Orthodontic

Covid-19: Quatro mortes são confirmadas pela Secretaria de saúde e 55 seguem em investigação

Quinta 02/04/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A secretaria de Saúde de Minas Gerais divulgou um novo boletim nesta quinta-feira(02/04). Até o momento são 39.084 casos suspeitos para COVID-19, 370 casos confirmados. Cinquenta e cinco (55) óbitos estão em investigação e quatro (4) óbitos foram confirmados.

 Óbitos em investigação – óbitos suspeitos de COVID-19 que aguardam a realização de exames laboratoriais e levantamento de informações clínicas e epidemiológicas. Até o momento foram notificados 80 óbitos suspeitos, sendo 21 descartados para COVID-19.

Foi informado pelo CIEVS/MINAS que dos 03 óbitos confirmados incluídos no boletim de 02/04/2020 às 10:00, um teve exame laboratorial não detectável para COVID-19 (caso do município de São Gonçalo do Rio Preto, que foi atualizado como óbito descartado) e dois permanecem em investigação (01 do município de Juiz de Fora e 01 do município de Contagem).

O erro se deu em razão de estes 03 pacientes terem exames positivos para outras doenças no sistema de informação de exames laboratoriais da FUNED, o que não foi percebido no momento da captação dos dados. Ressaltamos que hoje dia 02/04/2020 foi confirmado mais 01 óbito por coronavírus do município de Belo Horizonte. Dessa forma, até este momento, o estado de Minas Gerais tem 04 óbitos confirmados.

Considerando que o Ministério da Saúde classificou todo o país como transmissão comunitária, além da necessidade de qualificar as informações sobre a circulação do Coronavírus em Minas Gerais, a partir de 23/03/2020 o Boletim Informativo Diário COVID-19 publicará o detalhamento apenas dos casos confirmados.

Funcionária de vidraçaria denuncia assédio sexual cometido por patrão

Em conversa com os policiais, o suspeito disse que era apenas brincadeira.

Quinta 02/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Uma jovem de 20 anos acionou a Polícia Militar (PM) na manhã dessa quinta-feira (02), para denunciar um caso de assédio sexual, cometido no local de trabalho pelo patrão. O fato ocorreu em uma vidraçaria localizada em Patos de Minas. Em conversa com os policiais, o suspeito disse que era apenas brincadeira.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, a vítima disse que foi admitida na vidraçaria há dois meses e que seu patrão passou a lhe fazer gracejos e brincadeiras de caráter sexual, porém, por precisar do emprego, sempre relevou.

Entretanto, a jovem relatou que o assédio foi ficando insustentável, onde o patrão passou a fazer comentários com os funcionários e chegou até a fazer insinuações sobre sexo à três. Na data de ontem, o patrão teria tirado uma foto, sem a autorização da vítima, de seu glúteos.

O suspeito ainda enviou a foto para um funcionário via WhatsApp com a seguinte mensagem: “e ai vc topa?”, tendo o funcionário respondido: “na hora”. Diante da situação, a vítima não retornou após o almoço, uma vez que o comércio funcionaria com portas fechadas.

Diante da situação, os policias foram até a vidraçaria e fizeram contato com o suspeito, que alegou que tudo não passou de uma brincadeira e pediu desculpas para a vítima. O homem apagou a foto da mensagem enviada por WhatsApp e não quis mostrar o teor da conversa, porém a foto foi visa pelos policiais na galeria do aparelho. Por esse motivo, o celular do suspeito foi apreendido.

Primeiro caso de Covid-19 é confirmado em Patos de Minas

Quinta 02/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

O primeiro caso de infecção por Covid-19 (Coronavírus) em Patos de Minas foi confirmado na tarde dessa quinta-feira (02/04), pela Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de um homem, de mais de 60 anos, morador da cidade. O paciente está internado em hospital particular, em estado clínico estável, sem necessidade de respirador. Ele fez exame na rede privada.

O paciente está internado em hospital particular e a Secretaria aguarda encaminhamento para esclarecer mais profundamente o caso. O paciente é parente do idoso que faleceu com suspeita de Covid-19. 

