Orthodontic

Reajuste salarial de servidores municipais DE 5,45% é aceito pelo Sintrasp

O próximo passo, após a negociação, é aprovação de projeto de lei que propõe a correção dos salários

Quinta 15/04/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Na tarde de hoje (15), a Prefeitura de Patos de Minas recebeu informe do Sintrasp confirmando aceite da proposta de recomposição salarial dos servidores municipais para o ano de 2021. Nessa quarta-feira, durante reunião com representantes do sindicato, o Executivo municipal propôs reajuste de 5,45%, correção feita de acordo com a inflação.

De acordo com o ofício enviado pelo sindicato, a Comissão de Negociação que representa a categoria profissional dos servidores públicos de Patos de Minas deliberou em nome da classe e decidiu acatar a proposta que prevê:

-reajuste de 5,45% a título de reposição da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) a ser aplicado e pago a partir da data-base de 1º de janeiro de 2021;

-aumento no valor do ticket alimentação para R$ 558,00 também retroativo a 1º de janeiro de 2021;

-5,45% de reajuste de diárias.

A reposição salarial só é possível graças à otimização de recursos e reestruturação financeira da prefeitura. Segundo o prefeito Luís Eduardo Falcão, “é importante que todos estejam conscientes do esforço que a gestão está fazendo para reconhecer o fundamental trabalho dos servidores, que tanto fazem por Patos de Minas”.

Condutor de 70 anos fica ferido ao colidir em árvore às margens da BR 365

Quinta 15/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um motorista de 70 anos ficou ferido após colidir em uma árvore às margens da rodovia BR-365, entre Uberlândia e Patrocínio, nessa quinta-feira (15).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Uberlândia, o motorista teria passado mal e saiu da pista, batendo em uma árvore às margens da rodovia.

A vítima sofreu fratura no tórax, apresentava confusão mental e foi socorrido por uma unidade do Corpo de Bombeiros.

Covid-19: boletim mostra 50 novos casos e 8 mortes confirmadas; taxa de cura é de 94,09%

Quinta 15/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 12.782 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (14/04), pela Vigilância em Saúde.

Nesta quinta-feira (15), o boletim registrou 50 novos casos em relação ao informe publicado no dia anterior, sendo eles datados de 13 a 15 de abril. A porcentagem de pessoas recuperadas segue acima dos 94%.

Em relação aos óbitos, foram registradas 8 mortes, ocorridas no intervalo de 4 a 12 de abril. São duas mulheres e seis homens, na faixa etária de 51 a 86 anos.

O boletim informou também que 280 pessoas estão em recuperação domiciliar e 85 pacientes estão internados, sendo 20 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.

Até o momento, 12.027 pessoas já se recuperaram da doença, representando 94,09% de taxa de cura, e 390 óbitos foram confirmados até o momento.

Minas Gerais receberá medicamentos para suprir baixo estoque de sedativos

Falta dos insumos é maior preocupação do Estado para manter leitos de UTI abertos; nova remessa de vacinas também está prevista

Quinta 15/04/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas (foto: Fábio Marchetto)
Feed do PatosAgora

Minas Gerais vai receber, nos próximos dias, remessa de medicamentos sedativos para o atendimento de pacientes no estado. O baixo estoque do chamado kit intubação é hoje a maior preocupação do governo mineiro, uma vez que a ausência desses remédios dificulta a manutenção de leitos de UTI, especialmente os destinados aos internados com covid-19.

Em coletiva à imprensa nesta quinta-feira (15/4), o governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, ressaltaram que a chegada dos medicamentos representa um alívio para o sistema de Saúde mineiro.

“Estamos numa batalha pela busca de medicamentos. Diversos municípios passaram a ter dificuldades nessa compra e o Estado conseguiu uma quantidade expressiva de medicamentos para facilitar o trabalho das prefeituras”, destacou o governador.

“Iremos receber grande remessa nesse final da semana de medicamentos vindos de Shangai. O Ministério da Saúde fez essa compra e será entregue hoje à noite em Guarulhos. Temos também as compras unilaterais do Estado sendo consolidadas até o final da semana e semana que vem com mais 150 mil ampolas de sedativos. Hoje esse é o maior problema na manutenção de leitos, alguns já foram fechados por falta de medicamento”, explicou o secretário.

