Orthodontic

Moradores do Bairro Caramuru denunciam envenenamento de cães e gatos; mais de 20 animais já foram mortos

Quinta 24/02/2022 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Os moradores do Bairro Caramuru, em Patos de Minas (MG), denunciam o envenenamento de gatos e cães do bairro. Mais de 20 animais já foram mortos. A Polícia Militar de Meio Ambiente registrou um boletim de ocorrência.

Segundo um morador do bairro, o crime está ocorrendo há cerca de 10 dias. Mais de 20 animais já foram encontrados mortos. Ainda segundo o morador, a maioria das vítimas são os gatos, porém, também houve o venenamento de cachorros.

O morador conta ainda que, provavelmente o autor (a) age durante a madrugada, dado que os animais são encontrados mortos pela manhã. Mesmo com várias casas no bairro protegidas por câmeras de segurança, o envenenamento de animais continua.

O crime ambiental está deixando os moradores do bairro indignados, uma vez que os animais de estimação acabam se tornando verdadeiros membros da família. "A gente se apega ao animal, né? Às vezes a pessoa estuda, trabalha e a única companhia é o animal de estimação. A gente cuida como se fosse uma pessoa da família.", comentou. 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Semop faz patrolamento e encascalhamento nas estradas de Campo Alegre e de acesso à Alagoas

Quinta 24/02/2022 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Os esforços da Semop são contínuos, e o trabalho para recuperação das estradas rurais tem sido constante.

Ontem (23/2) as equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas, aproveitando o clima favorável, fizeram o patrolamento e encascalhamento da estrada de Campo Alegre, conhecida como estrada do Zé Leal. Houve também patrolamento na estrada de acesso a Alagoas.

Sabemos que os desafios são grandes com as fortes chuvas que Patos de Minas tem enfrentado. Mas as equipes da prefeitura têm trabalhado intensamente para que os problemas sejam sanados o quanto antes.

O empenho é grande, e o objetivo é atender da forma mais ágil possível todas as localidades afetadas.

Bandidos rendem família e roubam 30 mil reais e um veículo em Presidente Olegário

Quinta 24/02/2022 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Bandidos armados invadiram uma residência na noite de ontem (23), localizada na Rua Brejo Alegre, no Bairro Planalto, em Presidente Olegário (MG), renderam uma família e roubaram 30 mil reais e um veículo. Quatro homens, de 21, 23, 25, e 36 anos, e uma mulher, de 21 anos, foram presos suspeitos de participação no roubo.

Segundo a Polícia Militar (PM), uma das vítimas relatou que chegou em casa junto de seu filho em um veículo Fiat Strada. Ao abrir o portão da garagem, foi surpreendido por três indivíduos, sendo que um deles estava armado. Os bandidos então reviraram toda a casa, amarram as vítimas e fugiram levando 30 mil reais, a Fiat Strada e um celular.

A PM foi acionada e, durante diligências, os policiais localizaram o veículo e o celular no acostamento da rodovia MGC 354, que liga Presidente Olegário à Patos de Minas. Os policiais também descobriram, por meio de câmeras de segurança, que havia um veículo GM Corsa deslocando junto da Strada roubada.

A PM então realizou um cerco bloqueio nas estradas da região e conseguiu localizar o Corsa atolado na estrada dos Trinta Paus. Os cinco ocupantes fugiram em meio ao mato ao avistarem a viatura da PM. Diante dos fatos, foram realizadas diversos patrulhamentos nas estradas da região, sendo que um casal foi flagrado saindo de um matagal nos fundos do Bairro Chácaras Caiçaras.

Em conversa com a PM, o casal acabou confessando a participação no roubo. Após serem identificados, os outros autores do roubo também foram presos. Somente um dos bandidos ainda não foi identificado. Diante dos fatos, os autores foram levados à Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas. 

Senado discute, mas não vota redução de preço dos combustíveis

Quinta 24/02/2022 - Aislan Henrique
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Foto:Marcelo Camargo / Agência Brasil
Feed do PatosAgora

Depois de cerca de quatro horas de discussão no plenário do Senado, a votação dos projetos que buscam redução no preço dos combustíveis foi adiada para após o carnaval. Os dois projetos, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 11/2020 e o Projeto de Lei (PL) 1.472/2021, estavam na pauta de votação de hoje (23), e tratam de um tema considerado prioritário no Senado neste início de ano. A decisão foi tomada pelo presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) por volta das 20h30.

