Orthodontic

Ciclista fica ferido após ser atingido por motorista inabilitado na Avenida JK

O acidente aconteceu no fim da tarde desta terça-feira (24).

Quarta 25/04/2018 - André Amâncio
Fonte: Igor Nunes
Feed do PatosAgora

No fim de tarde da última terça-feira (24), um ciclista ficou ferido após ser atingido por um motorista na Avenida JK.

Segundo o subtenente Agmar, o acidente ocorreu quando um motorista que conduzia um veículo GM Prisma avançou uma parada obrigatória para convergir em sentido à Avenida Comandante Vicente Tôrres e atingiu o cicilista que seguia pela lateral.

O ciclista, que retornava do trabalho, sofreu um corte no supercílio e diversas escoriações. O tenente Evandro da Polícia Miltiar passava pelo local e prestou ajuda ao ciclista que socorrido posteriormente por uma unidade do Samu e encaminhado até o Hospital Regional Antônio Dias.

Já o motorista de 40 anos, não possuía carteira de habilitação e foi detido pela Polícia Militar. O patrão da vítima foi até o local após o acidente e recolheu a bicicleta.

Prefeitura e Unipam definem ações do Projeto Eficiência Energética para melhorar a iluminação da cidade

O projeto tem como objetivo englobar a iluminação da cidade e de prédios públicos tornando a cidade mais segurança, moderna e com menor custo de energia

Quarta 25/04/2018 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Na manhã desta quarta-feira (25), no Gabinete do Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, ocorreu uma reunião com o objetivo de apresentar o projeto “Eficiência Energética”, que será realizado em parceria com alunos do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e os profissionais da Prefeitura de Patos de Minas.

O projeto, definido através de um Chamamento Público, tem o intuito de englobar a iluminação da cidade e de prédios públicos, instalando novas lâmpadas de LED para modernização, segurança e eficiência, sendo já instalado em uma das principais vias da cidade, a Rua Major Gote.

O projeto foi desenvolvido pelos alunos de Engenharia Elétrica do Unipam, com acompanhamento do coordenador do curso Fábio de Brito Gontijo e apresentado para o Prefeito José Eustáquio e para o Secretário Municipal de Administração, José Martins Coelho. Com a parceria, a Prefeitura contratará cerca de 10 estagiários para realizarem uma coleta de dados e de diagnósticos em todos os prédios públicos, como escolas, unidades de saúde e hospital, para identificar os locais que mais necessitam de intervenção e em que haverá a substituição da iluminação atual por lâmpadas de LED. Depois de instaladas, estudos quanto a eficiência da nova iluminação serão realizados.

De acordo com o engenheiro eletricista da Secretaria de Infraestrutura, Arceu Campos, o projeto vai trazer benefícios tanto para a população quanto para a Prefeitura. “A proposta vai gerar economia para o município, modernização na iluminação e nas instalações elétricas, tornando Patos de Minas uma cidade mais iluminada e com menor custo de energia”, afirma o engenheiro.

Por seu padrão de qualidade em iluminação, baixo custo de uso e alta eficiência as lâmpadas de LED têm se tornado uma opção viável para a iluminação pública de Patos de Minas. Substituições já começaram a acontecer na cidade e a intenção é intensificar as trocas a fim de contemplar todo o Município.

Com prática nas ruas da cidade, formação de futuros Agentes de Trânsito chega à reta final

Aulas práticas deverão acontecer nos próximos dias

Quarta 25/04/2018 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Desde o início do mês, candidatos a Agentes de Trânsito participam de um curso de formação oferecido pela Prefeitura de Patos de Minas, em parceira com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG). O intuito do curso é de capacitar os futuros profissionais que irão atuar nas ruas da cidade.

Segundo o Secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Roberto Carlos de Campos, os futuros agentes estão na fase final do curso teórico. “Eles estão tomando conhecimento sobre as normas de circulação, as infrações de trânsito, a maneira de atuar em cada caso referente às leis, conhecendo seus deveres como agentes e o seu papel educativo”, conta Roberto Carlos.

