Orthodontic

Avião da FAB que resgatará brasileiros decola hoje para a Polônia

Segunda 07/03/2022 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um avião KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), decola hoje (7), às 15h, da Base Aérea de Brasília para cumprir a missão de resgate de brasileiros que deixaram a Ucrânia por causa da guerra. A aeronave está prevista para pousar em Varsóvia, na Polônia, na quarta-feira (9).

O avião leva 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo – utilizados em locais sem recursos e em situações extremas, como guerras e conflitos, como ajuda humanitária à Ucrânia.

Ação interministerial
A ação interministerial, denominada Operação Repatriação, ocorre de forma integrada entre os ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde. Os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10).

A situação na Ucrânia continua grave e o total de refugiados que fugiram da invasão russa já chega a 1,5 milhão, segundo o diretor da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (Acnur), Filippo Grandi. "Esta é a crise de refugiados que mais cresce na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial", disse. A Polônia, Romênia e Hungria têm sido o destino da maioria dos refugiados.

Motociclista que estava desaparecido é encontrado sem vida as margens da BR-365

Domingo 06/03/2022 - Aislan Henrique
Fonte: Patrocínio Online
Feed do PatosAgora

Foi encontrado na tarde desse sábado, 05/03, por volta das 16h30m, por familiares no KM 495 da BR 365, município de Patrocínio, antes do trevo dos pneuzinhos, o corpo do senhor Gilson Soares da Silva, que em abril próximo iria completar 62 anos.

O corpo já em estado de decomposição estava caido do lado direito, do acostamento, na vegetação, sentido Patrocínio. Próximo havia um buraco, o que pode ser a causa de uma queda e saída de pista.

Ele estava em uma motocicleta que havia adquirido em Igarapava, mas a informação repassada quando do seu desaparecimento  desde segunda-feira 28/02, era de que estava indo de Patrocínio para Montes Claros.

O corpo foi recolhido pela Funerária Fênix e será trasladado para Montes Claros.

Bombeiros atendem criança de 3 anos com dedo preso em ralo de banheiro

Sábado 05/03/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O Corpo de Bombeiros de Patos de Minas (MG) atendeu na manhã deste sábado (05/03), uma criança de 3 anos que ficou com um dos dedos da mão preso em um ralo de banheiro. 

Segundo a corporação, os pais do menino foram à sede do 12º BBM, com o filho que estava com o dedão da mão esquerda entalado em um ralo de banheiro. Eles tentarem remover o ralo em casa, usando água com sabão e óleo, porém, sem sucesso.

Ainda segundo os bombeiros, a ocorrência teve um complicador, visto que o ralo era composto de duas chapas de aço inox, material muito resistente, além de não ser possível utilizar ferramentas pesadas durante os trabalhos, pois havia o risco de ferir ou fraturar o dedo da criança.

Com técnica e persistência os bombeiros conseguiram desmembrar as chapas e em seguida cortar uma de cada vez, liberando assim o dedo da criança.

Acidentes domésticos como estes são muito frequentes e envolvem principalmente crianças pequenas. O Corpo de Bombeiros orienta aos pais para ficarem atentos aos riscos existentes em casa, principalmente quando há crianças pequenas, de modo a evitar acidentes como quedas, afogamentos, eletrocussão, queimaduras, queda de móveis ou objetos pesados sobre crianças, acidentes com facas ou armas de fogo, intoxicação com produtos químicos e atropelamentos durante manobra de veículos na garagem.

 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Capitólio: PCMG conclui que queda de rocha ocorreu por evento natural

Sábado 05/03/2022 - André Amâncio
Fonte: PCMG
Feed do PatosAgora

Após intenso trabalho investigativo, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) finalizou as apurações acerca do desprendimento do bloco rochoso de um paredão de cânions, em Capitólio, região Sudoeste do estado, que provocou a morte de dez ocupantes de uma embarcação. O inquérito policial aponta que os fatos se deram em razão de evento natural - relacionado com o processo de erosão e outros fatores geológicos, comprometendo a sustentação da rocha - e elenca sugestões para a melhoria da segurança na área.

O acidente ocorreu no dia 8 de janeiro deste ano, por volta do meio-dia, em ponto turístico do Lago de Furnas, na altura da rodovia MG-050, Km 312. Além das vítimas fatais que estavam na lancha de nome Jesus, 27 ocupantes de outras embarcações ficaram feridas. Segundo o delegado regional em Passos, Marcos Pimenta, desde as primeiras horas, as investigações ocorreram de forma ininterrupta para o esclarecimento dos fatos. “Para a Polícia Civil, não houve ação humana que teve nexo causal com a queda do bloco. Exaurimos os questionamentos”, resume o presidente do inquérito policial.

