Orthodontic

Suspeita de homicídio em Paracatu é presa pela PCMG em Várzea da Palma

Quarta 01/12/2021 - André Amâncio
Fonte: PCMG
Feed do PatosAgora

Nessa terça-feira (30/11), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu uma mulher, de 21 anos, suspeita de cometer um homicídio em Paracatu, Noroeste do estado. A investigada, que possuía mandado de prisão preventiva em aberto, foi localizada no município de Várzea da Palma, Norte de Minas, distante 340 quilômetros da cidade onde ocorreu o crime.

O homicídio foi registrado no dia 21 de maio deste ano. Após levantamentos da equipe da PCMG em Várzea da Palma, que indicaram o local onde a suspeita estaria, foi cumprida a medida cautelar,com a colaboração de policiais civis lotados em Pirapora.

O crime

O inquérito policial que apurou o homicídio foi conduzido pela Delegacia de Polícia Civil em Paracatu. No dia dos fatos, a suspeita teria utilizado um revólver calibre 38 e disparado três vezes contra a vítima, uma mulher de 30 anos, que não resistiu aos ferimentos.

A investigada já possui vários registros policiais por crimes contra a pessoa e o patrimônio, bem como por tráfico de drogas.

A suspeita foi encaminhada ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça.

Copasa informa interrompimento no abastecimento de 11 bairros para corrigir vazamento

A previsão para a normalização do fornecimento de água, será gradativamente, a partir das 16 horas de hoje (01).

Quarta 01/12/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Copasa informa que, para corrigir um vazamento na rede na rua Anicésio Vieira, no bairro Lagoinha, em Patos de Minas, o abastecimento dos bairros Caramuru, Cerrado, Copacabana, Coração Eucarístico, Guanabara, Jardim América, Lagoinha, Padre Eustáquio, Residencial Sorriso, Rosário e Sobradinho, foi interrompido na manhã desta quarta­feira (01/12).

A previsão para a normalização do fornecimento de água, será gradativamente, a partir das 16 horas de hoje (01). Para evitar o desabastecimento, a Companhia pede à população que use a água de forma racional.

Atitudes simples podem contribuir para que todos continuem abastecidos. Evite desperdícios.

Família pede ajuda para custear tratamento de criança de 4 anos internada em estado gravíssimo

Quarta 01/12/2021 - André Amâncio
Fonte: JP Agora
Feed do PatosAgora

A família do pequeno pinheirense Heitor de apenas 4 anos de idade está precisando da solidariedade de seus conterrâneos. Priscila Pacelle Silva Santiago, mãe da criança, contou ao JP Agora em entrevista que seu filho foi diagnosticado com encefalite viral e está sendo tratado na UTI de Patos de Minas. O caso é gravíssimo e o tratamento, que pode durar meses, é muito caro.

A mãe de Heitor contou que ele deu uma crise convulsiva por volta das 02 horas e, por um milagre, o pai resolveu ir em seu quarto naquele instante em que ele convulsionava. A criança estava bem e não havia apresentado nenhum sintoma antes desta crise, segundo contou Priscila.

Já no Hospital de João Pinheiro, Heitor foi medicado com diazepan e a junta médica iniciou os procedimentos para descobrir do que se tratava. Após uma tomografia, um cisto foi descoberto na cabeça do pequeno, motivo pelo qual ele foi remetido para Patos de Minas às pressas. Iniciava-se, ali, a luta da família.

Depois de o Hospital Regional ter se negado a receber Heitor, a família resolveu procurar providências por conta própria, mas encontraram dificuldades para encontrar assistência até na rede particular. Até que o pediatra de Heitor resolveu atendê-lo no Hospital Vera Cruz. Realizados mais exames, veio o diagnóstico de encefalite viral.

A encefalite viral é uma inflamação do sistema nervoso central que provoca a inflamação do cérebro. Em razão da gravidade do caso, Heitor está internado na UTI e o tratamento está custando, em média, cerca de R$5.000,00 (cinco mil reais) a cada três dias. Por isso, a família pede ajuda e doações de qualquer valor.

“O Heitor sempre foi uma criança normal, saudável, brincalhona, carinhosa, aconteceu do nada. No primeiro dia, os médicos deram a ele 5% de chance de vida, mas ele vêm reagindo bem às medicações. Já pagamos R$20.000,00 (vinte mil reais) para o hospital, mas o médico falou que ele pode ficar aqui até 60 dias, mas não tem como ter uma previsão, por isso estamos pedindo a ajuda de vocês, qualquer quantia doada será muito bem vinda, para que o nosso pequeno Heitor consiga sair desse quadro o mais breve possível” pontuou Priscila.

Doe qualquer quantia para a recuperação de Heitor pelo PIX 162.752.616-17. Compartilhe a história com familiares e amigos e aumente o alcance da ajuda para que o pequeno pinheirense consiga se recuperar. Link da Vakinha.