Durante essa e a próxima semana, os agentes farão aulas práticas, junto com ações da Polícia Militar. “Eles serão deslocados para regiões da cidade e irão acompanhar blitz, abordagens e a atuação dos policiais militares no que concerne à fiscalização e orientação de trânsito”, explica o secretário esclarecendo, ainda, que a atuação dos agentes será em todo o perímetro urbano de Patos de Minas. “Para as vias que contemplam escolas públicas e particulares ao longo de seu trecho, os agentes terão maior atuação devido o alto índice de engarrafamento e paradas em filas duplas registrados durante a saída dos alunos”, ressalta Campos.

Para que os agentes coloquem em prática o que vem sendo aprendido em sala de aula, eles também terão simulações em cruzamentos, já antecipando possíveis problemas de tráfego, caso algum semáforo da cidade apresente problemas em seu funcionamento.

O Secretário de Trânsito ressalta a importância da formação dos agentes. “Em Patos de Minas há pouco efetivo de policiais disponibilizados para uma atuação mais efetiva no trânsito e, como consequência disso, tem sido constante presenciar o excesso de infrações cometidas na cidade como estacionar em local proibido, passar pelo sinal vermelho, diversos motoristas inabilitados e desrespeito às vagas para idosos e deficientes, que estão sendo ocupadas por pessoas que não pertencem a esse grupo. Além disso, há as normas para carga e descarga que muitas vezes estão sendo descumpridas, inclusive com estacionamento nestes locais e descarga em fila dupla.

De um total de 32 candidatos a agente de trânsito convocados, 14 compareceram para a realização da formação, que é etapa decisiva para o cargo, ainda aconteceram, ao longo do processo, duas desistências. Ao final do curso, se aprovados, eles poderão ser conduzidos ao cargo de agentes.

Menor furta celular e é detido pela PM

Quarta 25/04/2018 - André Amâncio
Fonte: Clube Notícia
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar apreendeu um menor, de 16 anos, após o mesmo furtar um celular dentro de um carro, no Bairro Vila Garcia. Sargento Neto disse que a Polícia Militar fazia patrulhamento e, ao passar pela Rua João Pereira Silva, visualizou o menor em atitude suspeita, próximo ao carro.

Foi feita a abordagem e durante busca pessoal, os militares encontraram um celular escondido dentro da cueca do garoto. Ao verificar nas proximidades do veículo, os militares perceberam que o carro estava com a porta do passageiro aberta e alguns pertences revirados.

Em contato com o proprietário do veículo, o mesmo confirmou ser o dono e disse que o aparelho foi furtdo de dentro do carro. Diante dos fatos, o menor foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil e o aparelho recolhido para ser devolvido ao dono.

Homem de 36 anos é preso com mais de 300 pedras de crack

Quarta 25/04/2018 - André Amâncio
Fonte: Patrocínio Online
Feed do PatosAgora

Nesta quarta-feira, 25/04, por volta de 0h20min, durante patrulhamento pelo Bairro Nações, militares visualizaram um rapaz de 26 anos transitando pela Avenida Brasil que, ao notar a presença dos militares, demonstrou nervosismo e inquietação.

Diante da fundada suspeita, foi procedido a abordagem ao mesmo na avenida Brasil esquina com a Rua Canadá e, após busca pessoal, foi encontrado na sua boca cinco pedras de crack.

O autor disse ser usuário de entorpecente e que havia comprado a droga de outro indivíduo, residente em um prédio situado no cruzamento da rua Tulipa com a rua Papoula, pelo valor de dez reais cada pedra de crack, totalizando cinquenta reais pelo pagamento dos entorpecentes e que havia dado como pagamento uma cédula de R$50,00 que estava danificada.

Os militares se deslocaram até a residência do suspeito, sendo este abordado e durante as buscas, foi encontrado no bolso da bermuda do lado direito duas pedras de crack.

Após uma vistoria no imóvel, foram localizadas mais quatro pedras de crack próximo à televisão, e o restante dos entorpecentes foram localizados dentro de uma caixa que estava no interior do guarda roupas, sendo 34 pedras de crack, uma pedra bruta e uma outra pedra menor, que se fracionadas renderiam aproximadamente 300 pedras de crack de tamanho comercial, uma pequena porção de crack em farelos, sacos plásticos comumente utilizados para embalar a droga e uma gilette.

Foi encontrado debaixo do tapete uma cédula de R$50,00, que estava danificada ao meio, com semelhanças à cédula que o primeiro autor havia dado como forma de pagamento dos entorpecentes, sendo esta apresentada ao mesmo e este confirmou que seria a mesma cédula que havia entregado ao autor anteriormente como pagamento dos entorpecentes.

