Orthodontic

Máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o Coronavírus

Para proteger você e sua família, o Ministério da Saúde orienta a produção de modelos simples, de pano, que também funcionam como barreiras na propagação da doença

Quinta 02/04/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus, uma corrida mundial em busca de máscaras de proteção fez com que elas sumissem das prateleiras. O Ministério da Saúde está realizando compras de fornecedores nacionais e internacionais, em grandes quantidades, para garantir a proteção dos profissionais de saúde, que trabalham na assistência às pessoas doentes.

A confecção de máscaras caseiras tem se tornando um fenômeno mundial e qualquer cidadão pode fazer a sua em casa. Agora, o Ministério da Saúde do Brasil vai lançar uma campanha digital pela mobilização da população para fabricar as próprias máscaras de pano.

Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

“Você pode fazer uma máscara ‘barreira’ usando um tecido grosso, com duas faces. Não precisa de especificações técnicas. Ela faz uma barreira tão boa quanto as outras máscaras. A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual”, explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Máscaras de pano para uso comunitário funcionam muito bem e não são caras de fazer. Porque, agora, é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta a gente lamentar que a China não está produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas, e elas serão aquelas que nós tivermos”, completou Mandetta.

O Ministério da Saúde elaborou algumas orientações para que a população faça as máscaras com os materiais que têm em casa.

Covid-19 : Prefeitura de Uberlândia informa primeira morte na cidade

Quinta 02/04/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Prefeitura de Uberlândia informa que, nesta quinta-feira (2), foram confirmados os primeiros óbitos por Covid-19 no município. A primeira paciente era uma mulher de 61 anos que estava internada no Hospital Municipal.

A prova e contraprova da presença do Coronavírus foram atestadas pelo laboratório Check-up e pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Também foi confirmado pelo laboratório CheckUp o resultado positivo para COVID-19 em uma segunda vítima, um homem de 80 anos, que faleceu no dia 30 de março.


Esta nota foi atualizada às 22h58 do dia 02 de abril de 2020 pela Prefeitura de Uberlândia.

Açougues no mercado voltam a ser fiscalizados pelo Procon

Quinta 02/04/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Os açougues localizados no interior do Mercado Municipal voltaram a ser vistoriados pelo Procon de Patos de Minas.

O intuito da ação foi constatar o cumprimento ou não da recomendação para que os comerciantes expusessem, por meio de placas informativas, a precificação dos produtos por eles vendidos.

Na ocasião foi averiguado que todos os fornecedores atenderam aos termos da solicitação, cumprindo, dessa forma, as normas consumeristas.

O órgão de proteção e defesa do consumidor local havia feito a recomendação aos açougueiros do Mercado Municipal há cerca de 15 dias, após receberem denúncias de clientes. A ação ocorreu conjuntamente com o Ministério Público Estadual.

Bandidos armados invadem casa no Bairro Cerrado

Quinta 02/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Dois homens armados assaltaram uma loja de eletrônicos e uma residência anexa na manhã dessa quinta-feira (02), na Rua Quirino Fonseca, no Bairro Cerrado.

De acordo com a vítima, estava em frente sua casa, onde também funciona sua loja de eletrônicos, momento que um veículo Gol parou na frente e o passageiro abordou a vítima com uma arma de fogo.

O motorista portava uma arma branca e obrigou a vítima a entrar na casa. Os autores roubaram correntes e pulseiras de ouro e um aparelho celular novo, ainda na caixa. Quando os bandidos perceberam que haviam mais pessoas na casa esses evadiram. Um homem de 21 anos acabou preso suspeito do crime.

Disseminação de notícias falsas pode levar à prisão

Quinta 02/04/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Você sabia que espalhar notícias falsas é contravenção penal? As chamadas “fake news” podem, sim, gerar responsabilização penal, configurando a infração de “provocar alarme falso” (artigo 41 da Lei das Contravenções Penais). O responsável pode pegar pena de 15 dias a seis meses de prisão ou multa.
Na última terça-feira (31/03), por exemplo, a denúncia de que um indivíduo teria registrado um vídeo que supostamente mostrava o desabastecimento de alimentos na Central Estadual de Abastecimento (Ceasa), em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte – caso que teve repercussão nacional - , levou a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) a apurar o delito, culminando na identificação e qualificação do suspeito.