Covid-19: o que se sabe até agora da variante Ômicron

Cientistas correm para decifrar genoma de vírus com 50 mutações

Quarta 01/12/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil
Feed do PatosAgora

O surgimento de uma variante no novo coronavírus confirmado em regiões da África preocupa especialistas internacionais de saúde. Batizada de Ômicron - letra grega correspondente à letra “o” do alfabeto -, a cepa B.1.1.529 foi identificada em Botsuana, país vizinho à África do Sul, em meados de novembro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante pode se tornar responsável pela maior parte de novos registros de infecção pelo novo coronavírus em províncias sul-africanas.

Onde a variante foi identificada?

Além de países vizinhos a Botsuana - África do Sul, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini (ex-Suazilândia) -, casos da variante Ômicron também foram registrados em outras regiões: Hong Kong, na China, foi a primeira delas. Israel e Bélgica também tiveram registros, casos que seguem isolados.

O que há de diferente?

Nos casos analisados, constatou-se que a variante é portadora de dezenas de mutações genéticas que podem afetar os índices de contágio e de letalidade. A OMS, entretanto, afirmou que ainda não há estudos suficientes para afirmar as propriedades da Ômicron, mas que já existem esforços científicos acelerados para estudar as amostras. Um time de cientistas de universidades da África do Sul está decodificando o genoma da Ômicron, juntamente com dezenas de outras variantes do novo coronavírus.

Tulio de Oliveira, diretor do Centro para Respostas e Inovações Epidêmicas da universidade de KwaZulu-Natal, afirmou em coletiva de imprensa que a variante Ômicron possui “uma constelação incomum de mutações”. A variante Delta, por exemplo, possuía duas mutações em relação à cepa original do novo coronavírus, enquanto a Ômicron possui cerca de 50 - 30 delas localizadas na proteína Spike, responsável por infectar células saudáveis, explicou o brasileiro.

Em reunião de emergência realizada na tarde de sexta-feira (26), representantes da OMS classificaram a Ômicron como variante de preocupação (VOC) - mesma categoria das variantes Delta e Gama.

Existem casos no Brasil?

O Brasil ainda não registrou nenhum caso da nova variante. Para tentar frear a chegada da Ômicron ao país, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, determinou que voos com origem de países do sul da África não poderão desembarcar no Brasil. Outros países, como a Inglaterra, também proibiram a chegada de voos vindos da região.

A Pfizer, responsável por uma das vacinas inovadoras contra o novo coronavírus, afirmou que espera conseguir colocar no mercado uma nova versão do imunizante que seja eficaz contra a variante Ômicron em um prazo de até 100 dias. A eficácia das vacinas existentes ainda não foi testada em relação à nova variante.

Por que Ômicron?

A OMS usa letras do alfabeto grego para denominar as variantes importantes do novo coronavírus. A última variante registrada havia sido a Mu, que deveria ser seguida das letras gregas Nu (equivalente ao N) e Xi. As letras, no entanto, poderiam causar confusão, já que Nu em inglês tem pronúncia quase idêntica à palavra new (novo). Enquanto a letra Xi corresponde a um nome comum na Ásia, principalmente na China. A OMS decidiu, então, pular as duas letras.

Confira dicas para evitar acidentes com a rede elétrica na decoração natalina

Instalação de enfeites deve ser feita de forma adequada e com cuidado, evitando gambiarras

Quarta 01/12/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

A  decoração natalina nas fachadas e nos interiores de residências, prédios e praças é uma das principais tradições desta época do ano. Essas instalações embelezam as cidades e as edificações, mas requerem muita atenção, para que sejam evitados acidentes envolvendo choques elétricos ou curtos-circuitos, que podem causar vítimas, incêndios e outros danos.

Um dos principais pontos deve ser considerado já no ato da compra. De acordo com o engenheiro de Segurança do Trabalho Francis Nascimento, da Cemig, os enfeites luminosos devem apresentar o selo Inmetro para atestar a qualidade do produto.

“É muito comum as pessoas não darem muita importância para a procedência do enfeite luminoso. Mas um produto que possua a qualidade aprovada pelo Inmetro é fundamental para a prevenção de acidentes. Itens com qualidade duvidosa podem causar uma série de transtornos, como choque elétrico e curtos-circuitos”, alerta o especialista.

Além disso, Francis Nascimento ressalta que as pessoas devem dar preferência a enfeites luminosos com lâmpadas de led. “As lâmpadas de led vão proporcionar um consumo mais consciente de energia elétrica. Além disso, elas são mais duráveis e podem ser utilizadas tanto em ambientes internos quanto externos, sem que haja o risco de superaquecerem”, explica.

Cuidados na instalação

Instalações feitas de forma incorreta trazem um grande risco para a população. A colocação dos enfeites deve ser feita de modo seguro, de acordo com a especificação técnica de cada equipamento e, principalmente, evitando as gambiarras.

“São consideradas gambiarras as instalações que utilizam diversos fios e adaptadores (benjamins ou ‘Ts’) para realizar a ligação de diversos enfeites em uma única tomada. Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípios de incêndio”, afirma o engenheiro de Segurança do Trabalho da Cemig.

A instalação de ornamentos luminosos em áreas externas merece atenção devido à exposição a elementos naturais, como vento e chuva. O engenheiro eletricista alerta para a necessidade de proteção dos pontos das conexões e das tomadas, além da distância de 1,5 metro da rede elétrica , nos casos de instalação de lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores.

