Orthodontic

Escola Agrícola oferece curso FIC de Operador de Usina de compostagem

A duração é de 6 meses e pode se inscrever quem tem Fundamental completo ou cursando Ensino Médio

Quinta 30/06/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Escola Agrotécnica Afonso Queiroz está com inscrições abertas para ingresso de estudantes, no 2º semestre de 2022, para o curso técnico de: OPERADOR DE USINA DE COMPOSTAGEM, dentro do Programa Nacional de Acesso do Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Ao todo, serão ofertadas 60 vagas, na modalidade de concomitância externa, ou seja, o estudante poderá cursar o ensino técnico na Escola Agrícola e o ensino médio em outra instituição ou ainda fazer o curso, se já tiver concluído o Ensino Médio ou Fundamental.

Esse ano, a grande novidade é a concessão de bolsas aos estudantes, um instrumento criado pelo Ministério da Educação para custear a expansão da oferta gratuita de cursos de educação profissional e tecnológica e garantir a formação profissional de trabalhadores e estudantes de baixa renda. A bolsa será paga mediante a conclusão do curso, tendo o estudante finalizado o curso com a frequência e aproveitamento mínimo necessários.

Outra novidade é a oferta desse curso no período noturno, visando ao atendimento de jovens e adultos que estão no mercado de trabalho. A escola conta com todas as instalações necessárias para aulas teóricas e práticas, além de professores qualificados, com mais de 33 anos de tradição.

Os interessados devem procurar, o mais rápido possível, a Escola Agrotécnica Afonso Queiroz para garantir sua vaga, já que elas são limitadas. Informe-se sobre o curso pelo telefone (34) 3822-7455 ou mensagem pelo whatsapp: (34) 99668-4675 . A Escola Agrícola fica localizada na Fazenda Canavial. A pré-inscrição deve ser feita presencialmente na escola.

Posto de combustível é condenado por discriminar trabalhador transgênero no processo seletivo

Quarta 29/06/2022 - André Amâncio
Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região (MG)
Feed do PatosAgora

Na 29ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, o juiz Henrique de Souza Mota condenou um posto de combustível de Belo Horizonte ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil a um trabalhador discriminado no processo seletivo da empresa por ser transgênero. Ele alegou que foi aprovado no processo de seleção para a vaga de frentista em outubro de 2021. Porém, ao entregar a documentação na empresa e informar ser transgênero, foi descartado do processo seletivo, sem chegar à entrevista final.

Para o julgador, ficou provada a discriminação de gênero. “A liberdade de contratar encontra limites na preservação da dignidade humana, na vedação à discriminação e na função social do contrato (artigo 421 do CC). Essa liberdade não autoriza a adoção de critérios discriminatórios, diretos ou indiretos, na escolha dos candidatos às vagas”.

Em defesa, a empresa negou o tratamento discriminatório. Alegou ter expectativa de elevação das vendas, porém, em razão do agravamento da pandemia e da alta dos preços dos combustíveis, teve queda de faturamento, afetando a contratação de colaboradores. Além disso, informou que o candidato foi submetido apenas a uma entrevista inicial, sem garantia de contratação.

Uma gravação anexada ao processo apontou que representante da empresa chegou a afirmar, no início do processo seletivo, que o fato de ele ser transgênero não seria obstáculo à contratação. “Essa pessoa continuou com os procedimentos admissionais, encaminhando o profissional para conversar com o pessoal do escritório. Resta claro, portanto, que havia efetivo interesse em preencher a vaga, o que começa a enfraquecer a tese defensiva de que a contratação foi frustrada por questões de ordem econômica”, ressaltou o juiz.

Chamou também a atenção do magistrado o fato de o trabalhador ter sido orientado pelo representante da empresa a não comentar mais nada a esse respeito. “Isso sugere que a questão de gênero poderia ser problema para a empresa. Se assim não fosse, não haveria necessidade de ocultar tal informação”.

Na sentença, o julgador destacou o momento do vídeo onde outro representante fala ao trabalhador que “a empresa não contrata mulher” e que isso é uma “norma da empresa”. E ainda que, “se soubesse que o candidato era mulher, ele nem sequer teria passado por processo de seleção”.

Para o magistrado, o único fator que impediu a contratação do profissional foi o fato de constar o nome feminino em seus registros, “deixando certo o preconceito de gênero, afastando-se, novamente, a questão econômica levantada em defesa”. Segundo o trabalhador, ainda não foi possível alterar o registro civil, motivo pelo qual consta nos documentos o nome feminino de nascimento.

