Orthodontic

Covid-19: Santander orienta servidores municipais para evitar filas em dia de pagamento

Retirada de dinheiro poderá ocorrer, sem custo, nos caixas 24h localizados em diversos pontos da cidade

Quarta 01/04/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Diante da proximidade do pagamento de salário aos servidores municipais, agendado para sexta-feira (3), o Banco Santander emitiu comunicado orientando os clientes a evitar a formação de filas no momento do saque. Isso é necessário pois o atendimento precisa ser contingenciado de modo a respeitar as medidas contra a propagação do coronavírus.

Dessa forma, o Santander pede aos servidores que deem preferência, sempre que possível, à utilização do cartão de débito para pagamento no comércio. A unidade ainda informa que seus caixas eletrônicos funcionam no horário habitual, 6h às 22h, não sendo necessário acumular atendimentos em certos períodos do dia.

Além disso, a retirada de dinheiro poderá ocorrer, sem custo, nos caixas 24h localizados nas lojas dos supermercados Bernardão, Bretas (Av. Brasil) e Big, na rodoviária e no Posto Caiçaras (Avenida Marabá). O banco reforça o pedido para que seja respeitada a distância mínima de um metro entre as pessoas.

O Santander disponibiliza mais informações no site exclusivo criado para este momento de pandemia: www.santander.com.br/coronavirus.

Projeto Patos Mais Verde é tema de reunião do Codema

André Franco apresentou dados de projeto municipal para adoção de áreas verdes

Quarta 01/04/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A mais recente reunião do Conselho de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema), realizada na primeira quinzena de março, contou com a participação do assessor especial de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, André Franco. Ele foi convidado para apresentar aos presentes dados do Projeto Patos Mais Verde, que trata da adoção de áreas verdes, praças, canteiros e jardins no município.

Segundo André Franco, o projeto é desenvolvido há três anos e conta com mais de 30 adotantes. "Muitos parceiros realizam ótimo trabalho, cuidando bem da área adotada e atendendo, assim, ao Termo de Responsabilidade assinado entre os contribuintes físicos e jurídicos e a prefeitura", destacou o assessor de Desenvolvimento Econômico.

Ele afirmou ainda que, desde o início do projeto, várias empresas próximas ou adjacentes a áreas passíveis de adoção foram visitadas. Entretanto, embora muitos empresários e moradores acreditem no potencial do projeto, alguns não dão continuidade ao trabalho, abandonando esses locais e equipamentos públicos. Para André, esse é o maior dos entraves enfrentados pelo projeto desde sua criação em 2017.

Os conselheiros do Codema dispuseram-se a contribuir com o projeto por meio da sensibilização da população e divulgação do Patos Mais Verde. O conselheiro Helberth Henrique, representante da Fiemg Regional Alto Paranaíba, dispôs-se a apoiar a iniciativa com a mobilização de empresas e indústrias ligadas à federação.

Outro ponto de destaque na pauta da reunião esteve relacionado à aquisição de veículo para fiscalização ambiental e apoio à secretaria executiva do Codema. Os conselheiros aprovaram a aplicação dos recursos financeiros destinados ao Fundo Municipal de Meio Ambiente na aquisição do automóvel que auxiliará tanto a Diretoria de Meio Ambiente quanto o Codema.

Foi apresentada, por fim, a minuta da Instrução Normativa que trata da regulamentação de eventos artísticos, culturais, esportivos, bem como de feiras, festas e outras atividades correlacionadas em áreas verdes, unidades de conservação e parques municipais de Patos de Minas. Definiu-se que os conselheiros receberão rascunho do documento para análise e considerações acerca de seu conteúdo para posterior apreciação e aprovação.

A coordenadora de Parques Municipais e Áreas Verdes de Patos de Minas, Sophia Vieira, também participou da reunião.

Patrocínio confirma mais dois casos de Coronavírus; pacientes já se recuperaram

Quarta 01/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Secretaria de Saúde de Patrocínio confirmou mais dois casos de Covid-19 (Coronavírus), no Boletim Epidemiológico dessa quarta-feira (01/04), totalizando 3 casos confirmados. Os três pacientes que testaram positivo no município já estão recuperados.

