Orthodontic

Covid-19: Patos de Minas se destaca como única cidade mineira a cumprir meta em testes aplicados pelo Ibope

Segunda etapa será no próximo dia 24, com aplicação de mais 250 exames

Quarta 20/05/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Patos de Minas foi o único município de Minas Gerais a cumprir a meta de aplicação de 250 testes rápidos para detecção de Covid-19 na primeira fase da pesquisa nacional coordenada pela Universidade Federal de Pelotas. A notícia foi repassada à prefeitura por meio de informe do Ministério da Saúde, que financia o estudo. Os exames foram aplicados pelo Ibope Inteligência nos dias 14 e 15 deste mês.

"Agradecemos imensamente à população patense por ter recebido os pesquisadores e os nossos agentes de combate a endemias, que acompanharam todo o trabalho. O estudo acontece em três etapas, e a segunda delas será no dia 24 de maio. Nós contamos novamente com o apoio de toda a população", disse a diretora de Vigilância em Saúde, Geize Marques. A terceira fase da coleta de dados está agendada para 4 de junho, totalizando 750 testes.

Essa pesquisa acontece em 133 municípios brasileiros e tem o objetivo de mapear a incidência do novo coronavírus no Brasil. Além de realizar teste rápido em um morador de cada residência visitada, os pesquisadores aplicam um questionário por domicílio.

Resultado - Um resultado positivo e 249 negativos foi o saldo da primeira fase de testes rápidos para detecção do novo coronavírus aplicados em Patos de Minas pelo Ibope. O paciente que testou positivo e os contatos mais próximos dele estão em isolamento domiciliar, sob acompanhamento da Vigilância Epidemiológica.

Senac em Minas disponibiliza 23 cursos remotos gratuitos

São 13 mil vagas disponíveis em oito segmentos

Quarta 20/05/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O Senac em Minas disponibiliza 23 cursos livres gratuitos, com aulas remotas que começam ainda este mês. Todo o processo de inscrição e análise de documentação se dará eletronicamente. São 13 mil vagas, que fazem parte do Programa Senac de Gratuidade. Para participar, a renda família mensal per capita* do candidato não pode ultrapassar o valor de dois salários-mínimos.  

Os cursos são voltados para as áreas de gestão, comércio, saúde, informática, moda, eventos, hospedagem e design. Entre as ofertas, estão os cursos de Assistente Administrativo, Assistente Financeiro, Operador de Computador, Consultoria de Imagem, Webdesigner, Recepcionista, Atendente de Farmácia, entre outros.

As aulas acontecem remotamente, com a presença dos docentes, seguindo o mesmo cronograma estabelecido em sala de aula. As atividades e materiais são customizados e dinâmicos, proporcionando interação entre os alunos e orientadores. Ao final, os participantes recebem certificação com reconhecimento nacional.

“Neste momento atípico em que atravessamos, ampliamos as vagas gratuitas para cursos que trazem uma qualificação profissional a muitos que precisam se inserir novamente no mercado de trabalho. É uma oportunidade para enriquecer a formação ou mesmo buscar uma nova área de atuação”, explica o superintendente educacional do Senac em Minas, Anderson Ceolin.

Acesse o site do Senac para mais informações sobre as inscrições e os cursos disponíveis.

*soma da renda bruta dos componentes do grupo familiar dividido pelo número de pessoas que formam esse grupo familiar

Outros cursos

O Senac está com inscrições abertas para outros cursos livres que também acontecem remotamente. O portfólio completo inclui os mesmos segmentos e a oferta chega a 112 cursos. No site, é possível conhecer as opções e valores.


