Orthodontic

PM procura homem que arrombou comércio na Major Gote e evadiu ao ser flagrado

Segunda 13/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) procura um homem suspeito de assaltar um sacolão localizado na Rua Major Gote, Centro de Patos de Minas, durante a madrugada dessa segunda-feira (13).

De acordo com informações da PM, uma equipe policial foi acionada no comércio, onde possivelmente poderia estar ocorrendo um furto. No local, ao se aproximarem, os militares depararam com o veículo Citroen C3, o qual ao avistar a viatura evadiu em alta velocidade.

O veículo evadiu por diversas ruas. No bairro Cidade Nova, próximo a “Minas Mais Alimentos, o condutor perdeu o controle direcional do veículo, vindo a colidir contra o meio fio da rua e evadir logo após a colisão.

Foi realizado cerco nas imediações, mas o condutor/autor não foi localizado, porém foi identificado. O veículo que estava com ele foi removido e os objetos utilizados no arrombamento foram apreendidos, além de toda quantia que fora furtada, no valor R$6488,50 que foi recuperada.

Morre no Rio de Janeiro o cantor e compositor Morais Moreira

Segunda 13/04/2020 - André Amâncio
Fonte: G1 (Goto: Divulgação)
Feed do PatosAgora

O cantor e compositor Moraes Moreira morreu na madrugada desta segunda-feira (13) aos 72 anos no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não é conhecida.

“A gente não sabe direito o que ocorreu. Nem eu, nem as irmãs sabemos”, disse Eduardo Moraes, irmão do cantor.

O corpo de Moraes Moreira foi encontrado nesta manhã no apartamento em que ele morava. O artista vivia sozinho, segundo o irmão.

Natural de Ituaçu, Moraes Moreira começou tocando sanfona de doze baixos em festas de São João e outros eventos na cidade. Na adolescência aprendeu a tocar violão, enquanto fazia curso de ciências em Caculé, na região sudoeste da Bahia.

Mudou-se para Salvador, em seguida, onde conheceu Tom Zé, e também entrou em contato com o rock n’ roll. Mais tarde, ao conhecer Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, formou o conjunto Novos Baianos, onde ficou de 1969 até 1975.

Em 1975, saiu em carreira solo. No total, ele já lançou mais de 60 discos entre a carreira solo, Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar, além da parceria com o guitarrista Pepeu Gomes.

MPMG solicita informações sobre retorno ao trabalho de servidores da educação em MG

Segunda 13/04/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Neste domingo, 12/04, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de Belo Horizonte e da Coordenadoria Estadual de Defesa da Educação - Proeduc, encaminhou ofício ao Comitê Extraordinário COVID-19 e à Secretaria de Estado de Educação solicitando informações complementares à Deliberação nº 26 do Comitê e ao Memorando-Circular nº 30/2020/SEE/SG da Secretaria de Estado de Educação, no prazo de 24 horas. Os documentos determinam o retorno ao trabalho de parte dos servidores da rede pública de educação em todo o Estado na terça-feira, 14/04.

O MPMG pede informações sobre o número de servidores públicos alcançados pela Deliberação nº 26 do Comitê COVID 19; o quantitativo de servidores que deverá cumprir sua jornada presencialmente; a realização de diagnóstico que indique o número de servidores que dispõem de estrutura doméstica para a realização do teletrabalho,assim como as medidas adotadas para organizar eventual empréstimo de equipamentos, garantindo equidade e transparência.

Também foi alvo de questionamento pelo MPMG a distribuição de equipamentos de proteção individual aos trabalhadores em trabalho presencial, como álcool em gel e máscaras, e a necessidade de informar à população, com clareza, sobre os objetivos da deliberação, uma vez que existe apreensão social de que tal medida tenha sido adotada como preparação para o retorno das aulas presenciais durante o período de vigência da medida de isolamento social, o que colidiria com as recomendações das autoridade sanitárias nacionais e internacionais, em um cenário atual de ascendência do nível de contaminação no país nas próximas semanas.