No guarda roupas ainda foi encontrado um cinto de segurança, um talabarte em "y" e um capacete de cor laranja, que supostamente são de propriedade da uma empresa  prestadora de serviço para uma  Mineradora, uma vez que segundo declarações do suspeito, este trabalhou na referida empresa, e quando saiu pagou o valor de trezentos e cinquenta reais pelos equipamentos, contudo não apresentou nenhum documento comprovando o pagamento dos citados equipamentos.

Diante dos fatos, os autores foram presos em flagrante delito e apresentados na delegacia de polícia civil, juntamente com os materiais e dinheiro descritos em campo próprio.

PM prende três suspeitos de assalto à lanchonete

Quarta 25/04/2018 - André Amâncio
Fonte: Clube Notícia
Feed do PatosAgora

Na noite desta terça-feira (24-04), três autores chegaram na lanchonete Skininha em Rio Paranaíba no veículo Fiat/Pálio Weekend de placa JHM-3544, um deles ficou no veículo e os outros dois entraram na lanchonete. Um deles portava uma faca e o outro portava um revólver, aparentando ser de calibre .38. Após  grave ameaça eles roubaram dinheiro e objetos pessoais (celulares) dos frequentadores da lanchonete. Logo em seguida eles evadiram do local tomando rumo à saída da cidade, sentido à UFV.

Em uma ação rápida foi montado o cerco policial e a viatura de Rio Paranaíba deparou com o veículo em fuga, sendo realizada a perseguição. Após o veículo dos assaltantes chocar-se no trevo com a BR-354 e ficar imobilizado, o passageiro desceu com o revólver em punho, apontando para os militares, que diante do perigo iminente efetuaram disparos na direção do indivíduo. Não se sabe ao certo de ele foi atingido, uma vez que embrenhou-se em um milharal e não foi localizado, porém durante a fuga ele perdeu o aparelho celular e foi identificado através de fotografias existentes no aparelho. Trata-se de Bruno Carneiro Antunes, alcunha “Bruninho”, de 33 anos, dono de uma extensa ficha criminal, oriundo de São Gotardo.

Os outros assaltantes, também de São Gotardo, foram abordados e presos em flagrante delito. O motorista trata-se de Cláudio Oliveira da Cruz, alcunha “Banheira”, de 37 anos, indivíduo com várias passagens policiais, e o outro trata-se de Walisson Santos Rodrigues, de 18 anos. Foram recuperados R$198,25 (cento e noventa e oito reais e vinte e cinco centavos) e 04 (quatro) celulares. O veículo utilizado no crime e a faca foram apreendidos.

Durante as diligências para elucidar os fatos os militares de serviço em São Gotardo localizaram o proprietário do veículo, o qual o havia emprestado aos indivíduos para o cometimento do crime. Walan Cortes da Silva, de 38 anos, foi abordado na casa de Cláudio e durante consulta ao Sistema Informatizado, constatou-se que ele era foragido da cidade de Contagem/MG, pesando em seu desfavor um mandado de prisão em aberto. Ele foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.

Construção histórica é encontrada durante reforma no Teatro Municipal

A entrada do teatro está localizada na área que abrigava, antigamente, o quintal da Casa de Olegário Maciel

Terça 24/04/2018 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Uma construção histórica foi descoberta durante a reforma do Museu de Cidade Patos de Minas Casa de Olegário Maciel (MuP). Com as obras de restauração e reforma do Teatro Municipal Leão de Formosa foram encontrados vestígios de azulejos de antiga uma piscina da residência do ex-presidente de Minas Gerais.

Ao abrirem um buraco no pátio que dá acesso ao Teatro Municipal, os funcionários da empresa contratada para a execução da reforma encontraram azulejos da piscina que havia sido construído pela sobrinha de Olegário Dias Maciel, Dóris Tormim, há mais de cinquenta anos. No atual local, onde hoje é a entrada do teatro, localizava-se o quintal da Casa de Olegário Maciel.

Tanto o Teatro Leão de Formosa quanto na Casa de Olegário Maciel, onde hoje funciona o Museu da Cidade de Patos de Minas, passam por reforma na infraestrutura, nas instalações hidráulicas e elétricas, desde fevereiro deste ano, para melhorar no atendimento ao público e a estrutura das construções.

