Orthodontic

Produção mineira de cana-de-açúcar tem volume recorde na safra 2020/2021

Preço e demanda aquecida favoreceram fabricação de açúcar no lugar do etanol

Sábado 22/05/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

Minas Gerais alcançou volume recorde de 70,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2020/2021, com crescimento de 2,7% na comparação com a safra 2019/2020. A área colhida alcançou 854,2 mil hectares, com aumento de 4,1%. Os dados foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e confirmam o melhor desempenho da produção mineira desde o início da série histórica em 2005/2006.

Segundo a assessora técnica da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) Creuma Viana, o cenário trazido pela pandemia alterou o destino do processamento industrial da cana-de-açúcar, tradicionalmente encaminhada para a produção do etanol combustível. “Com a diminuição de veículos em circulação e a queda na demanda do combustível, 48,5% da safra foram destinados para a produção de açúcar, enquanto que no período anterior o percentual foi de 35,3%”, explica. Para o etanol (hidratado e anidro), a produção alcançou 3,1 bilhões de litros, redução de 14,5%.

A demanda pelo açúcar se manteve aquecida e, no ano passado, as exportações mineiras registraram crescimento expressivo de 60,9% no valor exportado, totalizando US$ 1 bilhão, e de 61,2% no volume embarcado, chegando a 3,7 milhões de toneladas, na comparação com 2019.

Safra 2021/2022

De acordo com a primeira estimativa da Conab para a safra 2021/2022 de cana-de-açúcar, Minas Gerais deve superar em 1,1% a produção recorde atual e alcançar 71,4 milhões de toneladas. A área colhida é estimada em 868,7 mil hectares, caracterizando mais um recorde dentro da série histórica.

Desta vez, a expectativa é de que a maior parte da cana (52,5%) seja destinada à fabricação de etanol e 47,5% para a produção de açúcar.

Minas Gerais é o terceiro maior produtor nacional de cana-de-açúcar, e responde por 11,4% da produção brasileira.

Com 188 convocações pendentes, CPI da Pandemia vota requerimentos na quarta

Sábado 22/05/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Senado (foto: Jefferson Rudy)
Feed do PatosAgora

A CPI da Pandemia se reúne na quarta-feira (26) para votar um conjunto de requerimentos que devem nortear os próximos passos da investigação. A pauta de votações ainda não foi divulgada pelo presidente Omar Aziz (PSD-AM). Mas, até a manhã desta sexta-feira (21), a comissão acumulava 343 pedidos pendentes de apreciação. Desse total, 188 requerimentos sugerem a convocação de testemunhas.

A CPI tinha reunião deliberativa marcada para a última quinta-feira (20). Mas Aziz decidiu adiar a votação para concluir o depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Os 27 pedidos que estavam na pauta podem ser votados na próxima quarta-feira. Entre eles, a convocação do empresário Carlos Wizard, apontado como integrante de um suposto conselho paralelo de saúde.

O presidente da CPI lembra que não há consenso para a votação de alguns pedidos de convocação. Segundo Aziz, o tema deve gerar muita discussão entre os senadores. Por isso, a próxima reunião deliberativa será exclusiva para a apreciação de requerimentos. Não haverá depoimento de testemunhas.

— Nós tiraríamos o dia para votar requerimentos e convocações. Tem muitos requerimentos que vai ter discussão. Então, não ouviríamos ninguém, só votaríamos. Vamos perder muito tempo discutindo. Tem nomes que são consenso, tem outros que não são. Então, acho melhor nós fazermos isso numa sessão inteira — explicou Aziz.

Convocações

Entre os 188 pedidos de convocação pendentes, há requerimentos para nove ministros do presidente Jair Bolsonaro: Paulo Guedes (Economia), Walter Braga Netto (Defesa e ex-Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil e ex-Secretaria de Governo), Carlos Alberto Franco França (Relações Exteriores), Anderson Torres (Justiça), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Damares Regina Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e Marcelo Queiroga (Saúde), que já depôs à CPI, mas pode ser reconvocado. O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, é chamado a depor como convidado.

Os senadores apresentaram ainda requerimento para ouvir o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem. Ele pode ser chamado para comentar a declaração de Jair Bolsonaro de que o coronavírus seria resultado de uma “guerra química”.

Em outra frente, estão pendentes requerimentos de convocação para investigar o repasse de recursos da União para estados e municípios. Podem ser chamados a depor os governadores Rui Costa (Bahia), Helder Barbalho (Pará), João Doria (São Paulo) e Wilson Lima (Amazonas). Wellington Dias (Piauí) é convidado como representante do Fórum dos Governadores.

Os parlamentares apresentaram ainda requerimentos para a convocação dos secretários de Saúde de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Eles devem prestar depoimento sobre recursos repassados ao Consórcio do Nordeste em dois contratos no valor total de R$ 56,6 milhões para a compra de respiradores.