Segundo o MPMG, apesar de competir ao gestor público a análise da necessidade da medida, o momento requer cautela redobrada, especialmente enquanto perdurar a subida na curva de contaminação no país e vigorar a medida de isolamento social no estado. 

A medida foi tomada após o MPMG receber representação encaminhada por integrantes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG e da Câmara dos Deputados apontando os riscos provocados pela deliberação e Nota Pública do Fórum Estadual de Educação de Minas Gerais – FEPEMG.

Segundo a representação recebida, estima-se que cerca de 50.000 servidores públicos seriam afetados pela deliberação e, apesar de a justificativa apresentada pelo Estado referir-se à preferência pelo teletrabalho,grande parte desses servidores desempenhariam suas atividades presencialmente, como é o caso dos Auxiliares de Serviços da Educação Básica - ASBs que foram convocados pela deliberação. Alega a representação, ainda, que outras categorias de servidores convocados que poderiam desempenhar suas atividades remotamente não possuem equipamentos, ferramentas ou acesso à internet para fazê-lo.

A Nota Pública da FEPEMG acrescenta, ainda, que muitos dos trabalhadores das escolas estaduais integram a parcela que exige maior deslocamento e que a metodologia do teletrabalho não atende as escolas no campo e as escolas indígenas, dadas as suas especificidades, entre outros empecilhos à medida.

Polícia Militar prende homem com arma de fogo e impede homicídio

Segunda 13/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Na manhã dessa segunda-feira (13) durante patrulhamento da Polícia Militar de Patrocínio (MG), uma equipe policial Tático Móvel se deparou com um indivíduo em atitudes suspeitas, um homem de 19 anos, o qual é envolvido em diversos homicídios.

O autor ao avistar a viatura policial, tentou ocultar o campo de visão dos militares e levou sua mão à cintura. Depois arremessou algo em um terreno baldio. Durante as buscas pelo local, foi encontrado um revólver calibre .32 marca Taurus e três munições intactas.

Em conversa com o autor, este relatou a equipe policial que estaria atrás de um desafeto, com intuito de matá-lo por conta de desavenças pretéritas.

Diante dos fatos, o autor foi preso em flagrante delito e encaminhado para Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente com a arma e munições apreendidas.

Homem com mandado de prisão em aberto é preso após agredir a companheira

Segunda 13/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

No final da tarde do último domingo (12) durante realização de Operação Batida Policial, os policiais militares receberam informações anônimas sobre uma senhora que estaria sendo agredida pelo companheiro, no interior da residência do casal, situada no bairro Centro, em Serra do Salitre (MG). Ao chegarem no local denunciado, as guarnições policiais cercaram o imóvel e conseguiram abordar o indivíduo, 20 anos, que estaria agredindo a companheira.

Em contato com a vítima, esta confirmou as agressões e apresentou algumas lesões provenientes das ações do autor. Ao ser realizada a conferência junto ao sistema, foi verificada a existência de um mandado de prisão em aberto em desfavor do autor.

Um canivete utilizado nas agressões foi apreendido no local do fato. Diante do ocorrido, o autor foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido.

Jovens são presos suspeitos de participarem de corrida ilegal em veículos de luxo

Segunda 13/04/2020 - André Amâncio
Fonte: FOTO: Reprodução
Feed do PatosAgora

Dois jovens, de 18 e 19 anos, foram presos pela Polícia Militar (PM) na madrugada do último domingo (12), suspeitos de participarem de um “racha”. O fato aconteceu na Avenida Getúlio Vargas, Centro, e a ação foi flagrada pelo sistema de monitoramento Olho Vivo.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, as imagens flagraram os jovens simulando as cenas do filme “Velozes e Furiosos”: um indivíduo que não foi identificado aparece na frente dos veículos BMW X1 e M-Benz e faz um movimento autorizando a largada. Logo em seguida, os carros arrancam em alta velocidade. Durante a arrancada, um dos veículos quase colide em um pedestre, caracterizando perigo de dano.

De imediato a PM foi ao local e abordou os veículos já estacionados no mesmo local onde iniciaram a corrida, onde acontecia uma festa de adolescentes. Ainda de acordo com a ocorrência, quando os jovens notaram a presença da PM no local, em princípio, negaram os fatos.

