Orthodontic

Pfizer anuncia acordo para produção de vacinas da covid-19 no Brasil

Parceria será feita com a Eurofarma

Sexta 27/08/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil
Feed do PatosAgora

A Pfizer e a BioNTech anunciaram hoje (26) a assinatura de uma carta de intenções com a farmacêutica brasileira Eurofarma para a produção de vacina contra a covid-19. A vacina será produzida no Brasil e distribuída em toda a América Latina.

De acordo com o comunicado das empresas, as atividades de transferência técnica, desenvolvimento no local e instalação de equipamentos começarão imediatamente. A Eurofarma vai receber o produto de instalações dos Estados Unidos.

A expectativa é que o laboratório brasileiro seja capaz de produzir 100 milhões de doses por ano, que devem começar a ser entregues em 2022.

“A Eurofarma vai começar por meio deste acordo a terminar o processo de fabricação de nossa vacina no Brasil, o envase e a finalização no Brasil e para o resto dos países da América Latina”, destacou o presidente da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo em evento para a assinatura do acordo.

A vacina fabricada pela Pfizer/BioNTech, chamada de ComiRNAty, já está sendo aplicada no Brasil por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Mas até então ela vinha do exterior pronta para aplicação.

Essa vacina utiliza uma nova tecnologia, com RNA mensageiro (mRNA). Segundo a Pfizer, esse tipo de vacina carrega o código genético do vírus que contém as instruções para que as células do corpo produzam determinadas proteínas. Ou seja, elas atuam introduzindo nas células do organismo a sequência de RNA mensageiro, que contém a receita para que essas células produzam uma proteína específica do vírus. Uma vez que essa proteína seja processada dentro do corpo e exposta ao nosso sistema imunológico, este pode identificá-la como algo estranho, um antígeno e criar imunidade contra ele.

O imunizante da Pfizer é aplicado em duas doses. No Brasil, a vacina  recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada em adolescentes entre 12 e 17 anos. O imunizante da Pfizer é o único autorizado para essa faixa etária até o momento.

A vacina ComiRNAty é produzida pela Pfizer em parceria com a farmacêutica BioNTech, com sede na Alemanha. Ela é uma das principais marcas utilizadas atualmente na operacionalização do plano de vacinação contra a covid-19 no país.

Na entrevista coletiva de anúncio da parceria realizada no Ministério da Saúde, o titular da pasta, Marcelo Queiroga, ressaltou a importância da parceria para a capacidade de produção de vacinas do país e para a oferta de imunizantes contra a covid-19. “São indústrias privadas que se juntam no nosso país para desenvolver o nosso complexo industrial de saúde. Esse acordo vai fortalecer nossa capacidade de produzir vacinas e imunizar a população”, declarou o Queiroga. 

Saúde CoronaVac dobra anticorpos em quem já teve covid-19, revela pesquisa

Nível de imunoglobulina IgG de pessoas recuperadas aumenta 4,4 vezes

Sexta 27/08/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil
Feed do PatosAgora

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Médica de Chongqing, na China, mostrou que a CoronaVac, vacina da farmacêutica chinesa Sinovac contra a covid-19, fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan, é capaz de dobrar, em quem já teve a doença, a quantidade de anticorpos neutralizantes e multiplicar em 4,4 vezes o nível de imunoglobulina IgG.

Anticorpos neutralizantes são responsáveis por combater uma eventual reinfecção pelo SARS-CoV-2). Já o IgG está ligado ao processo de defesa do organismo no qual atuam as imunoglobulinas encontradas na corrente sanguínea, e também desempenha papel fundamental na prevenção de reinfecção viral.

Os resultados preliminares da pesquisa, feita com 85 pacientes recuperados da covid-19, foram divulgados na Cell Discovery, publicação que faz parte do grupo britânico Nature. Os participantes do estudo tinham entre 3 e 84 anos e tinham contraído a doença, em sua maioria, no início de 2020.

