Orthodontic

Vários bairros de Patos de Minas apresentam quedas de energia

Quarta 25/03/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

Vários bairros de Patos de Minas estão tendo quedas de energia recorrentes durante a tarde dessa quarta-feira (25). De acordo com a CEMIG, o problema foi causado por um acidente na rede de distribuição. A previsão é que a situação se normalize até as 19 horas.

Foi registrado falta de energia elétrica nas regiões dos bairros Residencial Barreiro, Nossa Senhora de Fátima, Caramuru, Quebec, Abner Afonso, Vila Garcia, Bela Vista, Alvorada, Jardim Itamarati, Nova Floresta e Padre Eustáquio.

De acordo com relatos de alguns internautas, as quedas de energia acontecem em curtos períodos de tempo.

Prefeitura esclarece sobre caso de coronavírus atestado positivo em hospital particular de Patos de Minas

Patos de Minas continua sem nenhum caso positivo para Covid-19

Quarta 25/03/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Um suposto caso positivo de coronavírus em Patos de Minas tem sido divulgado nas redes sociais. Quanto a isso, a prefeitura esclarece:

O caso realmente foi atendido por um hospital particular do município, mas o paciente é originário de Guimarânia, portanto o caso não é contabilizado em Patos de Minas. O exame, realizado por laboratório particular, atestou positivo, porém será realizada nova coleta que será enviada ao laboratório oficial do Estado para validar esse resultado.

A Secretaria Municipal de Saúde continua os trabalhos intensos com o intuito de controlar a disseminação do vírus e solicita à população que tome cuidado com as notícias enviadas pelas redes sociais. O ideal é que as informações sejam obtidas por meio dos canais oficiais da prefeitura, atualizados diariamente com as ações de enfrentamento ao coronavírus no município.

Romeu Zema fala sobre a videoconferência com presidente e governadores do sudeste

Quarta 25/03/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

Em sua conta no Instagram, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou que o Ministério da Economia pretende propor medidas visando preservar os empregados e empregadores, devido a pandemia de Coronavírus.

As medidas, que ainda não foram anunciadas, foram discutidas em uma vídeo conferencia com o presidente Bolsonaro, vários ministros, e com os governadores da região Sudeste, Romeu Zema (MG), Wilson Witzel (RJ), João Dória (SP) e Renato Casagrande (ES).

Romeu Zema disse no vídeo que Minas Gerais está adotando as práticas recomendadas pelo Organização Mundial de Saúde (OMS), e a primeira preocupação é com a vida, porém compartilha da preocupação de Bolsonaro com a economia. Bolsonaro vem sendo duramente criticado após algumas declarações em que critica a forma como os Estados e Municípios vêm enfrentando a pandemia de Coronavírus.

Zema também disse que levou as necessidades de Minas Gerais ao presidente e ao ministro da economia, Paulo Guedes. De acordo com o governador, se a situação continuar, o estado pode sofrer uma queda na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), na ordem de 7,5 bilhões de reais, o que seria catastrófico para o Estado. O valor corresponde a duas folhas de pagamentos que o Estado arca mensalmente.

Romeu Zema informou ainda que está tentando antecipar recursos da Lei Kandir e pediu que Bolsonaro encaminhe e faça o Congresso aprovar o Plano Mansueto, que visa ajudar estados e municípios endividados.

VEJA O VÍDEO:

Governo mineiro quer mapear ecossistema de inovação no estado

Para realizar estudo, poder público estadual está convocando organizações para realizar cadastro

Quarta 25/03/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

O Governo de Minas Gerais quer dar visibilidade nacional e internacional ao ecossistema de inovação mineiro. Para isso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), realiza chamada para o cadastro de startups, empresas de base tecnológica, aceleradoras, fundos de investimento, universidades, incubadoras, NITs, governos municipais, dentre outros que compõem esse ecossistema.

A iniciativa tem como objetivo levantar informações para detalhar como o ecossistema mineiro estrutura-se, além de possibilitar o engajamento dos atores em ações que fomentem o empreendedorismo. Com as informações, o Governo de Minas Gerais publicará um estudo sobre o setor de ciência, tecnologia e inovação no estado. A base de dados sobre as instituições desse setor também será disponibilizada no portal Simi.

