PM prende indivíduo por tráfico e receptação de veículo no Bairro Jardim Quebec

Quinta 28/07/2022 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) prendeu um indivíduo de 18 anos por tráfico de drogas e receptação e apreendeu um veículo roubado e drogas. Um menor de 17 anos também foi apreendido. O fato aconteceu ontem (27) no Bairro Jardim Quebec.

Segundo a PM,  as equipes do Tático Móvel receberam informações de que um dos autores teria invadido uma casa atrás de uma mercearia na rua Nico do Sérgio  e estava usando o local para guardar materiais ilícitos.

De posse das informações, as equipes fizeram monitoramento, momento em que viu o autor sair da residência com um Fiat Uno produto de roubo no Bairro Laranjeiras. A equipe embarcou e logrou êxito em abordar o autor na rua Jorcemia Silva Dias, sendo ele preso e o veículo recuperado.

Durante a ação policial, compareceu no local o menor relatando estar no veículo e que na casa dele tinha drogas, sendo apreendidos três tabletes de maconha.

Foi feita a abordagem da residência que o autor saiu, sendo localizada uma pedra bruta de crack de aproximadamente 35g, balança de precisão e outros materiais comumente usados para a traficância, além da chave do Uno roubado no bairro Laranjeiras.

Termina amanhã o prazo para inscrições na Copa Patos Voleibol

Quinta 28/07/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Não acredito que sua equipe vai ficar de fora dessa! Terminam amanhã (29/7) as inscrições para a primeira edição da Copa Patos Voleibol. Podem participar do torneio clubes, associações ou entidades.

O evento será realizado nos dois primeiros fins de semana de agosto (dias 6, 7, 13 e 14), no Unipam. As disputas serão nos naipes masculino e feminino e nas categorias adulto (idade livre) e master (nascidos até 1987). Haverá premiação para as equipes campeãs e vice-campeãs de todas as categorias e naipes. 

Para saber mais, consulte o regulamento em http://patosdeminas.mg.gov.br/home/wp-content/uploads/2022/07/REGULAMENTO-GERAL-Copa-Patos-Voleibol-2022.pdf.

Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira

Programa oferece bolsas de estudo em universidades privadas

Quinta 28/07/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Marcello Casal Jr)
Feed do PatosAgora

Começa na próxima segunda-feira (1º) e vai até o dia 4 de agosto o período de inscrição na edição do segundo semestre de 2022 do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Podem participar estudantes interessados em bolsas de estudo parciais, de 50%, ou integrais, de 100%, em diversas universidades privadas, desde que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro.

Segundo o edital do ProUni, o resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados estará disponível na página oficial do Programa e será constituído de duas chamadas sucessivas. A 1ª chamada será no dia 8 de agosto e a 2ª chamada em 22 de agosto de 2022.

Novidades

Uma das novidades desta edição é que a inscrição deverá ser feita por tipo de modalidade de concorrência, que são: ampla concorrência e ações afirmativas. Com isso haverá ainda uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos conforme cada modalidade escolhida.

Outra mudança é a ampliação dos critérios de origem escolar do estudante que deseja disputar as bolsas do Prouni. A classificação observará a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta, instituição, e dentro de cada modalidade deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas do Enem e, segundo o Edital, priorizada a seguinte ordem:

- professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
- estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e
- estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Renda

Para participar do processo o candidato deve preencher alguns critérios como as exigências de faixas de renda per capita: até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral; e até 3 salários mínimos, para bolsa parcial que representa 50% do valor da mensalidade do curso.

Segundo o Ministério da Educação, a classificação dos estudantes inscritos nos processos seletivos do ProUni considerará as notas obtidas nas duas últimas edições do Enem, imediatamente anteriores ao processo seletivo do ProUni para ingresso em curso de graduação ou sequencial de formação específica.

A lista de critérios para a inscrição exige ainda que o candidato à bolsa seja brasileiro, não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Enem em qualquer das duas últimas edições e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:

I- estudante que tenha cursado:

- o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

II - estudante pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e

III - professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente da renda a que se referem os §§ 1º e 2º do art. 1º da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.

Procon e Polícia Civil aprendem sabão em pó falsificado em supermercado de Patrocínio

Quinta 28/07/2022 - André Amâncio
Fonte: Patrocínio Online
Feed do PatosAgora

Depois de uma denúncia de uma consumidora via aplicativo o Procon de Patrocínio, relatando que o sabão em pó da marca Omo que havia adquirido não apresentava as mesmas características do original, a fiscalização do órgão do consumidor foi até o supermercado onde o produto foi adquirido.