“O encaminhamento que a Presidência faz é que tenhamos a clareza que o projeto foi suficientemente discutido na tarde de hoje. Se há necessidade de tempo para reflexão, daremos esse tempo para reflexão, com o compromisso de na próxima sessão do Senado, após o carnaval, possamos nos pronunciar, o Senado da República. E que tenhamos uma conclusão”, disse Pacheco.

O relator dos dois projetos, senador Jean Paul Prates (PT-RN), fez a leitura do relatório do PLP 11/2020 e, em seguida, todos passaram a discutir a questão. Alguns senadores se manifestaram pelo adiamento da votação, pedindo mais tempo para acertar pontos das propostas. O relator estava disposto a votar os dois textos hoje, mas terá que aguardar até o dia 8 de março, data marcada por Pacheco.

ICMS e Auxílio-Gás
O PLP 11/2020 propõe a simplificação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em todo território nacional, instituindo a chamada “monofasia”, ou seja, a cobrança do imposto em apenas uma fase da cadeia produtiva.

Atualmente, o ICMS sobre combustíveis varia de estado para estado e é calculado em toda a cadeia de distribuição e sobre um preço médio na bomba. O PLP propõe que o tributo tenha um preço fixo, em reais, por litro de combustível, em vez de ser cobrado como uma porcentagem sobre o preço final do produto.

O projeto relatado por Prates também traz um aumento no valor do auxílio-gás. Ele revisa a legislação que criou o auxílio e amplia a quantidade de beneficiários em 2022 para 11 milhões de famílias. Seria o dobro da meta de atendimento em relação aos valores originalmente aprovados na lei orçamentária anual.

Para custear essa ampliação, Prates estima a necessidade de dobrar o orçamento do programa, incluindo mais R$ 1,9 bilhão.

Como fonte para as despesas com o auxílio-gás, o relator indicou os recursos arrecadados com os bônus de assinatura dos campos de petróleo do pré-sal de Sépia e Atapu. Ambos campos foram arrematados na segunda rodada de licitações dos volumes excedentes da cessão onerosa do pré-sal, em dezembro do ano passado.

Ao defender os projetos, Prates afirmou que a solução na redução do preço dos combustíveis passa pela aprovação de ambos, pois, segundo ele, são complementares. "Esta é uma ferramenta que muitos têm desconfiança. [Mas] vai sair uma ferramenta efetiva. No entanto, se torna concreta em dois projetos de lei.”

Fundo de Estabilização
Já o PL 1.472/2021 cria um fundo chamado Fundo de Estabilização. A ideia é utilizar recursos desse fundo para evitar que constantes mudanças no preço do petróleo e demais variáveis que afetam o valor dos combustíveis afetem diretamente os postos de gasolina.

O PL estabelece diretrizes da política de preços na venda de combustíveis e derivados do petróleo. São elas: proteção dos interesses do consumidor; redução da vulnerabilidade externa; estímulo à utilização da capacidade instalada das refinarias; modicidade de preços internos; e redução da volatilidade de preços internos.

O projeto também estipula que os preços dos combustíveis derivados de petróleo praticados no país tenham como referência as cotações médias do mercado internacional, os custos internos de produção e os custos de importação.

O autor do projeto, senador Rogério Carvalho (PT-SE) é um crítico da fórmula atual de cálculo dos preços dos combustíveis, com base na Paridade de Preços Internacionais (PPI). Em sua avaliação, a adoção do PPI tem consequências para toda a economia e prejudica a população mais vulnerável. Foi motivado por isso que ele apresentou um projeto para debater a política de preços da Petrobras.

Um dos argumentos de Carvalho é que a Petrobras teria diminuído a capacidade de refino com o intuito de aumentar a presença da iniciativa privada no setor, daí o cálculo do valor com base na PPI. Ainda segundo ele, “o PPI resulta em ganhos extraordinários para a Petrobras e o objetivo final seria vender suas refinarias”.

O texto também criava um imposto de exportação para o petróleo bruto a partir do valor de US$ 40 o barril. Mas o relator encontrou muita resistência entre os colegas e retirou o imposto de exportação do texto, para facilitar a aprovação do projeto.