Serviço – Cursos Gratuitos

Assistente Administrativo
Assistente de Pessoal
Assistente de Recursos Humanos
Assistente Financeiro
Atendente de Farmácia
Camareira(o) em Meios de Hospedagem
Consultoria de Imagem
Cuidador de Idoso
Estoquista
Promotor de vendas
Garçom
Operador de Telemarketing
ISO 27002 – Fundamentos em Gerenciamento de Segurança da Informação
ITIL Foundation  V3 - Gerenciamento de Serviços de TI
Operador de Computador
Organizador de Eventos
Programador Web
Promotor de Vendas
Recepcionista
Recepcionista em Meios de Hospedagem
Representante Comercial
Vendedor
Webdesigner

Governo inclui cloroquina em tratamento de casos leves de covid-19

Quarta 20/05/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O Ministério da Saúde incluiu hoje (20) a cloroquina, e seu derivado hidroxicloroquina, no protocolo de tratamento para pacientes com sintomas leves de covid-19. De acordo com o documento divulgado pela pasta, cabe ao médico a decisão sobre prescrever ou não a substância, sendo necessária também a vontade declarada do paciente, com a assinatura do Termo de Ciência e Consentimento.

O governo alerta que, apesar de serem medicações utilizadas em diversos protocolos e de terem atividade in vitro demonstrada contra o coronavírus, ainda não há resultados de “ensaios clínicos multicêntricos, controlados, cegos e randomizados que comprovem o beneficio inequívoco dessas medicações para o tratamento da covid-19”.

Ainda assim, ao atualizar as orientações para o uso dos medicamentos, o Ministério da Saúde considerou a existência de diversos estudos e a larga experiência do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento de outras doenças infecciosas e de doenças crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A droga é, originalmente, indicada para doenças como malária, lúpus e artrite.

De acordo com a pasta, como também não existe, até o momento, outro tratamento eficaz disponível ou terapia farmacológica específica para covid-19, as novas orientações buscam uniformizar as informações para os profissionais da saúde no âmbito do SUS e orientar o uso de fármacos no tratamento precoce da doença.

No final de março, o Ministério da Saúde incluiu nos seus protocolos a sugestão de uso da cloroquina em pacientes hospitalizados com gravidade média e alta. A pasta também distribuiu ao menos 3,4 milhões de doses do medicamento para os sistemas de saúde dos estados.

Já o Conselho Federal de Medicina (CFM) não recomenda o uso da droga, mas autorizou a prescrição em situações específicas, inclusive em casos leves, a critério do médico e em decisão compartilhada com o paciente.

O presidente Jair Bolsonaro defende a possibilidade de tratamento da covid-19 com hidroxicloroquina desde a fase inicial da doença, segundo ele, após ouvir médicos, pesquisadores e chefes de Estado. O Executivo chegou a zerar o imposto de importação cobrado pelo medicamento. Por não concordarem com esse protocolo, os ex-ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, acabaram deixando o governo.

Novas orientações


As orientações divulgadas hoje para o tratamento precoce de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus incluem, na fase de sintomas leves e moderados, o uso da cloroquina ou do sulfato de hidroxicloroquina associados à azitromicina por 14 dias. Após o 14º dia devem ser prescritos medicamentos de acordo com os sintomas apresentados.

Casos leves são aqueles pacientes que não precisam de internação e apresentam sinais como coriza, diarreia, febre, perda do paladar e olfato, dores musculares e abdominal, tosse, fadiga e dores de cabeça. Tosse e febre persistente, com piora de algum dos outros sintomas e presença de fator de risco, são sinais moderados de covid-19. Para os casos moderados, a equipe médica deve avaliar a necessidade de internação e a presença de infecção bacteriana e considerar o uso de anticoagulantes e corticóides.

Já os casos graves são aqueles que apresentam falta de ar e baixa pressão arterial. Para esses pacientes, o Ministério da Saúde orienta a administração do sulfato de hidroxicloroquina e da azitromicina, sem período de tempo determinado. O médico deve ainda considerar o uso de imunoglobulina humana, anticoagulante e pulso de corticoide.

No documento, a pasta informa ainda que são contraindicações absolutas ao uso da hidroxicloroquina gravidez, retinopatia/maculopatia secundária ao uso do fármaco já diagnosticada, hipersensibilidade ao fármaco, miastenia grave. Em crianças, deve-se dar sempre prioridade ao uso de hidroxicloroquina pelo risco de toxicidade da cloroquina. E a cloroquina deve ser usada com precaução em portadores de doenças cardíacas, hepáticas ou renais, hematoporfiria e doenças mentais.