De acordo com os resultados da pesquisa, o nível de anticorpos neutralizantes entre as pessoas que tiveram covid-19, que era de 36 um dia antes da primeira dose, foi subindo até atingir 108 duas semanas após a segunda dose. No grupo de controle, esse indicador alcançou 56 – ou seja, a quantidade de anticorpos neutralizantes gerados pela vacina em quem já havia se contaminado com covid-19 foi o dobro na comparação com quem não havia tido a doença.

Entre os convalescentes, o nível da imunoglobulina IgG, que era de 3,68 um dia antes da vacina, subiu para 47,74 duas semanas após a segunda dose de CoronaVac. É uma quantidade 4,4 vezes superior ao nível de 10,81 detectado no grupo controle.

No entanto, ao longo dos 12 meses de acompanhamento dos 85 pacientes analisados, os níveis dos anticorpos neutralizantes diminuíram de 631, no fim do primeiro mês, para 84 no último mês. No caso da imunoglobulina IgG, o indicador caiu de 28,6 para 7,2 no mesmo período.

Minas gerou mais de 34 mil empregos com carteira assinada em julho

Estado supera desempenho do mês anterior, quando foram criados 32 mil postos de trabalho

Sexta 27/08/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

Minas Gerais mantém resultados positivos na geração de empregos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (26/8) pelo Ministério da Economia, no mês de julho foram abertos 34.333 postos de trabalho formal no estado.

O número é resultado da admissão de 182.066 trabalhadores e do desligamento de outros 147.733. No acumulado do ano, Minas  já gerou 219.560 empregos com carteira assinada.

O saldo de julho foi superior ao de junho, quando foram abertas 32.538 vagas. Da mesma forma, ficou acima do registrado em julho de 2020. Na época, o estado criou 19.804 postos de trabalho, e o período marcou a retomada do saldo positivo de emprego após o fechamento de oportunidades devido à pandemia de covid-19.

Segundo a diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Amanda Carvalho, os dados do Caged mostram a tendência de crescimento contínuo do mercado de trabalho em Minas Gerais, motivada pelo aumento das contratações por empresas.

“Cabe destacar o bom desempenho dos setores de serviços, comércio e indústria, que foram mais afetados pela crise decorrente da pandemia, e têm demonstrado os maiores saldos na geração de emprego”, observa.

Por atividade econômica, o setor de serviços registrou um saldo positivo de 12.276 empregos, enquanto a indústria gerou 7.775 postos de trabalho. 

Aplicação da dose de reforço contra covid-19 começa ainda em setembro

Inicialmente, idosos acima de 80 anos e pessoas imunossuprimidas receberão a terceira dose contra a doença

Sexta 27/08/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas (foto: Fábio Marchetto)
Feed do PatosAgora

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, informou nesta quinta-feira (26/8) que Minas Gerais vai começar, ainda neste mês de setembro, a aplicação da dose de reforço da vacina contra covid-19. O esquema vacinal será feito com um imunizante diferente do que foi administrado anteriormente e, neste primeiro momento, a terceira dose será destinada para a população idosa e pessoas com baixa imunidade.  O início desta nova fase da campanha dependerá do envio de doses por parte do Ministério da Saúde.

“Em reunião realizada com o Ministro da Saúde (em 25/8), ficou estabelecida a vacinação de reforço em todo o país. Em Minas, daremos início, no próximo mês, à aplicação das doses de reforço nos idosos, acima de 80 anos, e pessoas imunossuprimidas. E, depois, vamos avançando para as idades e grupos vacinados a mais tempo”, disse Baccheretti, em coletiva realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Com relação à estratégia vacinal para o reforço, o secretário ressaltou que serão utilizadas três plataformas diferentes, sendo uma da Coronavac, uma da Pfizer e uma da AstraZeneca e Janssen. "Ou seja, quem completou o esquema vacinal com a CoronaVac, receberá a 3ª dose da Pfizer, Astrazeneca ou Jansen”, explicou.

Delta

Na coletiva, Fábio Baccheretti também apresentou os dados de internações e óbitos, no estado, por causa da covid-19, além de atualização sobre a variante Delta.