A Secretaria Municipal de Saúde está monitorando o caso e as pessoas que tiveram contato próximo com o doente. Esses contatos estão orientados a permanecer em quarentena e vão assinar o termo de responsabilidade.

De acordo com o Boletim Epidemiológico, até o momento, foram registrados 128 casos totais como suspeitos. Desses casos, 10 foram descartados como negativo, 1 caso foi confirmado como positivo e 117 casos aguardam resultado de exame.
 

Homem comete furto em hipermercado e acaba preso

Quinta 02/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um homem de 38 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) na manhã dessa quinta-feira (02) após ser flagrado cometendo furto em um hipermercado no Pátio Central Shopping. O suspeito disse que cometeu o furto para trocar os produtos por bebida alcoólica e drogas.

De acordo com o boletim de ocorrência da PM, um funcionário do estabelecimento disse que estava fazendo o monitoramento quando flagrou o suspeito escondendo mercadorias nas vestes. Ao passar pelo caixa sem efetuar o pagamento, o homem foi detido pelos funcionários.

Diante dos fatos, a PM foi acionada no local e prendeu o homem de 38 anos por furto. Ele foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas.

Judiciário condena banco por desconto indevido

Correntista será indenizada porque sua assinatura foi falsificada no contrato

Quinta 02/04/2020 - Aislan Henrique

A 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve decisão da Comarca de Januária que considerou indevidos os descontos realizados pelo banco Panamericano S.A. na conta de uma correntista.

Ela deverá receber indenização de R$ 10 mil pelos danos morais e ser ressarcida pelo prejuízo material, já que comprovou que o contrato foi firmado por um terceiro que falsificou sua assinatura. Como o caso transitou em julgado, a condenação é definitiva.

A cliente alegou que nunca solicitou o empréstimo. Ela ajuizou ação de inexistência de débito contra o Panamericano pleiteando indenização por danos morais e o ressarcimento de todo o valor descontado de sua conta.

A instituição financeira se defendeu com o argumento de que havia um contrato assinado de forma lícita e de que a empresa agiu no exercício regular do direito. Além disso, argumentou que a consumidora se beneficiou do contrato firmado.

A tese não foi acolhida pelo juiz Juliano Carneiro Veiga, que determinou a devolução dos valores debitados, a interrupção dos descontos e o pagamento de reparação de R$ 10 mil.

Analisando o recurso ajuizado pela instituição financeira, o relator, desembargador José Américo Martins da Costa, manteve a decisão. Segundo o magistrado, ficou comprovado em exame grafotécnico que um terceiro falsificou a assinatura da consumidora para conseguir a contratação com o banco.

Além disso, não ficou comprovado nos autos que a cliente teve vantagens com a transação. Segundo o desembargador, a indenização por danos morais torna-se necessária para desestimular a instituição ou os funcionários que a representam de agir com negligência, permitindo que haja defeitos nos serviços prestados.

IFTM, Patos de Minas, trabalha na produção de 50 máscaras respiratórias para doação a hospitais da região

Produção é feita em impressora 3D e servidores envolvidos buscam doação de materiais para ampliar fabricação do escudo

Quinta 02/04/2020 - André Amâncio
Fonte: Por IFTM Campus Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O campus Patos de Minas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) está utilizando a sua capacidade técnica para colaborar no combate à pandemia da Covid-19. A unidade dispõe de uma impressora 3D, adquirida para um projeto de pesquisa e está usando material próprio e de doações para a produção de máscaras do tipo escudo, as chamadas “face-shield”, na qual o usuário encaixa um suporte na cabeça e tem um escudo de acetato entre seu rosto e o ambiente.

A impressora 3D está dedicada exclusivamente ao processo de produção de máscaras, desde os suportes até as viseiras. A produção por dia é pequena, cada máscara demora 2h30 para ser fabricada, mas já há material disponível para 50 máscaras e a professora responsável, Carolina Pimenta Mota, afirma que uma vez que esse primeiro lote seja finalizado, o IFTM vai buscar doações para continuar com a produção. O Instituto doou dois quilos de filamentos e o campus Patos de Minas está divulgando nas redes sociais uma campanha para doação de acetato (material da viseira). Uma empresa da região, a Siccob Credipatos, fez a doação para as 50 primeiras máscaras.