O Ministério da Saúde orienta ainda que a hidroxicloroquina não deve ser coadministrada com amiodarona e flecainida. Há ainda a constatação de interação moderada da hidroxicloroquina com digoxina, ivabradina e propafenona, etexilato de dabigatrana, edoxabana, e de interação leve com verapamil e ranolazina. A cloroquina deve ser evitada em associação com clorpromazina, clindamicina, estreptomicina, gentamicina, heparina, indometacina, tiroxina, isoniazida e digitálicos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pasta está consolidando novas orientações para o manejo de pacientes com covid-19. Além de fármacos, equipamentos e recursos humanos também estão sendo trabalhados.

Familiares fazem vaquinha para ajudar no tratamento de garoto diagnosticado com tumor no cérebro

Quarta 20/05/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Os familiares de um garoto de 10 anos, morador de Patos de Minas (MG) estão organizando uma “vaquinha” solidária para ajudar nos custos de um tratamento médico. Yuri foi diagnosticado com um tumor no cérebro.

Quem puder ajudar, pode fazer uma doação direto na conta de Kerley Cristina Costa, mãe do Yuri:

Caixa Econômica Federal
Ag:0142
Conta: 00035086-3
Op: 13
CPF: 11731918607
 

Regina Duarte deixa Secretaria Especial de Cultura e vai para Cinemateca

Quarta 20/05/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A atriz Regina Duarte deixará a Secretaria Especial de Cultura do governo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (20) pelo presidente Jair Bolsonaro, depois de uma reunião pela manhã com a secretária.

“Regina Duarte relatou que sente falta de sua família, mas para que ela possa continuar contribuindo com o governo e a cultura brasileira, assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em SP. Nos próximos dias, durante a transição, será mostrado o trabalho já realizado nos últimos 60 dias”, anunciou o presidente pelo Twitter.

Na mesma publicação, Regina Duarte aparece em um vídeo ao lado do presidente comemorando a mudança. “Acabo de ganhar um presente, que é o sonho de toda pessoa de comunicação, de audiovisual, de cinema, de teatro. Um convite para fazer Cinemateca, que é um braço da cultura que funciona em São Paulo. É um museu de toda filmografia brasileira. [Vou] ficar ali secretariando o governo, dentro da Cultura na Cinemateca. Pode ter presente melhor que esse? Obrigada, presidente!”, ressaltou a atriz, acrescentando que sente falta da vida na capital paulista com seus filhos e netos.

Ainda no vídeo, em tom de brincadeira, Regina pergunta ao presidente se ela estaria sendo ¨fritada¨ por ele, como afirmam vários veículos de imprensa. “Toda semana tem um ou dois ministros que, segundo a mídia, estão sendo fritados. O objetivo é desestabilizar a gente e tentar jogar o governo no chão. Jamais vou fritar você”, respondeu, bem-humorado, Bolsonaro.

O nome do indicado a ocupar a Secretaria Especial de Cultura ainda não foi anunciado.

PM prende jovem por tráfico de drogas e apreende arma de fogo com ajuda de cão farejador

Quarta 20/05/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) prendeu um jovem de 18 anos suspeito de tráfico de drogas e apreendeu um arma de fogo de fabricação artesanal na última terça-feira (19), em um residência localizada na Rua Caiçaras, Bairro Caramuru.

De acordo com a PM, no momento da abordagem estavam no local o autor de 18 anos e sua amasia. O autor foi informado da denúncia e negou os fatos, permitindo que os policiais revistassem a residência. Durante buscas, foi localizado em um dos quartos, dois invólucros de maconha, uma munição intacta calibre .22, um cartucho deflagrado de munição calibre .22 e um projetil desgastado do mesmo calibre citado.

Com apoio de uma guarnição da ROCCA, o cão de faro Billy encontrou dentro do sofá uma arma de fogo de fabricação artesanal adaptada para uso de munição calibre .22. Foi localizado também em cima da geladeira, R$ 81.00 reais em dinheiro, possivelmente provenientes do tráfico de entorpecentes.

O mesmo cão farejou e encontrou também em meio as fraldas descartáveis dentro de uma banheira infantil uma balança de precisão com resquícios de substancia entorpecente. Diante dos fatos o autor foi preso e conduzido a DEPOL, juntamente com os materiais apreendidos.
 