O perito criminal Rogério Shibata integrou a equipe que realizou os trabalhos iniciais de local, fazendo os primeiros levantamentos e registros fotográficos. Em seguida, os policiais civis se deslocaram para um clube náutico, usado como ponto de apoio para a força-tarefa atuante no caso. “Para cada corpo que chegava, a gente fazia o registro e procurava detalhes, como piercings, tatuagens, sinais de nascença e alguma cicatriz, a fim de garantir que o corpo chegasse ao Posto Médico-Legal de Passos com condições de ser identificado”, conta. Em 36 horas, a PCMG, com apoio da Polícia Federal, identificou as dez vítimas.

Dando continuidade ao procedimento investigativo, foram realizadas mais de 50 oitivas e providenciadas perícias na região dos cânions e em lanchas. Houve ainda a captação de informações para a instrução do inquérito policial com diversos órgãos, entre eles o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), a Marinha do Brasil e a Prefeitura de Capitólio. “Durante as investigações também fizemos reuniões com o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal”, acrescenta o delegado Marcos Pimenta.

Fatores geológicos

Uma minuciosa análise das características e condicionantes geológicas da região, registrada em laudo anexo ao inquérito policial, aponta que uma sequência de eventos geológicos resultou na queda da rocha. Segundo o perito Otávio Guerra, especialista em geologia, estão relacionados com a desestabilização fatores como o processo erosivo a partir da base do bloco, junto a um material decomposto facilmente de ser carreado, a extensa fratura aberta na região superior da rocha (que permitia infiltração) e o fluxo de água da cachoeira que atinge a estrutura rochosa.

“Considerando os achados periciais e analisando a forma como se deu o deslocamento do bloco, é possível afirmar que o bloco de quartzito tombou porque perdeu a sua sustentação devido ao processo erosivo, que removeu a massa que dava sustentação ao bloco. A perda de sustentação fez com que esse bloco buscasse um novo ponto de equilíbrio. Ele tenta se acomodar e, nessa acomodação, as fraturas [fechadas] da região basal e lateral, que mantinham esse bloco afixado no maciço, rompem-se. A partir do momento que o deslocamento sai do apoio da sua base, qualquer bloco, a tendência é tombar”, descreve Guerra.

O perito explica que esses eventos geológicos vêm ocorrendo há anos. "É praticamente imprevisível a gente fazer qualquer mensuração”, observa. Otávio Guerra adverte que não se trata de uma situação isolada e que outros blocos rochosos na região se encontram em situação parecida ao do que se abateu. “Razão pela qual é fundamental que se comece a pensar em um planejamento, um mapa de risco para aquela região”, alerta.

Segurança

Visando aumentar a segurança das pessoas que frequentam a localidade, forte atrativo turístico de Minas Gerais, a Polícia Civil elaborou uma lista com dez sugestões que será encaminhada aos órgãos e às instituições responsáveis pelo licenciamento de atividades e fiscalização da região.

1- Realização de mapeamento de todas as zonas de risco (movimento de massas) por geólogos e/ou outros profissionais especializados no ramo, e sua demarcação em campo e em planta.

2- Redução no número de embarcações nos cânions, as quais deverão apenas contemplar o local, em velocidade baixa e sem uso de aparelho sonoro.

3- Implementação do selo de identificação nas embarcações. O selo será fornecido pelo Poder Público Municipal e deverá ser afixado na embarcação para facilitar a fiscalização - o selo somente será fornecido após análise das condições físicas das embarcações e verificação documental, incluindo comprovante de seguro de vida.

4- Identificação de todos os turistas que utilizarem embarcações, sendo que o controle/cadastro deverá ser armazenado/disponibilizado nos respectivos píeres.

5- Uso obrigatório de colete (em toda represa) e capacete na região dos Cânions e áreas semelhantes.

6- Maior integração entre os órgãos/instituições responsáveis pela concessão e fiscalização de empreendimentos turísticos.

7- Proibição de passeios turísticos na região quando da comunicação de advertência pela Defesa Civil.

8- Fortalecimento das fiscalizações de engenharia, geologia e ambiental.

9- Exigência de estudo de risco e respectiva contenção para os empreendimentos turísticos.

10- Efetiva participação de Furnas e da concessionária Nascentes das Gerais na adoção de medidas preventivas de segurança.

Mega-Sena de hoje sorteia prêmio de R$ 90 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h

Sábado 05/03/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcello Casal Jr)
Feed do PatosAgora

O Concurso 2.460 da Mega-Sena, que será sorteado hoje (5) à noite em São Paulo, pagará o prêmio de R$ 90 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê.

Ninguém acertou as seis dezenas no último concurso, realizado quinta-feira (3).

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, ao preço de R$ 4,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), ao preço de R$ 22.522,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003.

Justiça aceita pedido do Ministério Público e expede liminar que obriga o DER a melhorar o desvio na MG -354, em Presidente Olegário

Até a via principal ficar pronta, o DER terá que fazer o monitoramento do fluxo (pare e siga), durante 24h por dia.