Jovem de 18 anos, alegou que conduzia a BMW e M.A.C alegou que conduzia a M.Benz durante as ações gravadas pelo Olho Vivo. Ambos foram detidos e levados à Delegacia de Polícia Civil. Um serviço de guincho foi acionado para remover os veículos, porém o rapaz, de 24 anos, irmão de M.A.C, disse que era proprietário da M.Benz e se negou a integrar as chaves do carro para facilitar a remoção do mesmo.

Em seguida, ele assumiu a direção do veículo, que já estava sob tutela do Estado, efetuou uma manobra brusca e guardou o veículo na garagem. Os militares optaram por não arrombarem o portão, porém o rapaz de 24 anos foi conduzido e apresentado na delegacia. 

Emater-MG orienta produtores de leite e queijo sobre como amenizar impactos da pandemia

Segunda 13/04/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A pandemia do coronavírus tem gerado dificuldades para a comercialização de leite e queijos, segundo produtores rurais mineiros. Para amenizar esses problemas, técnicos da Emater-MG têm orientado a adoção de diversas medidas para diminuir impactos e prejuízos.

A redução dos custos de produção é um exemplo dessas orientações. No município de Porteirinha, no Norte de Minas, no início da paralisação do comércio, pecuaristas doaram parte da produção de leite para instituições filantrópicas, pois não conseguiram vendê-la. “Muito leite foi destinado a instituições de assistência a crianças e adolescentes, asilos e distribuído na periferia do nosso município”, diz o técnico da Emater-MG, Diogo Franklin.

No início de abril, este cenário apresentou melhora. A pecuária leiteira do município vem reagindo: os produtores diminuíram a produção e estão conseguindo comercializar. “As queijarias voltaram a produzir. Isso é importante porque este é o principal destino do leite aqui do município e da região. Também foram feitos alguns ajustes com os laticínios e a captação não foi suspensa”, diz Franklin.

O pecuarista Marcus Vinícius Santos, de Porteirinha, adotou algumas medidas de redução de gastos. Ele diminui o número de ordenhas e não está oferecendo concentrados (alimentos como caroço de algodão e farelo de soja) para os animais. “Isso é para produzir menos leite e ter um destino para esse leite. Muitos tiveram de parar de produzir porque não estava tendo saída”, diz o pecuarista.

Recomendações

Uma das principais sugestões dos técnicos da Emater-MG para evitar prejuízos na pecuária leiteira é a redução de gastos com a alimentação dos animais. Segundo o coordenador técnico regional da empresa, Antônio Domingues, a diminuição de ração para as vacas, quando possível, deve ser gradual. “Reduz-se um terço por semana para evitar problemas de saúde. É preciso colocar os animais com alimentação mais a pasto e misturar os ingredientes que compõem a ração. As vacas que estão com pouco leite devem ser secadas”, afirma.

Domingues orienta o aumento do plantio de capim para que o rebanho tenha maior quantidade de um alimento barato no período de estiagem. Outra dica é a formação de grupos de produtores para realização de compra conjunta, o que facilita obter melhores preços.

Mercado

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor devido à Covid-19, o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios de Minas Gerais, José Antônio Bernardes, não espera uma queda brusca no preço pago pelo litro do leite ao produtor e nem uma paralisação na captação dos laticínios. “Até o momento não está tendo crise de produção. Há casos específicos em função das indústrias regionais. O queijo sofreu um primeiro impacto, mas o leite foi absorvido de outras formas por outras cadeias produtivas”, diz.

De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), o ano de 2020 começou favorável para a pecuária leiteira, com preços mais elevados, em função de uma redução da oferta do produto. Para o analista de agronegócios da Faemg, Wallison Lara, com a pandemia, houve uma busca maior nos supermercados por produtos com mais durabilidade, como o leite longa vida, o que gera concorrência entre os laticínios. “Não há receio de desabastecimento no atacado ou no varejo, pois as indústrias de pequeno e médio porte estão fazendo captação local”, afirma.