O boletim informou ainda que 3 casos já foram descartados e 16 casos suspeitos aguardam o resultado do exame. Desses casos suspeitos, 8 estão em isolamento domiciliar, 6 estão internados em estado grave e 2 óbitos suspeitos são investigados.

Outros 219 casos foram monitorados com sintomas gripais leves e não foram testados, sendo que 141 estão em isolamento e 78 foram liberados do isolamento.

Governo Federal inicia distribuição de 500 mil testes rápidos para Covid-19 na próxima semana

Exames serão utilizados para o diagnóstico da doença em profissionais que atuam na área de saúde

Quarta 01/04/2020 - André Amâncio
Fonte: Governo Federal
Feed do PatosAgora

Os primeiras 500 mil unidades de testes rápidos para o diagnóstico do coronavírus (Covid-19) já estão no Brasil. Trata-se do primeiro lote de um total de 5 milhões de exames adquiridos pela Vale e doados ao Ministério da Saúde. Os testes serão utilizados em profissionais de saúde que atuam nos postos de saúde e hospitais de todo o País, além de agentes de segurança, como policiais, bombeiros e guardas civis que estejam com sintomas da Covid-19.

O objetivo da priorização é garantir que estes profissionais, que estão na linha de frente do atendimento à população, garantindo cuidados médicos e de segurança, recebam o diagnóstico e tenham a oportunidade de retornar às atividades de forma segura. Vale lembrar que, segundo decreto presidencial, esses setores são considerados atividades essenciais.

O resultado do teste rápido sai em até 30 minutos. Esse tipo de exame é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas, como febre e tosse. Não é recomendado para uso em toda a população, uma vez que não consegue diagnosticar o início da doença. “É um teste rápido, mas ele mede o anticorpo. Você teve a gripe, que pode ser de qualquer vírus e, no sétimo dia, a gente fala que a gripe que você está ou que já acabou era causada pelo coronavírus. Esse teste vai ser fundamental para a gente saber se aquela enfermeira, aquele médico ou o profissional de segurança, que teve uma gripe ou que está com uma gripe, testou positivo para coronavírus. Se sim, vamos tratar de um jeito. Se não, poderá retornar ao trabalho”, esclareceu o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

A Receita Federal realizou a fiscalização da carga em tempo recorde. Em um tempo total de 68 minutos, a Equipe de Vigilância Aduaneira da Alfândega da Receita Federal no aeroporto de Guarulhos conferiu e acompanhou o chamado "desembaraço aduaneiro", que é a liberação, pela órgão, da entrada de mercadorias no País após a comprovação da regularidade da carga.

Antes de iniciar a distribuição, os testes rápidos vão passar por análise da qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fiocruz. A análise de qualidade de todos os insumos adquiridos pelo Ministério da Saúde é praxe para garantir a segurança do produto. A expectativa é de que, a partir da próxima semana, comecem a ser distribuídos para todos os estados.

O restante dos testes rápidos doados pela Vale (4,5 milhões) deve chegar ao Brasil ainda no mês de abril. 

Coronavírus: 124 casos totais registrados e 114 aguardam exame em Patos de Minas

Quarta 01/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o boletim epidemiológico dos casos de Coronavírus nessa quarta-feira, 1 de abril.

De acordo com a Secretaria, foram registrados 124 casos totais como suspeitos. 10 casos já foram descartados e 114 ainda aguardam resultado. Nenhum caso ainda foi confirmado em Patos de Minas.

Minas Gerais registra terceiro óbito

Minas Gerais confirmou a terceira morte por Covid-19 nessa quarta-feira (01/04). O paciente de 44 anos do sexo masculino, residia no município de Mariana. O óbito ocorreu na segunda-feira (30/03), em um hospital em Belo Horizonte, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

De acordo com o secretário de Saúde de Mariana, Danilo Brito, em um vídeo divulgado no Facebook, o paciente foi contaminado por transmissão comunitária, pois não viajou para regiões de risco ou para fora do país.

