Orthodontic

Jovem é atacada com gasolina e sofre queimaduras de terceiro grau em 20% do corpo

Segunda 03/01/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Uma jovem de 19 anos sofreu um ataque com gasolina e sofreu queimaduras de terceiro grau em cerca de 20% do corpo. O fato ocorreu na manhã de domingo (02), em uma residência localizada na Rua Santo Antônio, Bairro Vila Garcia. Um homem de 20 anos foi preso por tentativa de homicídio.

Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima relatou que estava ocorrendo uma festa na sua casa e os frequentadores eram, em sua maioria, conhecidos do seu irmão. Eles usavam bebida alcoólica e ouviam som alto.

Em determinado momento, o autor chegou bastante exaltado de posse de um "coquetel molotov". Em seguida, ele jogou os dois artefatos incendiários em um corredor que fica do lado esquerdo da casa, não sabendo se era direcionado para alguma pessoa. Neste momento, a vítima e seu namorado correram, porém, a jovem não conseguiu subir na motocicleta do rapaz e caiu.

O autor de posse de substância inflamável, provavelmente gasolina, jogou sobre ela e ateou fogo. A vítima foi socorrida até ao Hospital Regional, sendo constatado queimaduras de terceiro grau em cerca de vinte por cento do corpo.

Ainda conforme a PM, uma testemunha relatou que o autor estava na festa, bastante exaltado, caçando confusão e falando que haviam furtado dinheiro dele. Disse ainda que o autor estava bastante embriagado e possivelmente sob efeito de drogas.

PM procura indivíduo que furtou duas serras em loja no Centro de Patos de Minas

Segunda 03/01/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) procura um indivíduo que entrou nas Casas Bahia na madrugada de sábado (01), e furtou duas serras corta mármore. A ação foi filmada pelas câmeras de monitoramento do estabelecimento.

Segundo a PM, após uma varredura na loja, os policiais constataram haver um buraco na parede do segundo piso, onde, provavelmente, o autor teria entrado. Na parte externa do buraco foi encontrada uma marreta. Nas paredes internas foram encontrados vestígios de sangue.

Ainda conforme a PM, o autor furtou uma serra corta mármore da marca Philco e uma serra corta mármore a seco marca Bosch. Até o momento o autor não foi preso.

Adolescente não aceita o fim do relacionamento e fura o olho de ex-namorado com uma broca em João Pinheiro

O rapaz perdeu a visão e precisará retirar o que sobrou do olho em cirurgia a ser realizada em BH

Segunda 03/01/2022 - André Amâncio
Fonte: JP Agora
Feed do PatosAgora

Um jovem perdeu o olho direito na noite do último sábado, 01 de janeiro, após ser agredido com uma broca por uma adolescente no Bairro Itaipu, em João Pinheiro.

Segundo informações repassadas ao JP Agora, o fato ocorreu por volta das 21:30 horas. A vítima se trata de Gleidson Henrique, de 22 anos. O jovem deu entrada na UPA com um grave ferimento no olho direito e, segundo relatos de familiares, uma menor de idade foi a autora da agressão e utilizou-se de uma broca para furar o olho dele.

Devido a gravidade do ferimento, o rapaz aguarda transferência desde o sábado (01) uma vaga para o Hospital João XXIII em Belo Horizonte, onde terá de passar por uma cirurgia para a remoção do olho direito, que ficou totalmente comprometido pela agressão.

A reportagem do JP Agora apurou com uma familiar de Gleidson que ele foi agredido por uma adolescente com quem mantinha um relacionamento. Ela teria ficado insatisfeita porque o jovem terminou o namoro para voltar com sua ex-mulher. Então, no dia 01 de janeiro, a menor de idade arremessou um tijolo em sua cabeça e o derrubou na hora.

Já no chão, a adolescente partiu para cima de Gleidson armada com uma broca e furou o seu olho direito. A agressão causou um ferimento grave no local e fez com que o jovem perdesse completamente a visão. Ele aguarda transferência para a capital mineira para retirar o que sobrou do olho.

A família contou à reportagem, ainda, que Gleidson Henrique está sofrendo fortes dores e está sendo medicado com morfina na UPA enquanto aguarda a transferência para Belo Horizonte.

Caso alguém queira ajudar com a vaga no hospital de Belo Horizonte, entre em contato pelo número (34) 9.9988-1777, falar com a irmã Taimara ou (38) 9.9857-0224 falar com Jessica.

PM flagra menor com garrucha calibre .22

Segunda 03/01/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) apreendeu um menor na noite de ontem (02), por porte ilegal de arma de fogo. Com ele, os policiais apreenderam uma garrucha de dois canos cal. 22.

Segundo a PM, durante Operação Batida Policial os militares perceberam a presença de alguns indivíduos em via pública, na Av. Rufina Alvina de Jesus, bairro Serra Negra, os quais demonstraram inquietação e nervosismo com a aproximação da viatura.

Foi observado pelos componentes da guarnição que o menor apreendido, instantes antes da abordagem, dispensou ao solo uma arma de fogo, tipo garrucha de dois canos, calibre .22, com duas munições intactas do mesmo calibre.