Faleceu a cantora de Forró Paulinha Abelha; ela cantava na banda Calcinha Preta

Quarta 23/02/2022 - Aislan Henrique
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Paulinha Abelha que estava internada desde o dia 17 de fevereiro faleceu em Aracaju/SE.

Nota de pesar.

É com profunda tristeza que comunicamos que a nossa querida Paulinha Abelha nos deixou e partiu para o outro plano. Com certeza já está nos braços do Pai.

Nenhuma palavra será suficiente para expressar o sentimento imensurável de dor pela perda deste ser de luz. Muita honra para todos nós termos compartilhado a vida, a arte, a voz, a alegria, a amizade, o sorriso... Tantos momentos que ficarão na lembrança de cada um de nós.

Vá em paz! Paulinha respirava a sua família, a arte e cultura, os fãs, o palco... Ela era tão leve, que o seu pouso nesta existência foi breve. Mas o suficiente para polinizar amor e paz em abundância. Foram 30 anos de carreira profissional e mais de duas décadas dedicadas à banda Calcinha Preta. E será eterna a sua colaboração na nossa música, na nossa vida.

Paulinha fechou as cortinas aqui na Terra, hoje, para ir falar de música e amor lá no Céu. Por uma eternidade vamos lembrar desta doce criatura!

NOTA DO HOSPITAL

O Hospital Primavera comunica, com pesar, que a cantora, Paula de Menezes Nascimento Leca Viana, Paulinha Abelha, faleceu hoje às 19h26 em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico.

Nas últimas 24 horas apresentou importante agravamento de lesões neurológicas, constatadas em ressonância magnética, e associada a coma profundo.
Foi então iniciado protocolo diagnóstico de morte encefálica, que confirmou hipótese após exames clínicos e complementar específicos.

Ela estava internada no Hospital Primavera desde o dia 17 de fevereiro, sob os cuidados das equipes médicas de terapia intensiva, neurologia e infectologia.

Dr. Ricardo Leite –CRM 3355
Diretor Técnico do Hospital Primavera
Dr. André Luis Veiga de Oliveira – CRM 2499 – RQE 2825
Médico Intensivista do Hospital Primavera
Dr. Marcos Aurélio Alves – CRM 1592
Médico Neurologista do Hospital Primavera

Avenida Tomaz de Aquino recebe recomposição asfáltica

Quarta 23/02/2022 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Secretaria de Obras segue trabalhando para recuperar as vias atingidas pelas chuvas.O trecho mais prejudicado da Avenida Tomaz de Aquino, na esquina com a Xavantes, no Rosário, recebeu a recomposição asfáltica nesta quarta-feira (23/2).

Na Rua Mata dos Fernandes (Bairro São Francisco), a parte do trabalho que compete ao município também foi executada.

Farmácia no Bairro estará nos bairros Sebastião Amorim e Ipanema

Quarta 23/02/2022 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O projeto Farmácia no Bairro, iniciado esta semana, já visitou o Itamarati, Padre Eustáquio e Nova Floresta. Nessa quinta e sexta-feira, a farmácia itinerante será levada, respectivamente, aos bairros Sebastião Amorim e Ipanema.

A van, preparada para percorrer os bairros com a presença de um farmacêutico, realiza a entrega de medicamentos que eram retirados exclusivamente na Farmácia Municipal. O projeto visa oferecer mais agilidade e conforto para quem precisa do serviço de retirada de medicações.

O veículo fica nas unidades de saúde da família das 7h30 às 12h30, conforme datas predeterminadas.

Ponte dos Vieiras deve ser liberada até sexta-feira (25), segundo DNIT

Quarta 23/02/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a previsão de libera da pista na BR 365, na Ponte dos Vieiras, é de quinta-feira (24) à tarde ou sexta-feira (25), conforme o DNIT.

Nesta quarta-feira (23),um dos policiais carregou nos braços uma criança com necessidades que precisava passar pela interdição. "Legal dimais levar essa criança especial de um lado ate outro da interdição. Gratificante.", comentou. 

