Orthodontic

PMRv apreende motocicleta sem placa e com numeração do chassi e motor adulteradas

Quarta 22/06/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) apreendeu uma motocicleta com os números do chassi e motor adulterados durante operação realizada na tarde de ontem (21), no km 82 da rodovia MG 230, em Patrocínio (MG).

Segundo a PMRv, durante Operação Rota Segura a equipe abordou uma motocicleta, a qual não possuía placa de identificação e era conduzida por um homem de 32 anos.

Na fiscalização foi constatado que os números do chassi e motor estavam suprimidos. O condutor não apresentou nenhum documento que comprovasse a origem lícita do veículo.

Diante do fato, o condutor foi preso em flagrante delito e conduzido até a Delegacia de Plantão em Patrocínio.

Setor de vistoria da Delegacia Regional de Patrocínio apreendeu dois veículos

Quarta 22/06/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Civil de Minas Gerais, através do setor de vistoria da Delegacia Regional de Patrocínio (MG), apreendeu, esta semana, dois veículos.

O primeiro, um M.B./M.BENZ LP 321 no dia 20/06/2022. Durante a vistoria foi verificado a presença de duas soldas em volta da longarina, uma próximo ao chassi e outra um pouco mais distante, atrás da roda dianteira.

O segundo, uma charretinha R/CONFIANCA CA 2E, no dia 22/06/2022. Durante a vistoria foi verificado a presença de solda e marcas de lixa em volta da numeração do chassi que se encontra fixado a uma chapa de ferro soldada à longarina.

Diante da suspeita, os veículos foram apreendidos e encaminhados à pátios credenciados pelo Detran, para medidas posteriores.

A Polícia Civil reitera que, o setor de vistoria da Delegacia Regional de Patrocínio, não mede esforços e está cada vez mais preparada para a detecção e apreensão de veículos adulterados.

Patos de Minas garante primeiro lugar no ICMS Patrimônio Cultural

Quarta 22/06/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A nota obtida por Patos de Minas resulta de ações e projetos realizados pela Secretaria Municipal de Cultura (Sectel), por meio da Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep). Segundo o diretor da Dimep, Alessander Freitas, a pontuação consolida Patos de Minas como referência regional em cultura e patrimônio cultural.

Para ele, “a gestão democrática e eficiente dos recursos, o trabalho da equipe da Dimep e a participação ativa e efetiva do Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e Cultural (Condephac) foram fundamentais para esse resultado”.

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação da cultura do estado de Minas Gerais com repasse de recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais por meio de políticas públicas relevantes.

Vereador de Presidente Olegário tem o mandato suspenso na Câmara Municipal

Vereador não fará jus aos recursos financeiros na folha de pagamento.

Terça 21/06/2022 - André Amâncio
Fonte: PO Hoje
Feed do PatosAgora

O vereador Reis Teles teve o mandato suspenso na Câmara Municipal de Presidente Olegário. O ato que determinou a suspensão foi aprovado pelo plenário do Legislativo por 8 votos favoráveis e três contra a suspensão.

A denúncia contra o vereador Reis Teles foi protocolada, na Casa Legislativa em fevereiro de 2022, pelo Sr. André Carlos Gonçalves Ferreira, qual alega quebra decoro parlamentar no cargo, onde requereu instalação de Comissão Processante. A denuncia foi aceita pelo plenário e foi instalada uma comissão através de sorteio para apurar o caso, sendo Markim Araújo (Presidente), Pedro Osvando de Castro (Relator), Genilda Diniz e Tião Roberto membros.

Conforme a denúncia apresentada, o denunciante alega que o vereador Reis Teles quebrou decoro parlamentar, uma vez que seu comportamento de vereador falta com respeito com a população de Presidente Olegário através de áudios nas redes sociais dizendo impropérios, e ainda denigre a cidade de Presidente Olegário, a qual representa.