Em meio a caixas de sabão em pó originais, foram encontradas 65 caixas do produto, aparentemente do produto falsificado e 387 possivelmente originais, de acordo com as características das embalagens.

A Polícia Civil foi acionada e a apreensão foi feita. A fiscalização prossegue em todos supermercados da cidade segundo o coordenador do PROCON, Rodrigo Oliveira, que não divulgou o local da apreensão.

A Unilever empresa fabricante, foi comunicada.

As caixas com os indícios de fraude foram recolhidas para a perícia, segundo o delegado Geraldo Júnior, que ressaltou também que o supermercado por ter sido vítima, mas que isso será apurado em investigação.

Casos similares de falsificação foram registrados em Uberlândia e em outras cidades de Minas, Espirito Santo e Rio de Janeiro.

As caixas falsificadas, apesar de muito parecidas, não tem o revestimento brilhante, a cola do lacre abre fácil, ao contrário da original.

Denúncias acione o Procon.

Paciente da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas é transportada de avião para hospital na capital

Quarta 27/07/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O primeiro transporte aéreo de uma paciente da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, aconteceu na manhã de hoje (27). A paciente estava internada na Instituição com graves problemas de coração.

Uma operação envolvendo o SAMU e o Corpo de Bombeiros foi montada para garantir que a paciente se mantivesse estável e segura durante toda a transferência.

A paciente foi transferida para Belo Horizonte e encaminhada para o Hospital Felício Rocho para tentar viabilizar a cirurgia, pois será necessário transplante de coração.

Caravana Sesc Itatiaia chega a Patos de Minas no próximo sábado

Quarta 27/07/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

No próximo sábado (30/7), a Caravana Sesc Itatiaia chega a Patos de Minas! A promessa é de um sábado inesquecível, repleto de atividades nas áreas de lazer, saúde, cultura e gastronomia!

Arrasta pro lado para conferir o que está sendo preparado. 💙💛

Curtiu? Então anota na agenda!

✳ Caravana Sesc Itatiaia
📍 Patos de Minas, na Praça do Fórum
🗓 30/7, sábado
⏰ Das 10h às 15h30

 

Prefeito de Presidente Olegário decreta situação de emergência devido a estiagem

Não chove no município desde o início maio. Produtores rurais são afetados com a seca.

Quarta 27/07/2022 - André Amâncio
Fonte: PO Hoje
Feed do PatosAgora

O prefeito de Presidente Olegário (MG), sargento Rhenys Cambraia decreta situação de emergência devido a estiagem no município. O  decreto foi publicado nesta terça-feira (26) no Diário Oficial do Município. 

No município não chove desde 5 maio, quando choveu 5 milímetros (mm). De janeiro a julho deste ano choveu 1.222,8 mm, no mesmo período ano passado foram 636,5 mm.

Com essa estiagem, os produtores estão sendo afetados porque a água dos córregos e rios da região diminuíram e os reservatórios passam a maior parte do tempo vazios.

Segundo o prefeito sargento Rhenys Cambraia, o decreto visa dar condições a gestão pública para auxiliar as comunidades rurais que vivem escassez hídrica que necessitam do caminhão pipa durante o período de estiagem. “São cerca de 40 famílias nas regiões da Prata, Galena que contam com o apoio da Prefeitura”, disse o prefeito.

De acordo com o prefeito, serão utilizados pelo menos 4 caminhões pipa para distribuição de água para as propriedades rurais. “A situação de emergência vai auxiliar o município para buscar recursos junto à Defesa Civil de Minas Gerais e do Governo Federal através de medidas emergenciais”, declarou sargento Rhenys Cambraia. A distribuição de água é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura do município. 

Curso de Informática Básica da Escola do Trabalho começa no dia 8 de agosto

Quarta 27/07/2022 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

As novas turmas do Curso de Informática Básica da Escola do Trabalho começam no dia 8 de agosto.  Se você ainda não se inscreveu, tá na hora de aproveitar essa chance. 

O curso faz parte do Projeto Mundo Digital e visa oferecer noções sobre o Windows e sobre programas como Word, PowerPoint e Excel.

 A carga horária total é de 40 horas distribuídas em aulas de uma hora e meia, duas vezes por semana. São 72 vagas para o segundo semestre, distribuídas em seis turmas:

Turma I: segunda e quarta, das 8h às 09h30
Turma II: segunda e quarta, das 9h30 às 11h
Turma III: segunda e quarta, das 13h às 14h30
Turma IV: terça e quinta, das 8h às 09h30
Turma V: terça e quinta, das 9h30 às 11h
Turma VI: terça e quinta, das 13h às 14h30

O curso acontecerá na Sala de Acesso Comunitário Digital (SACODI) da Escola do Trabalho, situada no Cristavo (Avenida Brasília, 85, Bairro Nossa Senhora Aparecida).

