Orthodontic

Acidente envolvendo três carros e duas motos é registrado na região central de Patos de Minas

Sexta 17/09/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um acidente envolvendo três carros e duas motocicletas foi registrado na tarde dessa sexta-feira (17), no cruzamento da Rua Barão do Rio Branco com Rua Olegário Maciel, na área central de Patos de Minas. Por sorte ninguém se feriu no acidente.

Segundo informações apuradas no local, o condutor de 42 anos do Honda Civic avançou a parada obrigatória existente no cruzamento e atingiu um Ford Ka. Com o impacto, o Civic subiu no passeio, atingiu duas motocicletas que estavam estacionadas e um VW Gol que estava à frente das motos.

A Polícia Militar (PM) foi acionada no local para registrar o acidente. Os comerciantes do local pedem providências para que haja um reforço na sinalização de trânsito. Vários acidentes já foram registrados no local. Veja mais no vídeo abaixo.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Viva Patos será lançado no próximo domingo

Projeto tem como conceito tornar as áreas verdes da cidade mais bonitas por meio da participação da comunidade na preservação do patrimônio ambiental e cultural

Sexta 17/09/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Prefeitura de Patos de Minas lançará, no próximo domingo (19/9), o “Viva Patos”: programa de adoção de praças e espaços públicos. O lançamento acontecerá a partir das 8h, na orla da Lagoa Grande. O “Viva Patos” promoverá a adoção de equipamentos públicos, praças esportivas e áreas verdes de Patos de Minas, visando à urbanização, conservação, manutenção e utilização responsável desses locais e bens. Com isso, o projeto objetiva proporcionar melhoria da qualidade de vida da população e participação da sociedade na gestão socioambiental.

A iniciativa nasceu da experiência do prefeito Luís Eduardo Falcão, enquanto presidente do Conselho de Segurança Pública, no projeto “Bom de Pé, Bom de Bola, Bom de Escola”. A ação consistia na prática de futebol vinculada à frequência escolar e  era desenvolvida na quadra do Bairro Abner Afonso. O projeto teve grande engajamento da comunidade que se empenhou para a realização de reparos e conservação do local.

De acordo com a primeira-dama e também coordenadora do “Viva Patos”, Ludimila Falcão, o projeto oferecerá a oportunidade de melhorias nos espaços de lazer da cidade. “Queremos realizar esse sonho de ter uma cidade mais bela, com espaços agradáveis e, por isso, lançaremos esse projeto. Acreditamos na união para fazer a diferença. Acreditamos que juntos podemos mais”, reforça Ludimila.

A ideia principal do “Viva Patos” é tornar as áreas verdes da cidade mais bonitas por meio da participação efetiva da comunidade na preservação do patrimônio ambiental e cultural. Qualquer pessoa física e/ou jurídica pode participar, em especial as organizações, os sindicatos, os clubes de serviços e as organizações não governamentais.

Para o lançamento, a Prefeitura de Patos de Minas organizou uma manhã de muita diversão na orla da Lagoa Grande. O evento contará com uma apresentação da Turma da Mônica, contação de histórias, apresentação de pequenas peças teatrais, feira para troca de livros e muita música. Além disso haverá distribuição de pipoca e de algodão-doce.

Mototaxista fica ferido em acidente no Bairro Lagoa Grande

Sexta 17/09/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um mototaxista de 63 anos ficou ferido em um acidente de trânsito ocorrido na tarde da última quinta-feira (16), no cruzamento da Rua Padre Alaor com Rua Rui Barbosa, Bairro Lagoa Grande.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), a condutora de 67 anos seguia no Honda Civid pela rua Padre Alaor. No cruzamento com a Rua Rui Barbosa, reduziu a velocidade de seu veículo.

Ao arrancar, colidiu contra o mototaxista que seguia pela Rua Rui Barbosa. Com o impacto o motociclista caiu ao solo, sendo socorrido pelo SAMU e encaminhado à UPA, com queixas de escoriações nos pés.