Expectativa positiva

De acordo com Baccheretti, nos últimos dias a Secretaria de Saúde (SES-MG) precisou distribuir o estoque de medicamentos com base na Rede Solidária, que identifica um local que ainda tem sedativos restantes para que possa ser enviado a outra localidade. “Está ainda muito difícil, mas a nossa expectativa é que a gente regularize nas próximas semanas esse ressuprimento”, salientou.

Ainda de acordo com o secretário, a chegada dos medicamentos foi decisiva para permitir a progressão de metade das macrorregiões do Estado para a onda vermelha do plano Minas Consciente, já no próximo sábado (17/4). “Esse novo cenário nos deixou mais tranquilos com relação à decisão dada pelo Comitê Extraordinário Covid-19. Lembrando que decisões tomadas agora geram reflexos em cerca de três semanas”, salientou.

Além de Triângulo do Norte, Triângulo do Sul e Noroeste, que deixaram a onda roxa anteriormente, poderão avançar as regiões Sul, Norte, Sudeste e Jequitinhonha.

Atualmente, em todo o estado, 394 pacientes aguardam vaga de UTI, número que vem reduzindo de forma sistemática. Há expectativa de redução no número de casos e queda na taxa de ocupação.

“Ainda temos um crescimento claro de óbitos, mas a tendência é de queda nos casos confirmados, o que deve se consolidar nas próximas semanas. A taxa de ocupação permanece alta, mas temos ocupação em queda em várias regiões”, completou Fábio Baccheretti, que fez questão de ressaltar a necessidade de manter as medidas de isolamento social, distanciamento e uso de máscara e álcool gel. “A onda roxa continua como uma alternativa para o estado, estamos sempre analisando os dados. É importante a sensibilização de todos para que a gente não precise passar por isso de novo”, ressaltou.

Remessa de vacinas

O Governo de Minas receberá nova remessa com cerca de 600 mil vacinas de AstraZeneca e Coronavac dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI) nos próximos dias, principalmente para aplicação da primeira dose. O quantitativo permitirá que 100% dos trabalhadores de Saúde e de idosos acima de 65 anos estejam imunizados em Minas, além de ampliar o público entre 60 e 65 anos no estado e profissionais das forças de Segurança Pública.

A SES está fazendo um grande diagnóstico junto às regionais de Saúde para identificar municípios que ainda estão com doses em estoque e os que precisam de equipamentos, como geladeiras, para reforçar a vacinação.

“A secretaria está fazendo de forma imediata a distribuição das primeiras doses, no dia seguinte à chegada. Quando são remessas de segunda dose, como tem muita segunda dose nos municípios ainda, a gente tem sido um pouco conservador para não ter risco de perder a vacina com uma entrega no final de semana”, esclarece o secretário.

Parceria com municípios

Para acelerar a vacinaçãoem todo o território mineiro, nesta que é maior operação de imunização na história de Minas Gerais, o governador Romeu Zema ressaltou a importância das ações conjuntas com as prefeituras mineiras, principalmente por meio do diálogo estreito com a Associação Mineira dos Municípios (AMM) e a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel).

“Quero fazer um agradecimento ao presidente da AMM, Julvan Lacerda, que tem se empenhado pessoalmente junto aos 853 municípios para que essas questões fluam com mais rapidez. E também um agradecimento à presidente da Granbel, Ilce Rocha. Marquei uma reunião com os dois para levarmos adiante esse diálogo entre Estado e Municípios”, disse o governador.

Como apoio à vacinação realizada pelas prefeituras, desde o fim do ano passado, o governo comprou 50 milhões de seringas distribuídas com antecedência às prefeituras, além de 700 refrigeradores enviados para diversas regiões do estado, antes da chegada da primeira remessa de vacinas, em janeiro. “Também colocamos todas as aeronaves do Estado à disposição para levar a vacina às prefeituras. No processo de vacinação, é fundamental que haja esse sincronismo, essa coordenação, esse trabalho conjunto entre os estados e os municípios”, completou o governador.

