Orthodontic

Cemig alerta: período de preparação do solo e colheita da safra agrícola exige atenção redobrada com a rede elétrica

Cinquenta e dois agricultores ou trabalhadores rurais perderam a vida em 2021 em acidentes com a rede elétrica em todo o país, conforme dados da Abracopel

Sexta 01/07/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

Minas Gerais possui tradição em diversas safras e cultivos, além de ser um importante indutor da economia no estado.  Por isso, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) reforça o alerta para produtores rurais, operadores de equipamentos e fazendeiros sobre cuidados para evitar acidentes com a energia elétrica. Desta forma, principalmente durante o período seco, que é o mais propício para a ocorrência de acidentes, é preciso atenção redobrada devido à intensificação do uso de máquinas de grande porte para a preparação do solo e colheita da safra. 

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), das 55 ocorrências na área rural registradas no Brasil em 2021, 52 resultaram em mortes. Somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, dez agricultores ou trabalhadores rurais perderam a vida em acidentes com a energia elétrica. A principal causa das fatalidades registradas é o manuseio inadequado de bombas d'água,  de implementos agrícolas e de antenas de celular rural.

Em Minas Gerais foram cinco fatalidades em 2021, sendo uma morte causada por implemento agrícola, duas por manuseio de bomba d'água e duas com antena de celular.

O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, destaca que os operadores de máquinas agrícolas devem, antes de iniciar os trabalhos, fazer um mapeamento do local e respeitar uma distância mínima de 1,5 metro em relação às estruturas da rede de distribuição ​ou dos cabos da rede elétrica da companhia ou d​os cabos de aço de sustentação ​das estruturas. É importante observar que esta distância se refere ao engastamento (apoio estrutural que impede todos os movimentos) desses cabos no solo. 

“É muito importante que o trabalhador conheça bem o local onde irá operar a máquina. Dessa forma, ele vai evitar se surpreender com a rede elétrica e evitar acidentes que podem ser até fatais. Além disso, uma colisão com uma estrutura pode causar transtornos e interromper o fornecimento de energia para outros clientes da região ou até mesmo atingir linhas de transmissão que cortam o estado​ e, lembrando que se a máquina ou implemento agrícola tocar na rede elétrica, o seu operador não poderá descer deste equipamento até que a rede seja desligada pela Cemig”, afirma João José. 

Além disso, deve-se evitar podas de árvores e roçadas próximas a fios energizados, bem como instalação de postes no interior de propriedades, por pessoas sem o devido conhecimento sobre as devidas medidas de segurança. ​Outra preocupação deve ser com obras e reformas sem fazer o isolamento de materiais condutores (em casos de redes particulares).

Atenção em relação a altura dos fios 

João José Magalhães Soares alerta que, além da operação nos campos e áreas rurais, quando for necessário transportar as máquinas sobre caminhões apropriados, deve-se observar a altura de todo o conjunto. Dessa forma,  o total somado dos dois veículos não deve se aproximar da fiação elétrica que atravessa sobre vias públicas e rurais, ou das redes de telecomunicações, que são um pouco mais baixas.   

“Inclusive as redes telefônicas e de dados, que são bem mais baixas que as redes elétricas, e que estão nos mesmos postes, podem oferecer perigo, pois se a máquina colidir com esses fios, pode ocorrer a quebra do poste que possivelmente irá cair sobre o caminhão e sobre as pessoas, colocando em risco aqueles que estiverem próximos do local. Caso isso ocorra, os ocupantes do caminhão deverão permanecer dentro da cabine até a chegada da Cemig ou do Corpo de Bombeiros, que orientarão sobre a forma correta de retirá-los do veículo. Somente em caso de incêndio, deve-se abandonar o veículo, saltando da cabine o mais longe possível com os pés juntos, evitando tocar no solo e no veículo ao mesmo tempo, e nunca se aproximar de fios partidos”, orienta o gerente da Cemig. 

O especialista em segurança do trabalho também reforça que as pessoas devem prestar atenção à localização da fiação da rede elétrica e não deixar que nada se aproxime ou encoste nos fios. “É proibido utilizar varas de bambu ou madeira ou qualquer outro material para levantar cabos para a passagem de veículos e equipamentos. Aproximar ou tocar nos cabos pode causar sérios acidentes, inclusive fatais, para as pessoas que estão próximas do local”, ressalta.   