Após o trabalho da Comissão Processante e da defesa do vereador Reis Teles, feita pelo advogado Dr. Mauro Araújo, onde defesa e comissão dispensaram a produção de outras provas.

O relatório apresentado pelo relator Pedro Osvando de Castro teve a leitura nesta segunda-feira (20), em Reunião Extraordinária no Plenário, pedindo o impedimento temporário do mandato do vereador Reis Teles pelo prazo de 25 dias sem remuneração.

A defesa do vereador Reis Teles em plenário, foi feita pelo advogado Dr. Mauro Araújo Júnior e pelo próprio parlamentar. O advogado durante os debates fez alusão ao abaixo-assinado de aproximadamente 1.800 contribuintes/pessoas mostrando apoio ao vereador Osvaldo dos Reis Teles e pediu aos vereadores que não punisse seu cliente com o impedimento temporário, mostrou-se preocupado com a falta de liberdade de expressão, possuir a liberdade de criticar e também a liberdade de elogiar quando for o caso.

“O vereador é a voz dos seus eleitores e da população com um todo, especificamente no episódio, como estávamos no período chuvoso como não existia a muito tempo, o vereador criticou os procedimentos inerentes ao Desvio, que seria uma demanda do DER/MG, que os esforços poderiam ser direcionados para a manutenção das estradas de Santiago de Minas. O Vereador Reis Teles não é uma pessoa indecorosa, falou no grupo do Whatsapp sem a intenção de ofender”, disse Dr. Mauro Araújo Júnior na defesa.

O vereador Reis Teles, na sua defesa, disse que deixaria os vereadores à vontade para manifestarem o seu voto, mas que considerava uma enorme injustiça, falou que em 7 mandatos dilapidou todo o seu patrimônio, construindo até mesmo casas populares para os menos favorecidos. “Não é necessário deixar chegar até este ponto, que a conversa foi realizada em grupo de Whatsapp e que este grupo não possuía credibilidade, e que seria muito injusto um vereador julgar o outro, que ele jamais votaria contra um companheiro vereador. Faltou uma apuração mais acentuada, a nossa Câmara está perdendo a identidade, um vereador julgar o outro não dá para entender” disse o vereador Reis Teles.

Após os debates, o presidente da Câmara vereador Júnior Enfermeiro colocou em votação o relatório emitido pela Comissão Processante, cuja votação foi aberta e nominal, sendo o mesmo aprovado com 8 votos favoráveis e 3 votos contrários. Votaram para a suspensão do mandato por 25 dias, vereadores Branco Teodoro, Moacir Soares, Clênia da Saúde, Pedro Osvando de Castro, Mirsandra Pereira, Júnior Enfermeiro, Genilda Araújo Diniz e Tião Roberto. Votaram contra a suspensão, os vereadores Markim Araújo e Leandro Nunes Bodão, e o próprio Reis Teles.

Com a aprovação o vereador Reis Teles, teve decretado o impedimento temporário de exercer o cargo eletivo de vereador pelo período de 25 dias, iniciados a partir da publicação por ter infringido o que dispõe o Regimento Interno da Câmara Municipal conforme relatório emitido e aprovado pelo Plenário.

Neste período de impedimento do vereador não fará jus ao recebimento de recursos financeiros em folha de pagamento e o mesmo fica impedido de utilizar da estrutura operacional do Poder Legislativo Municipal.

Secretarias de Cultura e de Administração fazem parceria para organização de acervo histórico

Material está guardado no Arquivo Municipal há mais de um século

Terça 21/06/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A  Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) reuniu-se na última semana no Arquivo Municipal para tratar de questões relativas à seleção e guarda definitiva do acervo que conta parte da história de Patos de Minas. Durante o encontro, motivado pela Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) e pela Gerência de Arquivos e Conservação de Documentos, foi definido comitê multidisciplinar constituído por servidores da prefeitura para analisar e categorizar o material. A partir desse trabalho serão definidos os documentos a serem encaminhados para guarda definitiva e o que será destinado ao descarte.

