado deverá ser devolvido para a escola em que ele estudou.

Retomada

A  última vez em que houve a distribuição dos kits Cegueira e Baixa Visão na rede estadual foi em 2016, quando 92 conjuntos foram entregues em todo o estado. “A rede não dispunha de recurso financeiro para custear a produção dos kits. Agora, com esse investimento, temos mais uma conquista”, comemora a coordenadora de Educação Especial Inclusiva.

Os alunos que receberam o kit em 2016 e permanecem na rede também receberão os novos materiais neste ano. Segundo Suéllen, a medida visa garantir que todos tenham acesso a um material de qualidade. "Às vezes, com o tempo de uso, acaba quebrando alguma peça. Então, é importante que o aluno receba peças novas.”, pontuou. 

Notebooks adaptados

Para complementar a alfabetização e garantir a inclusão educacional, alunos cegos ou com baixa visão matriculados do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio recebem um notebook adaptado. Em 2021, a SEE/MG enviou duzentos novos aparelhos para os Centros de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual.

Já os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental recebem apenas o kit, uma vez que ainda estão em processo de alfabetização em braille.

CAP

A rede estadual de ensino conta com sete CAPs, cada um localizado em uma região do estado: Belo Horizonte, Montes Claros, Patos de Minas, Uberaba, Três Corações, Governador Valadares e Januária. A área de abrangência das unidades extrapola seu município, o que possibilita o atendimento de todas as Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

Os CAPs têm como atribuição desenvolver ações de produção e adaptação de livros didáticos acessíveis para estudantes com deficiência visual (cegueira, baixa visão e surdocegueira), capacitação continuada na área visual para profissionais da educação e orientação e apoio às escolas estaduais quanto às necessidades específicas desses estudantes.

A coordenadora de Educação Especial Inclusiva explica que os CAPs têm grande importância na vida dos alunos com deficiência. Nos centros de apoio são realizados “a adaptação e transcrição do material (didático) para o braille. Eles também fazem uma adequação para os alunos com baixa visão, transcrevendo materiais de acordo com o número da fonte ou letra em que eles conseguem enxergar”, pontua.

Suéllen conta que, para garantir um acesso a um ensino de qualidade aos deficientes visuais, “lá também é feita a formação de profissionais da rede para que eles possam lidar melhor com os estudantes, além de oficinas, acompanhamentos e avaliação funcional da visão (do aluno) para identificar qual a intervenção pedagógica mais adequada para aquele estudante”, completa.

Prefeitura entrega mais de 60 escrituras para moradores

Quinta 17/03/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O trabalho para garantir a escritura de imóveis a famílias de Patos de Minas continua. Mais 60 documentos foram entregues em mãos nessa terça-feira, durante solenidade realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O prefeito Falcão esteve presente e reforçou o compromisso de ampliar a regularização fundiária na cidade e na área rural, ação que conta também com a participação da Secretaria de Planejamento.

Novas integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher são empossadas

Quarta 16/03/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Na tarde desta quarta-feira (16/3), a vice-prefeita Sandra Gomes deu posse às novas integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. As conselheiras assumem a função pelos próximos dois anos, conforme Portaria nº 4.600/2022.

Na ocasião, foi eleita também a mesa diretora do CMDM, que ficou composta da seguinte forma:

*Presidente: Kátia Mendes de Andrade
*Vice-presidente: Aparecida Raquel Alves Nunes e Rocha
*Secretária: Cristina Aparecida Santos Lopes

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é um órgão de deliberação coletivo. Composto por representantes da administração pública e da sociedade civil, o CMDM visa garantir os direitos humanos das mulheres por meio de ações que eliminem todas as formas de discriminação e assegurem condições de liberdade e igualdade.

VÍDEO: Câmera flagra acidente que tirou a vida de corretor de imóveis em acidente

Quarta 16/03/2022 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Uma câmera de segurança gravou o acidente que vitimou o corretor de imóveis, João Lúcio de Souza, de 52 anos, na tarde desta quarta-feira (16), no bairro Guanabara, em Patos de Minas. A esposa dele foi socorrida pelo SAMU em estado grave.

O vídeo mostra a motoneta seguindo pela Av. Lucy Mesquita e sendo atingida pelo caminhão que avançou a parada obrigatória no cruzamento com a Rua Ermelinda Artiaga de Souza. O motorista alegou que não percebeu a placa devido a uma árvore. Veja mais no vídeo abaixo.