Macrorregiões Norte, Sul, Sudeste e Jequitinhonha avançam para onda vermelha do Minas Consciente

Comitê Covid-19 aprovou ainda progressão de fase de seis microrregiões, incluindo Grande BH

Quinta 15/04/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

As macrorregiões de Saúde Norte, Sul, Sudeste e Jequitinhonha e as microrregiões de Betim, Belo Horizonte/Nova Lima/Caeté, Vespasiano, Contagem, Curvelo e Manhuaçu poderão avançar para a onda vermelha do plano Minas Consciente. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (15/4) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado.

Com a decisão, metade das macrorregiões do Estado ficará na onda vermelha, enquanto a outra metade segue na onda roxa, a mais restritiva do plano, por pelo menos mais uma semana. Triângulo do Norte, Triângulo Sul e Noroeste, que já estavam na onda vermelha desde a última segunda-feira (9/4), permanecem nesta fase.

“Obtivemos melhorias de indicadores, o que possibilitou as decisões técnicas por parte da Secretaria de Saúde. Mas é preciso lembrar que estamos longe de ter conforto. Ainda temos um sistema hospitalar sobrecarregado, os profissionais de Saúde estão cansados e as vagas são poucas. Por isso precisamos tomar todos os cuidados para evitar a transmissão do vírus. Dobramos o número de leitos de UTI e de Enfermaria em Minas Gerais, mas o aumento de casos nessa segunda onda exige toda cautela", afirma o governador Romeu Zema.

Na última semana, Minas Gerais registrou aumento de 4,01% no número de casos e 6,81% nos óbitos, o que justifica a progressão de onda apenas nas regiões que apresentaram melhores resultados na incidência da doença e também na ocupação dos leitos. A positividade da covid-19 está em 44% em todo o Estado.

Efetividade da onda roxa

O isolamento e as medidas restritivas da onda roxa geraram resultados positivos nas macrorregiões que poderão progredir para a onda vermelha. Jequitinhonha, por exemplo, está com a taxa de ocupação UTI exclusivo Covid em 72%, enquanto a região Norte registra 83% de ocupação.

Em relação às microrregiões, as cidades da Grande BH poderão avançar de onda após haver uma redução na fila de pacientes por leitos de UTI, assim como a micro de Manhuaçu, que também controlou a incidência da doença após ter entrado há mais de um mês na onda roxa do Minas Consciente.

Na avaliação do secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, a incidência da doença em algumas macrorregiões segue alta, o que indica a necessidade de manutenção da onda roxa em parte do estado. Em contrapartida, já é possível sentir o impacto das medidas mais duras de restrição em algumas regiões após mais de um mês da onda.

“Em algumas regiões qualquer variação no número de casos pressiona o sistema de Saúde. Mas a progressão decidida pelo Comitê leva em consideração a chegada de medicamentos (sedativos do kit intubação), o que nos dá uma melhor perspectiva no atendimento. E, pela primeira vez em um mês, temos macrorregiões com leitos vagos, o que permitirá a movimentação de pacientes”, destaca o secretário.

Impacto da vacinação

Durante a reunião do comitê, o secretário indicou ainda o impacto da vacina nos óbitos dos idosos em Minas. Segundo ele, as mortes vêm diminuindo nos grupos que receberam mais doses do imunizante, especialmente nos idosos acima de 80 anos. “Antes o óbito chegava a 8% nos grupos de mais idade e agora está em 3%. Em maio nossa expectativa que é que a média de internação e óbito do grupo mais vulnerável caia ainda mais”, ressalta Baccheretti.

Deliberações

O Comitê Extraordinário aprovou duas revisões na Deliberação 130, que regulamenta o Minas Consciente.

A primeira delas, atendendo a pedido do Ministério Público do Trabalho em conjunto com Ministério Público de Minas, Ministério Público Federal e Defensoria Pública da União, definiu pela suspensão dos jogos de futebol nas macrorregiões que estão na onda roxa do plano.

A segunda deliberação reforça a proibição de consumo interno nos estabelecimentos comerciais, como lanchonetes e padarias, “priorizando o funcionamento interno e a prestação dos serviços na modalidade remota e por entrega de produtos”.