 

Homem preso por furto de motocicleta recebe resultado positivo para HIV e tentar contaminar policiais na UPA

Sexta 17/09/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Ministério da Saúde
Feed do PatosAgora

Um homem de 29 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) na manhã da última quinta-feira (17), suspeito de furtar uma motocicleta durante a madrugada. Ao ser levado à UPA por conta de escoriações sofridas durante a fuga, o suspeito recebeu resultado positivo para HIV, se feriu e tentou contaminar os policiais militares.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), os militares tomaram conhecimento do furto da motocicleta Honda CG 125 e iniciaram as diligencias na tentativa de identificar o autor e recuperar o bem furtado. Durante os trabalhos, as viaturas obtiveram informações de que a motocicleta furtada já estava na posse do suspeito, de 29 anos, e que ele estaria no bairro Jardim Esperança.

Os policiais conseguiram localizar o suspeito no bairro, momento que ele fugiu. Em determinado momento, o suspeito abandonou a motocicleta e saiu correndo pulando muros das residências próximas.

O indivíduo ainda tentou se escondeu dentro de uma betoneira de construção, porém acabou detido. Os policiais notaram que as mãos do suspeito estavam com pequenos cortes e com um pequeno sangramento e que o ele também estava com algumas escoriações.

Nesse momento, o homem disse aos policiais que suspeitava de ser soro positivo para HIV. Na UPA, ele realizou exame de HIV e, após receber o resultado de soropositivo, passou a se debater, quebrar o monitor da sala da pediatria e bater a cabeça propositalmente na parede onde havia uma quina, afim de causar um corte com sangramento.

Em seguida, partiu para cima dos militares tentando contaminá-los com sangue de sua cabeça, tendo novamente que ser contido para ser medicado com pontos em sua cabeça. Após ser liberado da UPA, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas (MG).

Aids / HIV: o que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção

O que é Aids?

A aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

IMPORTANTE:  Os pacientes soropositivos, que têm ou não AIDS, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

O que é HIV?

O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae e é uma Infecção Sexualmente Transmissível. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns, como por exemplo:

período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença;

infecção das células do sangue e do sistema nervoso;

supressão do sistema imune.

Aids / HIV: o que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção

O que é sistema imunológico?

O corpo reage diariamente aos ataques de bactérias, vírus e outros micróbios, por meio do sistema imunológico. Muito complexa, essa barreira é composta por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções, responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo funcionando livre de doenças.

Entre as células de defesa estão os linfócitos T-CD4+, principais alvos do HIV, vírus causador da aids, e do HTLV, vírus causador de outro tipo de doença sexualmente transmissível. São esses glóbulos brancos que organizam e comandam a resposta diante dos agressores. Produzidos na glândula timo, eles aprendem a memorizar, reconhecer e destruir os microrganismos estranhos que entram no corpo humano.

O HIV liga-se a um componente da membrana dessa célula, o CD4, penetrando no seu interior para se multiplicar. Com isso, o sistema de defesa vai pouco a pouco perdendo a capacidade de responder adequadamente, tornando o corpo mais vulnerável a doenças. Quando o organismo não tem mais forças para combater esses agentes externos, a pessoa começar a ficar doente mais facilmente e então se diz que tem aids.

IMPORTANTE:  Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com antirretrovirais imediatamente, e, assim, poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos (coquetel) impedem que o vírus se replique dentro das células T-CD4+ e evitam, assim, que a imunidade caia e que a aids apareça.

O que é janela imunológica?

Janela imunológica é o intervalo de tempo decorrido entre a infecção pelo HIV até a primeira detecção de anticorpos anti-HIV produzidos pelo sistema de defesa do organismo. Na maioria dos casos, a duração da janela imunológica é de 30 dias. Porém, esse período pode variar, dependendo da reação do organismo do indivíduo frente à infecção e do tipo do teste (método utilizado e sensibilidade).

Se um teste para detecção de anticorpos anti-HIV é realizado durante o período da janela imunológica, há a possibilidade de gerar um resultado não reagente, mesmo que a pessoa esteja infectada. Dessa forma, recomenda-se que, nos casos de testes com resultados não reagentes em que permaneça a suspeita de infecção pelo HIV, a testagem seja repetida após 30 dias com a coleta de uma nova amostra.