O mapeamento das instituições cadastradas facilitará conexões entre empresas, o que vai contribuir para o fortalecimento da economia, geração de negócios e para o aumento das chances de sucesso dos empreendimentos e iniciativas. Para fazer parte desta ação, deve-se cadastrar a organização até 31 de março via internet (clique aqui).

Hemominas intensifica cuidados para receber doadores e pacientes

Ações em todas as unidades envolvem cuidados com higienização e prevenção direcionadas a doadores, pacientes e servidores

Quarta 25/03/2020 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Feed do PatosAgora

Nos últimos meses, todas as unidades da Fundação Hemominas vêm enfrentando queda nos estoques de sangue devido a diversos fatores, como fortes chuvas e feriados prolongados. Agora, com o surto da doença Covid-19, o quadro se agravou, e assegurar ao doador um ambiente controlado para exercer a solidariedade torna-se imprescindível. Atenta a isso, a instituição vem implementando vários procedimentos para tornar mais seguros os processos relacionados à doação de sangue.

A Hemominas alerta que o atual cenário torna a doação de sangue ainda mais importante, "senão os pacientes hematológicos atendidos pela fundação em Minas Gerais, bem como todos aqueles que estão nos hospitais na dependência de transfusões, ficam duplamente fragilizados: pelo vírus em si e pela falta de sangue e hemocomponentes necessários à sua sobrevivência".

Com relação ao doador e aos pacientes, entre as medidas de higienização e prevenção, destacam-se a obrigatoriedade do uso do álcool gel/ líquido 70% nas mãos (qualquer doador ou pessoa que entrar nas unidades); só serão aceitas caravanas de doadores de, no máximo, dez pessoas; as salas de espera das unidades, como as de coleta do sangue, foram reorganizadas de forma a garantir um distanciamento mínimo de um metro entre os doadores.

Além disso todos os pacientes atendidos nos ambulatórios hematológicos deverão receber máscara cirúrgica para uso durante a permanência nas dependências da fundação. Também os funcionários - que devem cumprir as normas de proteção estabelecidas pelo Ministério da Saúde, em especial a lavagem das mãos - deverão utilizar máscara cirúrgica e avental descartável para a assistência de pacientes com sintomas gripais/respiratórios. Serão reforçadas ainda a limpeza e desinfecção da unidade e das cadeiras onde o paciente permaneceu após cada atendimento.

Internamente, outras normas a serem observadas incluem: aumentar a frequência da limpeza e desinfecção dos locais com maior circulação, como bancada de portaria, bancada de cadastro, maçanetas e corrimãos; aumentar a frequência da limpeza e desinfecção de banheiros; lacrar o bico dos bebedouros, mantendo apenas a fonte que não implica contato com a boca do usuário; cartazes em todos os banheiros com orientações de como lavar as mãos. Nos setores de cadastro, onde não há vidro de separação, deverá ser mantida a distância mínima de um metro entre o funcionário e o doador/paciente.

Com o objetivo de organizar o fluxo de atendimento, evitando aglomerações, a Fundação Hemominas também está orientando a população para que agende suas doações online www.hemominas.mg.gov.br ou pelo MGapp.

Minas Gerais chega a 133 casos confirmados de Covid-19 nessa quarta-feira (25/03)

Quarta 25/03/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

A Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) confirmou mais 3 casos de infecção por Coronavírus nessa quarta-feira (25). O número total de casos confirmados é de 133 até o momento.

Até o momento são 14.227 casos suspeitos para COVID-19, sem nenhum óbito confirmado em Minas Gerais.

Foram confirmados casos nos seguintes municípios: Belo Horizonte 90, Betim 1, Bom Despacho 1, Campos Altos 1, Contagem 2, Coronel Fabriciano 1, Divinópolis 1, Ipatinga 1, Juiz de Fora 8, Lagoa da Prata 1, Mariana 2, Nova Lima 7, Patrocínio 1, Poços de Caldas 1, Sete Lagoas 2, Timóteo 1, Uberaba 3, Uberlândia 7. Em investigação 2.

Em Patos de Minas

A Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nessa quarta-feira (25) a atualização dos números do Coronavírus no município.