O pesquisador da Embrapa, Glauco Carvalho, diz que ainda é muito cedo para saber quais os reais impactos no valor pago pelo litro de leite ao produtor. No cenário atual, segundo ele, é possível que esse preço não sofra grandes variações. Isso porque a atividade está entrando no período de entressafra e a oferta de leite nacional ou importado no mercado é baixa. “Por enquanto, o mercado de leite em pó e UHT está dando uma segurada. Já o leite spot, aquele comercializado entre as empresas, está recuando. Essa é a grande preocupação, pois é esse valor que tem maiores reflexos na quantia paga ao produtor”, afirma.

Buscando garantir o abastecimento à população, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou que os estabelecimentos sob inspeção federal recebam leite a granel ou de uso industrial de estabelecimentos com inspeção municipal ou estadual. “É uma notícia importante. Dessa forma, os laticínios de menor porte, distribuídos em diversas regiões do estado poderão manter as suas atividades”, ressalta o diretor técnico da Emater-MG, Feliciano Nogueira.

A pecuária leiteira está entre as principais atividades agropecuárias de Minas Gerais. O estado é o maior produtor nacional de leite. Em 2018, segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura, pecuária e Abastecimento (Seapa), os pecuaristas mineiros produziram 8,9 bilhões de litros.

Queijo

Há 30 mil produtores de queijo artesanais em Minas Gerais. Alguns relatam dificuldades para manter a atividade devido aos impactos da Covid-19, como o fechamento do comércio. De acordo com o coordenador técnico estadual da Emater-MG, Milton Nunes, essa situação já teve reflexo na redução das vendas e na queda do preço. “Há, de fato, um problema de venda, que se inicia com o fechamento das pequenas lojas e culmina com a diminuição da circulação de dinheiro no mercado. E nesse cenário, dá-se prioridade às coisas essenciais”, diz.

Nunes ressalta que as regiões turísticas são as mais afetadas. “Na da serra da Canastra, Serro, Campo das Vertentes, regiões onde temos muitos turistas, tivemos uma queda grande no valor pago ao produtor e na quantidade de queijo vendido”, frisa.

Produtora de queijo no município de Alagoa, Sul de Minas, Thaylane Siqueira Guedes  conta que, além da redução da demanda pelo produto, enfrenta dificuldades para receber o que havia vendido. “Já tínhamos feito as entregas e demos os prazos para os clientes. Na hora de fazer o pagamento, o pessoal não conseguiu porque os comércios já estavam fechados”.

As orientações são diminuir a produção, reduzir os custos e armazenar queijos para a maturação, visando a comercialização futura. O coordenador da Emater-MG, Milton Nunes, sugere que os produtores se concentrem também nas boas práticas agropecuárias e de fabricação para garantir a qualidade do produto. “É preciso rever onde é possível diminuir custos para que o queijo possa ser produzido de forma sustentável e que a produção não pare”, afirma.

Medidas que, segundo a Associação de Produtores de Queijos de Araxá, região do Alto Paranaíba, já estão sendo seguidas pelos produtores. “Os custos foram reduzidos drasticamente para se adaptar ao novo fluxo de caixa. Alguns começaram a fazer venda parcial de leite”, conta o presidente da entidade, Wilson Menezes.

 

 

Rapaz de 27 anos cai de cachoeira e morre em Guarda-Mor

Segunda 13/04/2020 - Aislan Henrique
Fonte: Paracatu News
Feed do PatosAgora

Um jovem de 27 anos morreu após cair de uma cachoeira na tarde de domingo de Páscoa (12) em Guarda-Mor.

De acordo com o corpo de Bombeiros, o acidente foi registrado por volta das 16hs, na cachoeira da fumaça, a aproximadamente 80 KM da cidade de Paracatu.

Segundo os bombeiros, um grupo de jovens estava na parte alta da cachoeira e a vítima se aproximou da queda d'água e não foi mais visto pelos colegas.  Ao notarem que o jovem de 27 anos tinha desaparecido os demais fizeram buscas e o visualizaram caído na parte inferior da cachoeira em local de difícil acesso e pouca visibilidade.