PM apreende duas armas de fogo em residência no Bairro Lagoinha

Quinta 15/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) apreendeu duas armas de fogo e munições na noite da última quarta-feira (14), no Bairro Lagoinha. Um homem de 49 anos foi preso.

Segundo informações da PM, durante patrulhamento a guarnição policial recebeu informações que estava ocorrendo tráfico de drogas na orla da Lagoinha. Após buscas em um lote vago, os policiais militares notaram uma janela de uma residência que fazia divisa com o lote. Foi realizado contato com o morador que afirmou possuir um enteado que é usuário de drogas, pelo que foi permitida a entrada da equipe policial nesta residência.

Após realizadas as buscas, com o emprego da cadela pela equipe de Ronda Ostensiva Com Cães – ROCCA, nenhum entorpecente foi localizado na residência, contudo, o proprietário informou a polícia que possuía uma arma de fogo e desejava entregá-la voluntariamente, pois, ela era de propriedade do seu genitor.

Foi localizada em uma botina masculina, um revólver calibre .38, da marca Taurus, alimentada com 5 munições do mesmo calibre intactas.

As diligências continuaram no interior do imóvel, sendo que, após conversa com o proprietário, este confessou possuir mais um revólver, sendo localizado, no interior do guarda-roupas, o segundo revólver calibre .38, marca Taurus, com capacidade para 6 munições, junto a 9 munições intactas do referido calibre.

Diante dos fatos, A.C.C. de 49 anos de idade, foi preso e apresentado ao Delegado de Polícia Civil, junto as 02 revólveres calibre .38, marca Taurus e 20 munições do mesmo calibre, apreendidos.

Ministério já distribuiu mais de 50 milhões de vacinas contra covid-19

Quinta 15/04/2021 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 50 milhões de doses de vacina contra a covid-19 em todo o país desde o início da campanha. “Até o momento, mais de 31,9 milhões de doses foram aplicadas em todo o país”, informou hoje (15), em nota, a pasta.

A marca foi atingida nesta semana, com o envio de mais 6,3 milhões de doses aos estados e ao Distrito Federal, o que resultou em um total de 53,9 milhões de doses desde o início da campanha de vacinação.

Segundo o ministério, a remessa abrange 3,8 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e 2,5 milhões de doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan – ambas produzidas no Brasil a partir de matéria-prima importada. O envio será feito “de forma proporcional e igualitária” entre as unidades federativas, a partir de amanhã (16).

“Nessa leva, parte das vacinas será destinada para a primeira dose de idosos entre 60 e 69 anos, trabalhadores da saúde e forças de segurança e salvamento e Forças Armadas”, informou o ministério. Outra parcela dos imunizantes vacinará, pela segunda vez, trabalhadores da saúde, idosos entre 65 e 69 anos, além de 100 mil moradores do Amazonas.

PC cumpre mandados de busca e apreensão na Chácaras Pôr do Sol

Quinta 15/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Civil, através da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, cumpriu 8 mandados de busca e apreensões de indivíduos principalmente residentes na Chácaras Pôr do Sol, em Patos de Minas.

A investigação consiste no combate ao tráfico de drogas desempenhado em solo patense, em que indivíduo conhecido no meio policial (35 anos de idade) está angariando comparsas para desempenhar a venda e armazenagem de drogas nas imediações da Chácaras Pôr do Sol.

Nesta quinta-feira (15), em poder dos mandados de busca e apreensão, as equipes de policiais civis diligenciaram em oito imóveis residenciais de responsabilidade e com ligação ao investigado. Na ocasião, na residência em que o principal suspeito reside no Bairro Jardim Vitória foi apreendida a quantia de R$ 12.500,00 (doze mil e quinhentos reais), além de outras documentações que auxiliarão nas investigações. Com isso, além de constituir elementos para prisão dos traficantes busca-se desconstituir todo patrimônio constituído de forma ilícita, bem como eventual lavagem de dinheiro.