O investimento nas melhorias propostas e necessárias n os locais está sendo pago pelo Fundo Municipal de Patrimônio Cultural. O valor total da obra é de R$ 182.112,04.

Segundo o diretor de Patrimônio Histórico, Geenes Alves, como o projeto atual não previa a estrutura encontrada, ela foi tampada novamente, devido sua localização, já que está à frente do teatro. "Neste momento não será feita nenhuma intervenção para que a piscina fique à mostra, mas esperamos que, futuramente, ela possa ser restaurada, dentro de um outro projeto, para a preservação da memória e história de Patos de Minas", esclareceu Geenes.

Conselho de Patrimônio Cultural aprova regras para uso da Avenida Getúlio Vargas na realização de eventos

A utilização das praças da Avenida é restrita ao poder público e a entidades e fundações de cunho cultural e social. Normatização foi aprovada em reunião no dia 10 de abril

Terça 24/04/2018 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A utilização da Avenida Getúlio Vargas para a realização de eventos passou a contar com normas, que deverão ser respeitadas e cumpridas pelos solicitantes. Foi o que aprovou o Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc), em reunião realizada no último dia 10, quando foram discutidos e aprovados tópicos visando à normatização de uso das praças da avenida. Antes, porém, o conteúdo do texto foi levado e debatido em reunião do Conselho de Políticas Culturais, que teve papel significativo na construção e elaboração do documento.

Com o título de “Instrução Normativa 03”, o texto de três folhas orienta aqueles que poderão promover eventos na Avenida Getúlio Vargas e de que forma deverão ser conduzidos os trâmites para que a execução do projeto ocorra de maneira organizada, visando à proteção e promoção do espaço. A Avenida Getúlio Vargas é bem tombado no município, através do Decreto Municipal nº 2.068, de 22 de maio de 1998, e o Condepahc é o órgão responsável pela avaliação de impacto sobre esse bem.

Segundo o documento, a utilização dos quarteirões da avenida ficará restrita ao poder público, a entidades de cunho cultural e social, a fundações e a entidades de classe. Todo e qualquer projeto para uso das praças deverá ser apresentado ao Condepahc com, pelo menos, 90 dias de antecedência de sua realização, para análise do Conselho. O projeto inclui a descrição detalhada do evento, bem como a apresentação de seu croqui, quando houver a intenção de erguer tendas, estandes e palcos.

No caso dos eventos terem previstas em seus projetos áreas de alimentação, essas estarão obrigadas a colocar piso no local onde serão erguidos os bares, de forma a preservar a avenida. Caberá ao poder público, quando for o promotor do evento, elaborar edital convidando, exclusivamente, entidades com fins culturais ou sociais a ocuparem a área gastronômica. Sendo eventos realizados pelas próprias entidades ou fundações, caberá a elas a organização de seu setor gastronômico, observando os critérios estabelecidos na referida Instrução.

Diversas outras determinações a serem seguidas também são pontuadas no documento, como a necessidade de manter as passarelas livres para a circulação de pessoas e a proibição de estacionamento de veículos nas praças, entre outras. O texto informa, ainda, que o Conselho de Patrimônio poderá acompanhar e fiscalizar o cumprimento das orientações, juntamente com os demais órgãos e entidades afetas.

De acordo com os membros do conselho, a iniciativa do Condepahc, materializada na Instrução Normativa 03, objetiva tão somente a preservação e promoção da Avenida Getúlio Vargas e monumentos integrados, que são uns dos mais significativos bens patrimoniais de Patos de Minas.

Obras de asfaltamento serão realizadas na Rua Ataualpa Dias Maciel

A rua será interditada na manhã desta quinta-feira para as obras de asfaltamento

Terça 24/04/2018 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Os usuários de uma das principais ligações da região central aos bairros Rosário, Nossa Senhora das Graças, Caramuru, Alvorada, Residencial Sorriso, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Itamarati e Residencial Barreiro, irão notar, a partir das 7h desta quarta-feira (25), uma movimentação diferenciada na rua Ataualpa Dias Maciel. Isso porque o bloquete da rua será substituído por asfalto.