 

A Polícia Militar foi acionada e com uso de um drone, conseguiu visualizar onde o corpo do jovem estava sendo retirado pelos bombeiros. A equipe utilizou técnicas e equipamentos para trabalhos em altura a equipe de bombeiros conseguiu acessar e retirar a vitima do local.

O jovem sofreu uma queda de aproximadamente 80 metros de altura,  em dois patamares sendo um patamar de aproximadamente 25 metros e outro de aproximadamente 55 metros de altura.

A vítima estava em caída com parte do corpo submerso na água em local bem raso, com apenas alguns centímetros de profundidade e presença de muitas pedras. Não se sabe o que teria provocado a queda do jovem.

Polícia prende suspeitos de furtar 15 mil testes de coronavírus em SP

Domingo 12/04/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Polícia Civil de São Paulo prendeu, na tarde deste sábado (11), 14 suspeitos de integrar a quadrilha que furtou cerca de 15 mil kits de testes de diagnóstico de covid-19 do Aeroporto Internacional de Guarulhos. O grupo, formado por pessoas com idade entre 22 e 59, também levou do terminal 2 milhões de itens de equipamento de proteção individual (EPI), como óculos, luvas, álcool em gel e máscaras.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo informou que a carga foi localizada em um galpão do bairro Ipiranga, zona sul da capital paulista, onde os suspeitos foram detidos em flagrante. A operação foi coordenada pelo Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), da corporação.

A divisão descobriu o endereço após apurar que uma pessoa estaria vendendo os produtos clandestinamente. Ao chegar ao local, os agentes do Dope as caixas contendo os kits e produtos de EPI e, ainda, um machado, uma faca, uma carabina calibre 40, uma espingarda calibre 12 e três pistolas calibre 380.

No comunicado encaminhado à Agência Brasil, a secretaria acrescenta que outras três pessoas são investigadas por envolvimento no caso. "O caso foi registrado como furto, receptação qualificada e resistência na 3ª Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista (Deatur) do Aeroporto Internacional de Guarulhos, que instaurou inquérito policial para prosseguir com as investigações".

País precisa ser informado sem pânico, diz Bolsonaro

Domingo 12/04/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (12) que o país precisa ser informado sobre o que “realmente acontece”, sem pânico. Sem citar diretamente o isolamento social praticado em vários estados brasileiros, assim como em todo o mundo, em virtude da pandemia de covid-19, Bolsonaro disse que as pessoas precisam de liberdade.

“Precisamos cada vez mais de liberdade. O país precisa ser informado do que realmente está acontecendo. E não através do pânico, mas através de mensagens de paz, de conforto, [para] cada um se preparar para a realidade”. Sua fala ocorreu na abertura de uma videoconferência com representantes católicos e evangélicos com o objetivo de celebrar a Páscoa. Essa celebração foi transmitida ao vivo pelas redes sociais do Planalto e do próprio Bolsonaro.

O presidente é um defensor do fim do isolamento imposto à sociedade para evitar que o covid-19, altamente contagioso, se espalhe ainda mais pelo país. O vírus já matou no Brasil, de acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, 1.124 pessoas. Quase 21 mil pessoas estão infectadas.

Bolsonaro tem manifestado preocupação com os prejuízos econômicos que vêm junto com o isolamento social, uma vez que grande parte do comércio está fechada. Setores como o turístico e de restaurantes, dentre outros, já registram perdas significativas. Para combater a recessão, o presidente defende o chamado “isolamento vertical”. Nele, apenas os grupos de risco ficariam isolados em casa. Ou seja, idosos e doentes crônicos ficaram em casa, enquanto jovens e adultos saudáveis sairiam de casa para trabalhar normalmente.

Bolsonaro começou sua fala afirmando que o Brasil é “o país mais cristão do mundo”, disse que vivemos um momento difícil, sem citar o diretamente o novo coronavírus. Em seguida, acrescentou que só Deus tem a cura. “Vivemos um momento difícil. Sabemos quem pode nos curar [nesse momento, Bolsonaro aponta para cima]. Deus sempre acima de tudo. Nós aqui na Terra temos que fazer a nossa parte.”