Diante dos fatos, menor infrator foi apreendido e conduzido a Delegacia de Polícia Civil de plantão com os materiais apreendidos.

PM prende dupla que assaltou posto de combustível em Patrocínio

Segunda 03/01/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) prendeu dois homens, de 28 e 29 anos na tarde de ontem (02), suspeitos de assalto a um posto de combustível. A PM também apreendeu uma arma de fogo, dinheiro e um aparelho celular com a dupla.

Conforme a PM, durante patrulhamento pela Avenida Faria Pereira, os militares foram acionados por funcionários de um posto de combustível, os quais relataram que foram assaltados por dois indivíduos armados que anunciaram o assalto e mediante ameaça, roubaram o dinheiro.

Diante das informações, os militares realizaram rastreamentos, localizaram e prenderam os autores. Com eles, foram apreendidos um revólver, cal. 38 carregado, sete munições, cal. 38, um telefone celular e R$ 379.45 reais.

Os autores de 28 e  29 anos foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, com o material apreendido.

PM de Patrocínio prende dois indivíduos por tráfico de drogas

Segunda 03/01/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) de Patrocínio (MG) prendeu dois homens por tráfico de drogas no início da noite de ontem (02), no Bairro Nações. Os militares também apreenderam drogas, dinheiro e balança de precisão.

Segundo a PM, após denúncias de tráfico de drogas no Bairro Nações, os militares montaram operação, monitoraram o local e constataram grande movimentação de usuários.

Diante da suspeição, os militares realizaram abordagem, prenderam dois indivíduos e apreenderam R$ 122,00 reais em notas, um tablete grande de maconha, um tablete pequeno de maconha, um invólucro contendo farelo de maconha, uma pedra bruta de escama, dois comprimidos de ‘ecstasy’, três adesivos NOH, uma balança de precisão, um aparelho celular e sacos plásticos para embalo do entorpecente.

Dois autores foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil com o material apreendido.

Condutor inabilitado e embriagado deixa motociclista gravemente ferido na MG 190

Segunda 03/01/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um condutor inabilitado e embriagado foi preso pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) na tarde do último sábado (01), após se envolver em um acidente no km 35 da rodovia MG 190, em Monte Carmelo (MG). Um motociclista de 20 anos sofreu ferimentos graves no acidente.

Segundo informações da PMRv, o motociclista alegou saía da cidade e, ao entrar no trevo, o Fiat Uno entrou repentinamente, ocasionando a colisão. A motocicleta ficou presa no para-choque, sendo arrastada por alguns metros. Após o acidente, a vítima foi hospitalizada com ferimentos graves.

Ainda segundo a PMRv, o condutor do Uno, que não tem CNH, disse seguia com dois amigos como passageiros, que entrou no trevo para acessar a avenida que leva ao centro da cidade. Ele não parou na sinalização e, quando percebeu, já havia ocorrido a colisão.

Feito teste de alcoolemia, o aparelho etilômetro aferiu a quantia de 0,79MG/L. Diante dos fatos, o condutor foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Plantão em Patrocínio (MG).

Presidente é internado em São Paulo com desconforto abdominal

De acordo com hospital, não há previsão de alta

Segunda 03/01/2022 - Aislan Henrique
Fonte: Foto: Valter Capanato/Agência Brasil
Feed do PatosAgora

O presidente da República, Jair Bolsonaro, está internado desde a madrugada desta segunda-feira (3), no Hospital Nova Star, em São Paulo, onde passará por exames. Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal, um desconforto abdominal foi o motivo da hospitalização. A Secom informa, ainda, "que o presidente passa bem e que mais detalhes serão divulgados posteriormente, após atualização do boletim médico”, diz a nota divulgada na manhã de hoje.

Segundo o Hospital Vila Nova Star, Bolsonaro tem um quadro de obstrução intestinal. “Ele está estável, em tratamento e será reavaliado ao longo desta manhã pela equipe do Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo. No momento, sem previsão de alta”, diz a nota do hospital.

Bolsonaro desembarcou em São Paulo por volta de 1h30, após deixar o Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul, no litoral de Santa Catarina, onde passou a virada do ano.

Em publicação em uma rede social, Bolsonaro disse que chegou ao hospital às 3h de hoje. O presidente informou que está usando uma sonda nasogástrica e serão feitos mais exames "para possível cirurgia de obstrução interna na região abdominal". Ele lembrou que essa é sua segunda internação "com os mesmos sintomas".

Motorista desvia de cachorro e capota carro na MGC-410 em Presidente Olegário

Segunda 03/01/2022 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um acidente foi registrado por volta de 10 horas da manhã deste último Domingo (02/01/22) na MGC-410 no km 56 em  Presidente Olegário/MG.

Uma equipe da Polícia Militar Rodoviária deslocou até o Hospital Municipal de Presidente Olegário onde foram socorridas duas pessoas vítimas de sinistro de trânsito. O condutor de 36 anos e sua esposa, a passageira do veículo de 33 anos.