Condutor embriagado é preso após se envolver em acidente na MGC 354

Quinta 10/11/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um condutor embriagado foi preso pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv), após se envolver em um acidente no km 158 da rodovia MGC 354, em Presidente Olegário, na madrugada desta quinta-feira (10). Não houve feridos no acidente.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), os policiais foram informados de que havia ocorrido um acidente na rodovia entre Patos de Minas e Presidente Olegário, envolvendo um VW Gol e um caminhão. O caminhão era conduzido por A.N.S. de 37 anos e o VW Gol por C.J.S. de 48 anos. Ambos, não se feriram.

Durante abordagem, os militares notaram que o condutor do Gol apresentava sintomas de embriaguez. Ele foi submetido ao teste do bafômetro, o qual resultado de 0,57 mg/l de álcool expelido no ar alveolar. O motorista do caminhão também realizou o teste obtendo 0,00 mg/l.

Diante dos fatos, o condutor do Gol foi preso em flagrante e teve sua CNH recolhida.

Animais soltos na pista provocam acidente envolvendo carreta na rodovia BR-354

Terça 19/05/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Quatro animais soltos na pista da rodovia BR-354 provocaram um acidente envolvendo uma carreta na noite dessa terça-feira (19), na altura do km 302, no município de Rio Paranaíba (MG). O condutor da carreta não ficou ferido no acidente.

De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o condutor de 32 anos relatou que seguia sentido Carmo do Paranaíba (MG) para Bom Despacho (MG) momento que observou 4 animais bovinos na pista de rolamento, tentou desviar, mas devido a falta de iluminação artificial, não conseguiu evitar a colisão contra o corpo de um dos animais.

Segundo o condutor, o animal atingido foi retirado da pista com a ajuda de alguns usuários da via, sendo direcionado para a faixa de domínio, não trazendo mais riscos para o tráfego de veículos. O condutor foi convidado a efetuar o teste com o aparelho etilômetro tendo resultado foi negativo (0,00).

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

PRF apreende em Patos de Minas picape roubada em Catanduva (SP)

Terça 19/05/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O Grupo Tático GPT Patos de Minas da Polícia Militar Rodoviária (PRF) apreendeu uma picape VW/Saveiro com queixa de roubo na noite dessa terça-feira (19) no km 413 da rodovia BR-365, em Patos de Minas.

De acordo com a PRF, o veículo com placas de Cardoso (SP) era conduzido por um homem de 31 anos.

A picape portava placa aparente de um veículo sem restrições, porém, após efetuar identificação veicular, foi constatado que o veículo original consta queixa de roubo, na cidade de Catanduva/SP em abril de 2014.

A ocorrência foi encaminhada a Polícia Civil de Patos de Minas.

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Mulher é atropelada por moto e tem fratura exposta na perna, em Presidente Olegário

Terça 19/05/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Uma mulher de 37 anos e um motociclista de 24 anos, ficaram feridos nesta segunda-feira (18), em um acidente de trânsito na Rua Isaías Pinheiro, no bairro Barro Preto, em Presidente Olegário.

Segundo a Polícia Militar (PM), o condutor da moto M.V.A.A de 24 anos, relatou aos militares que seguia pela via, quando a mulher surgiu na sua frente não sendo possível evitar a colisão.

As vítimas  foram socorridas e levadas ao Pronto Socorro do Hospital Municipal Darci José Fernandes por uma ambulância do município.

Luzia de Fátima Reis, 37 anos, teve fratura exposta na perna direita e o condutor teve um corte na cabeça.

Após os primeiros atendimentos no Pronto Socorro, as vítimas foram transferidas para o Hospital Regional Antônio Dias na cidade Patos de Minas.

A mulher passou por cirurgia e continua internada. O condutor fez exames e foi liberado posteriormente. A unidade de Saúde não informou o estado de Saúde de Luzia.

De acordo com a ocorréncia policial o condutor não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e não foi preso no momento, uma vez que seu estado de saúde inspirava cuidados.

Ainda segundo a PM, a moto estava com a documentação em dia e foi retirada do local do acidente por terceiros.