A Delegacia de Polícia Civil de Tóxicos e Entorpecentes tem intensificado os trabalhos investigativos e preventivos no combate ao tráfico de drogas, realizando a investigação criminal e reforçando o compromisso com o interesse público na apuração dos crimes, focando principalmente em diligências rotineiras contra os principais indivíduos relacionados com a venda de drogas em Patos de Minas.

Frisa-se o projeto de monitoramento dos alvos de suas investigações e atuação em todas as partes da cidade, contando sempre com o apoio da população. A Polícia Civil reitera os canais de comunicação por meio do Disque-Denúncia 181 ou pelo telefone da Delegacia de Polícia Civil.

A operação contou com o apoio de 27 policiais civis lotados em toda a Delegacia Regional de Patos de Minas, contando com a participação das cidades de Presidente Olegário e Carmo do Paranaíba, com um total de 08 viaturas, além do apoio da equipe da ROCCA da Polícia Militar.

PM prende terceiro integrante de quadrilha de Uberlândia que cometeu furtos em Patos de Minas

Quinta 15/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) prendeu o terceiro indivíduo da quadrilha de Uberlândia que cometeu furtos em Patos de Minas na última quarta-feira (14). Outros dois suspeitos já havima sido presos no trevo de Guimarânia. 

Segundo informações da PM, após informações de que indivíduos nos veículos Strada e Gol estariam envolvidos em furtos na cidade de Patos de Minas e haviam deslocado sentido Uberlândia, foi articulada operação de cerco e bloqueio com equipes de Monte Carmelo, Romaria, Irai de Minas e Abadia dos Dourados.

A Sala de Operações do 46BPM repassou informações para a rede de rádio de que o Gol suspeito havia sido abordado em Guimarânia e dois autores estavam presos. As equipes que estavam posicionadas no cerco na BR-365 com MG-190 conseguiram identificar o veículo Strada seguindo sentido Uberlândia.

Durante intervenção os dois autores que estavam no carro abandonaram o veículo e evadiram para uma região de mata próximo ao Posto Santa Fé. Foi acionado apoio de mais militares da 157Cia PM (Monte Carmelo) e ROCCA de Uberlândia.

Após intensa varredura e diligências que perduraram até por volta das 23 horas, um dos autores que havia evadido foi localizado e preso em flagrante. O autor relatou em que estava junto com os indivíduos presos em Guimarânia e confirmou terem realizado dois furtos em Patos de Minas.

Ao vistoriar a Strada apreendida foi constatado que os sinais de identificação do veículo haviam sido adulterados e o carro se tratava de produto de roubo a residência na cidade de Uberlândia, ocorrido no dia 07/04/2021.

Foi verificado que os autores presos fazem parte de quadrilha especializada em crimes contra o patrimônio. São oriundos de Uberlândia, porém agem em várias cidades da região, especialmente na área da 10 RPM.

Ao final da ocorrência foi desarticulada a quadrilha com a prisão de três autores, apreensão de dois veículos com queixa de roubo/furto e elucidação de dois furtos ocorridos em Patos de Minas.

Diante do exposto os autores foram presos em flagrante delito, veículos removidos pelo serviço de guincho credenciado até o pátio credenciado, sendo os autores entregues na delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

PM apreende menor por tráfico de drogas e prende dois usuários em Patrocínio

Quinta 15/04/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) apreendeu um menor de 16 anos suspeito de tráfico de drogas e prendeu dois usuários, de 40 e 49 anos na noite da últiam quarta-feira (14).

Segundo informações da PM, durante realização da Operação Sentinela/46° BPM, na Rua Pitangueiras, bairro Morada Nova, os policiais receberam informações de colaboradores dando conta de que um menor estaria traficando. Foi montada uma operação e foi constatado intensa movimentação de usuários em frente à residência do alvo.

O menor ao avistar a viatura empreendeu fuga para dentro da casa, foi perseguido e contido pelas guarnições com um tablete de maconha. Em sua residência após as buscas foi encontrado grande quantidade de droga e uma motocicleta com indícios de adulteração.

Diante do exposto o menor foi apreendido, os autores foram presos em flagrante delito, o veículo foi removido pelo serviço de guincho credenciado até o pátio, sendo os autores e o menor entregues na delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.