Já são 27 casos totais registrados como suspeitos, sendo que 22 casos com coleta aguardam resultados de exame, e 5 casos foram descartados. O município ainda segue sem casos positivos e 0 casos graves.

Estado irá arrecadar contribuições voluntárias para combate e enfrentamento ao coronavírus

Governo de Minas cria canal para doações de ajuda financeira e material para compra de insumos e equipamentos hospitalares durante a pandemia

Quarta 25/03/2020 - André Amâncio
Fonte: Agência Minas (foto: Marcelo Barbosa / Imprensa MG)
Feed do PatosAgora

Para definir estratégias de enfrentamento e prevenção à pandemia de coronavírus (Covid 19) no estado e dialogar com empresas dispostas a ajudar no combate à doença, o Governo de Minas Gerais montou uma força-tarefa que irá atuar na arrecadação voluntária de doações da sociedade civil. O grupo é composto por representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), do Serviço Social Autônomo (Servas) e do Gabinete Militar do Governador (GMG).

As contribuições já podem ser feitas por meio do Portal MG, na aba “Covid-19 - doe aqui”. A articulação ocorre em um momento em que o Estado recebe diversas ofertas de ajuda financeira e material por parte de grandes empresas que atuam em Minas Gerais. A medida foi anunciada pelo governador Romeu Zema junto à criação de 800 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), parte de um hospital de campanha que será instalado no Expominas, em Belo Horizonte, para atender pessoas com suspeita do novo coronavírus.

“Estamos recebendo muita solidariedade de empresas, entidades e pessoas que gostariam de fazer contribuições para combatermos a pandemia em Minas Gerais”, disse o governador, durante coletiva de imprensa na tarde de terça-feira (24/3). Nesta quarta-feira (25/3), o processo que desburocratiza o trâmite da doações foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Para a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto, a ferramenta busca atender uma demanda dos mineiros, que têm se colocado à disposição do Governo de Minas para ajudar a enfrentar esse momento de crise. “Temos, hoje, diversas perspectivas de doação. Desde materiais e equipamentos médicos, como insumos tecnológicos, até tantos outros itens que podem nos auxiliar neste momento. Por isso, é fundamental que se reduza a burocracia para essas doações”

Podem colaborar com a campanha pessoas físicas ou jurídicas que queiram ajudar. Os interessados devem entrar em contato por meio do link https://www.mg.gov.br/conteudo/geral/covid-19-doe-aqui, no Portal MG. A força-tarefa também está disponível para tirar dúvidas no e-mail defesacivil@defesacivil.mg.gov.br.

Doações

A frente de trabalho irá receber tanto materiais de prevenção ao contágio pelo coronavírus, quanto arrecadações financeiras para compra de insumos e equipamentos hospitalares, como explica o representante da Defesa Civil, major Marcelo Vilas Boas. “Vários empresários entraram em contato com o Governo para oferecer auxílio, então, montamos essa força-tarefa para entendermos quais são as necessidades específicas da Saúde e dos demais setores para direcionarmos melhor os esforços e os valores”, afirma.

A SES está preparando uma lista com materiais e especificações de acordo com as normas hospitalares, que será repassada aos interessados. O major ressalta que empresas de diversos setores podem participar da iniciativa. “Reconhecemos a grande importância desse gesto solidário em um momento de pandemia”, afirma.

Como funciona

Acessando o Portal MG, o interessado em realizar a doação preenche um formulário com nome e e-mail para contato. Nesse momento, já é possível inserir informações como discriminação dos itens a serem doados, valor estimado, local de retirada (em caso de bens), entre outras.

Caso esses dados não sejam informados no cadastro inicial, a área responsável pelas doações no Estado irá entrar em contato com o interessado e direcionar a doação dentro do Executivo estadual.

Para doação de recursos, será emitido um Documento de Arrecadação Estadual (DAE) pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) para pagamento.

Costureiras se unem para confeccionar jalecos, toucas e máscaras para profissionais de saúde

Quarta 25/03/2020 - André Amâncio
Feed do PatosAgora

As costureiras e irmãs Jeiele Aires e Jeize Dias, juntamente com o Grupo de Ajuda Valente Valentina, se uniram para confeccionar kits descartáveis de jalecos, máscaras e toucas para serem doados aos profissionais de saúde de Patos de Minas. Hoje, o projeto já conta com 15 costureiras voluntárias.