Linhas de investigação

Um requerimento do relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), requisita a íntegra da reunião ministerial conduzida pelo presidente Jair Bolsonaro em 22 de abril de 2020. Calheiros quer ter acesso a declarações do ex-chanceler Ernesto Araújo que estão mantidas sob sigilo por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

O vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pede a quebra dos sigilos bancário, fiscal e de comunicações do ex-ministro Eduardo Pazuello. Ele quer apurar denúncias de que o Ministério da Saúde teria usado a pandemia como pretexto para contratar obras sem licitação.

Um requerimento do senador Marcos Rogério (DEM-RO) pede a convocação de Paulo César Baraúna, diretor executivo da White Martins, empresa fornecedora de oxigênio para hospitais. O parlamentar quer investigar o papel da companhia no colapso de oxigênio na cidade de Manaus (AM) em janeiro deste ano. “A empresa enfrentou um cenário de crise sem precedentes devido à escalada no número de casos de covid-19 em Manaus, o que sobrecarregou as unidades de saúde e resultou na falta de oxigênio medicinal em hospitais públicos e privados”, argumenta.

Em um requerimento de convite, Marcos Rogério sugere o depoimento do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Segundo o parlamentar, Malafaia deve expor “sua atuação como conselheiro do presidente da República”.

A CPI da Pandemia foi instalada no dia 27 de abril. Desde então, a comissão aprovou 255 requerimentos — 20 deles nesta semana. Dos 343 pedidos pendentes de apreciação, 80 foram apresentados nesta semana.

 

Covid-19: Patos de Minas registra 3 novos óbitos; taxa de cura é de 94,78%

Sexta 21/05/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 13.718 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa sexta-feira (21/05), pela Vigilância em Saúde.

Dos novos casos do atual boletim, 23 são datados desta semana. Os demais referem-se a exames de fevereiro, março e abril passados que ficaram represados e só agora foram informados pelas unidades que os realizaram.

O percentual de cura segue acima dos 94%. Foram confirmados três óbitos, todos ocorridos ontem: dois homens e uma mulher na faixa etária de 51 a 64 anos.

O boletim informou também que 227 pessoas estão em recuperação domiciliar e 41 pacientes estão internados, sendo 15 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.

Até o momento, 13.003 pessoas já se recuperaram da doença, representando 94,78% de , e 447 óbitos foram confirmados até o momento.

Condutor fica ferido ao perder controle de veículo e colidir poste na Av. Paineiras

Sexta 21/05/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um condutor de 26 anos ficou ferido após perde o controle do veículo que conduzia e colidir em um poste de iluminação pública. O fato ocorreu na noite da última sexta-feira (20), na Avenida Paineiras.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), o condutor relatou que transitava sentido Av. Maraba/bairro Colina e que se encontrava um pouco acima da velocidade. Ao tentar contornar a rotatória, veio a perder o controle direcional de seu veículo, vindo a colidir contra o poste de iluminação pública.

O condutor apresentava ferimentos no rosto e no braço esquerdo e se queixava de dores no tórax. Uma ambulância do Samu compareceu ao local e socorreu a vítima à UPA III. Ao serem verificados os documentos de porte do condutor e veiculo, foi constatado que o condutor é habilitado somente na categoria A, portanto estava conduzindo veículo com CNH de categoria diferente. Diante do fato, o condutor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para demais providencias.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

PM apreende motocicleta com chassi raspado e portando placa de outro veículo

Sexta 21/05/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) apreendeu uma motocicleta com chassi raspado e portando uma placa de outro veículo, na noite da última quinta-feira (20).

Segundo informações da Polícia Militar (PM), durante operação os policiais abordaram uma motocicleta Honda com placas da cidade de Pirapora (MG).

Ao proceder a pesquisa de tal veículo, os militares constataram que a placa não batia com o veículo. Foi constatado ainda que o chassi encontrava-se raspado.

Diante disso, o condutor da motocicleta foi preso em flagrante delito e conduzido à delegacia.  A motocicleta foi apreendida e conduzida ao depósito.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Doenças crônicas neurológicas são incluídas nos grupos prioritários

Passam a ter direito à vacina, por exemplo, indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral e esclerose múltipla

Sexta 21/05/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Pessoas com doenças crônicas neurológicas agora fazem parte do público-alvo da vacinação contra a Covid-19. Esse grupo foi incluído na lista de comorbidades nesta quinta-feira (20/5), quando o Ministério da Saúde (MS) publicou a versão atualizada do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

Com isso, passam a ter direito à vacina já neste momento: portadores de doenças cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório e demência vascular); doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; e indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou condições similares.

Os patenses de 18 a 59 anos que tenham uma dessas condições de risco devem cadastrar-se em patosdeminas.prefeituras.net. Assim como as demais pessoas com comorbidades, devem providenciar laudo médico original para apresentar na data da vacinação.

A atualização do PNO também acrescentou a vacina Covid-19 da Pfizer/BioNTech na lista de imunizantes atualmente em uso no Brasil, juntamente com orientações e especificações técnicas. Patos de Minas receberá doses desse imunizante na próxima semana, podendo atender gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos.