O comitê que fará a análise da documentação é formado ainda por  membros dos conselhos de Políticas Públicas Culturais, de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Deliberativo de Patrimônio Cultural. Também integram a equipe pessoas ligadas a instituições educacionais e culturais do município e agentes culturais com influência e participação efetiva na história de Patos.

O trabalho de pré-análise e inventário do material foi iniciado em maio e ganha agora uma nova agenda, mais efetiva. Semanalmente, agentes do Arquivo e da Dimep farão avaliação e seleção do acervo e, mensalmente, o comitê se reunirá para analisar e definir a destinação do material, ou seja, se será feita a guarda definitiva ou o descarte.

“São inúmeras caixas e livros antigos que, após confirmada sua relevância, deverão seguir para o Arquivo Documental da Cidade de Patos de Minas (Adoc-pm), sob responsabilidade da Secretaria de Cultura/Dimep, tão logo haja condições adequadas e suficientes para recebimento, higienização e acondicionamento do material”, informou o diretor da Dimep, Alessander Freitas. “A iniciativa tem o propósito de resgatar e preservar documentos significativos da história de Patos de Minas, ampliando o acervo do Arquivo Documental e possibilitando que a população em geral tenha acesso a um rico material para estudo e pesquisa”, completou.

Painel de Vagas do Sine: Patos de Minas tem 21 oportunidades de emprego

Quem está à procura de trabalho pode conferir as novas vagas disponíveis nesta terça-feira; há filtros por região, município, ocupações e unidades

Terça 21/06/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas (foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)
Feed do PatosAgora

Nesta terça-feira (21/6), Minas Gerais tem mais de 10,6 mil vagas de trabalho disponíveis em unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine/MG). A informação é do Painel de Informações administrado pela administrado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Em Patos de Mians são 21 vagas.

Segundo a página, o total de vagas hoje é de 10.614, com 292 delas destinadas a pessoas com deficiência (PCDs).

Há vagas nos setores da construção civil, transporte, serviços, entre outros. Servente de obras lidera, com 1.206 oportunidades. Há 813 vagas para alimentador de linha de produção, 706 para pedreiro, 639 paga motorista de caminhão para rotas regionais e internacionais, 422 para operador de telemarketing ativo e receptivo e 277 para vendedor de comércio varejista.

As unidades do Sine com mais vagas disponíveis são as de Uberlândia (2.157 oportunidades), Mariana (1.001), BH Central de Vagas (935), Pará de Minas (481) e Ituiutaba (402).

Minas Gerais conta com 133 unidades do Sine. Todas as vagas de emprego estão disponíveis no Portal Emprega Brasil. Interessados também podem se cadastrar no aplicativo Sine Fácil, disponível para os aparelhos celulares com sistemas operacionais Android ou iOS. O atendimento presencial de intermediação de mão de obra nas unidades é feito por meio de agendamento pela internet.

Painel do Sine

A consulta ao Painel de Informações sobre o Sine/MG foi disponibilizada pelo Governo de Minas em fevereiro deste ano. Pela internet, o trabalhador pode ter acesso às oportunidades disponíveis em todas as unidades do estado. Há filtros por região, município, ocupações e unidades.

Bitrem pega fogo na rodovia MG 190 após apresentar pane elétrica

Terça 21/06/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um bitrem pegou fogo na noite de ontem (20), após apresentar uma pane elétrica. O fato ocorreu no km 58 da rodovia MG 190, no município de Romaria (MG).

Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv),  o condutor M.P.B de 40 anos relatou que ocorreu uma falha na parte elétrica, que parou no acostamento para verificar, porém, o incêndio teve início e se alastrou pelo compartimento do motor e pela cabine.

Com a ajuda de terceiros o fogo foi controlado. Do ocorrido o condutor nada sofreu. O bitrem estava com a documentação regular e foi liberado, ficando o condutor encarregado de providenciar sua retirada do local.

