Orthodontic

Carreta derrapa durante ultrapassagem e tomba na BR 146, em Serra do Salitre

Quinta 05/01/2023 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um motorista, de 59 anos, ficou ferido na manhã desta quinta-feira (05), após a carreta que ele conduzia tombar durante uma tentativa de ultrapassagem.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o acidente aconteceu no km 47 da rodovia BR 146, no município de Serra do Salitre (MG).

O condutor da carreta alegou que tentou realizar uma ultrapassagem, porém ao retornar, o conjunto veículo derrapou, ele perdeu o controle direcional e acabou tombando.

A vítima foi socorrida para o hospital em Serra do Salitre, queixando-se de dores no ombro, apresentando dificuldade de mover os bracos e com escoriações. Os veículos foram vistoriados e liberados para um responsável da empresa que estava no local.

Erosão abre cratera e interdita parte da BR-365 em Patos de Minas; faixa não tem prazo para ser liberada

Segundo o Dnit, edital para contratação de empresa deve ser lançado em quatro dias. O trecho com a interdição parcial é de subida, no qual os caminhões acessam faixa adicional.

Quinta 05/01/2023 - André Amâncio
Fonte: G1 Triângulo e Alto Paranaíba (Foto: Reprodução/TV Integração)
Feed do PatosAgora

Uma erosão atingiu parte da BR-365, em Patos de Minas. Uma cratera se abriu e interditou parcialmente a faixa adicional no km 429. Não há prazo para que o trecho seja consertado.

O trecho com a interdição parcial é de subida, e a faixa danificada é usada por caminhões para que o fluxo de veículos leves ocorra em outra pista. O local está sinalizado e o tráfego flui normalmente na faixa da esquerda.

Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que a erosão foi pontual e causada pela chuva. Além disso, que o fluxo segue normal, só com a interdição em uma faixa.

O Dnit disse ainda que será necessário contratar uma nova empresa de manutenção para o trecho, pois a antiga responsável abandonou o contrato em 2021, e desde então a BR-365 não recebe reparos. A expectativa é que o edital para contratação seja publicado em 4 dias.

Jovem suspeito de agredir ex-namorada cadeirante com banco e garrafas é procurado pela polícia em Patos de Minas

Quinta 05/01/2023 - André Amâncio
Fonte: G1 Triângulo e Alto Paranaíba
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) informou na quarta-feira (4) que procura um jovem de 22 anos suspeito de ameaçar e agredir a ex-namorada com um banco e com garrafas de vidro em Patos de Minas. Segundo a PM, a vítima tem 24 anos e é cadeirante.

O caso ocorreu na última segunda, na casa da vítima, no Bairro Alto da Serra. Conforme os militares, o rapaz teria pulado o muro do imóvel e ameaçado a jovem de morte.

Em seguida, ele arremessou um banco de madeira e diversas garrafas de vidro nela. Os objetos atingiram as pernas e provocaram escoriações na vítima. Após as agressões, ele fugiu para uma área de mata e não foi mais visto.

Ainda segundo a PM, os dois jovens namoraram por um mês, até que ela decidiu terminar. O ex-companheiro não aceitou o fim do relacionamento e passou a ameaçar a vítima em mais de uma oportunidade.

Membros do Conselho Municipal Cacs – Fundeb tomam posse em Patos de Minas

Função do grupo é acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica

Quinta 05/01/2023 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A posse do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Cacs-Fundeb) foi realizada na tarde dessa quinta-feira (5/1) no saguão da Prefeitura de Patos de Minas. Foram nomeados 16 membros titulares e 16 suplentes para a gestão 2023/2026.

O conselho é composto por representantes voluntários de diversos segmentos, fator esse muito importante na visão do prefeito Luís Eduardo Falcão. “A pluralidade de participação e opiniões assegura a maior assertividade nas decisões, na formulação e na aplicação das políticas públicas. Dentro da educação não seria diferente, e o Cacs-Fundeb tem uma responsabilidade muito grande”, disse ele ao empossar os novos membros. “Num momento em que o município faz grandes investimentos na educação municipal, essa responsabilidade aumenta mais. Quero parabenizar todos pela indicação e pela eleição. Digo que podem contar com o Executivo”, acrescentou.

Função – O Conselho Municipal Cacs-Fundeb é um colegiado que tem como principal objetivo acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e  a aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no âmbito das esferas municipal, estadual e federal, bem como validar a prestação de contas juntamente à União.

A gestão dos recursos advindos do fundo em relação à receita e aplicação é de responsabilidade do chefe do Executivo e do secretário municipal de Educação. Ambos têm a atribuição de aplicá-los em favor do ensino básico público de qualidade, na forma estabelecida em lei.

Legislação – Em Patos de Minas, a existência do Conselho Municipal Cacs-Fundeb é respaldada pela Lei Municipal nº 5.884, de 5 de julho de 2007. A legislação foi atualizada com a Lei Complementar nº 8.029, de 29 de abril de 2021, a qual alterou o período da gestão de dois para quatro anos. Outra mudança foi a inclusão de novos segmentos: representantes da sociedade civil organizada, dos educadores infantis, dos servidores técnicos das escolas públicas, do administrativo das escolas públicas municipais e das escolas do campo.