 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Hospitais da rede do Estado recebem investimento histórico em obras e equipamentos

Serão aplicados mais de R$ 150 milhões para melhorar infraestrutura e qualidade no atendimento

Quarta 23/02/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas (foto: Fhemig)
Feed do PatosAgora

As unidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) estão em processo de transformação. O fortalecimento da rede e as melhorias na saúde pública passam por obras e reformas, desde 2020, com investimentos previstos em mais de R$ 150 milhões em intervenções nos próximos anos. O valor se refere às intervenções em infraestrutura em todos os hospitais da Fhemig, que vão ampliar a qualidade e a segurança do atendimento já oferecido aos mineiros nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais.

A iniciativa também cumpre as metas previstas em seu Plano de Capacidade Hospitalar Plena (PCPH), que reorganizou os leitos para garantir o fluxo assistencial à população durante a pandemia de covid-19.

Terapia intensiva

Entre as ações iniciadas e concluídas em 2021, destacam-se as obras do Hospital Júlia Kubitschek (HJK), em Belo Horizonte. Em janeiro daquele ano, foi entregue a reforma do Centro de Terapia Intensiva (CTI) com 40 leitos, contemplando ainda o novo sistema de climatização, instalação dos principais ramais de nova rede de gases medicinais (oxigênio e ar comprimido), instalação e execução do novo sistema de distribuição de energia elétrica e de novos Grupos Moto Geradores (GMGs) de energia. No total, foram R$ 9 milhões investidos, com recursos de acordos celebrados entre a Vale e o Governo do Estado. As obras, executadas pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), duraram sete meses.

“Os novos leitos de terapia intensiva levaram mais conforto, dignidade e um atendimento assistencial com ainda mais segurança ao nosso paciente”, afirma o diretor do Complexo de Especialidades, do qual o HJK faz parte, Samar Musse Dib.

No fim de março de 2021, o Hospital Júlia Kubitschek passou a atender integralmente casos suspeitos e confirmados de covid-19. A maternidade do HJK também foi referência para gestantes e puérperas suspeitas e confirmadas para a doença.

Bloco cirúrgico

Em junho de 2021, tiveram início as obras de revitalização do Bloco Cirúrgico do HJK, com a reforma das quatro salas de cirurgia existentes e ampliação de mais três. O investimento é de cerca de R$ 3 milhões e a conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2022. De acordo com o diretor do Complexo de Especialidades, as melhorias irão possibilitar o aumento no número de cirurgias e procedimentos na unidade, além da oferta de uma assistência ainda mais qualificada aos usuários.

“O HJK é um hospital de grande porte, com um serviço de cirurgia muito respeitado, onde atuam grandes profissionais. O bloco cirúrgico da unidade é palco de formação de muitos médicos, e continuará sendo”, destaca Samar.

Ainda serão realizados reforços de fundação, instalação de pisos condutivos e aperfeiçoamentos gerais nas instalações elétricas e hidrossanitárias. “As modificações trarão, entre diversas melhorias, uma maior segurança da infraestrutura das salas de cirurgia e, consequentemente, melhor assistência para o paciente”, avalia o gerente da Gerência de Infraestrutura Predial (GEIP – DPGF) da Fhemig, Henrique Breguez.

De acordo com Henrique, a instalação do sistema de aquecimento solar vai impactar na economia de energia elétrica e garantir o aquecimento da água nos chuveiros do bloco. Além disso, como haverá grandes mudanças estruturais, o Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico será refeito, tanto a parte de fluxos de saída, quanto de sinalização. “O intuito é garantir a segurança de todos, e reduzir qualquer tipo de risco durante os procedimentos”, explica.

O novo bloco cirúrgico também vai contar com um sistema IT médico, instalação elétrica que utiliza transformadores para promover o isolamento da rede, reduzindo o risco de choques elétricos e mantendo os equipamentos médicos operantes, sem interrupção.

Estrutura

Ainda no Hospital Júlia Kubitschek, serão investidos R$ 51 milhões, até 2023, para a aquisição de equipamentos para modernização do parque tecnológico do hospital, reforma na maternidade, laboratório e ampliação do ambulatório de pneumologia, ampliação das áreas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto), troca do telhado, finalização das obras das Alas H e F, com ampliação de 87 leitos de enfermaria e do serviço de endoscopia.

Interior

Foram finalizadas, também em 2021, as adequações das áreas civil e elétrica para instalação do novo tomógrafo no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas, com investimento aproximado de R$ 300 mil, propiciando a realização de exames mais rápidos e com alta resolução, e melhorando, assim, a qualidade assistencial oferecida aos pacientes da macrorregião Noroeste de Minas Gerais, que conta com mais de 700 mil habitantes de 33 municípios.