Condutor fica ferido após veículo capotar na rodovia MG 410

Terça 21/06/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um condutor ficou ferido no final da tarde de ontem (20), em um acidente ocorrido no km 75 da rodovia MG 410, em Presidente Olegário (MG). 

Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o condutor relatou que seguia pela rodovia MG 410 sentido Presidente Olegário à Paracatu quando, na altura do km 75, ao realizar uma curva à esquerda, perdeu o controle direcional do veículo que veio à sair da pista pelo lado esquerdo e capotou.

O condutor sofreu escoriações nos membros inferiores e superiores e se queixava de fortes dores nas pernas e também na coluna. Segundo o médico plantonista ele iria ficar em observação no período entre 8 a 10 horas pois ainda inspirava cuidados.

 

 

 

 

Operação Corpus Christi 2022, em MG, registra quedas nos números de acidentes, feridos e mortos

Terça 21/06/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Operação Corpus Christi em 2022, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) termina com reduções expressivas na quantidade de acidentes, no número de feridos e também no número de óbitos.

Nos cinco dias de operação a PRF registrou 77 acidentes, redução de 31% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 112 acidentes. Em relação ao número de feridos a redução foi de 41%, foram 74 pessoas feridas em 2022, enquanto que no ano anterior, foram registrados 126 feridos.

Neste ano, 10 pessoas perderam a vida em acidentes, 23% a menos que em 2021, quando foram registradas 13 mortes.
No decorrer do feriado mais de 12.200 veículos foram fiscalizados e cerca de 14 mil pessoas foram abordadas em ações da PRF nas rodovias federais de Minas Gerais.

A PRF realizou mais de 6.000 testes de alcoolemia e autuou 65 motoristas por embriaguez, sendo que desse total 02 acabaram presos. Apesar de todos os alertas e orientações, 474 motoristas foram autuados por efetuarem algum tipo de ultrapassagem proibida.

Durante as fiscalizações, 155 motoristas foram flagrados na condução de seus veículos sem utilizar o cinto de segurança. Os policiais também lavraram 132 autuações por passageiros sem utilizar o cinto de segurança.

No decorrer do feriado, as atividades de educação para o trânsito também foram intensificadas, sendo alcançadas mais de 690 pessoas com palestras, orientações e o uso de vídeos informativos.

Conforme mostram os números, a PRF empregou grande esforço na fiscalização durante o feriado, bem como realizou diversas ações educativas e divulgações mostrando a importância da conscientização e do respeito no trânsito, sempre com o objetivo de reduzir o número de acidentes e garantir um trânsito seguro.

Prefeitura divulga nota após acidente que deixou criança e educadora feridas no Cmei do Bairro Coração Eucarístico

Terça 21/06/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Em relação ao fato ocorrido no Cmei Vereador José Augusto Ferreira, no Bairro Coração Eucarístico, a prefeitura informa:

no momento do acidente, a criança estava sendo preparada para o banho, recebendo respingos de água quente. A educadora que a acompanhava também foi atingida em um dos olhos pela água;

a família do aluno foi avisada, e ele seguiu imediatamente para atendimento médico no Hospital Regional Antônio Dias. O menino sofreu queimadura de primeiro grau na região próxima ao pescoço e encontra-se, no momento, medicado e passando bem;

a educadora recebeu toda a assistência necessária, sendo encaminhada ao oftalmologista e também passa bem;

eletricistas e engenheiro eletricista realizaram vistoria no local e, de acordo com a avaliação técnica, toda a instalação elétrica está intacta. Portanto não ocorreu explosão. O acidente foi causado por alta pressão da água no chuveiro, o que fez com que ele quebrasse. O registro de gaveta do equipamento foi regulado, e os funcionários receberam orientação quanto ao uso;

a equipe que esteve no Cmei vistoriou todos os registros e chuveiros da unidade.