Pela primeira vez, nas últimas semanas, foram registrados menos de 100 óbitos às quintas-feiras. O dado demonstra uma queda nos casos de internações em decorrência da doença e, consequentemente, no número de mortes. A tendência de queda permanece mesmo com a circulação da variante Delta em todas as regiões.

Considerada de transmissão comunitária em Minas, a incidência da Delta vem registrando crescimento nas amostras analisadas. “Dentro das 200 amostras semanais avaliadas, por meio de estudos genômicos, ela já aparece na maior parte delas, ou seja, é a variante predominante no estado. Até o momento, já foram identificados 101 casos de Delta que estão distribuídos, principalmente, nas regiões Centro, Sudeste, Leste do Sul e Noroeste”, informou.

O secretário alertou que os cuidados sanitários devem ser mantidos, independente da variante que circula no país. “As medidas de prevenção continuam sendo uso de máscara, manter distanciamento social, realizar frequentemente a higienização das mãos e vacinação com as duas doses. Todas as vacinas se mostraram eficazes com o esquema completo”.

Avanço da vacinação

Ao apresentar os dados de vacinação, o secretário ressaltou o avanço da aplicação das doses no estado e anunciou o início da vacinação em adolescentes. Até o momento, Minas Gerais já recebeu mais de 22,8 milhões de doses de vacina contra a covid-19, do Ministério da Saúde, e 20.893.175 de doses já foram enviadas aos municípios mineiros.

“Com a chegada das novas doses e o quantitativo previsto por parte do Ministério da Saúde, temos uma tendência de grande aceleração nos próximos dias.  Ainda em setembro, temos a expectativa de concluirmos a imunização, com a primeira dose, das pessoas acima de 18 anos e iniciarmos a vacinação dos adolescentes, com e sem comorbidades, consecutivamente”, disse.

Este último público soma mais de 1,7 milhões pessoas, que receberão as doses da Pfizer, imunizante indicado, até o momento, para aplicação na faixa etária entre 12 e 17 anos.

Até o momento, 35 municípios mineiros já oficializaram a conclusão da aplicação da primeira dose (D1) em 100% da população acima de 18 anos ou mais de idade, são eles: Abadia dos Dourados, Aimorés, Arapua, Berilo, Cachoeira Dourada, Chapada Do Norte, Confins, Córrego Danta, Couto De Magalhães De Minas, Cristais, Divino Das Laranjeiras, Dom Viçoso, Dores De Campos, Estrela do Indaiá, Fernandes Tourinho, Francisco Badaró, Grupiara, Itamarati De Minas, Jenipapo de Minas, Laranjal, Materlândia, Matutina, Natercia, Oliveira Fortes, Pains, Pedra Do Indaiá, Pequeri, Presidente Kubistchek, Rio Doce, Santo Antônio Do Monte, São Geraldo, São João Das Missões, Serra da Saudade, Virgem Da Lapa e Virgolândia.

Transparência

Baccheretti ainda destacou os 96 pontos que o estado atingiu no índice de transparência da covid-19, ranking feito pela Open Knowledge Brasil. “Somos o segundo estado mais transparente em relação aos valores gastos e no enfrentamento à covid-19. Estamos dependendo de alguns dados referentes a vacinação por bairro, informações de domínio dos municípios, para alcançarmos os 100 pontos”, concluiu. 

Nordeste e Triângulo do Norte progridem para onda verde do Minas Consciente

Triângulo do Sul é a única macrorregião que segue na onda amarela; medidas são válidas a partir deste sábado (28/8)

Sexta 27/08/2021 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

As macrorregiões Triângulo do Norte e Nordeste progrediram para a onda verde do plano Minas Consciente, como anunciado pelo Comitê Extraordinário Covid-19 nesta quinta-feira (26/8). As duas localidades estavam na onda amarela, que agora inclui apenas o Triângulo do Sul.

A onda verde conta, ainda, com as macrorregiões Leste, Centro, Centro-Sul, Oeste, Sul, Sudeste, Vale do Aço, Jequitinhonha, Norte e Noroeste, que se mantiveram com bons indicadores de controle da covid-19 na última semana.