Nos próximos dias, o responsável deve ser ouvido na delegacia acompanhado do advogado. “Infelizmente, em tempos de crise como a atual pandemia, muita solidariedade se dissemina, mas também temos problemas como as notícias falsas, que só prejudicam a sociedade”, ponderou o Chefe do 2º Departamento de Polícia Civil em Contagem, Delegado-Geral Rodrigo Bustamante.

Conforme apurações, a PCMG constatou que possivelmente o vídeo foi gravado durante horário de higienização do Ceasa ou quando não havia comercialização de produtos em andamento. Por meio de imagens de segurança, a Polícia Civil conseguiu identificar o momento em que o indivíduo gravava o vídeo, bem como o veículo que ele utilizou para chegar ao local. A partir dessas ações, a PCMG, por fim, identificou o suspeito, um trabalhador autônomo de 41 anos, que já foi intimado a prestar esclarecimentos perante a Polícia Civil. O homem não possui antecedentes criminais.

A tipificação exata do crime dependerá do andamento das investigações para ser definida. Inicialmente, o indivíduo deve responder pela contravenção de provocar alarme falso. "A depender da gravidade dos fatos, que podem levar ao desdobramento de nova investigação, o suspeito pode incorrer inclusive em crimes mais graves. Ainda estamos apurando”, adiantou o Delegado responsável pelo inquérito, Saulo de Tarso.

“O que nos chamou a atenção durante as apurações é que o lugar onde o vídeo foi gravado situa-se em um local do Ceasa conhecido como ‘a pedra’, onde os comerciantes fazem a negociação de verduras, frutas e diversos alimentos. Esse comércio começa de madrugada, por volta das 2h30 e vai até as 23h. Fora esse período, o local fica vazio, o que teria sido aproveitado pelo suspeito para a gravação do vídeo”, comentou o Delegado Regional em Contagem, Luciano Guimarães.

Bustamante ressaltou que as hipóteses levantadas de que a divulgação do vídeo serviria ao propósito de gerar uma possível instabilidade política e/ou econômica dependem do andamento do inquérito. “Ainda não descartamos nenhuma hipótese. Caso sejam comprovadas outras práticas criminais mais graves, o suspeito será devidamente responsabilizado”, finalizou.

Pesquisadores da USP criam respirador 15 vezes mais barato

Quinta 02/04/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Uma equipe multidisciplinar da Escola Politécnica, da Universidade de São Paulo (Poli-USP) projetou um ventilador pulmonar emergencial de baixo custo, que poderá servir para o atendimento de pacientes de covid-19. Batizado de Inspire, o protótipo tem mais duas vantagens: pode ficar pronto em menos de duas horas e é feito de peças que podem ser encontradas no país, ou seja, não necessita de componentes importados.

Os respiradores disponíveis no mercado custam, em média, R$ 15 mil, enquanto o valor do Inspire é de R$ 1 mil, aproximadamente. O modelo desenvolvido pelos pesquisadores da Poli-USP foi registrado com uma licença open source, o que significa que qualquer pessoa interessada pode acessar o passo a passo de manufatura e fabricá-lo. A exigência é de que se obtenha autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O professor Marcelo Knorich Zuffo, da Poli-USP, ressalta que o protótipo foi concebido para ser usado "em uma eventual condição catastrófica", causada pela falta de ventiladores pulmonares comerciais. "Nosso projeto é de um ventilador de emergência", ressalta o acadêmico, que divide a coordenação do projeto com o docente Raúl Gonzalez Lima, especialista em engenharia biomédica.

"Inclusive, a gente já está conversando com as autoridades para fazer uma delimitação bem clara sobre quais as circunstâncias em que esse produto deve ser usado", acrescenta Zuffo.

O projeto está, atualmente, em fase de "integração e homologação", com o sistema de inspiração e expiração já sendo testado, explica Zuffo. Agora a equipe também avança na validação química do padrão respiratório e mantém interlocução com o governo federal, para tentar emplacar parcerias que permitam a produção do ventilador em maior escala. A última reunião foi realizada na última terça-feira (31), com representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do Ministério da Saúde e da Anvisa.