É importante ressaltar que, no período de janela imunológica, o vírus do HIV já pode ser transmitido, mesmo nos casos em que o resultado do teste que detecta anticorpos anti-HIV for não reagente.

O que são Infecções Sexualmente Transmissíveis?

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

Como ocorre a transmissão da AIDS / HIV?

A transmissão do HIV e, por consequência da AIDS, acontece das seguintes formas:

Sexo vaginal sem camisinha.

Sexo anal sem camisinha.

Sexo oral sem camisinha.

Uso de seringa por mais de uma pessoa.

Transfusão de sangue contaminado.

Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação.

Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Condutas que não transmitem a Aids

É importante quebrar mitos e tabus, esclarecendo que a pessoa infectada com HIV ou que já tenha manifestado a AIDS não transmitem a doença das seguintes formas:

Sexo, desde que se use corretamente a camisinha.

Masturbação a dois.

Beijo no rosto ou na boca.

Suor e lágrima.

Picada de inseto.

Aperto de mão ou abraço.

Sabonete/toalha/lençóis.

Talheres/copos.

Assento de ônibus.

Piscina.

Banheiro.

Doação de sangue.

Pelo ar.

Como é feito o diagnóstico da AIDS / HIV?

Conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV aumenta muito a expectativa de vida de uma pessoa que vive com o vírus. Quem se testa com regularidade, busca tratamento no tempo certo e segue as recomendações da equipe de saúde ganha muito em qualidade de vida.

Por isso, se você passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, faça o teste anti-HIV. O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral. No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em cerca de 30 minutos. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Os exames podem ser feitos de forma anônima. Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento para facilitar a correta interpretação do resultado pelo(a) usuário(a). Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136).

Além da rede de serviços de saúde, é possível fazer os testes por intermédio de uma Organização da Sociedade Civil, no âmbito do Programa Viva Melhor Sabendo. Em todos os casos, a infecção pelo HIV pode ser detectada em, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o HIV no material coletado. Esse é o período chamado de janela imunológica.

IMPORTANTE:  As mães que vivem com HIV têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Quais são os sintomas da Aids / HIV

Quando ocorre a infecção pelo vírus causador da aids, o sistema imunológico começa a ser atacado. E é na primeira fase, chamada de infecção aguda, que ocorre a incubação do HIV (tempo da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sinais da doença). Esse período varia de três a seis semanas. E o organismo leva de 30 a 60 dias após a infecção para produzir anticorpos anti-HIV. Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebida.

A próxima fase é marcada pela forte interação entre as células de defesa e as constantes e rápidas mutações do vírus. Mas isso não enfraquece o organismo o suficiente para permitir novas doenças, pois os vírus amadurecem e morrem de forma equilibrada. Esse período, que pode durar muitos anos, é chamado de assintomático.

Com o frequente ataque, as células de defesa começam a funcionar com menos eficiência até serem destruídas. O organismo fica cada vez mais fraco e vulnerável a infecções comuns. A fase sintomática inicial é caracterizada pela alta redução dos linfócitos T CD4+ (glóbulos brancos do sistema imunológico) que chegam a ficar abaixo de 200 unidades por mm³ de sangue. Em adultos saudáveis, esse valor varia entre 800 a 1.200 unidades. Os sintomas mais comuns nessa fase são: febre, diarreia, suores noturnos e emagrecimento.

A baixa imunidade permite o aparecimento de doenças oportunistas, que recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo. Com isso, atinge-se o estágio mais avançado da doença, a aids. Quem chega a essa fase, por não saber da sua infecção ou não seguir o tratamento indicado pela equipe de saúde, pode sofrer de hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de câncer. Por isso, sempre que você transar sem camisinha ou passar por alguma outra situação de risco, procure uma unidade de saúde imediatamente, informe-se sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e faça o teste.

 

Membros da equipe do Banco de Alimentos visitam 4 entidades assistenciais

Sexta 17/09/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Mais quatro entidades assistenciais foram visitadas por membros da equipe do Banco de Alimentos nas duas últimas semanas.

As visitas têm o objetivo de conhecer melhor as atividades desenvolvidas pelas instituições para fortalecer a parceria com o programa.