O secretário disse ainda que o paciente, que aparentemente estava fora do grupo de risco, deu entrada na Policlínica do município e recebeu toda a assistência, com utilização do aparelho respiratório. Ele foi transferido para um hospital da cidade e, posteriormente, para um hospital em Belo Horizonte.

Até o momento, Minas Gerais registrou 34.018 casos suspeitos de infecção por Covid-19, com 314 casos confirmados. 45 óbitos estão sendo investigados.

Romeu Zema destaca trabalho para ampliação de leitos em Minas Gerais

Governador e secretário da Saúde visitam Hospital da Baleia em busca de parcerias para o enfrentamento ao coronavírus

Quarta 01/04/2020 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas
Feed do PatosAgora

O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, visitaram na manhã desta quarta-feira (1/4) o Hospital da Baleia, em Belo Horizonte. Eles conheceram o trabalho e a estrutura da instituição, que poderá disponibilizar leitos para o tratamento de pacientes com o coronavírus. O Governo de Minas tem buscado estabelecer parcerias com hospitais públicos municipais, privados e filantrópicos para ampliar o número de leitos no estado.

Zema foi recebido pela diretora-presidente do Hospital da Baleia, Tereza Guimarães Paes, e pelos demais diretores, que apresentaram os projetos e demandas da instituição. O governador destacou a importância de se aproveitar as estruturas já existentes em Minas para que o estado se prepare cada vez mais para o enfrentamento da pandemia.

“É muito mais fácil utilizarmos os leitos já existentes do que criar novos, por uma questão de custos, sinergia e agilidade. Já há uma estrutura física construída, com quase tudo pronto. Precisamos ampliar os investimentos para a montagem dos leitos”, afirmou Romeu Zema.

A expectativa é de que pelo menos 100 leitos no Hospital da Baleia sejam disponibilizados para o tratamento do Covid-19, podendo, ainda, ser ampliado a partir da adequação de unidades que, atualmente, estão desativadas, podendo servir como hospitais de campanha em um primeiro momento.

O secretário de Saúde Carlos Eduardo também ressaltou o esforço do governo para ampliar os investimentos na área e no desenvolvimento de ações para minimizar os impactos da pandemia, como a ampliação da realização de testes do Covid-19, a compra e produção de equipamentos e o adiantamento de repasses do governo por meio de seus programas.

Estrutura

Referência em assistência médico-hospitalar de qualidade e humanizada há 75 anos, o Hospital da Baleia realiza mais de 600 mil procedimentos médicos anualmente. São atendidos cidadãos de 88% dos municípios mineiros, a maioria vinda pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas, também por convênios e particular.

São mais de 27 especialidades médicas e Centros de Referência em Oncologia Adulta e Pediátrica, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além do Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare). O Baleia conta com parceiros, voluntários e doações solidárias para manutenção de seu trabalho.

Motorista morre em grave acidente na curva da morte na BR-146

Quarta 01/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um motorista de 31 anos morreu em um grave acidente no início da tarde dessa quarta-feira (01/04), na altura do km 87 da rodovia BR-146, no distrito de Catiara, município de Serra do Salitre (MG). O acidente aconteceu em um trecho conhecido como “Curva da Morte”. Três acidentes foram registrados no local nas últimas 48 horas.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), a carreta emplacada em Engenheiro Coelho (SP) carregava 15.000 kg de laranja e seguia no sentido Serra do Salitre à Araxá. Por motivo ignorado, tombou à esquerda, chocou contra barreira de divisão do fluxo, parando sobre a pista de rolamento.

O condutor que estava preso meio as ferramentas, foi identificado como sendo o senhor A.F.C.N, 31 anos e faleceu no local do acidente.  A perícia esteve no local, após conclusão dos trabalhos encaminhou o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML) de Patrocínio.

 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Governo de Minas institui plano de redução de despesas em R$ 4,3 bilhões até o fim do ano

Quarta 01/04/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Diante do cenário de crise provocado pela pandemia, o Governo de Minas Gerais instituiu um plano de redução de gastos para amenizar os impactos financeiros e garantir a atuação do Estado no combate ao coronavírus. O Executivo estadual deixará de gastar R$ 4,3 bilhões até dezembro - o que não atingirá as ações na área da Saúde.