Na visão do juiz Henrique de Souza Mota, não merece acolhida o argumento defensivo de cancelamento da contratação por crise econômica. “Primeiro, porque resta demonstrada a discriminação. Segundo, porque a empregadora não trouxe aos autos nenhuma prova de que, especificamente no mês de outubro de 2021, houve queda de faturamento e do volume de vendas, de modo a alterar repentinamente a necessidade de funcionários e justificar a não contratação”.

Segundo o julgador, a discriminação – em qualquer de suas formas – é rechaçada pela ordem constitucional brasileira. “A Constituição de 1988 destaca que, entre os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, estão a construção de uma sociedade livre, justa e solidária e a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação (artigo 3º). Além disso, assegura a igualdade de todos, independentemente de sexo ou qualquer outro fator (artigo 5º caput e inciso I)”, frisou.

Já as normas internacionais de proteção ao trabalho também vedam qualquer tipo de discriminação em matéria de trabalho e emprego. “Nesse sentido, a Convenção III da Organização Internacional do Trabalho, ratificada pelo Brasil, define discriminação como toda distinção, exclusão ou preferência fundada em raça, cor, sexo, religião, opinião política, ascendência nacional ou social, que tenha por efeito destruir ou alterar a igualdade de oportunidades ou de tratamento em matéria de emprego”, ressaltou o julgador.

No entendimento esposado na sentença, o caso dos autos amolda-se ao conceito definido na Convenção III da OIT, porque evidenciada a discriminação de pessoas devido ao gênero, estando amparado tanto pela referida norma quanto pela Lei 9.029/1995. Segundo o juiz, ao discriminar, a empregadora violou direitos personalíssimos do trabalhador, atingindo aspectos da intimidade, da vida privada e da dignidade, agredindo o direito à autodeterminação e à vida digna por meio do trabalho. “Isso configura dano moral, ensejando o dever de compensar o mal causado, artigo 927 do Código Civil”, destacou.

Dessa forma, o magistrado condenou a empresa a pagar ao reclamante a indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil. Ele considerou, na decisão, a gravidade da conduta, o caráter pedagógico e os limites da petição inicial.

A empresa interpôs recurso, negando as acusações. No julgamento, os desembargadores da Sétima Turma do TRT-MG mantiveram a condenação. “O valor determinado mostra-se apto a cumprir a finalidade de compensar a vítima e estimular uma mudança de postura quanto ao ofensor”, concluíram. Não cabe mais recurso da decisão.

Primeiro brasileiro negro a se formar em Harvard é de Paracatu

Arthur Abrantes aprendeu inglês sozinho e foi aprovado em várias outras instituições nos EUA

Quarta 29/06/2022 - André Amâncio
Fonte: JP Agora
Feed do PatosAgora

O primeiro brasileiro negro a se formar em Harvard é natural de Paracatu. Arthur Abrantes, de 25 anos, publicou sua conquista nas redes sociais.

Na postagem, Arthur dedicou o diploma para o pai, que trabalhava como mecânico e faleceu em 2018. “Ele era mecânico, começou a trabalhar muito cedo e só estudou até a quarta série. Acho que ele teria ficado muito orgulhoso de mim”, escreveu.

Arthur sempre estudou em escolas públicas e contou que sua aprovação no IFTM o impulsionou a buscar seus sonhos internacionais. Então, o jovem aprendeu inglês sozinho com a ajuda de aplicativos.

Depois de muito empenho, o paracatuense se inscreveu em 12 processos seletivos de universidades norte-americanas, conseguindo aprovação em várias delas, inlcuindo Harvard e Stanford.

“Na semana passada, eu me tornei o primeiro brasileiro negro a se formar na Universidade de Harvard. Eu dedico essa conquista ao meu pai, Wariston Abrantes, que faleceu no meu segundo ano. Meu pai não teve as mesmas oportunidades que eu tive, mas abriu o caminho para mim. Obrigado, papai! Saudades”, diz a publicação.

 

Patense de 15 anos vai representar o Brasil no Pré-Olímpico de Skate

Filipe Mota, vai representar o Brasil ao lado de Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Kelvin Hoefler

Quarta 29/06/2022 - André Amâncio
Fonte: O Tempo
Feed do PatosAgora

O mineiro Filipe Mota, de 15 anos, tem chamado atenção por onde passa entre uma manobra e outra no skate. Natural de Patos de Minas, região do Alto Paranaíba, o jovem, que compete pela modalidade street, vai representar o Brasil ao lado de Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Kelvin Hoefler no Pro Tour de Street, que acontece de 29 de junho a 3 de julho em Roma, na Itália. O torneio marca o início da corrida por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

O primeiro contato de Filipe com o skate foi aos 6 anos, descendo ladeiras sentado com seu irmão mais velho, em Patos de Minas. Até que um dia o seu pai resolveu levá-lo a um espaço de Skatepark. No local, percebeu o talento do filho ao realizar manobras e lhe presenteou com um skate profissional.