No total, cerca de 40 pessoas compõem a equipe do projeto. Os pesquisadores têm passado até 18 horas do seu dia desenvolvendo as atividades, iniciadas no dia 20 de março.

Zuffo comenta que a iniciativa foi possível porque os membros da equipe já detinham conhecimento sobre a montagem de ventiladores pulmonares industriais. "Como nós tínhamos esse know-how à disposição na universidade, resolvemos criar meios para que esse conhecimento dos professores fosse disponibilizado à sociedade", diz. "A gente resolveu se mobilizar quando percebeu a dramaticidade dessa situação nos outros países. Temos relatos de que em Nova York não há ventiladores e, então, voluntários ficam apertando a bombinha para o paciente não morrer durante a noite."

Segundo o coordenador, a equipe colocou no ar o site do projeto, para divulgá-lo entre membros da comunidade científica, e tem recebido um volume expressivo de contribuições. Lá, é possível acompanhar o diário de bordo do grupo, que informa cada uma das etapas atingidas. "A gente abriu o site para criar um mecanismo de comunicação entre professores e a comunidade desse movimento. E já estamos tendo contribuições concretas. Há muita gente baixando e já começou a vir modelo de algoritmo, desenho de projeto industrial", afirma.

Zuffo conta ainda que a equipe se surpreendeu com a quantia de R$ 161 mil, arrecadada em uma vaquinha online criada para dar subsídio ao projeto. O resultado alcançado superou as expectativas dos pesquisadores, que imaginavam conseguir juntar em torno de R$ 20 mil. "Isso mostra que temos uma sociedade extremamente generosa, e a gente está tentando responder a essa generosidade da forma mais responsável e séria possível, a despeito da gravidade da situação", finaliza o professor da USP. 

Avenida Afonso Queiroz recebe microrrevestimento

Expectativa é deixar a cidade em condições aceitáveis de tráfego em um mês

Quinta 02/04/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Nessa quarta-feira (1º), a Secretaria de Obras Públicas concluiu o microrrevestimento em mais 565 metros lineares na Avenida Afonso Queiroz, na região do Bairro Jardim Panorâmico. Até agora, foram 1.275 metros de pista restaurada. Também já receberam o mesmo serviço, outras vias da cidade nos bairros Brasil, Cristo Redentor, Santo Antônio, Várzea, Vila Garcia, Aurélio Caixeta, São Francisco, Alvorada, Nova Floresta e Jardim América.

O microrrevestimento, mais conhecido como reperfilamento, tem a função de prolongar a vida útil do pavimento em cerca de dois a três anos. A camada mais fina aplicada (1,2 cm em média) não significa pouca efetividade. "É um impermeabilizante apropriado para as vias onde o asfalto está menos deteriorado e ainda é possível aproveitar a base. Isso porque ele sela as trincas, impermeabiliza a base do asfalto e evita que a água penetre", explica o secretário de Obras Públicas, Mauro de Lima Cunha.


A condição de cada rua é que define qual medida técnica será realizada no local. "Por isso não é verdade quando as pessoas dizem que não adianta passarmos ´essa borra de café` e que estamos recuperando vias que não têm buracos. O reperfilamento é uma espécie de prevenção, e é importante fazer", esclarece o secretário.

As equipes de tapa-buracos, além de prepararem as vias que irão receber o reperfilamento, estão atuando em outras regiões. Esta semana, por exemplo, trabalharam nas avenidas Tomás de Aquino, Marabá e Fátima Porto e nas ruas Elmo Hélio Pinheiro, Angra dos Reis, São Geraldo, entre outras. Elas também recuperaram a entrada da Vila Padre Alaor, no fim da Rua Mata dos Fernandes, no Vila Garcia.

Com a diminuição das chuvas, a expectativa do secretário Mauro de Lima é que a cidade esteja em condições aceitáveis de tráfego dentro de 30 dias.