O Plano de Contingenciamento de Gastos do Poder Executivo, publicado no dia 1º de abril de 2020 no Diário Oficial de Minas Gerais, estabelece as diretrizes de redução de despesas para os órgãos e entidades da administração estadual direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, das empresas dependentes e dos fundos estaduais. Entre as medidas, está o corte de gastos com aluguéis, diárias, passagens, contas de água, luz e gastos com almoxarifado.

O secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy, explicou, durante coletiva de imprensa realizada ao vivo por videoconferência nesta quarta-feira (1/4), que o plano busca alternativas para contornar a queda de arrecadação prevista nos cofres do estado durante a pandemia do coronavírus. A previsão é de que o valor possa chegar a R$ 7,5 bilhões.

“A única alternativa que nos resta para poupar recursos para atender as necessidades dessa crise de saúde pública e manter os compromissos com o funcionalismo, é cortar gastos. Nesse sentido, o governador publicou um decreto que contingenciou as despesas do poder Executivo da ordem de 49% de despesas discricionárias, excetuando Saúde”, afirmou o secretário de Planejamento e Gestão.

Otto Levy ainda aproveitou para fazer um apelo aos empresários mineiros para ajudar o Estado a enfrentar a pandemia. “Tendo em vista que o pagamento de impostos do mês de abril se refere à competência de março, quando ainda não havia a crise do Covid-19, queria fazer um apelo para que sejam pagos os impostos referentes ao mês de março. Essa é a maior contribuição que se pode dar nesse momento ao estado de Minas Gerais. Por que é um pagamento de impostos de uma receita que já aconteceu, de uma venda que já aconteceu, de um dinheiro que já entrou no caixa das empresas”, disse.

No plano, também é prevista a suspensão, por até 120 dias, de contratos considerados não essenciais para a execução das políticas públicas. Quando não for possível a suspensão, os contratos terão seus valores reduzidos em 25%, conforme previsto e permitido pela legislação vigente. Ficam de fora da suspensão, além dos contratos relacionados à Saúde, despesas essenciais para a atuação das forças de Segurança Pública.

Cortes

Dentre as diretrizes estabelecidas, estão a suspensão de contratos de serviços considerados não essenciais para as políticas públicas, a vedação de celebração de novos contratos de locação de imóveis e de consultoria técnica, além de gastos com cursos, eventos e atividades semelhantes. As exceções serão avaliadas pelo Comitê de Orçamento e Finanças. As despesas realizadas com recursos de convênios e similares também não estão incluídas.

Foram fixados limites de despesas em diferentes itens, tendo como referência os valores executados em 2019. Os gastos com aluguel, por exemplo, devem se limitar, este ano, a 90% do valor pago ano passado.

As despesas relacionadas à frota estadual foram limitadas a 50% do total executado em 2019 e os gastos com viagens – diárias, passagens áreas, entre outros – a 40%. O consumo de água, energia elétrica, telefonia fixa e demais serviços de utilidade pública, a 80%. Já as despesas com materiais de consumo e itens de almoxarifado também não deverão ultrapassar 50% do gasto no último ano.

Funcionalismo

As medidas também auxiliam no esforço do Estado de minimizar impactos da queda da arrecadação na folha de pagamento do funcionalismo. Também na entrevista desta quarta-feira, Otto Levy afirmou que o “governo está trabalhando para ter um calendário de pagamento dos salários dos servidores o mais rápido possível” e que ele será anunciado em breve.

Arrecadação

O secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa, explicou que os impactos do novo coronavírus atingem não só Minas Gerais, mas o Brasil e a economia mundial. A previsão é de que o Estado deixe de arrecadar R$ 7,5 bilhões em ICMS – mais importante imposto dos entes federativos. Este valor representa 14,12% da previsão de arrecadação do imposto durante todo o ano de 2020.