“Com 6 meses de skate ele participou do seu primeiro campeonato e venceu, desde então, sua paixão só aumentou”, relata Edson Mota, pai do skatista, em entrevista a O TEMPO. 

Pelo skate, Filipe foi destaque em torneios regionais e estaduais do Brasil. Anos depois, se mudou para Califórnia com o pai, seu maior incentivador, em busca de melhores oportunidades e condições de treino. 

O jovem skatista tem como referências no skate mundial nomes como os  brasileiros Carlos Ribeiro e Luan de Oliveira, e o australiano Shane O’Neil. Em 2021, ele se tornou o atleta mais novo da história entre os homens a ser contratado pela Street League Skateboarding - maior liga de skate do mundo.

Agora, o objetivo de Filipe Mota é a vaga para as Olimpíadas de Paris-2024 e o primeiro passo é o classificatório olímpico de Skate Street que será realizado próximo ao histórico Coliseu, em Roma.

“Estou muito feliz, tenho participado dos maiores campeonatos de skate do mundo, mas representar o Brasil é algo diferente. O que eu mais quero é me divertir fazendo o que amo e representar meu país nas Olimpíadas”, afirmou Filipe.

Patos de Minas será representado por 11 equipes no JEMG 2022

Quarta 29/06/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Atletas de Patos de Minas desembarcaram em Araguari para a etapa regional do JEMG 2022, que será oficialmente aberta às 19h desta terça-feira (28/6). Nosso município será representado por 11 equipes nas seguintes modalidades (feminino e masculino): handebol, vôlei, futsal, basquete e xadrez.

A comitiva patense, com mais de 100 atletas, é formada por alunos da E. M. José Paulo de Amorim (Pindaíbas), E. E. Professor Antônio Dias Maciel e colégios Nossa Senhora das Graças, Marista e Equipatos. A administração municipal apoia a participação das equipes com o transporte, e as despesas com alimentação e hospedagem são custeadas pelo Governo estadual.

Na cidade, o JEMG é coordenado pelo professor da rede municipal Élbio Oliveira, e a coordenação geral é do professor e diretor de Esportes, Guilherme Duarte.

Boa sorte, moçada! Estamos aqui de dedos cruzados torcendo por vocês.

Carreta carregada com molho ketchup tomba na BR 365

Quarta 29/06/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Uma carreta que transportava molho ketchup tombou na manhã de ontem (28), no km 396 da rodovia BR 365. Não houve feridos no acidente.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o  motorista do caminhão alegou que foi desviar de um carro que fazia ultrapassagem, perdeu controle do veículo e tombou.

O veículo que fazia ultrapassagem não foi localizado. A pista ficou parcialmente interditada das 10h às 13h. 

PMCD realiza ações de conscientização sobre o cambate ao Aedes aegypti

Quarta 29/06/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O PMCD entende que as ações de recolhimento de materiais inservíveis são necessárias, no entanto o trabalho educativo é extremamente relevante, pois fica muito mais fácil lutar contra o Aedes aegypti se cada pessoa compreender a importância de suas ações nessa tarefa.

Para o trabalho de conscientização, ações educativas são frequentemente realizadas em escolas e por meio de blitz em diversas regiões da cidade. No dia 24/6 (sexta-feira), por exemplo, agentes de combate a endemias estiveram na Escola Municipal Abdias Caldeira Brant, no distrito de Alagoas. Foram levadas informações aos estudantes sobre o ciclo evolutivo do mosquito da dengue, as doenças que ele transmite e as formas de combatê-lo.

Já no sábado (25/6), as ações aconteceram na região central da cidade e no Bairro Lagoa Grande. A sensibilização, realizada com faixas, teve o objetivo de alertar quem passava pelo local sobre a necessidade de todos assumirem atitudes conscientes no dia a dia para evitar que sejam formados criadouros do mosquito.

Se cada um faz a sua parte, todo mundo ganha. E aí, o que você já fez hoje para combater a dengue?

Cachorro vítima de maus tratos que foi resgatado é adotado

Quarta 29/06/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Vamos começar o dia com esse registro que aquece o coração: Fred e o seu novo tutor, o Francisco, que o buscou ontem lá na sede do CCZ.