Outra recomendação é evitar transitar com o trator e outros veículos próximo dos cabos de aço que sustentam os postes, chamados de “estais”. Quando estes cabos arrebentam, o poste pode ceder ou cair, deixando os fios elétricos abaixo da altura regular. Quando o estai é removido propositalmente, ainda existe o risco de o fio tocar na parte energizada no alto do poste, provocando um choque elétrico. 

Instalações internas e bombas d'água

Além da preocupação com a rede elétrica da Cemig, é importante que as instalações elétricas internas dos estabelecimentos rurais estejam em perfeitas condições e de acordo com as normas técnicas para garantir a segurança das pessoas que as utilizam. Outro ponto importante é em relação à manutenção, que deve ser feita sempre por profissional capacitado.  

Um outro item importante e de destaque é o aumento do número de antenas de rádio para internet e/ou telefone em áreas rurais. Estas instalações, por necessitarem de uma base alta, devem ser feitas sempre longe da rede elétrica de forma que a sua queda nunca a projete para próximo ou sobre a rede elétrica da Cemig.

Equipamento de uso muito comum nas propriedades rurais, a bomba d'água também requer atenção especial em seu manuseio. "É recomendável que os reparos na parte elétrica da bomba d'água sejam feitos por profissional capacitado para realizar o serviço. Ao detectar um problema, é importante desligar o disjuntor (chave de comando da bomba) e sinalizar que a bomba está em manutenção com um aviso. Esses simples cuidados podem evitar acidentes fatais", finaliza o especialista da Cemig. 

 

Ladrões invadem fazenda, matam vaca a tiros e furtam a carne

Sexta 01/07/2022 - André Amâncio
Fonte: Patrocínio Online
Feed do PatosAgora

Uma fazenda na região de Macaúbas de Cima, município de Patrocínio, foi alvo de uma ação criminosa nesta quarta-feira 29/06. Indivíduos não identificados invadiram a propriedade, mataram uma vaca a tiros e levaram a carne do animal.

Segundo a vítima, de 61 anos, os criminosos possivelmente utilizando uma motociclista e uma caminhonete arrebentaram a cerca de arme e invadiram a fazenda.

Ainda conforme a vítima, no meio do pasto localizou a cabeça da vaca abatida com um ferimento provocada por projétil de arma de fogo e próximo ao local encontrou a calda do animal e parte de couro, tendo os bandidos retirado toda a carne do animal.

A Polícia Miliar compareceu ao local, realizou diligências nas propriedades vizinhas em busca de informações. Contudo, nenhum suspeito foi preso pelo crime até o momento.

Caso você tenha visto, ou saiba quem são estes criminosos e onde se encontram, não se cale! Denuncie via 190 ou 181.

Cavalgada será realizada no dia 2 de julho na comunidade do Charco em Presidente Olegário

Sexta 01/07/2022 - André Amâncio
Fonte: PO Hoje
Feed do PatosAgora

A Comitiva Prateiros, Ferrão de Prata e a Capela do Charco promove no próximo sábado 2 de julho, uma Cavalgada, oportunidade para os moradores se confraternizarem com a família, os tropeiros da região e a comunidade em geral.

A Cavalgada faz parte da programação da  Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora Aparecida no período de 4 de junho à 9 de julho, na comunidade do Charco. Todos que tiverem interesse, inclusive pessoas que não andam a cavalo, podem participar.

Não será cobrado ingresso e os participantes terão direito a janta. Haverá reza do terço, leilões e na sequência forrozão com Dj Eniel. A renda arrecada no barzinho e barracas será destinada para a Capela do Charco

O percurso da cavalgada será de aproximadamente 15 quilômetros e a saída está prevista para às 15h do Bar da Renilda e chegada às 17h na Capela do Charco. Mais informações pelo 34 9 9805 0413 (Vando Lima) e 34 9 9919 18 15 (Euds Regina).

No dia 8 de julho será realizada a Carreata com Carro de Bois e dia 9 o final da Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora Aparecida. Clique aqui e veja a programação. 

Deputada entrega 3 veículos para o Colégio Tiradentes de Patos de Minas

Quinta 30/06/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na tarde do dia 30/6, o Colégio Tiradentes de Patos de Minas recebeu três novos veículos 0km. Uma van, uma Fiat Doblô e uma pickup Fiat Strada através da Deputada Federal Greyce Elias, e também anunciou mais uma viatura Doblô para o Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd, um investimento de cerca de R$ 640 mil reais na segurança de Patos de Minas.