Dessa vez, a diretora do Banco de Alimentos, Elane Diniz, a nutricionista Dayane de Fátima e Silva e a estagiária do Serviço Social Gisliane Franco da Costa estiveram no Conselho Central de Patos de Minas da Sociedade de São Vicente de Paulo, no Amparo Maternal, no Lar de Ismael e no Posto de Assistência Chico Xavier.

PM, DER e SEST/SENAT realizaram blitz educativa em Patos de Minas

Sexta 17/09/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Iniciando a Semana Nacional de Trânsito, a Polícia Militar Rodoviária, o DER e o SEST/SENAT realizaram uma blitz de trânsito educativa em Patos de Minas na manhã deste dia 17/09.

Dessa sexta-feira (17) até o dia 27 de setembro a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) intensificará as abordagens nos 23 municípios de responsabilidade da 10  Cia RV/Patos de Minas.

O objetivo é a prevenção de acidentes, conscientização dos usuários da via quanto à importância de um trânsito seguro e preventivo, bem como a repressão de crimes e infrações diversas.

Secretaria Municipal de Saúde agora conta com serviço de radiologia odontológica

Sexta 17/09/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Secretaria Municipal de Saúde tem avançado em pontos importantes que demandavam atenção especial há algum tempo. Um deles é o atendimento odontológico, o qual, desde a última segunda-feira (13/9), conta com o Serviço de Radiologia Odontológica.

O SERO realiza exames complementares em radiologia intraoral para as pessoas em tratamento na rede de atenção em saúde bucal da prefeitura.

O paciente que necessita de radiografia agora já sai do consultório com o pedido do exame em mãos e com horário e dia agendados para realizá-lo.

O SERO foi instalado na USF Guanabara e funciona das 7h às 19h, de segunda-feira a sábado.

Vazamento de gás causa incêndio em empresa localizada na Rua Major Jerônimo

Sexta 17/09/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O Corpo de Bombeiros foi acionado na última quinta-feira (16), para combater um incêndio na cozinha de uma empresa localizada na Rua Major Jerônimo, em Patos de Minas (MG).

Segundo informações dos bombeiros, o incêndio se iniciou durante o uso de um fogareiro que é acoplado diretamente no botijão de gás de 13kg, sendo que o fogareiro quebrou e ocasionou o vazamento do gás.

Com isso, o incêndio se espalhou por dois cômodos da residência onde funciona a empresa, queimando a área da cozinha com diversos utensílios, armário onde os funcionários guardavam objetos pessoais e materiais eletrônicos em estoque.

Idoso é preso suspeito de cometer furto em construção

Sexta 17/09/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um homem de 66 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) na madrugada dessa sexta-feira (17), suspeito de furto em construção. 

Segundo informações da PM, durante patrulhamento os militares receberam a informação de uma Fiat Strada de cor branca em atitude suspeita rondando o bairro New Golden.

Foram realizadas diligências, sendo o veículo abordado no bairro São Judas e constatado que o condutor havia praticado furto em uma construção na Av. General Astolfo Mendes, no bairro Morada do Sol, levando diversos materiais como blocos de lajota, barras de ferro e areia.

Diante dos fatos, o autor, 66 anos, foi preso em flagrante delito e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de plantão. Após decisão do Delegado de plantão, os materiais foram restituídos à vítima.

Condutor embriagado é preso durante operação Rota Segura na MG 190

Sexta 17/09/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Durante Operação Rota Segura realizada no início da madrugada dessa sexta-feira (17), no km 01 da rodovia MG 190, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) abordou uma caminhonete MMC L-200. O condutor de 50 anos, apresentava sintomas notórios de embriaguez.

Ao ser submetido ao teste de etilômetro foi aferido 0,36 mg/L de álcool por ar alveolar expelido pelos pulmões, configurando o crime de trânsito de dirigir veículo automotor sob influência de álcool, art. 306 do CTB.

O condutor foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Plantão em Patrocínio (MG) para as providências subsequentes.

A caminhonete L-200 que estava devidamente licenciada foi liberada para outro condutor regularmente habilitado.