As máscaras serão doadas, inicialmente, para o Hospital Regional, que é o maior hospital público da região, mas já se estuda a possibilidade de repassar equipamentos também a outros hospitais de Patos de Minas que possuem Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A professora explica que, em todo o Brasil, pesquisadores, profissionais ligados à impressão 3D ou mesmo entusiastas estão se reunindo em torno da iniciativa de produzir máscaras de proteção para profissionais de saúde.

“Existe uma iniciativa nacional organizada pela e-Nable, que usa a hashtag #cadaimpressaoconta. Como sigo as redes sociais de vários canais de impressão 3D, foi o primeiro contato que tive. O Hospital Regional já havia se inscrito como receptor de materiais e, como sei que a cidade de Patos de Minas dispõe de poucas impressoras 3D, entrei em contato com a professora Júnia Magalhães Rocha e, juntas, organizamos o início da produção e a captação de material”, afirma Carolina.

A partir da impressão no IFTM de Patos, o campus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) também passou a integrar a iniciativa. A professora Carolina entrou em contato com o professor Daniel Costa Ramos, da UFU, que colocou à disposição a impressora 3D da unidade para também produzir máscaras, utilizando os materiais que o IFTM conseguiu.

Carolina ressalta que continua em busca de doações para manter a produção. Os interessados em doar acetato ou outros materiais utilizáveis para a produção podem entrar em contato pelo telefone (34)999931-2007.

Ações do IFTM em outros campus

Na última semana, o Instituto doou 1400 máscaras respiratórias ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). As máscaras foram disponibilizadas pelo campus Uberaba do IFTM que as tinha em estoque para utilização em laboratórios de cursos técnicos e de graduação na área de Alimentos e de Química, por exemplo. São 1200 máscaras cirúrgicas, além de 200 máscaras respiratórias do modelo pff2 — peça semifacial filtrante —, que cobre nariz e boca e possui filtro eficiente para retenção dos contaminantes atmosféricos presentes no ambiente de trabalho na forma de aerossóis.

Policiais encontram cachos de bananas furtados em casa abandonada e doam para instituição de caridade

Quinta 02/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Policiais militares doaram vários cachos de bananas que foram encontrados durante patrulhamento na madrugada desse quinta-feira (02). As frutas haviam acabado de serem furtadas de uma casa, porém o proprietário não foi localizado.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), durante patrulhamento na Rua Major Gote, Bairro Centro, os militares visualizaram dois indivíduos em atitude suspeita. Os indivíduos foram abordados, entretanto nada de ilícito foi encontrado com os mesmos.

Próximo onde eles estavam haviam dois sacos com cachos de bananas verdes, recém colhidas, entretanto, os abordados negaram serem os dono das frutas. Os militares receberam a informação que as bananas foram furtadas de um quintal de uma casa abandonada nos fundos do Pátio Central Shopping, a qual possui proprietário, contudo, não localizado.

Dessa forma, sendo as frutas alimentos perecíveis, os militares fizeram a doação junto a uma instituição de caridade, onde as frutas foram entregues para as funcionárias de plantão.
 

Secretaria de Saúde alerta para golpe envolvendo vacina em domicílio

População deve ficar atenta e desconfiar de pessoas desconhecidas oferecendo serviços de saúde ou quaisquer outros

Quinta 02/04/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A Secretaria Municipal de Saúde está alertando moradores da cidade e da área rural quanto às condutas adotadas pela pasta durante a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza em andamento desde março. A medida é uma forma de evitar que golpistas aproveitem o momento e façam novas vítimas no município, como um idoso do distrito de Major Porto que precisou ser encaminhado ao hospital depois de receber uma falsa vacina e ter sido roubado.

Diante dessa ocorrência, a secretaria emitiu as seguintes orientações:

-embora esteja ocorrendo a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde não está vacinando em domicílio, nem na cidade nem na zona rural. Serão vacinados na própria residência somente os acamados, mas a data desse serviço ainda será divulgada.