Motociclista morre e passageira fica gravemente ferida em acidente no Bairro Guanabara em Patos de Minas

Quarta 16/03/2022 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henriqu
Feed do PatosAgora

Um motociclista morreu e a passageiro ficou gravemente ferida em um acidente ocorrido na tarde desta quarta-feira (16), no Bairro Guanabara, em Patos de Minas (MG).

Segundo informações apuradas no local, o condutor do caminhão disse que seguia pela Rua Ermelinda Artiaga de Souza e, devido a uma árvore que está na frente de uma placa de parada obrigatória, no cruzamento com a Avenida Lucy Mesquita, não percebeu a placa e acabou avançando o cruzamento.

Quando percebeu a aproximação da motoneta, ainda tentou frear, mas acabou atingindo o casal. Com o impacto da tarida, ambos os capacetes se soltaram. João Lúcio de Souza, de 52 anos, que conduzia a motocicleta faleceu no local. A esposa dele foi socorrida pelo SAMU em estado grave. A Polícia Militar (PM) e a perícia técnica da Polícia Civil (PC) estão no local. 

 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Covid-19: boletim confirma 98 novos casos

Quarta 16/03/2022 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henriqu Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O boletim de hoje traz novos casos de Covid-19 assim distribuídos:

6 positivos em 15/3
+ 1 positivo em 14/3
+ 91 positivos remanescentes ao período de 29/1 a 10/3.

Houve confirmação de um óbito: homem, 60 anos, ocorrido em 3/3. Quanto à ocupação de leitos públicos por pacientes com Covid-19, são 2,22% das UTIs e 0% das enfermarias.

DER-MG retoma obras na ponte sobre Rio Dourados, em Coromandel

Os trabalhos haviam sido interrompidos em janeiro, devido às fortes chuvas que caíram na região

Quarta 16/03/2022 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henriqu Fonte: Agência Minas (foto: DER-MG)
Feed do PatosAgora

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) retoma, nesta quarta-feira (16/3), as obras para conclusão da ponte sobre o rio Dourados, na LMG-745, entre o distrito de Brejão e o entroncamento com a MG-190, sentido Monte Carmelo, em Coromandel, no Triângulo Mineiro. Os trabalhos haviam sido interrompidos em janeiro, devido às fortes chuvas que caíram na região.

Com a retomada, os primeiros serviços serão de mobilização de funcionários, máquinas e movimentação no canteiro de obras. Na próxima segunda-feira (21/3), por medida de segurança, o tráfego voltará a ser interrompido por um período estimado de 20 dias.

Em seguida, serão realizadas a instalação de vigas e materiais pré-moldados para o desenvolvimento, montagem e implantação do tabuleiro e da estrutura superior da ponte. A primeira etapa da obra, ocorrida em julho do ano passado, serviu para conclusão da fundação da base.

A nova ponte sobre o rio Dourados será estruturada em concreto pré-moldado e terá 26 metros de comprimento, 8,8 metros de largura e duas faixas de tráfego. Depois de concluída, deverá melhorar o fluxo e a segurança viária para os motoristas, além de facilitar o escoamento da produção agropecuária e demais atividades econômicas da região.

Rota alternativa

Com a interrupção temporária do tráfego na LMG-745, o acesso ao distrito de Brejão, Monte Carmelo, Abadia dos Dourados e Coromandel deverá ser feito pela BR-352 e por vias municipais, nos dois sentidos. Para orientação dos motoristas, o DER-MG vai instalar, no início e no final da rodovia, placas e dispositivos de sinalização informando sobre a interrupção e as opções de desvio.

Workshop da Mulher Moderna abre agenda de eventos 2022 da CDL Patos de Minas

Quarta 16/03/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na noite desta terça-feira, dia 15, a CDL Patos de Minas retornou com os eventos presenciais, inspirando as empresárias de Patos de Minas com o 5° Workshop da Mulher Empreendedora.

Em parceria com o Sebrae Delas, o evento abordou o Marketing Digital como aliado, recebendo convidadas que fazem a diferença em seus negócios.

Juntas, Géssica Meiry - associada CDL e lojista, Ludmila Falcão, também associada CDL, empresária e atualmente primeira-dama, e Thais Vida, empresária e influencer digital, brilharam. Emocionaram com suas histórias de vida e inspiraram as 150 mulheres presentes.

Thais Vida, pioneira nas parcerias online com lojistas, onde já atendeu 75 empresas, pontuou que "quem ainda não está no meio digital, está anos luz atrás de seus concorrentes". Também incentivou as empresárias presentes a se posicionem em seus negócios, independente da vergonha, pois a prática contribui para que elas utilizem ao maximo os recursos das redes sociais e as aproximem de seus clientes.