O planejamento e o início do processo começaram em 2020, como ressalta a presidente da Fhemig, Renata Dias. “A obra do tomógrafo foi planejada pelo então presidente da fundação, o médico Fábio Baccheretti, atualmente secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais. O equipamento já havia sido comprado e demos continuidade à implementação”, diz.

De 27/8/2021 a 6/2/2022, foram realizados 2.090 exames de tomografia com o novo aparelho. Outros 409 foram realizados, no mesmo período, no antigo aparelho, que segue em funcionamento para atender a grande demanda da unidade, referência em atendimento às vítimas de trauma na região. A diretora do HRAD, Valéria Costa Queiroz, destaca a grande contribuição desse investimento para a qualidade do atendimento prestado aos usuários.

“Com um aparelho mais moderno, melhoramos o fluxo dos atendimentos de forma considerável, possibilitando a realização de exames mais rápidos e com mais qualidade, garantindo maior precisão no diagnóstico dos pacientes”, avalia.

Outras obras

Outras unidades da Rede Fhemig passarão por melhorias. O Complexo Hospitalar de Urgência, que inclui os hospitais Infantil João Paulo II (HIJPII), João XXIII (HJXXIII) e Maria Amélia Lins (HMAL), receberá cerca de R$ 60 milhões em investimentos e as entregas serão feitas por etapas, nos próximos anos. Na primeira unidade será concluído o projeto e executada a obra para inauguração do novo prédio que abrigará o CTI pediátrico.

No João XXIII serão feitas reformas para melhorias estruturais, como troca do telhado, revitalização dos andares de internação, automação do ar-condicionado e no setor de imagem, ampliação do bloco cirúrgico e das salas de recuperação, que passarão de seis para dez, expansão da área de CTI com implantação de leitos isolados e reforma do CTI de queimados com acesso ao bloco cirúrgico.

Na Maternidade Odete Valadares (MOV), as obras do CTI Neonatal têm previsão de entrega no primeiro semestre de 2022. A unidade receberá ainda outras melhorias como reforma da calçada do passeio público, construção de rampas de acessibilidade, além de pintura das fachadas externas, cuja edificação encontra-se em processo de tombamento pelo Patrimônio Histórico.

Outra unidade que terá sua pintura externa revitalizada será o Instituto Raul Soares (IRS). O telhado do hospital também terá a reforma concluída ainda no primeiro semestre de 2023. Além disso, está prevista a aquisição e instalação de Grupo Moto Gerador reserva para a unidade e humanização dos pátios internos para usuários, com projeto paisagístico e revitalização das estruturas já existentes. Os investimentos são de, aproximadamente, R$3,5 milhões.

Definidas restrições de circulação de veículos de carga durante feriados de 2022

Medida visa proporcionar mais segurança às pessoas que viajam a passeio nessas datas

Quarta 23/02/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas (foto: Mario Chrispim/DER-MG)
Feed do PatosAgora

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) publicou no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (23/2), portaria que restringe a circulação de veículos de grande porte durante os feriados do Carnaval, Semana Santa e Final de Ano, nas rodovias estaduais de pista simples, em função do aumento significativo do fluxo de veículos nas datas.

O objetivo é promover mais segurança a todos os usuários que trafegam pelas estradas estaduais nesses períodos.

A medida foi definida pela portaria nº 3950 e determina o cronograma. 

Nesses dias e horários, estarão proibidos de circular os veículos de carga tipo bitrens, treminhões e rodotrens (com mais de duas unidades, sendo uma tratora e as demais tracionadas e comprimento entre 19,80 e 30 metros); cegonheiras (com duas unidades e de 22,40 metros de comprimento); cargas indivisíveis (que excedam as medidas regulamentadas) e, ainda, veículos com até duas unidades, acima de 2,60 metros de largura ou mais de 4,40 metros de altura ou acima de 18,60 metros de comprimento, portando ou não Autorização Especial de Trânsito (AET).

Os motoristas de veículos de grande porte que não respeitarem as restrições estarão sujeitos às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (art. 187-I, da Lei Federal nº 9.503, de 1997), o que representará a perda de quatro pontos na carteira, multa de R$ 130,16 e retenção do veículo até o término do horário limite.