Segundo o condutor, conduzia o veículo Nissan/March pela rodovia MG410 sentido Presidente Olegário/BR 040 e que na altura do KM 56 deparou com um cachorro na pista de rolamento, que ao tentar desviar do animal perdeu o controle direcional do veículo, que saiu da pista vindo a capotar umas seis vezes até parar com as rodas para cima na faixa de Domínio.

Ambos ocupantes do veículo sofreram ferimentos de natureza leve. O veículo que sofreu danos de grande monta estava com a documentação regularizada e foi liberado para seu condutor, que providenciou serviço de guincho para a retirada do mesmo do local.

Nova técnica do hemocentro de MG reduz transmissão de doenças

O método, primeiro do sistema, inibe agentes infecciosos

Segunda 03/01/2022 - Aislan Henrique
Fonte: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Feed do PatosAgora

Uma nova Técnica de Inativação de Patógenos (TRP) implantada pelo hemocentro de Minas Gerais traz mais segurança à transfusão de sangue no estado. O método, o primeiro no sistema público, inibe agentes infecciosos, bactérias, entre outros germes, antes do procedimento. De acordo com a Fundação Hemominas, a técnica é uma resposta a ameaças infecciosas, tendo em vista que pode conter até mesmo microorganismos que tenham surgido recentemente ou desconhecidos e para os quais não há testes laboratoriais na triagem do sangue doado.

A presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, aponta que a fundação já analisava a importância do método que é aplicado em diversos países. “Quando começou a pandemia de covid, quando ainda não se sabia que esse vírus não era transmissível pelo sangue, a gente colocou a importância de ter uma metodologia como essa para prevenir ainda mais essas doenças infecciosas”, explica. Ela lembra que a TRP protege as plaquetas de vírus, como “dengue, chikungunya, Zika, gripe H1N1 e qualquer outro”.

O método foi aprovado para uso em toda a Europa, em 2002; nos Estados Unidos, em 2014, e no Canadá, em 2018. Ele é importante, sobretudo, para pacientes imunossuprimidos, como pessoas em tratamento quimioterápico ou que passaram por transplante de medula óssea, pois ele evita a transmissão de bactérias que podem ser fatal para esse público. De acordo com a Fundação Hemominas, a reação mais comum à transfusão de plaquetas é justamente a transmissão de bactérias.

De acordo com a Hemominas, além de melhorar a qualidade do processo de transfusão de hemocomponentes, a inativação de patógenos também impacta o aproveitamento dos estoques de plaquetas, pois aumenta de cinco para sete dias a vida útil desse produto. O custo total de implantação do método foi de cerca de R$ 5 milhões.

“Ele tem um custo alto de implantação, mas depois fica muito próximo dos procedimentos que a gente já faz de manutenção. A gente faz a mudança de metodologia, têm alguns testes que não vão ser mais necessários de serem feitos por causa da contaminação bacteriana”, explica a presidente da Hemominas.

A tecnologia implantada altera os ácidos nucleicos dos microorganismos que podem estar presentes nos componentes do sangue. Esse procedimento faz com que os agentes infecciosos deixem de se replicar e deixa o hemocomponente mais seguro.

A Hemominas aponta que o método tradicional de testagem pode escapar pela janela imunológica, que é o período de contaminação de um indivíduo e o aparecimento do positivo no teste diagnóstico, seja sorológico ou molecular. “A gente tem que continuar seguindo a legislação brasileira, mas o que nos propicia é aqueles doadores que são assintomáticos, e que poderiam transmitir, [são cobertos pela técnica], explica a presidente da fundação.

A inativação de patógenos já está sendo realizada desde 1º de dezembro. “Nós vamos começar com a região metropolitana e o Hemocentro de Belo Horizonte, que já recebe hemocomponentes de várias cidades onde nós temos unidades e equivale a aproximadamente 50% do que a gente produz”, apontou Júnia.

Ela acrescenta que há um projeto para ampliar esse processo para outras unidades, mas que, atualmente, é possível atender demandas específicas no estado. “Para os pacientes que têm necessidade maior, como esses transplantados e que fazem tratamento com quimioterapia, mesmo em cidades onde ainda não está sendo feito esse processo, os hospitais podem receber o hemocomponente já inativado porque a gente tem uma logística de estoque de transporte de hemocomponente em todo estado.”

Doação
Júnia Cioffi segue alertando para a necessidade de recomposição dos estoques de sangue nos hemocentros de todo o país. “A pandemia trouxe uma dificuldade para todos os hemocentros na manutenção dos estoques. Isso aconteceu por causa dos protocolos de distanciamento e necessidade de maior cuidado na hora de atender os doadores. No momento, nosso estoque [em Minas Gerais], não está muito ruim, mas nós continuamos precisando de doadores dos grupos A positivo, O positivo e todos os negativos”, destacou.

A presidente lembra que neste período de Ano-Novo o reforço dos estoques é ainda mais importante.

“Infelizmente, a gente sempre vê mais acidentes nessa época, então a gente acaba usando mais bolsas de sangue. Eu aproveito para convidar as pessoas a doarem em qualquer hemocentro do país, porque todos os estados precisam de doação.”