De acordo com o Secretário Municipal de Obras Urbanas, Sérgio Pereira de Lima, a obra será feita em duas etapas. Na primeira, todos os bloquetes, entre a praça Champagnat até a rua Araguari, serão arrancados e uma nova terraplenagem será realizada para, posteriormente, ser inserida a camada de asfalto. Na segunda fase da obra, o mesmo processo será feito até o término da rua, no cruzamento da Avenida Paracatu.

O Secretário informou que a obra não será apenas a construção de uma nova capa asfáltica, mas toda a drenagem pluvial da rua será refeita. “Será uma obra com qualidade, por isso faremos em duas etapas. A Secretaria irá acompanhar cada passo dado e, dentro de um mês, a primeira fase será entregue para o uso da população”, afirma Sérgio Pereira.

Ainda segundo Sérgio Pereira, os motoristas deverão redobrar a atenção, pois o trânsito no local sofrerá alterações devido à execução da obra de melhoria da rua Ataualpa Dias Maciel. “Não iremos permitir a circulação de veículos, pois, com isso, além de dar mais segurança no canteiro de obras, iremos ter mais tempo dedicado ao serviço”, destaca o Secretário.

MG Open trás os melhores atletas de Peteca do Brasil

Com uma grande estrutura, o Aberto de Peteca de Minas Gerais reforçou o seu posto como um dos principais torneios em calendário nacional.

Terça 24/04/2018 - André Amâncio
Fonte: Yan Sieira / Assessoria de Imprensa PEC Brasil
Feed do PatosAgora

O MG Open de Peteca (Aberto de Peteca de Minas Gerais), que foi realizado no último final de semana, nos dias 20, 21 e 22 de abril, consolidou o seu posto como um dos principais torneios do esporte em calendário nacional. O evento teve sede no Ginásio de Peteca do Caiçaras Country Clube.

O campeonato foi promovido pela Federação Mineira de Peteca (FEMPE), em parceria com o Caiçaras Country Clube. Os atletas que ocupam as primeiras posições no ranking de Peteca nacional, o Ranking PEC, tanto das modalidades masculinas quanto das femininas, estiveram presentes.

O local da competição contou com uma infraestrutura de ponta para receber o evento: Telão de LED, arquibancadas e um camarote VIP com visão privilegiada para as quadras.

O fundador do PEC Brasil (Circuito Brasileiro de Peteca) e co-organizador do MG Open, Paulo Caixeta, expressou a sua felicidade com a realização do evento: “Foi um final de semana incrível para o esporte, para a Peteca da região. Nós recebemos mais de 130 atletas de mais de 20 cidades, entre eles, os melhores do Brasil. [...] Foram partidas de tirar o fôlego, o pessoal deu o máximo, foram jogadas incríveis”, contou o também atleta de Peteca.

Lucas Ribas e Ricardo Delgado (PIC – Café Emerick), a dupla que atualmente ocupa o topo do ranking, faturaram o título de campeões na categoria PRO Masculina do MG Open, título que, até então, era inédito em suas carreiras. Já na categoria PRO Feminino, quem conseguiu a vitória foi a dupla Cidinha Andrade e Adriana Elizete (Oi Art), atletas que também ocupam a primeira posição do Ranking nacional PEC. O campeão geral de clubes foi o Caiçaras Country Clube.

O diretor de Peteca do clube e co-organizador do MG Open, João Henrique Ribeiro, falou sobre o evento exceder as suas expectativas e de seus participantes: “Surpreender os atletas, o clube e patrocinadores, no que se trata de atendimento e execução de serviços, é uma das ferramentas mais poderosas que uma pessoa pode ter. [...] O MG Open foi um sucesso de marketing e empreendedorismo”, disse João Henrique.

O Aberto de Peteca de Minas Gerais incentiva a prática de esportes e valoriza uma modalidade esportiva de origem nacional: A Peteca. Visa expandir o público de praticantes e incentivar atletas de elite e de iniciação. Busca também contribuir para a consolidação da Peteca na cidade e no Clube Caiçaras.

O evento teve o apoio de seu hotel oficial, o HZ Hotel, da Cemil, da Agência Expand Web e do Restaurante Medalhão. Patrocínio: Hospital de Odontologia Especializada (HOE), Rovan, Onda Clara e Queiroz Construtora. Os jogos tiveram transmissão online, através do Canal do Youtube “TV Peteca”.