Senha e drive thru surtem efeito positivo na organização da vacinação contra gripe

Secretaria de Saúde informará nova data de vacinação tão logo chegue a próxima remessa de vacinas

Quinta 02/04/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

A vacinação contra influenza ocorreu de maneira mais tranquila em Patos Minas na manhã desta quinta-feira (2). Idosos e profissionais de saúde compareceram às UBS com as senhas retiradas ontem, e o fato de elas conterem o horário de atendimento reduziu filas e aglomeração. Quem buscou o serviço nos pontos extras - Patos Central Shopping e Centro Integrado de Assistência à Saúde (CIAS) - aprovou o sistema drive thru implementado pela Secretaria Municipal de Saúde. A maior parte dos pacientes contribuiu, respeitando o distanciamento de pessoas quando houve espera.

"A distribuição de senha antecipadamente será mantida para as próximas datas de vacinação, que serão divulgadas tão logo saibamos quando a remessa de doses enviada pelo Governo estadual vai chegar. Hoje as pessoas colaboraram, e pedimos que isso se repita no dia de retirar a senha. Temos profissionais orientando sobre o espaçamento na fila, mas não há equipe suficiente para corrigir a distância entre as pessoas o tempo todo", disse o diretor municipal de Atenção Básica, Iraí Ferreira de Ázara Júnior. "As queixas que foram feitas e as sugestões dadas estão sendo avaliadas, nossa intenção é corrigir o que precisa e pode ser melhorado", acrescentou.

Hoje a aplicação das vacinas contra gripe aconteceu em 20 pontos da cidade, sem contar a área rural, que recebe equipes volantes. Até o momento, o município disponibilizou o serviço em três dias, totalizando em média 20 mil pessoas vacinadas contra influenza (entre maiores de 60 anos e profissionais de saúde), sendo cerca de 5 mil só nesta quinta-feira. A previsão é que o total de doses necessário para Patos de Minas chegue em pelo menos 17 remessas.

Diante dessa entrega gradual de vacinas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a secretária municipal de Saúde, Denise Fonseca, pede calma aos cidadãos: "A população não precisa se desesperar caso não consiga se vacinar neste momento. Conforme as doses forem chegando, vamos comunicar a retomada do atendimento até contemplar todos os que compõem os grupos prioritários das três fases da campanha".

Motociclista tenta passa em corredor de veículos na Major Gote mas acaba se acidentando

Quinta 02/04/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Polícia Militar (PM) registrou um acidente envolvendo um carro e uma moto na tarde da última quarta-feira (01), na Rua Major Gote, Bairro Centro. Não houve feridos.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, a condutora de 33 anos do veículo GM Classic estava parada no semáforo. No momento que o sinal abriu, os veículos seguiram em frente, momento que o condutor da Honda CG Fan, de 22 anos, passou em alta velocidade entre os carros e colidiu no para-choques do lado direito do Classic.

Não houve feridos no acidente.

Número de casos de covid-19 sobe para 7.910; mortes chegam a 299

Quinta 02/04/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus no país subiu de 6.836 para 7.910 de ontem (1º) para hoje (2), conforme atualização do Ministério da Saúde. O número de mortes passou de 240 para 299. O índice de letalidade subiu de 3,5% para 3,8%.

As mortes ocorreram em São Paulo (188), Rio de Janeiro (41), Ceará (20), Pernambuco (nove), Piauí (quatro), Rio Grande do Sul (cinco), Paraná (quatro), Amazonas (três), Distrito Federal (quatro), Minas Gerais (quatro), Bahia (três), Santa Catarina (dois), Rio Grande do Norte (dois), Sergipe (dois), Alagoas (um), Maranhão (um), Mato Grosso do Sul (um), Pará (um), Espírito Santo (um), Goiás (um), Paraíba (um) e Rondônia (um). 

Na entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, avaliou que a forma da propagação dos casos indica um acerto nas medidas de distanciamento social e quarentena dos governos estaduais.

“A gente está conseguindo ficar com curva menos íngreme. Está valendo a pena manter dinâmica de isolamento. Estamos ajudando para ter uma condição para atravessar período difícil”, comentou.

Sobre os impactos na economia, ele acrescentou que o governo vem promovendo iniciativas que criam um “colchão de proteção” e que a abertura das atividades terá que ser vista a partir da análise do desenvolvimento da pandemia no país.