“Recomenda-se, ainda, instalar enfeites em locais fora do alcance de crianças e animais domésticos. Em caso de árvores de Natal com iluminação instalada no chão, uma sugestão é criar uma barreira física com caixas embrulhadas de presentes para impedir o acesso aos enfeites elétricos”, orienta o especialista.

O tempo de uso dos enfeites luminosos também é importante para que o risco de acidentes seja o menor possível. “Pelo fato de ficarem muito tempo guardados, o cabeamento dos produtos pode apresentar problemas de desgaste no isolamento e provocar um curto-circuito”, lembra Francis Nascimento. 

Tamanduá-bandeira é capturado na Santa Casa de Patos de Minas

Quarta 01/12/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na madrugada desta quarta-feira (01) o Corpo de Bombeiros de Patos de Minas foi acionado na Avenida Marabá, na Santa Casa de Misericórdia, onde segundo solicitante, havia um animal silvestre no local.

A equipe de salvamento do Corpo de Bombeiros deslocou até a unidade médica onde encontraram um tamanduá-bandeira no jardim localizado na parte externa da edificação. Com uso de técnicas e equipamentos próprios para manejo de animais, o tamanduá foi capturado e, após avaliação, o mesmo foi solto em uma área de preservação distante do perímetro urbano.

Este é o segundo animal desta espécie capturado nesta semana no perímetro urbano de Patos de Minas. O Corpo de Bombeiros orienta que caso se depare com animais silvestres, não tente capturá-los, pois estes poderão atacar como forma de se defenderem.

Procure um local seguro, mantenha o animal em seu campo de visão e acione o Corpo de Bombeiros.

Condutor fica ferido após caminhão tombar na LMG 743

Terça 30/11/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um condutor de 40 anos ficou ferido no início da tarde desta terça-feira (30), após o caminhão que ele conduzia tombar no km 05 da rodovia LMG 743, em Patos de Minas (MG).

Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o condutor declarou que transitava sentido Distrito de Areado à Patos de Minas, quando, sem saber precisar o motivo, perdeu o controle direcional do veículo. Ao golpear o volante para voltar para a pista de rolamento o veículo tombou.

O caminhão ficou em repouso ocupando parcialmente a pista, sendo necessário interditar o trânsito por cerca de 30 minutos para a retirada do mesmo.

O condutor foi socorrido por terceiros até o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas, onde foi atendido, medicado e liberado. A documentação do veículo e do condutor estava em dia.

Motociclista inabilitado e embriagado é preso na BR 354

Terça 30/11/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Durante Operação Rota Segura realizada no km 351 da rodovia BR 354, no início da tarde de hoje (30) a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) abordou uma motocicleta Sundown Max, conduzida por um homem de 54 anos, o qual não possuía CNH ou PPD.

No decorrer da fiscalização, foi percebido que o condutor apresentava olhos vermelhos, hálito etílico e fala alterada, motivo pelo qual foi convidado a realizar o teste de alcoolemia, tendo ele voluntariamente aceito. O teste do etilômetro resultou em 0,70 mg/L.

Diante do exposto, o condutor recebeu voz de prisão por dirigir veículo com a capacidade psicomotora alterada em razão de influência de álcool, sendo conduzido ileso à delegacia de Polícia Civil de São Gotardo.

 

 

Conservatório Municipal fará apresentações de 18 a 23 de dezembro

Terça 30/11/2021 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa Rodrigues está à frente da programação musical do "Renascer Natalino". As apresentações acontecem de 18 a 23 de dezembro, na praça do antigo fórum. Não precisamos nem dizer que o público vai se emocionar, né? Já queremos que chegue logo!

A programação completa desse projeto que iluminou a nossa Patos de Minas está disponível no site https://renascernatalino.com/#.

Mulher é assaltada na porta de casa e tem celular roubado no Bairro Nossa Sra das Graças

Terça 30/11/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) prendeu um maior e apreendeu um menor infrator suspeitos de um roubo de telefone ceular. O fato ocorreu na noite de ontem (29), na Rua José Caixeta, Bairro Nossa Senhora das Graças, em Patos de Minas (MG). Ambos negaram participação no assalto, porém foram reconhecidos pela vítima.

Segundo informações da PM, a vítima de 52 anos contou que encontrava-se na calçada conversando com seus familiares, quando dois indivíduos em bicicletas se aproximaram. Um dos autores portava uma arma de fogo, anunciou o assalto e subtraiu o celular da vítima. Em seguida, a dupla fugiu sentido Rua São Geraldo.

As viaturas em serviço iniciaram rastreamentos com intuito de localizar os autores. Durante os trabalhos, a PM chegou até os suspeitos, sendo eles abordados. Questionados sobre o ocorrido, eles negaram os fatos. A vítima e testemunha reconheceram ambos como sendo os autores.

Diante do exposto, o autor e o menor infrator foram presos/apreendidos e levados até a Depol. Seguem rastreamento no intuito de localizar o aparelho de telefone celular roubado.