Depois de ser resgatado de situação de vulnerabilidade, como já mostramos pra você, o cão foi tratado pela equipe da Zoonoses e recuperou sua saúde. Ele já seguiu para o novo lar castrado e com microchip implantado.

Notícias assim só nos fazem aumentar a gratidão por quem pratica a adoção/posse responsável de um animalzinho de estimação. Levar um bichinho para casa requer saber que ele viverá por muitos anos e que demanda gastos e dedicação, pois precisa receber amor, carinho e atenção.

 

Quase 35 milhões serão investidos no Hospital Regional Antônio Dias Maciel

Terça 28/06/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Há anos Patos de Minas e a macrorregião Noroeste sofrem com a falta de atendimento e perda de especialidades na saúde. Visando melhorar o acesso da população aos serviços públicos, o Prefeito Luis Eduardo Falcão e o Governador Romeu Zema fecharam acordo para ampliação do Hospital Regional.

O projeto consiste na ampliação do Bloco de Administração, na parte frontal do terreno, demolindo parte das edificações e estacionamento laterais, construindo um novo prédio nas áreas demolidas e sobre a edificação do prédio administrativo. Na ampliação está previsto a construção de um prédio de 6 andares.

A área a ser construída é de 7.474,66 m². No 1º Pavimento ou Pavimento Térreo funcionará a recepção e o Banco de Leite, no 2º o Centro Cirúrgico, no 3º a UTI Adulto, no 4º Centro Obstétrico e PPP, no 5º UTI Neonatal e no 6º Administração.

 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Curso de Odontologia do UNIPAM conquista nota máxima no MEC

Terça 28/06/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O curso de Odontologia, do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), conquistou a nota máxima, conceito 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Essa foi realizada de 06 a 08 de junho. O resultado foi divulgado no dia 13 de junho (segunda-feira).

Os conceitos de avaliação variam de 1 a 5. O conceito 5 é a pontuação de excelência que um curso ou uma instituição atinge quando segue todos os critérios estabelecidos pelo órgão, na qual são avaliados os seguintes aspectos: corpo docente, desempenho dos estudantes, infraestrutura e projeto pedagógico.

Além de desfrutar de toda a infraestrutura do campus I, composta por laboratórios, salas de aulas invertidas, salas de informática e a biblioteca, que oferece obras didáticas, técnicas e literárias, um dos diferenciais do curso de Odontologia do UNIPAM é o Centro Clínico Odontológico (CCO).

O CCO é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão que oferece todo o suporte necessário para a realização do curso. O local abrange sete ambientes, contendo equipamentos modernos e todos os recursos necessários para a realização de práticas didáticas e para o atendimento de pacientes. Além disso, presta serviços à comunidade com procedimentos de cirurgia, de dentística restauradora, de endodontia, de odontopediatria, de periodontia, de prevenção, de próteses, entre outros.

O curso também se destaca pela realização de eventos como, por exemplo, o Congresso de Odontologia do UNIPAM (COPAM).  A última edição foi realizada de 20 a 22 de junho e contou com a presença de profissionais de notoriedade da área. Um dos participantes do evento foi o Dr. Raphael Castro Mota, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG).

Paralelamente às atividades do COPAM, em parceria com o Rotary Clube Guaratinga e a Prefeitura de Patos de Minas, foi promovida a “Semana de Prevenção e Detecção do Câncer Bucal”. Os atendimentos ocorreram nas Unidades de Saúde da Família (USF), de 20 a 24 de junho. No dia 25 de junho (sábado) foi realizado no Centro Clínico Odontológico, o “Dia D”. A atividade fez parte do “Junho Laranja”, mês dedicado à prevenção do câncer bucal.

O coordenador do curso de Odontologia, professor Helvécio Maragon Júnior, explica a importância da avaliação. “A nota máxima é um reconhecimento do MEC de que a organização didático-pedagógica do curso é de excelência. Por meio dela é notório que a metodologia ativa, utilizada no curso, é inovadora e eficiente”, destacou Helvécio Maragon.

O aluno do 5º período do curso de Odontologia, Walisson Alexandre Soares, explica a relevância da nota cinco, enquanto aluno, e, futuramente, como profissional. “A nota máxima é resultado da vivência diária do curso. Temos contato com ótimos profissionais todos os dias. Além disso, a nossa metodologia de ensino nos dá a liberdade de buscar, cada vez mais, novos conhecimentos. Isso permitirá que cheguemos ainda mais capacitados no mercado de trabalho”, explicou Walisson Soares.

As atividades do curso de Odontologia do UNIPAM tiveram início em 2016. Duas turmas já foram formadas. A primeira, em julho de 2021, e a segunda, em janeiro de 2022.