“A situação de Minas voltou a ser homogênea, os dados são muito positivos e temos consistência na queda da doença”, ressalta o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti. As novas determinações do Minas Consciente passam a valer a partir deste sábado (28/8).

Avanços

A ocupação dos leitos em todas as localidades do estado tem caído. A média de redução é de 30%. Além disso, o número de óbitos também vem decrescendo. A tendência de queda se mantém, ainda, nos casos de pacientes internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou por covid-19.

Segundo Baccheretti, o cenário positivo foi impulsionado pelo avanço da vacinação. Aceleramos muito a distribuição de imunizantes. Estamos, praticamente de segunda a sábado, distribuindo vacinas. Todos os dias fazemos mais doses chegarem aos municípios”, destaca.

Vacinação

Até o momento, já foram aplicadas 18.062.900 doses de imunizantes contra a covid-19 em Minas Gerais. O estado alcançou recorde na média móvel de vacinação na última terça-feira (24/8), com 286.158 doses aplicadas diariamente.

A cobertura vacinal da primeira dose em adultos acima dos 18 anos chega a 76,48%. A da segunda está em 32,72%.

O secretário lembra que ainda há mais de 4 milhões de doses enviadas pelo Ministério da Saúde que devem ser aplicadas nos próximos dias. A maior parte delas já foi distribuída e está nos municípios ou nas Unidades Regionais de Saúde (URSs).

“Temos mais de 350 cidades que já relataram estar aplicando doses em pessoas com 18 anos. A tendência é que até o fim de agosto a gente tenha a maior parte do estado já vacinando esse grupo”, afirma.

Segunda dose

Com o avanço nos grupos vacinados, Fábio Baccheretti reforça que o próximo passo é garantir a segunda dose à população mineira, especialmente devido ao crescimento das amostras da variante Delta no estado.

Até o momento, já foram encontrados 94 casos da cepa mais infectante e, conforme o secretário, a tendência é de que ela se torne predominante.

Conforme o secretário, a incidência da Delta em Minas Gerais está maior nos municípios próximos ao Rio de Janeiro e ao Distrito Federal, e na macrorregião Central, onde há maior circulação de pessoas. Ele lembra que os cuidados contra a variante são os mesmos, e devem ser mantidos: uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social. 

PM Rodoviária flagra dupla sem capacete transitando em moto sem placa na BR 146

Quinta 26/08/2021 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Durante Operação Rota Segura realizada na noite dessa quinta-feira (26), no km 76 da rodovia BR 146, em Serra do Salitre (MG) a Polícia Militar Rodoviária visualizou uma motocicleta transitando com dois ocupantes sem o capacete de segurança.

A motocicleta era conduzida por um rapaz de 25 anos de idade e, durante a fiscalização, foi constatado que a moto não possuía a placa de identificação e o número do chassi estava suprimido/raspado.

O condutor disse não possuir nenhum documento de comprovação da origem lícita do veículo. A motocicleta foi apreendida e levada ao pátio credenciado.

O condutor foi preso em flagrante delito e apresentado na delegacia de plantão em Patrocínio (MG).

Ciclista sofre ferimento grave após atingir caminhonete em Presidente Olegário

Quinta 26/08/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Um ciclista de 27 anos sofreu ferimentos graves no final da tarde dessa quinta-feira (26), após ser atropelado por uma caminhonete em Presidente Olegário (MG).

Segundo informações apurada no local, o ciclista seguia pela Rua Paulo Piva sentido Centro e, ao chegar no trevo com a rodovia MGC-354, colidiu na lateral da caminhonete Changan Chana.

Uma ambulância compareceu ao local e socorreu o ciclista ao Pronto Socorro Municipal com um ferimento grave na cabeça. Posteriormente, a vítima foi levada ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Delegado Flávio Henrique da Costa Luciano recebe título de Cidadão Olegariense

Quinta 26/08/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Câmara Municipal de Presidente Olegário entregou na tarde desta quinta-feira (26), no Plenário Hercílio Trajano, durante Reunião Ordinária, a entrega do título de Cidadão Olegariense o delegado Regional de Patos de Minas, Dr. Flávio Henrique da Costa Luciano. A proposta foi apresentada e aprovada por todos os vereadores do Legislativo, por sugestão do vereador Pedro Osvando de Castro.  A reunião presencial obedece os protocolos de Saúde, devido a pandemia da Covid-19. 