Géssica Meiry contou os bastidores da campanha lançada por sua loja em 2021 com 10 influencers digitais, onde cada uma lançou seu próprio modelo de sapato. Pontuou que a ação só deu certo pela união entre influencers, fornecedores e sua equipe e que "ao divulgar outdoors com as influencers na cidade, despertou a curiosidade do público e vendeu antes mesmo do lançamento oficial dos produtos."

Conhecida pelo envolvimento social, Ludmila Falcão acredita que "todas temos valores e um motoriznho especial construído ao longo da vida, para impulsionar nossos sonhos a saírem do papel". Mostrou através de seu depoimento o poder das redes sociais, a exemplos do grupo de voluntários Patos Solidária, criado no início deste ano com mais de 700 participantes após uma divulgação em seu Instagram com pedido de ajuda.

O evento contou com a expertise de Tatiana Miranda, consultora de negócios e liderança, que mediou o bate-papo entre às convidadas e pontuou cada habilidade aplicada em seus cases de sucesso. Tatiana também será a mentora do Trilhas do Sebrae Delas, voltando para a capacitação das mulheres de nossa região.

A CDL Patos de Minas agradece a presença e o envolvimento de todos nesse evento, reforçando seu compromisso com o fomento do comércio local, entregando soluções assertivas e suporte aos empresários, sempre!

O próximo evento acontece em abril, no lançamento da campanha promocional de Dia das Mães. Acompanhem as notícias da entidade pelo Instagram @cdlpatosdeminas e conheça todos os produtos e serviços da entidade com o departamento comercial, pelo telefone (34) 3818-3400.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Campanha de vacinação contra tipo de meningite agressiva é ampliada

Vacina meningocócica C, que já é oferecida para menores de cinco anos, estará disponível até julho para crianças de até dez anos, 11 meses e 29 dias de idade

Quarta 16/03/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

O Calendário Nacional de Vacinação está oferecendo gratuitamente, até julho, a vacina meningocócica C (Conjugada) para crianças de até dez anos, 11 meses e 29 dias de idade que não tenham nenhuma dose do imunizante registrada no cartão.

A vacina já é disponibilizada em postos de saúde de todo o país para menores de cinco anos de idade, sendo administrada regularmente em esquema de duas doses, aos três e cinco meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. Normalmente, para as crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, recomenda-se a administração de uma dose até os quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade.

Prevenção

A ampliação temporária da administração da meningocócica C (Conjugada) para crianças com menos de 12 anos ainda não vacinadas tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença, um dos tipos de meningite mais agressivos e que pode levar rapidamente à morte ou deixar graves sequelas. No ano de 2021, em Minas Gerais, foram registrados 17 casos de doença meningocócica e quatro óbitos. Já em 2022, até o momento, foram seis casos e uma morte.

A vacina é a principal forma de prevenção. Em 2020, a cobertura vacinal em Minas Gerais para a meningocócica C (Conjugada) foi de 86,43% em menores de 1 ano e de 85,67% em crianças de um ano de idade ou mais. Já em 2021, a cobertura registrada foi de 73,7% nos menores de um ano e de 72,26% para os maiores de um ano de idade. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é a cobertura vacinal de 95% dentro do público indicado para receber o imunizante.

A doença

A meningite é uma infecção que atinge as meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Embora todos os tipos de meningites demandem rigor no acompanhamento do quadro clínico, a meningite do tipo doença meningocócica apresenta maior gravidade.

“Todas deixam sequelas e levam à morte, porém a doença meningocócica tem evolução para óbito em até 24h, além de sequelas que vão de surdez até amputação de membros”, reforça Fernanda Barbosa, referência técnica da Coordenadoria de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Fernanda explica que a doença meningocócica é a infecção causada por uma bactéria (meningococo), podendo apresentar vários sorogrupos, sendo A, B, C, W, X e Y os mais importantes. “A garganta dos seres humanos é o reservatório natural desse microrganismo, portanto, a sua transmissão ocorre por meio de partículas eliminadas durante a respiração, a fala, a tosse, o espirro, o beijo ou, ainda, por meio de contato direto com secreções respiratórias de pacientes ou portadores assintomáticos”, diz.

Controle

Coordenadora Estadual do Programa de Imunizações, Josianne Dias Gusmão explica que, apesar de a faixa etária em maior risco de adoecimento ser a das crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade. “Portanto, a única forma de controlar a doença meningocócica é manter elevadas coberturas vacinais tanto na população infantil como em adolescentes”, reforça.

A coordenadora também destaca a importância da vacina para evitar a ocorrência de surtos da doença, bem como hospitalizações pelo sorogrupo C, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.