Barbosa lembrou, ainda, que Minas já enfrentava um processo de deficiência financeira, com um déficit previsto de R$ 13,3 bilhões na Lei Orçamentária Anual, aprovada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Com isso, o déficit para este ano pode ultrapassar os R$ 20 bilhões.

“O Estado não tem recursos acumulados, todo o dinheiro que arrecada direciona para pagamentos das suas obrigações junto aos servidores, prestando serviços de Saúde, Educação, Segurança, então não há qualquer poupança. Quase 90% do dinheiro que o Estado recebe vem do pagamento de tributos - ICMS, IPVA, entre outros. O governo vem fazendo várias ações, buscando ouvir os empresários em relação às suas demandas, trabalhando para que reverta, ou pelo menos minimize, esta situação. Como o Estado não tem capacidade de fazer qualquer ação direta para despender de recursos, então o que a gente faz é tentar buscar alternativas para atender toda a demanda da sociedade mineira, seja ela empresarial ou pessoa física”, afirmou Gustavo Barbosa.

Barbosa, no entanto, garantiu que está otimista quanto à recuperação de Minas após à pandemia. Segundo ele, o Estado continua atrativo para os investimentos já previstos para este ano e também para novos.

“O Estado de Minas continua sendo rico economicamente, tem toda uma capacidade de absorver os investimentos. Minas continua atrativa sob a ótica de investimento, temos uma população grande, que consome, temos infraestrutura, universidades. O estado continuará atrativo para os investimentos”, finalizou.

Apoio

O secretário-geral, Mateus Simões, também participou da coletiva nesta quarta-feira e destacou o empenho do governo em buscar apoio dos demais poderes e do governo federal na luta contra os impactos na Saúde e socioeconômicos em Minas.

“Os poderes estão sensíveis com a situação. Temos, inclusive, reunião marcada com o governador e com os demais chefes. Há um esforço nacional, e não é diferente em Minas Gerais, de integração dos poderes na busca de uma solução que não é só do Executivo, é do povo de Minas. E os poderes têm se mostrado sensíveis a isto até aqui. Ainda temos uma pauta contínua do governador com o presidente da República e há uma expectativa do Governo de Minas de que a gente consiga avançar ao longo dos próximos dias na direção de algum aporte financeiro nas contas do Estado”, afirmou.

Comércio patense começa a reabrir após o novo decreto

Quarta 01/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

As lojas do centro de Patos de Minas voltaram a abrir na tarde dessa quarta-feira (01/04), após o decreto 4.801, de 31 de março de 2020, que flexibiliza o comércio lojista na cidade.

Muitas lojas que não estão localizadas na região central já estavam abertas antes do prazo determinado.

De acordo com o Artigo 12, O comércio lojista poderá funcionar no horário de 12:00h às 18:00h, de segunda a sexta-feira.
 

  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net
  • Feed do PatosAgora | Patos Agora - A notícia no seu tempo - https://patosagora.net

Conserbrás fará coleta de lixo em Carmo do Paranaíba

Quarta 01/04/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Atendendo a população de Carmo do Paranaíba a Administração Municipal realizou nova licitação para coleta de lixo na cidade e em Quintinos. A empresa vencedora foi a gabaritada e de muita responsabilidade ambiental Conserbras que tem 30 anos de atuação no mercado em várias áreas de limpeza e até mesmo no setor de segurança.

O início da coleta será a partir de 01 de abril e a expectativa é que agora os anseios da população possam ser atendidos em 100%.

Confira a programação inicial da coleta de Lixo:

Bairros: Centro, Lagoinha, JK, Rosário, Niterói, Village Veth, Minas Gerais e Alvorada abaixo da Avenida Tancredo Neves, terão coleta diária de lixo, com início às 16 horas.

No Distrito de Quintinos as coletas serão realizadas às terças e sábados no período da tarde.

Demais bairros as rotas serão as mesmas que estavam sendo realizadas anteriormente. Com o decorrer do tempo e necessidade de alterações a população será informada diretamente pela Conserbras. Dúvidas e sugestões, entre em contato no 0800-945-3000.