“A gente consegue ir compatibilizando: estados em que podemos andar mais, e [lugares] onde vamos ter que segurar mais. Vamos ter que ir regulando. Se na Saúde a gente achar que está passando muito, vamos ter que segurar. Vamos fazer todo o possível para dar equilíbrio entre saúde e economia”, observou.

Leitos e insumos
O ministro informou que foi assinada hoje portaria destinando recursos para o atendimento exclusivo de pacientes com covid-19. Entre as medidas de reforço estão o pagamento de despesas com pacientes e o aumento do valor diário das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) custeadas pelo Executivo.

Os representantes do ministério da Saúde anunciaram a criação de um site no qual serão publicados os insumos repassados aos estados, bem como os recursos disponibilizados para leitos de UTIs.

De acordo com o site, em todo o Brasil há 30.623 leitos de UTI para adultos, enquanto outros 170 foram locados pelo Ministério. Em relação aos equipamentos de proteção, o Executivo repassou aos estados 24 milhões de luvas, 14,2 milhões de máscaras cirúrgicas e 742 mil aventais. Também foram encaminhados cerca de 500 mil testes rápidos.

Sobre a compra de materiais, Mandetta informou que foram adquiridos oito mil respiradores (utilizados em UTIs), que devem chegar em até 30 dias. Já sobre os equipamentos de proteção individual (EPIs), foram adquiridas 200 milhões de unidades. Contudo, o ministro vem alertando que diante de dificuldades com os fornecedores, a concretização das compras só se dará no momento em que os produtos chegarem, de fato, ao país.

Profissionais de saúde


O titular da Saúde abordou a iniciativa de criar um cadastro de profissionais de saúde, programa intitulado “Brasil Conta Comigo”. Segundo ele, o intuito é fazer um mapeamento dos trabalhadores que teriam disponibilidade de atuar em outras cidades ou estados que necessitem de reforço nas equipes das unidades de saúde.

Mandetta comentou a ação ajuizada pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ) contra o programa e a possibilidade de convocação de profissionais e afirmou que o intuito é deslocar apenas quem tem interesse, mas que, em uma eventualidade a convocação compulsória poderia ocorrer. “Não é obrigatório. Mas a lei prevê requisição de bens e serviços e se precisar a gente vai requisitar. Se tiver necessidade, vamos convocar sim.”, disse.

Como vem ocorrendo diariamente, o governo atualizou nesta tarde, em coletiva no Palácio do Planalto, os dados do avanço da doença no país. Participaram os ministros da Casa Civil, Walter Braga Netto; da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves; e do Turismo, Álvaro Antônio.

Máscaras caseiras


Mandetta defendeu a prioridade das máscaras médicas de proteção para os profissionais de saúde. Para a população, recomendou a produção ou aquisição de máscaras de pano, que funcionam como “barreira física”. Para isso, elas devem ser utilizadas somente por uma pessoa, que também deve ser a responsável por lavá-la. O indicado é que esses objetos tenham duas camadas de pano, ou sejam dupla face. Podem ser usadas como matéria-prima algodão, tricoline, TNT e outros tecidos. A lavagem deve ser feita com água e sabão ou água sanitária.

Vacinação


O ministro informou que a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe, com início previsto para o dia 16 de abril, terá a inclusão de profissionais de segurança, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e trabalhadores em portos. Até hoje, 15,6 milhões de pessoas foram vacinadas.

 

Novos casos


Os novos casos totalizaram 1.076. O resultado significou um aumento de 16% em relação ao total registrado antes. Mas, se considerados apenas os novos casos, o desempenho foi menor do que nos dois dias anteriores, quando os números foram, respectivamente, de 1.119 (em 1º de abril) e 1.138 (em 31 de março).

Nas últimas 24 horas, foram 58 novas mortes. O resultado é o maior série histórica. Nos três dias desta semana, os números de novas mortes totalizaram 23, 42 e 40. No tocante ao perfil das vítimas, 58% eram homens e 42%, mulheres. No recorte por idade, 89% das vítimas tinham acima de 60 anos.

Em relação ao quadro de saúde, 152 pessoas apresentavam alguma doença do coração,104 tinham diabetes, 42 tinham alguma condição de pneumopatia e 30 estavam com uma doença neurológica. As hospitalizações aumentaram de 1.274 para 1.587, uma elevação de 24%.