Eleição – Após a nomeação, os membros do Conselho Municipal Cacs-Fundeb reuniram-se para eleger a mesa diretora. Estarão à frente do colegiado: como presidente, Túlio Guimarães; vice-presidente, Daniel Amorim Gomes; primeira secretária, Patrícia Calixto Cruz, tendo como suplente Kátia da Silva Ferreira.

PM de Serra do Salitre prende vereador e outras três pessoas por receptação de café furtado

Quinta 05/01/2023 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Serra do Salitre prendeu quatro pessoas, entre elas um vereador, por receptação de uma carga de café furtada. Foram recuperados com os autores mais de uma tonelada do produto. Segundo a PM, o vereador já era bastante conhecido no meio policial por várias passagens pela polícia em crimes de furto, falsidade ideológica e receptação.

Conforme a PM, as guarnições de Serra do Salitre receberam denúncia relatando sobre um vereador que estaria vendendo café de origem ilícita em uma marcenaria localizada no Bairro Flores. Diante da denúncia, os policiais desencadearam operação conjunta, a fim de verificar a procedência da denúncia, uma vez que o vereador já era bastante conhecido no meio policial, por várias passagens pela polícia em crimes de furto, falsidade ideológica e receptação.

Após iniciadas as diligências, os militares confirmaram estar em andamento uma possível negociação de café de origem ilícita, com a participação do vereador denunciado. Em continuidade às diligências, uma guarnição da PM conseguiu abordar a caminhonete Ford F4000 responsável pelo frete, a qual transportava uma quantidade expressiva de 1.130 kg de café limpo e ensacado.

Através de técnicas de entrevista, os militares perceberam, pelo nervosismo e contradições apresentadas pelos abordados, que eles estavam tentando enganar as equipes sobre a origem da carga comercializada.

A equipe compartilhou as informações levantadas nos grupos operacionais e de redes de proteção preventiva, no intuito de descobrir a origem do café, tendo duas vítimas sido identificadas e localizadas. Os produtores reconheceram o café transportado pelos abordados como sendo de suas propriedades.

Diante do exposto, foram presos os quatro autores envolvidos na negociação do café furtado, pelo crime de receptação e o café foi apreendido, conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil, onde foi ratificado o flagrante do vereador e o café foi restituído para as vítimas.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Anvisa aprova injeção para tratamento da obesidade

Medicamento promoveu uma redução média de 17% do peso corporal.

Quinta 05/01/2023 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcelo Camargo)
Feed do PatosAgora

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de mais um medicamento injetável de uso semanal para reduzir o sobrepeso e obesidade.

O princípio ativo da injeção é a semaglutida. Ela é uma substância semelhante ao hormônio GLP-1, que produzimos naturalmente no intestino e que indica para o sistema nervoso a sensação de saciedade. O médico endocrinologista Pedro Leão conta que a substância gera uma série de efeitos que auxiliam no emagrecimento.

A injeção da semaglutida deve ser aplicada apenas uma vez na semana. Pesquisa feita pelo laboratório que produz a medicação  mostrou que o medicamento promoveu uma redução média de 17% do peso corporal.

Apesar dos benefícios, o endocrinologista Pedro Leão alerta que um profissional de confiança deve ser procurado para indicar ou não o tratamento.

Mesmo após a aprovação, ainda não há data definida para a comercialização do medicamento.

Prazo para pedir dispensa do Enade termina em 20 de janeiro

Exame avalia o rendimento dos formandos de cursos de graduação

Quinta 05/01/2023 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Valter Campanato)
Feed do PatosAgora

Até o dia 20 de janeiro está aberto o prazo para solicitar a dispensa da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O pedido deve ser feito por meio do Sistema Enade, pelo estudante ou pela instituição de educação superior, a depender da motivação da ausência. Nas duas situações, é preciso comprovar o motivo da falta, mediante documentação, conforme as exigências previstas em edital. O exame foi aplicado em 27 de novembro em todo o país.

Mesmo pedindo a dispensa da prova é necessário preencher o Questionário do Estudante. No rol de situações previstas como justificativas para se ausentar do exame estão: acidente, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, questões relacionadas à saúde, à maternidade ou à paternidade, além de compromissos profissionais e privação de liberdade.

Estudantes que foram eliminados no dia do exame por descumprirem normas de segurança (como não desligar o celular durante a prova) não poderão solicitar dispensa de prova.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os casos de ausência por motivos pessoais ou profissionais devem ser registrados pelos estudantes e analisados pelos respectivos coordenadores de curso. O Inep vai avaliar os casos de ausência por compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado.

Solicitações

Além das solicitações de dispensa de prova, os coordenadores de curso ainda podem registrar, no Sistema Enade, declarações referentes a estudantes que não foram inscritos no período previsto; deixaram de ser informados pela instituição sobre sua inscrição; não tiveram indicação correta do polo de apoio presencial; não tiveram seu município de prova alterado em decorrência de mobilidade acadêmica; ou foram inscritos indevidamente.