-no caso da vacinação domiciliar, é importante explicar que os agentes de saúde estarão sempre em dupla, uniformizados e com crachá de identificação. Além disso são, geralmente, profissionais conhecidos da comunidade, pois atuam muito próximos da população;

-a Secretaria de Saúde alerta que o ocorrido em Major Porto foi um golpe, possivelmente aproveitando também o momento de receio da população quanto à pandemia de coronavírus. Vale lembrar que não há vacina ou injeção alguma até o momento que proteja contra esse vírus. A população deve ficar atenta e desconfiar da presença de pessoas não identificadas oferecendo serviços de saúde ou quaisquer outros.

A ocorrência - A aplicação do golpe em Major Porto ocorreu na terça-feira (31). O fato envolveu um idoso que recebeu em casa um casal, vestido de roupas brancas, dizendo que era do Programa Saúde da Família (PSF) e iria vaciná-lo. O homem e a mulher chegaram a aplicar um medicamento na vítima, deixando-a sonolenta, e aproveitaram para roubar uma quantia em dinheiro.

A equipe de saúde do distrito foi acionada somente na manhã de ontem, prestando o socorro necessário ao idoso e encaminhando-o para a UPA. Um boletim de ocorrência também foi registrado pelos profissionais. Segundo a secretaria, a vítima segue internada, apresenta quadro clínico estável e está recebendo toda a assistência necessária da equipe médica da unidade.

Homem fica gravemente ferido ao ser atropelado por carreta na BR-146

Quinta 02/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Um homem de 28 anos ficou gravemente ferido no início da noite da última quarta-feira (01), após ser atropelado por uma carreta. O fato aconteceu no km 103 da rodovia BR-146, no município de Serra do Salitre (MG).

De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), a vítima V. M. B, de 28 anos, desceu do ônibus que havia acabado de parar no acostamento da via e passou a sua frente, onde acessou a pista de rolamento sem verificar o transito.

Ao tentar atravessar a via a carreta, que seguia logo atrás no mesmo sentido do ônibus (Araxá sentido Serra do Salitre) atropelou o pedestre, o que causou seu lançamento ao solo e consequentemente os ferimentos.

A vítima foi socorrida ao Pronto Socorro da cidade de Serra do Salitre com amputação da perna direita, fratura exposta no braço esquerdo e trauma crânio encefálico. Devido a gravidade dos ferimentos a vítima foi transferida para o Hospital Regional Antônio Dias em Patos de Minas.


 

Bolsonaro sanciona MP da renda básica emergencial

Quarta 01/04/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na tarde desta quarta-feira (1º), a Medida Provisória (MP) que cria uma renda básica emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa, durante a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

A informação foi confirmada pelo ministro da Secretaria Geral da Presidência, Jorge Oliveira, em uma postagem no Twitter. A medida teve a votação concluída no Senado na segunda-feira (30) e agora será regulamentada por meio de um decreto.

O líder do governo no Senado Federal, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), informou que o texto sancionado por Bolsonaro contém três vetos, que ainda não foram publicizados pela Presidência da República.

A liberação dos recursos também depende da abertura de um crédito extraordinário no Orçamento federal. O pagamento será efetuado ao longo de três meses, com operacionalização pelas redes dos bancos públicos federais: Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, Banco do Brasil (BB), Banco da Amazônia (Basa) e Banco do Nordeste (BNB), após o cruzamento de dados para definir quem tem direito ao benefício.

Pelas regras contidas no projeto de auxílio emergencial aprovado pelo Congresso, os trabalhadores deverão cumprir alguns critérios, em conjunto, para ter direito benefício, como não ter emprego formal; não receber benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou de outro programa de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família; ter renda familiar mensal per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar mensal total (tudo o que a família recebe) de até três salários mínimos (R$ 3.135,00); e não ter recebido rendimentos tributáveis, no ano de 2018, acima de R$ 28.559,70.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro anunciou novas medidas para enfrentar a crise gerada pela pandemia da covid-19, inlcuindo uma MP para ajudar as empresas na manutenção dos empregos. Serão liberados R$ 51 bilhões para complementação salarial, em caso de redução de salário e de jornada de trabalho de funcionários, e R$ 40 bilhões (R$ 34 bilhões do Tesouro e R$ 6 bilhões dos bancos privados) de crédito para financiamento da folha de pagamento. Os detalhes da medida serão informados pelo Ministério da Economia.