Sábado 05/03/2022 - André Amâncio
Fonte: PO Hoje
Feed do PatosAgora

 A Justiça concedeu, em parte, nesta sexta-feira (4), uma liminar que obriga o Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER — MG), a melhorar o desvio construído na MG -354, entre os quilômetros 152 e 153 da via, em Presidente Olegário.  A decisão partiu de uma Ação Civil pública ingressada pelo Ministério Público. A rodovia tem um grande fluxo de veículos.

Devido às chuvas a rodovia está totalmente interditada há 54 dias. O Ministério Público, através do promotor Dr. Bruno Rossi, entrou com uma Ação Civil Pública com pedido de liminar para melhorias no desvio e a recuperação do trecho onde o asfalto afundou em dois pontos da via. A ação foi protocolada no dia 24 de fevereiro.

Por coincidência ou não, após a ação do Ministério Público, antes da decisão da Justiça o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) iniciou as obras de recuperação da rodovia nesta sexta-feira (4).

Conforme a decisão do juiz da Comarca de Presidente Olegário, Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto, o DER — MG — tem 15 dias, para promover a construção de novo desvio ou alargamento do desvio construído na faixa de domínio, com largura compatível com a trafegabilidade de veículo nos dois fluxos da rodovia, bem como a disponibilização de equipe para monitoramento do fluxo (pare e siga), durante 24 horas por dia até a edificação da via principal ou apresentação de estudos técnicos que indiquem a desnecessidade de referidas providências.

O Pohoje entrou em contato com Assessoria de Comunicação do DER- MG, questionando o órgão sobre a decisão da Justiça, mas até o fechamento da reportagem não teve resposta. 

Trafegabilidade pelos desvios

Os motoristas que trafegam na rodovia MG-354, no sentido Presidente Olegário a Patos de Minas, utilizam o desvio executado pela Prefeitura (entra pelo km 152 — antiga cerâmica) e aqueles que se deslocam no sentido oposto, de Patos de Minas a Presidente Olegário, usam o desvio construído pelo DER — MG (entra no km 153).

Trecho da Rua Pará está parcialmente interrompido para obras da Copasa

Sexta 04/03/2022 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O trecho da Rua Pará, entre as ruas Major Gote e Dr. Antônio Maciel (Bairro Cônego Getúlio) ficará parcialmente interditada para realização de obras pela Copasa. 

O trabalho no local começou nesta sexta-feira (04/03) e o término está previsto para terça-feira (8/3). No domingo (06/03), o trecho em frente a um posto de combustíveis e à Faculdade Patos de Minas (FPM) também sofrerá interdição parcial.

A liberação do trânsito de pessoas e veículos ocorrerá logo após o término das obras, cuja previsão é para terça-feira (08/03).

 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Biblioteca Municipal João XXIII está com novo horário de atendimento

Sexta 04/03/2022 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Com o novo horário de atendimento, os usuários da Biblioteca Municipal João XXIII terão mais tempo para utilizar o espaço, participar das atividades oferecidas e pegar livros emprestados.

Se você ainda não visitou o local, vai lá! Ah, e aproveita pra se cadastrar como usuário. É simples: basta levar documento de identificação e comprovante de residência atualizado. Os menores de 18 anos devem ir acompanhados do pai, da mãe ou de um responsável.

Ler é abrir portas para o conhecimento, é escancarar as janelas da alma para o universo fabuloso dos livros. Aproveite o novo horário e visite a biblioteca. Estamos esperando por você!

Covid-19: boletim confirma 22 novos casos

Sexta 04/03/2022 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O boletim de hoje traz novos casos de Covid-19 assim distribuídos:

18 positivos em 3/3
+ 2 positivos em 2/3
+ 2 positivos em datas anteriores*

Não houve confirmação de óbito. Quanto à ocupação de leitos públicos por pacientes com Covid-19, são 8,88% das UTIs e 3,92% das enfermarias.

Condutor de caminhonete colide e abre buraco na parede do Pronto Socorro do HRAD

Sexta 04/03/2022 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um motorista de 55 anos atingiu e derrubou parte da parede de um dos quartos da UTI do Pronto Socorro do Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), após a caminhonete apresentar uma pane. O fato ocorreu na tarde desta sexta-feira (04).

Segundo informações apuradas no local, o veículo estava estacionado na Rua José Reis. Quando deu partida, o veículo acelerou e, para mão colidir em uma ambulância, o condutor acabou colidindo na grade e na parede do Pronto Socorro.

Haviam três ocupantes na caminhonete, porém ninguém ficou ferido. Ainda segundo informações apuradas no local, um familiar de uma paciente do regional contou que poucos minutos antes do acidente havia uma paciente no quarto atingido pela caminhonete.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net