Para conseguir o objetivo de distribuir cerca de 500 kits semanais para os agentes de saúde, o grupo precisa de doações dos materiais. As doações de TNT branco ou cores suaves, podem ser entregues na Av. Dilermando Gomes de Deus, nº 993, B. Sebastião Amorim, ou podem fazer o depósito direto para Loja Paulinho Aviamentos, para pagamento de materiais.

Segue os dados da conta

COMERCIAL PAULINHO LTDA
CREDICOPA 756
AG. 4033
CC- 11101-5
CNPJ- 25831603-0001-66

Feito o depósito favor enviar recibo para WhatsApp de Selma Cruz (9 9692-6304), ou Jeiele Aires (9 9692-0997). Mais informações entrem em contato.

Governo define medidas contra covid-19 na assistência social

Quarta 25/03/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

O governo federal definiu medidas, no âmbito da rede de assistência social pública e privada, para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do novo coronavírus. A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada hoje (25) no Diário Oficial da União e destaca a importância do Estado brasileiro garantir a oferta regular de serviços e programas socioassistenciais voltados à população mais vulnerável e em risco social.

De acordo com o texto, os órgãos gestores da política de assistência social dos estados, municípios e do Distrito Federal adotarão medidas de prevenção e redução do risco de transmissão para preservar os serviços.

As equipes deverão flexibilizar as atividades presenciais dos usuários nos centros de assistência social e priorizar os atendimentos graves ou urgentes. Também deverão ser suspensas todas as atividades coletivas, mas, não sendo possível, recomenda-se manter a distância mínima de um metro entre os presentes e realizar as atividades em ambientes arejados.

A portaria também recomenda observar os cuidados de prevenção da transmissão, em especial nos serviços voltados para pessoas em situação de rua, com deficiência, idosos e nos serviços de acolhimento. Além disso, deverá ser feito o acompanhamento remoto dos usuários, por meio de ligação telefônica ou aplicativos de mensagens, principalmente daqueles nos grupos de risco para covid-19.

Entre as ações previstas está ainda a adoção de turnos de revezamento da equipe de assistência para evitar a concentração e a proximidade de pessoas no ambiente de trabalho. Os gestores também deverão disponibilizar materiais de higiene e equipamentos de proteção individual e promover o afastamento ou teletrabalho para funcionários que fazem parte dos grupos de risco.

Patos de Minas convoca pessoal da saúde e diz que pode abrir hospital de campanha

Inscrições estão disponíveis pela internet. Voluntários poderão auxiliar em atividades nas UBS, na UPA e num possível hospital de campanha

Quarta 25/03/2020 - Aislan Henrique
Feed do PatosAgora

A Defesa Civil de Patos de Minas está convocando profissionais e estudantes da área da saúde para trabalho voluntário no combate ao novo coronavírus. Eles formarão cadastro de reserva para atuar nas unidades de saúde (UBS e UPA) e num possível hospital de campanha em atendimento emergencial por surto da doença Covid-19 na cidade, a ser estruturado em parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam).

Entre os graduados, podem compor o grupo, por exemplo, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Profissionais e estudantes da área da saúde que quiserem fazer parte das atividades devem preencher o formulário via internet. Ao realizar o cadastro, é importante que o candidato insira seu telefone e e-mail atualizados para contato.

Para o coordenador da Defesa Civil de Patos de Minas, João Fernandes Caixeta, a solidariedade fará a diferença com os voluntários fortalecendo o combate no atendimento de pacientes com coronavírus. "Quanto mais pessoas inscritas, menos mortes. Uma corrente de solidariedade está se formando em todo o município. Mas reforço que a população deve seguir as medidas de não se deslocar, ficando em casa. Não é necessário nem é o momento para gerar pânico na comunidade", disse.

O coordenador ressalta que o esforço conjunto terá feito toda a diferença ao fim dessa pandemia. "Devemos atuar conjuntamente para minimizar os riscos com ações de higienização e, aos poucos, retornando à normalidade. A Defesa Civil somos todos nós, e temos que estar juntos neste momento, envolvendo vários órgãos públicos, sociedade civil, comunidade acadêmica e interessados em salvar vidas.”

 

CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO AO FORMULÁRIO.