Os veículos são suporte para continuarem desempenhando seu papel de ensino e ordem pública, e vão oportunizar o desenvolvimento de outras atividades pedagógicas, valorizando os alunos e educadores, contribuindo para a garantia de um ambiente confortável e seguro pra se viver, trabalhar e empreender.

A entrega foi simbólica ocorrida nesta quinta-feira 30, pelas mãos de sua assessoria parlamentar, e também da liderança Carlúcia Ferreira, com a presença da Capitã Cláudia Canedo e Militares.

Confirmado! Skank fará show de despedida em Patos de Minas!

Quinta 30/06/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Após 30 anos de carreira, uma das maiores bandas da história do Brasil está se despedindo dos palcos em uma turnê por todo o país! E Patos de Minas não ficou de fora! A apresentação está marcada para o dia 13 de Agosto em um evento 100% OPEN BAR!

Imperdível, né?! As vendas abrem no dia 7 de Julho! Já podem ir se programando!

Covid-19: novo óbito é confirmado em Patos de Minas

Quinta 30/06/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O boletim desta segunda-feira traz novos casos de Covid-19 assim distribuídos:

2 positivos em 30/6
28 positivos em 29/6
29 positivos em 28/6
+ 65 positivos em 27/6
4 positivos em 26/6
+ 27 positivos em 25/6
+ 114  positivos em datas anteriores

Houve um óbito, datado de 25/6 (mulher de 79 anos). Quanto aos leitos públicos, não há internações por Covid-19 no HRAD. Na Santa Casa, a ocupação por pacientes com a doença é a seguinte: 6,66% das enfermarias e 6,66% das UTIs.

Óbito: três doses, com intervalo suficiente para a quarta dose. Com comorbidades.

Farmácia no Bairro começa julho na USF Jardim Paulistano

Quinta 30/06/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A van itinerante do Farmácia no Bairro começa julho na USF Jardim Paulistano. A ida à área rural acontece nos dias 21 e 27, respectivamente nas comunidades de Major Porto e Santana de Patos. Já no último dia do mês, a dispensação de medicamentos acontece na Praça do Coreto, no Centro.

Para saber onde a van estará nas demais datas, acesse: http://patosdeminas.mg.gov.br/home/wp-content/uploads/2022/06/Farmacia-no-Bairro-julho-2022.pdf

Motorista perde o controle da direção e carro sai da pista no desvio da MG 354

Quinta 30/06/2022 - André Amâncio
Fonte: PO Hoje
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv), registrou no início da manhã desta quinta-feira (30), mais um acidente no desvio da MG 354 em Presidente Olegário.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o motorista de 34 anos, natural de Patrocínio/MG relatou que seguia sentido à Presidente Olegário e, na altura do km 152, perdeu o controle da direção da VW Nova Saveiroe saiu da pista parando em um barranco.

Ainda conforme a PMR, as documentações do veículo e condutor estavam regulares. O motorista não teve ferimentos.

A Polícia Militar Rodoviária parou o trânsito de ambos os lados para o que o guincho acionado pelo condutor retirasse o veículo. 

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 37 milhões

As apostas podem ser feitas até as 19h, no horário de Brasília

Quinta 30/06/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcello Casal Jr)
Feed do PatosAgora

A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (30) um prêmio acumulado e estimado em R$ 37 milhões.

As seis dezenas do concurso 2.496 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo.

Este é o segundo concurso da Mega-Semana de São João, com sorteios na terça-feira (28), hoje e no sábado (2).

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Receita paga hoje restituições do segundo lote do IR 2022

Estão sendo depositados R$ 6,3 bilhões a 4,25 milhões de contribuintes

Quinta 30/06/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcelo Camargo)
Feed do PatosAgora

A Receita Federal paga nesta quinta-feira (30) as restituições do segundo lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022. O lote também contemplará restituições de anos anteriores.

Ao todo, 4.250.448 contribuintes receberão R$ 6,3 bilhões. Desse total, 2.776.808 são contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 19 de março deste ano.

O restante tem prioridade legal, sendo 87.401 idosos acima de 80 anos; 675.495 entre 60 e 79 anos; 48.913 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 661.831 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Inicialmente prevista para terminar em 29 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi adiado para 31 de maio, a fim de diminuir os efeitos da pandemia de covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

Como consultar

A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar Restituição. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

Quem não está na lista pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte deverá entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) e verificar se há inconsistências de dados. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.