Pedidos e análise
As pessoas com o pedido de dispensa deferido serão automaticamente regularizadas no que diz respeito ao Enade 2022, desde que não possuam pendências em relação ao Questionário do Estudante. A lista de regulares pode ser conferida, no Sistema Enade, pelos coordenadores de curso e procuradores educacionais institucionais.

O período de análise e deliberação sobre as solicitações vai até dia 27 de janeiro. Cabe ao coordenador de curso analisar os pedidos dos estudantes e, ao Inep, as solicitações realizadas pelas instituições.

Histórico

Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A inscrição é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas avaliadas.

O exame avalia o rendimento dos estudantes que concluíram cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Governo criará programa para atender endividados

Beneficiados com o Auxílio Brasil serão atendidos pelo programa

Quinta 05/01/2023 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcello Casal Jr)
Feed do PatosAgora

O governo federal vai criar um programa para atender as pessoas endividadas, entre elas as que contraíram empréstimo consignado oferecido pelo Auxílio Brasil em 2022, modalidade implantada para permitir a inclusão de pessoas inadimplentes de volta à economia.

O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. A iniciativa, batizada de Desenrola Brasil, ainda está em fase de elaboração.

De acordo com o ministério, a estimativa é de que sejam atendidas 80 milhões de pessoas inadimplentes, sendo cerca de 3,5 milhões de pessoas endividadas com o consignado e que recebem o Auxílio Brasil. As dívidas somam R$ 9,5 bilhões.

Segundo o ministro, o novo programa será desenvolvido em parceria com outros ministérios.

“É grave o problema dos endividados do Auxílio Brasil ou do Bolsa Família, o chamado consignado. Primeiro, já do ponto de vista da própria legalidade. O programa foi usado, no período de eleição, com objetivos claramente eleitorais. O presidente Lula já demonstrou sensibilidade com o tema desde a campanha”, disse Wellington Dias.

Defesa Civil alerta para chuvas de até 200 mm nas próximas 48 horas em Minas Gerais

Quinta 05/01/2023 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

A Defesa Civil de Minas Gerais alerta a população do estado sobre a previsão de fortes chuvas em Minas Gerais, podendo chegar a 200mm em algumas localidades, durante as próximas 48 horas, entre esta quinta-feira (5/1) e a sexta-feira (6/1). As chuvas são causadas pelo avanço de uma frente fria pelas regiões Central e Sul do estado, conforme dados do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As localidades com possibilidade de maior incidência das chuvas intensas, segundo os modelos meteorológicos utilizados pela Defesa Civil, são as regiões Central, Zona da Mata e Campos das Vertentes.

O tenente-coronel Sandro Corrêa, chefe da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, explica que todos os alertas são preventivos, visando a proteção da população. “Trabalhamos sempre para alertar com a maior antecedência possível sobre a possível incidência de chuvas. É preciso que estejamos preparados e atentos para evitar problemas”, diz o tenente-coronel.

A Defesa Civil de Minas Gerais frequentemente divulga alertas sobre chuvas em suas redes sociais (Instagram e Twitter). Além disso, é possível receber os alertas via SMS. Basta enviar o CEP para o número 40199. Dessa forma, o celular é cadastrado e o usuário receberá as mensagens automáticas comunicando eventos severos na localidade indicada.

Dicas de autoproteção

O tenente-coronel Sandro Corrêa também reforça a necessidade de a população estar atenta para se proteger e, principalmente, prevenir acidentes que podem ser provocados pela força das águas. Entre as principais dicas estão as recomendações para que as pessoas nunca se abriguem embaixo de árvores ou de proteções metálicas frágeis, que podem apresentar risco de quedas; evitem trafegar por áreas alagadas e por regiões próximas a rios e cachoeiras; e não permaneça nas proximidades de janelas, portas, canos e outros objetos metálicos.

“Sempre reforçamos que as medidas preventivas são capazes de salvar vidas. Por isso, é tão importante que as pessoas se conscientizem e também reforcem as dicas e os alertas aos amigos, familiares e vizinhos. Muitas vezes são ações simples, ter um pouco mais de atenção e não se expor ao risco de forma desnecessária”, diz o tenente-coronel.

PM prende homem que furtou celular de pedestre e recupera o aparelho

Quinta 05/01/2023 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um homem de 20 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG), na noite de ontem (04), suspeito de furtar o celular de uma mulher que caminhava pela rua. O aparelho celular foi recuperado.

Segundo a PM, de posse das informações e características do autor, foi realizado o cerco da área de mata para onde ele teria evadido. 

Durante o cerco, os militares realizaram rastreamentos, sendo que após intensas buscas e varredura na mata, bem como utilização de dispositivos eletrônicos, rastreio do aparelho celular e uso de drone, o autor foi localizado, contido e preso.

O autor confessou a autoria e após parlamentações, levou os militares aonde escondeu o celular. O autor de 20 anos de idade foi preso em flagrante delito e o celular da vítima recuperado.