Segundo o vereador Pedro Osvando de Castro que apresentou a sugestão aos demais parlamentares o objetivo é valorizar a atuação do homenageado como delegado na Regional. 

Dr. Flávio Henrique da Costa Luciano,  é natural de Patos de Minas/MG, filho de Fausto José Luciano (In memoriam) e Francisca Theodora da Costa, casado com a Sra. Chiara Ribeiro Amaral, com a qual tem um casal de filhos. É formado em direito pela Universidade de Uberaba, foi nomeado delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, em junho de 2006. 

Atuou como delegado em Presidente Olegário, Patos de Minas e Uberaba. Em março de 2021, foi nomeado delegado Regional da 1ª Delegacia Regional de Patos de Minas, pertencente ao 10º Departamento de Polícia Civil.

Participaram da entrega da homenagem além do homenageado, vereadores, o chefe de Departamento, Dr. Jean Pierre, delegado Dr. Vinicius Volf Vaz, o promotor de Justiça Dr. Bruno Rossi, deputado estadual Dr. Hely Tarquínio, prefeito sargento Rhenys Cambraia, vice-prefeito Júlio Reis,  policiais civis e familiares.

Mais 114 famílias do Jardim Esperança recebem escrituras de seus imóveis

Iniciativa faz parte do Programa Minha Escritura, por meio do qual mais de 600 famílias já foram beneficiadas

Quinta 26/08/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Prefeitura de Patos de Minas, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Planejamento, entregou mais 114 escrituras gratuitamente a famílias do Bairro Jardim Esperança na noite dessa quarta-feira (25/8). A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Regularização Fundiária (PMRF), mais especificamente do Programa Minha Escritura.

O prefeito Luís Eduardo Falcão participou da cerimônia, oportunidade em que reforçou o compromisso da gestão com a regularização fundiária no município. “É uma honra fazer parte deste momento. Nós não estamos fazendo favor nenhum às famílias que receberam as escrituras, isso é só uma questão de obrigação e dignidade para com os cidadãos patenses”, disse.

Também presente no evento, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Jorgiane Suelen de Sousa, falou da satisfação de ver tantos moradores realizarem o sonho de ter em mãos o título do próprio imóvel. “A entrega das escrituras demonstra o esforço da administração para a resolução desse anseio de nossa população”, acrescentou.

O programa – Mais de 600 famílias já foram contempladas desde o lançamento do Programa Minha Escritura, em 2018. Esse número será ainda maior, uma vez que o Plano Municipal de Regularização Fundiária foi criado este ano como estratégia de planejamento e gestão para organizar, orientar e ampliar o que já vem sendo feito por meio desse programa.

O objetivo do PMRF é incluir os assentamentos irregulares por meio da regularização e da titulação de seus ocupantes, para assim permitir acesso à infraestrutura, a serviços urbanos e a melhorias habitacionais. As ações contemplam tanto a área urbana quanto a zona rural. 

Covid-19: Patos de Minas registra 25 novos casos sem óbitos registrados

Quinta 26/08/2021 - André Amâncio
Fotos: Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Patos de Minas chegou a 17.167 casos confirmados de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (26/08), pela Vigilância em Saúde.

O boletim de hoje traz 25 casos a mais em relação ao anterior, com o percentual de cura mantendo-se próximo aos 96%. O número de UTIs Covid-19 ocupadas é ainda menor do que ontem.

O boletim informou também que 184 pessoas estão em recuperação domiciliar e 19 pacientes estão internados, sendo 09 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses números são apenas de pacientes positivos residentes em Patos de Minas, incluindo público e privado.

Até o momento, 16.431 pessoas já se recuperaram da doença, representando 95,71% de taxa de cura, e 533 óbitos foram confirmados até o momento.