Novas orientações – As novas recomendações para vacinação de gestantes e puérperas foram acrescentadas ao documento. No momento, a orientação do MS é de que seja vacinado contra a Covid-19 apenas o grupo com comorbidades, sendo utilizadas somente Coronavac/Butantan ou Pfizer/BioNTech. A aplicação da AstraZeneca nesse público está suspensa no país por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, a pasta orienta a gestantes e puérperas – incluindo as sem fatores de risco adicionais – que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca a aguardar o fim da gestação e dos 45 dias após o parto para completar o esquema vacinal com o mesmo imunizante.

Polícia Civil recupera dois aparelhos celulares produtos de furto e roubo em Patos de Minas

Sexta 21/05/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Em Patos de Minas, a Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Crimes Contra o Patrimônio apreendeu dois aparelhos celulares produtos de crimes anteriores (um furto e um roubo) ocorridos no dia 01 de maio de 2021.

A investigação consiste em levantamentos no combate a comercialização de aparelhos celulares sem qualquer comprovação, em que estão sendo amplamente repassado adiante para terceiros em nossa cidade.

Nesta sexta-feira (21), após diligências investigativas, um indivíduo de 32 anos recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de receptação por ter adquirido aparelho celular produto de crime anterior.

Sabe-se que a subtração de aparelhos celulares é algo que acontece com grande frequência em nossa cidade, motivo pelo qual vale alertar a todos os cidadãos que porventura vierem a adquirir de terceiros que tomem todos os tipos de precauções, exigindo toda a documentação do telefone que for negociado antes que tudo for concluído.

A Polícia Civil reitera os canais de comunicação por meio do Disque-Denúncia 181 ou pelo telefone da Delegacia de Polícia Civil.

Covid-19: perguntas e respostas sobre comorbidades prioritárias para vacinação

Sexta 21/05/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Patos de Minas está na terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, quando são atendidas pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos. Nem todas as patologias dão direito à vacina, e é importante o cidadão estar atento a isso.

Para esclarecer algumas dúvidas recorrentes sobre as comorbidades prioritárias, a Secretaria Municipal de Saúde respondeu a algumas perguntas mais frequentes. Clique aqui para ler.

Vigilância Sanitária e Procon fiscalizam se escolas estão cumprindo Protocolo Sanitário de Retornos às Atividades Escolares

Sexta 21/05/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Vigilância Sanitária e o Procon fiscalizaram, nesta sexta-feira (21/5), três escolas de ensino médio e uma de ensino superior.

O objetivo da ação foi verificar se os estabelecimentos estão cumprindo o Protocolo Sanitário de Retornos às Atividades Escolares Presenciais no Contexto da Pandemia de Covid-19 (de 27/4/2021).

Os fiscais constataram que os locais estão cumprindo as medidas sanitárias exigidas. Na oportunidade, diretores das escolas foram orientados a realizar o registro de higienização dos ambientes, mobiliários, bebedouros e maçanetas.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Polícia Civil realiza operação contra o tráfico drogas em Patos de Minas

Sexta 21/05/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Em Patos de Minas, a Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Contra Tóxicos e Entorpecentes, desempenhou o cumprimento de dois mandados de busca e apreensões de indivíduos residentes no Bairro Jardim Esperança.

A investigação consiste no combate ao tráfico de drogas desempenhado em solo patense, em que a Polícia Civil tem o compromisso de acompanhar diariamente os indivíduos conhecidos no meio policial com envolvimento com drogas.

Nesta sexta-feira (21), em poder dos mandados de busca e apreensão, as equipes de policiais civis diligenciaram em dois imóveis residenciais de indivíduos voltados para o tráfico de drogas. Na ocasião, em uma das residências foram apreendidos os seguintes materiais: 20 tabletes de maconha com peso maior de meio quilo; duas porções de cocaína com peso aproximado em 20 gramas; uma balança de precisão; vários telefones celulares sem procedência; uma munição calibre .22; e rádio de comunicador na frequência da Polícia Militar.

Nesse sentido, um indivíduo de 19 anos de idade recebeu voz de prisão em flagrante delito, sendo encaminhado para a Delegacia de Polícia para lavratura do auto de prisão em flagrante delito.

Todos os levantamentos se devem com o apoio da população em que vem repassando os fatos a serem apurados pela Polícia Civil, em que a Delegacia de Polícia Civil de Contra Tóxicos e Entorpecentes se compromete a verificar e tem intensificado os trabalhos investigativos e preventivos no combate ao tráfico de drogas, realizando a investigação criminal e reforçando o compromisso com o interesse público na apuração dos crimes.

Mais uma vez, venho frisar o projeto de monitoramento dos alvos de investigações anteriores e atuação em todas as partes da cidade, contando sempre com o apoio da população. A operação contou com o apoio de 07 policiais civis lotados em toda a Delegacia Regional de Patos de Minas, com um total de 03 viaturas.

A Polícia Civil reitera os canais de comunicação por meio do Disque-Denúncia 181 ou pelo telefone da Delegacia de Polícia Civil.

 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net