Tá esperando o quê? As inscrições podem ser feitas presencialmente ou pelo número 3822-9700 (ligação ou WhatsApp) . Qualquer pessoa acima de 12 anos pode fazer o curso.

Mulher achada morta em córrego, foi golpeada na cabeça e jogada de ponte em Paracatu

O suspeito de 28 anos preso, possuía um mandado de prisão em aberto por estupro, mas não chegou estuprar Cleidimara.

Quarta 27/07/2022 - André Amâncio
Fonte: Paracatu News
Feed do PatosAgora

Um homem suspeito de ter matado uma mulher de 40 anos e jogado o corpo no córrego Rico em Paracatu foi preso pela Polícia Civil.

O corpo de Cleidimara Barbosa dos Santos, foi encontrada por populares na manhã do último domingo (17), dentro do Córrego Rico, próximo à ponte que liga a Rua Sinfrônio Rosa com o bairro Santana.

A vítima estava com parte submersa no córrego e somente com a veste da parte superior do corpo. Próximo ao corpo da Cleidimara os militares encontraram marcas de sangue, sendo acionado a perícia para os trabalhos de praxe.

Nas proximidades do local do possível crime, já na outra margem do córrego, os militares encontram uma mochila contendo objetos pessoais e uma cópia de documento de identidade de um homem. O corpo de vítima apresentava um corte no supercilio do lado direito

As Investigações

De acordo com a PC, após o encontro do corpo da mulher submerso no Córrego Rico, foi iniciado uma investigação para apurar as causas da morte, uma vez que o corpo apresentava sinais de violência física.

A equipe de Policiais  do cartório de crimes contra a vida da 2DRPC/Paracatu, diante de uma minuciosa investigação, chegou ao possível autor do crime de 28 anos de idade. O suspeito já possuía um mandado de prisão  por crime de estupro.

Segundo a PC, durante o cumprimento do mandando de prisão do suspeito que estava em aberto, os suspeito confessou que matou a mulher, alegando ter se desentendido com a vítima ao passar próximo ao córrego.

O Delegado que preside a investigação representou então ao poder judiciário pela busca e apreensão de objetos na residência do suspeito, sendo cumprido no dia 22 de Julho, visando angariar maiores informações sobre o crime.

Ainda segundo novas informações da PC, foi constado que Cleidimara não foi estuprada, e que morreu devido um traumatismo crânio encefálico, após ser golpeada na cabeça e ser jogada da ponte no córrego.

As investigações seguem e os autos assim que concluídos serão encaminhados para o poder judiciário.

Ministério da Justiça abre 26 processos contra telemarketing abusivo

Total em multas pode passar de R$ 300 milhões

Quarta 27/07/2022 - André Amâncio
Fonte: Agência Brasil (foto: Tânia Rego)
Feed do PatosAgora

Empresas que praticarem telemarketing abusivo estão na mira da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ela abriu processos administrativos contra 26 delas. As medidas são desdobramentos da decisão que, no último dia 18 de julho, proibiu a atividade irregular em todo o país.

“Empresas de telecomunicações, bancos e centrais de telemarketing foram notificadas para apresentar defesa. Caso condenadas, estão sujeitas a multas de até R$ 13 milhões cada”, explicou a Senacom.

No último dia 20 de julho, o Ministério da Justiça abriu um canal na internet para os cidadãos denunciarem empresas que insistirem com o telemarketing abusivo, o denuncia-telemarketing.mj.gov.br.

No formulário eletrônico, os consumidores devem inserir, entre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços.

As denúncias serão apuradas pela Secretaria Nacional do Consumidor e encaminhadas aos Procons [Programa de Proteção e Defesa do Consumidor], para análise e abertura de eventual processo administrativo pelo descumprimento da medida.

Histórico

A suspensão das atividades de telemarketing abusivo foi determinada pela Senacon com base na quantidade de reclamações registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov.br. Nos últimos três anos esses canais receberam 14.547 queixas.

A partir da análise das reclamações, a secretaria concluiu que os dados usados pelas empresas para a prática do telemarketing considerado abusivo não são consentidos pelos consumidores, nem passados a elas a partir de uma base legal existente.

Diante disso, o Ministério da Justiça entendeu que a prática do telemarketing ativo abusivo afronta os preceitos do Código de Defesa do Consumidor, da Lei Geral de Proteção de Dados e do Marco Civil da Internet.

Os dirigentes dos Procons, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANDP) foram comunicados sobre a abertura dos processos, para que tomem as medidas que julgarem cabíveis.